Tesla volta a baixar os preços dos seus carros elétricos
A política de preços da Tesla tem apontado para descidas constantes no que se paga por estes carros elétricos. Os consumidores certamente que agradecem esta posição, mas isso pode não ser positivo para a marca. Os analistas já vieram alertar que essa prática pode ter um impacto negativo na Tesla.
Têm sido constantes as mudanças de preços nos carros elétricos da Tesla. Isso é uma prática constante e que a marca tem aplicado nos últimos meses em toda a sua linha. A mais recente alteração aconteceu agora, com uma redução que vai dos 2% aos 5%.
Esta estratégia é focada em aumentar os lucros da Tesla, uma vez que gera um aumento nas vendas, o que depois se traduz em resultados trimestrais elevados. Isso foi possível ver recentemente quando a marca apresentou os resultados do primeiro trimestre de 2023, onde conseguiu atingir novos recordes de vendas e de produção.
A mais recente redução nos preços aconteceu agora, com o preço do Model 3 a descer cerca de 1.000 dólares e uma redução de cerca de 2.000 dólares no Model Y. Desde o início do ano de 2023, o preço do modelo mais barato, o Model 3, já baixou 11% e o preço do modelo mais recente, o Model Y caiu 20%.
Quem acompanha este movimento do preço dos carros elétricos da Tesla revelou que este é o quinto corte de preços da marca nos EUA desde o início de 2023. Acontece num momento em que as autoridades do país se preparam para colocar em prática mais rigorosas para a concessão de créditos à aquisição de veículos desta categoria.
Há ainda a questão dos analistas que acompanham a marca e que não descartam novos cortes ao longo de 2023. Esta semana, e já contabilizando o impacto desta nova política de corte de preços nos EUA, na China e noutros mercados, a Tesla apresentou vendas cerca de 423 mil automóveis entre janeiro e março, mais de 4% que no trimestre anterior.
Mesmo com estes aparentes perigos para a Tesla, esta marca norte-americana tem como objetivo para este ano a venda de cerca de 1,8 milhões de veículos. Como resultado destas boas prestações, as ações da marca acumulam uma valorização de 50% desde o início do ano.
Este artigo tem mais de um ano
Tesla não vende só o carro eles vendem os serviços que quem possuem esse veiculo é “obrigado” a pagar. Estratégia muito boa.
Olá Pedro,
Quais são os serviços que os clientes Tesla são obrigados a comprar?
Olá Jorge,
Como eu disse “obrigado”.
São serviços que sempre vão precisar de uma atualização ou melhorias e vão vender isso pra você, o Autopilot é um bom exemplo.
A Tesla tem um loja online de aplicativos, parecido com uma Apple ou Google Store. Lá eles vão lhe vender de tudo.
Ai já vem aquela boa afirmação. Se a pessoa tem condições de pagar 60mil em um Tesla não vai deixar de pagar mais um pouco por uma melhoria.
Pedro Ferreira, eu tenho um Tesla e vem e paguei o que trouxe; loja tipo Google store tem algo similar e o custo é zero pelo menos do que vi (também tem muito pouco).
O que posso dizer é que falar mal por falar, conhecimento pouco
https://www.tesla.com/pt_pt/support/infotainment
2000€ pela a actualizaçao de uma APP? Manutenção barata loolooloolool
Yamahia, para quem comprou um veículo até 2018 pode atualizar o carro para ter o Auto-Pilot, entre outros…
É o mesmo quando apareceu o Bluetooth e as marcas vendiam kits mãos-livres para instalação posterior no carro ou anteriormente quando surgiram os CD e as marcas vendiam “caixas” muda CD’s para instalação posterior.
O que não é muito comum é características de condução poderem ser instaladas após venda do veículo. Isto é, se eu comprasse um carro sem cruise control adaptativo ou line assist eu não poderia adquirir esse extra no fabricante.
Agora os veículos sendo totalmente eletrónicos a novidade é só necessitar de substituir a CPU (capacidade de processamento) para ganhar funcionalidades extra. O equivalente seria trocar de gráfica num PC para conseguir jogar quando antes não conseguiria.
Pedro, perdoe-me a franqueza, mas não sabe do que fala. A Tesla, tal como qualquer outra empresa do ramo automóvel não obrigada nenhum cliente a comprar qualkquer serviço.
https://www.tesla.com/pt_pt/support/infotainment
Pedro, a actualização que indica não é obrigatória!
Sim, por isso coloquei “”. Faz se quiser se não quiser fica sem usar 100% do que todo o sistema oferece e praticamente obrigando-o a atualização.
“Acontece num momento em que as autoridades do país se preparam para colocar em prática mais rigorosas para a concessão de créditos à aquisição de veículos desta categoria.”
Mais uma vez se comprova q os apoios que os clientes pensavam ser em seu benefício, eram e continuam a ser para as marcas.
Então na China aquilo já está ao preço do Fiesta.
Ford Fiesta dos novos tempos. Ainda bem que não comprei Tesla se não, passados 9 meses, estava a fazer contas à vida! Os carros, per se, já desvalorizam. Agora, se a marca à cabeça lhes tira valor, o que sobra? My god.
A partir do momento que sais do stand o carro ja perde metade do valor
metade? lol… Onde é que andam esses carros novos a metade do preço acabados de sair do stand que eu compro todos…
No stand Hipérbole.
Se não souberes onde fica, fica ao lado do Stand Sarcasmo…
— Esta política de preços errática é completamente irresponsável e a prazo vai prejudicar muito a marca. Ninguém quer comprar um carro que está sempre a desvalorizar-se, nem um carro que toda a gente tem porque é o mais barato do mercado. Por outro lado, muitos vão adiar consecutivamente a compra porque vão ficar à espera que haja novas descidas de preço. É um disparate em toda a linha que mina a confiança dos consumidores que se sentem enganados por terem comprado um carro que em poucos meses já baixou mais de 10.000€ de preço e continua a baixar. Ou seja, a Tesla está a inflingir prejuízos muito significativos aos seus clientes. É um erro crasso que vão pagar muito caro.
E tal erro não se deve a nenhuma estratégia elaborada por parte da marca. Deve-se à ganância dos gestores irresponsáveis que só pensam nos seus prémios pessoais e se estão a marimbar completamente para a imagem e o futuro da marca. A única hipótese de travar estes disparates é despedindo os gestores que pariram esta estratégia gananciosa, sem pés nem cabeça. Não há nada pior do que clientes que se sentem defraudados por uma marca.
Baixam o preço porque tem pouca procura.
Mais vendido na Europa durante o 1.º semestre de 2023
Tesla Model Y – 125.144 unidades
Dacia Sandero – 118.883
Volkswagen T-Roc – 107.249
Opel Corsa – 102.082
Peugeot 208 – 101.151
Renault Clio – 96.135
Toyota Yaris Cross – 90.135
Volkswagen Tiguan – 88.020
Volkswagen Golf – 85.730
Dacia Duster – 82.813