Tesla vendeu mais carros elétricos do que a Volkswagen vendeu elétricos e térmicos juntos
A Tesla está ainda a amadurecer enquanto marca e empresa automóvel, havendo outras muito mais consolidadas. Essa jovialidade, contudo, não parece ameaçar-lhe o sucesso, pois o número de carros elétricos que a fabricante de Elon Musk vendeu, no ano passado, nos Estados Unidos, foi superior aos elétricos e térmicos vendidos pela Volkswagen.
Os carros elétricos estão a fazer o mercado tremer. A indústria, que está altamente dependente dos combustíveis fósseis, não vê os modelos movidos a bateria com bons olhos e, embora reúna fãs, há também quem não entenda a mudança ou discorde dela.
De qualquer modo, os números vão dando pontos aos carros elétricos, nomeadamente, aqueles que dizem respeito aos resultados de fabricantes dedicadas aos eletrificados, como a Tesla.
No ano passado, a Tesla vendeu 654.888 carros, nos Estados Unidos da América (EUA). Com uma quota de mercado de 4,2%, viu o Grupo Volkswagen a ficar para trás, tendo este entregado 632.994 unidades (4,1%).
Os números revelam que a Tesla vendeu mais carros elétricos do que a Volkswagen vendeu modelos elétricos e térmicos juntos. Esta não é, contudo, a única fabricante tradicional a ser ultrapassada pela empresa de Elon Musk. Também a Subaru (632.083 unidades e 4,1%) e a BMW (385.927 unidades e 2,5%) ficaram para trás.
You can’t make this up
Tesla ended 2023 at exactly 4.20% market share.
(Source: Kelly Blue Book) pic.twitter.com/p2NuWXyr3K
— Car Dealership Guy (@GuyDealership) January 8, 2024
Apesar de tudo, a Tesla está ainda muito longe dos dois grupos mais populares: Nissan-Mitsubishi, que vendeu 986.136 unidades e conseguiu 6,3% de quota, e Honda, com 1.308.186 unidades e 8,4%.
Se nos concentrarmos nos modelos puramente elétricos, a Tesla é a clara vencedora, nos EUA. Contudo, abrindo o leque, os atuais líderes do mercado americano são outros:
- General Motors (2.577.648 unidades e 16,5%);
- Toyota (2.248.477 unidades e 14,4%);
- Ford (1.981.332 unidades e 12,7%);
- Hyundai (1.652.821 unidades e 10,6%);
- Stellantis (1.527.090 unidades e 9,8%).
De facto, empresas jovens como a Tesla e dedicadas aos elétricos mostram que os resultados desta não são fáceis de conseguir. A Rivian vendeu 50.122 unidades (0,3%), a Lucid 5779 unidades (menos de 0,1%) e a Fisker comercializou 2669 unidades (menos de 0,1%).
1,2,3 venham os comentários negativos!
Há poucos anos muitos diziam que isto nunca iria acontecer…
nos EUA.. só esse pormenor faz toda a diferença
exato, faltou salientar esse pormenor, no mundo todo a VW dá uma valente porrada á tesla.
Lista das marcas mais vendidas na europa 2023
1 VOLKSWAGEN
2 TOYOTA
3 AUDI
4 PEUGEOT
5 MERCEDES
6 BMW
7 RENAULT
8 SKODA
9 FORD
10 DACIA
11 KIA
12 HYUNDAI
13OPEL/VAUXHALL
14 FIAT
15 CITROEN
16 TESLA
Curioso, quando é notícias negativas à tesla, mesmo que seja só nos EUA, é importante para todos, mas quando é positiva, ” é só nos EUA”
Loooool
Quando falas em compras é diferente, primeiro porque é americana, segundo porque comprar um tesla nos EUA em termos de esforço financeiro é menor do que comprar um Dacia a gasolina em Portugal, terceiro porque a VW não tem expressão nos EUA. Ao que tu chamas notícia positiva não passa de notícia sensacionalista para alguém que não possui todos os factos.
Ainda não percebi o pessoal andar a defender esta e aquela marca… até parece que são donos.
@Zé Fonseca A. ah ok, então se é positiva é sensacionalista, se é negativa é o quê ?
Já agora, esta noticia não tem de negativo.
@JL A mim não aquele nem arrefece…
“Está a desacelerar agora é sempre por aí abaixo”
Facto notável, e ainda para mais quando só possuem 4 modelos à venda (5 para 2024).
porque toda a gente sabe que os EUA são conhecidos por comprarem muitos VW.. lol
Sim, tanto que tiveram lá milhares em parques ao Sol durante vários anos, que não cumpriam as regras, e ainda existem.
Isso não é uma música dos delfins?
É pois, “Um Lugar ao Sol”, lol
Musk, the Loser 🙂
O pessoal do sofá a pensar como vai dar a volta a isto, quando diziam que nem em 2040 isto era possível.
não é uma boa notícia … relembro que a indústria automóvel é um dos motores da economia na europa, portanto, consumir-se veículos importados da ásia apenas gera desemprego e pobreza 🙁
A sério?
Quando os Europeus começarem a ver que estamos a ser governados por crianças mimadas pode ser que as coisas mudem.
os europeus, na sua generalidade, nunca irão perceber isso … seja como for, mesmo aqueles que se apercebem, raramente tomam medidas para contrariar o “poder instituído” 🙁
A tesla tem 2 fabricas na Europa, e vai ter mais algumas.
e quantos empregos gera (direta e indirectamente) ?
que riqueza fica nesses países ?
quantas instituições subcontratadas produzem na europa ?
Os mesmos que tivesse uma 2 fábricas com carros a combustão.
Muitas, até a Mercedes é subcontratada, até estão com problemas de fornecimento de peças devido à guerra.
Julio, faz as mesmas perguntas sobre a autoEuropa? Se faz e tem as respostas então pode estrapolar para o caso das fabricas da Tesla 🙂
Diria que a Tesla tem um grande trunfo do seu lado – Elon Musk. Quer se goste ou não do homem, ele faz um Marketing muito bom à marca. A tesla está sempre na “boca do mundo” – basta usar o PPLWare como exemplo – há mais posts sobre a Tesla (bons ou maus e, como se costuma dizer, má publicidade continua a ser publicidade) do que sobre outras marcas no sector EV. Ou seja, quando alguém vai comprar EV a primeira marca que vem à mente é Tesla, ainda não é BYD ou uma das mais antigas que modelos EV.
Mas, como tudo, isto irá de certeza começar a nivelar. A tesla fez algo muito bom -> a forma agressiva com que entrou no mercado fez com que as outras marcas tivessem de dar o litro para acompanhar – infelizmente só vejo essa “gana” em marcas Chinesas novas e nem tanto nas mais classicas.
As marcas classicas têm um problema -> toda a sua produção está em ICE e mudar para EV implica alterações que não são baratas. Os proprios modelos e identidade da marca tem de se manter nos EVs. As marcas novas estão em vantagem porque não precisam adaptar nada.
As mais antigas poderia mter como vantagem a fidelização de clientes mas não foram por aí. Acho que não há vantagens para um consumidor trocar de um VW passat para um VW EV na marca ( ou na BMw ou outras marcas por exemplo). Além disso, a constante “lá para cá” na opinião se EV é o futuro ou se é ICE com combustivel artificial ou se é andar a pé, acaba por não ajudar as empresa classicas e o seu foco no investimento.
@Joao M, muitos parabéns pelo teu comentário, o pessoal ainda não compreendeu que começar do zero numa nova tecnologia que quase nos está a ser obrigatório engolir ajuda.
Não sou ainda dono de nenhum VE, mas preste a ser a muito curto prazo, um Tesla perder uma porta em andamento, ” caso apenas exemplificativo”, vamos sempre dizer, é uma marca nova e tal, já as grandes marcas têm trabalharam muito para serem assim consideradas querem continuar a manter a qualidade, e mudar agora para um tecnologia nova não deve de ser barato.
Atenção utilizei como exemplo a Tesla, é um facto que hoje associamos os VE à Tesla. A Tesla foi uma pedrada no charco que levantou ondas que ainda hoje são visíveis.
Parabéns a Tesla e não acredito que há assim tantas pessoas enganadas que compram Tesla só por ser moda, podem não ser os melhores a níveis de acabamentos mas lá que vieram e bem mexer com o mercado lá isso vieram.
Eu falo por mim, se estive-se na disponibilidade de gastar tanto €€€ por uma VE, acho que continuava a preferir made in Germany.
Sem duvida que ajuda a tesla entrou no mercado mas entrou numa tecnologia nova no entanto os outros sempre desacreditaram e não quiseram investigar tal como aconteceu com a nokia no caso da nokia perdeu mesmo o comboio neste caso só se atrasaram a apanhar o comboio mas a meu ver ainda vão umas carruagens atras a nível de eficiência autonomia e preços, ainda nem sequer chegam perto da tesla a tesla ainda hoje anda a brincar com os europeus, este ano de 2023 foi a prova disso vários construtores lançaram carros elétricos no dia a seguir a tesla baixou os preços em mais de 10 mil euros e deixou os outros com cara de parvos, chegando ao ridículo de um model y ser mais barato que um megane eletrico, o ID3 e Id4 andam aí mas nem sequer são comparáveis nem competitivos a nível de preços, já percebemos que os preços da tesla não se definem pelos próprios carros mas sim pelo que as outras marcas têm para oferecer vamos ver até onde eles vão com esta brincadeira.
Concordo consigo, não se pode acreditar que tantas pessoas teem assim dinheiro para gastar porque é moda, até porque não estamos a falar de um carro sport, esses sim ,viram moda, agora carros familiares, quem os compra sabe bem o que faz. E os Tesla são muito avançados tecnologicamente, tanto é assim que as 2 maiores marcas mundiais,VW e Toyota, bem tentam acompanhar mas não conseguem, estão para já bastante longe. Só são melhores naquilo que já fazem há muito, a suspensão e alguns acabamentos, mas a distância não é muita, é ver os interiores dos IDs para ver como aquilo é sofrível, mas a nível de andamento e sistema de entretenimento/gps estao muito longe da Tesla, por agora. Mas deverá ser uma questão de tempo até eles melhorarem, ou isso ou morrem. Ahh, e com preços bem superiores,quase 10,000€ a mais
O único familiar é o model Y, vê-se que é moda pelas frotas das empresas, os que antigamente escolhiam sempre bmw hoje mudaram todos para tesla, na minha empresa 80% tem tesla, sou dos poucos com mercedes
Sinceramente esperava mais da Tesla.
Apenas uma participação de mercado 0,4% superior a 2022. Nissan e Honda fizeram melhor! Bastante melhor no caso da Honda.
Não se augura nada de bom para a Tesla em 2024 com a proibição da venda dos Highlanders chinhocas em território americano e com os grandes players do aluguer a descartarem os Teslas.
Qt à VW é o que é. Não dá pra mais num país altamente proteccionista da sua indústria. Mesmo assim subiu, pouco mas subiu. Ao contrário das restantes referências europeias BMW e Mercedes que baixaram a participação no mercado americano.
Não se augura nada de bom para a tesla desde 2002 todos os anos têm sido difíceis 2024 vai ser só mais um, alias eu acho que a tesla é a sua maior inimiga cresceu tanto em tao pouco tempo recordes atra de recordes que agora inevitavelmente já estabilizou mesmo assim ultrapassando de rajada uma das maiores fabricantes do mundo mas como já cresceu pouquito já está em declínio ahahah
A Tesla existe desde 2003, e só vendeu a partir de 2008.
Eu também não esperava que a Toyota, aquele que você andava sempre a gabar, entre outros cai-se tanto.
Enfim, a tendência está em andamento.
Sim a vw ainda por lá tem cemitérios de carros que nem sequer cumprem normas. Enfim, deve ser a primeira a cair.
Esperava melhor, esperava… eheh, todos nós aqui conhecemos o seu odio de estimação á Tesla e aos eléctricos em geral
A VW parece o Titanic a tentar desviar-se do iceberg… Pode ser que não fure o casco, mas fez mossa… A Nokia também parecia “intocável” e…
Compreendo o que dizes, mas podemos aplicar para os dois lados, neste momento a Tesla parece intocável, o mercado também é muito de modas, eu pessoalmente gosto mais dos Polestar que os Tesla, desculpem a comparação não sei o preço de nenhum deles nem se são comparáveis, estou só a falar de estética.
Lista das marcas mais vendidas na europa 2023
1 VOLKSWAGEN
2 TOYOTA
3 AUDI
4 PEUGEOT
5 MERCEDES
6 BMW
7 RENAULT
8 SKODA
9 FORD
10 DACIA
11 KIA
12 HYUNDAI
13OPEL/VAUXHALL
14 FIAT
15 CITROEN
16 TESLA
Carros mais vendidos na europa em 2023
1 Tesla Model Y
2 Dacia Sandero
3 Vw T-Roc
4 Pegeout 208
5 Renaul Clio
6 Opel Corsa
Parece-me injusto comparar por marcas visto a tesla ter 4 carros mas mesmo assim estar em 16 é inacreditável considerando o preço dos carros, mais inacreditável ainda é o model y ser o carro mais vendido da europa em 2023
Falam do preço dos carros como se fosse algo elevado para uma família de classe média da Europa, têm deixar de olhar para a Europa com a perspectiva de salários tugas
Então a Europa tem salários tugas ? boa, afinal estamos bem.
Continuam a ser caros em comparação com muitas marcas da lista, não sei se queres que te relembre qual é o carro mais vendido da europa nos ultimos anos tirando este ano, é o renault clio/pegeout 208 não é bem um premium e custa menos de metade de um tesla alias basta olhar para o 2º classificado da lista
Quem compra carros desse segmento não é a classe média europeia, a classe média com rendimentos conjuntos de um casal perto dos 100k ano facilmente consegue comprar um carro de 40-50k. Só cá na tuga é que o rendimento conjunto de um casal da suposta classe média é cerca de 30k ano, por isso muitos optam pelo mercado de usados.
Então agora usados já vendem ?
como injusto? só porque nao te interessa?
A noticia era que a Tesla (4 modelos) vendeu mais que… Só que não
O Grupo VW tem 8 ou 9 marcas se contabilizas vendas tem de ser do grupo todo.
A Tesla ter só 4 modelos é modelo de venda deles, a VAG tem modelos e marcas para todos os gostos e carteiras.
Não é questão de não interessar mas comparar uma marca que lá está tem modelos para todos os tipos e gostos com uma marca que só tem um modelo porque é relativamente recente no mercado tem de se fazer esta comparação tendo isto em mente porque se a marca 1 vender 1 milhão de veiculos e a marca 2 vender 700 mil é verdade que a 1 vendeu mais mas tendo em conta a situação secalhar a marca 2 está em melhor posição.
A tesla aparece em 16º da lista tendo em conta que só tem 4 modelos, são todos caros e só tem uma opção de mobilidade sendo ela elétrica em contrapartida todas as marcas acima têm o triplo dos modelos muitas delas mais baratas e todas têm várias opções de mobilidade (combustão, elétrica e hibrida) é só isto que eu digo para ter em conta porque uma lista por si só diz pouco.
A VAG esta longe de ter problemas de vendas, as marcas continuam a vender bem, os electricos da VW é que prontos. O Taycan é quem melhor vende na Porsche mais que o 911 e mais que o Cayenne, por isso dizer que o grupo esta mal….
A nokia tambem estava bem até que não estava, podes estar muito bem mas se não de atualizares mais tarde ou mais cedo vais cair, e não estou a dizer que a vw vai cair é altamente improvável mas a nokia tambem era e a nokia ainda hoje em dia é um caso de estudo como é que aquilo aconteceu
Estamos a falar do mercado dos Estados Unidos.
Se fosse um problema só nos EUA, isso já não conta.
Parabéns!!!
Ou seja, continuamos a produzir e a consumir lixo e mais lixo que se quer obsoleto daqui a 3 ou 4 anos para voltar a consumir lixo e mais lixo…e depois a culpa é dos carros a combustão …
Ficam obsoletos porquê?
Onde dizem que a culpa é dos a combustão ?
Vai ser um flagelo. Já há cemitérios de usados de eletrodomésticos EVs de grande dimensão, por causa daquilo que já sabemos das baterias….
Por acaso não é por causa disto, é por causa de empresas falidas.
Sim, vai ser o terror e o fim do mundo, como se não se passasse o mesmo com os a combustao.
Olha, que estranho, parece que afinal são os eléctricos que andam a criar ainda mais cemitérios de carros a combustão.
https://www.dailystar.co.uk/news/world-news/inside-worlds-biggest-supercar-graveyard-27932214
https://www.mirror.co.uk/news/world-news/worlds-biggest-car-graveyard-100000-30836152
https://www.linkedin.com/pulse/diesel-engine-cemetery-mobility-revolution-sergio-faria-mcr
“https://www.dailystar.co.uk/news/world-news/inside-worlds-biggest-supercar-graveyard-27932214”
Gajos do dubai que deitam ao lixo Lamborghini’s e Ferraris’s qs novos e não foi para comprarem elektros
https://www.mirror.co.uk/news/world-news/worlds-biggest-car-graveyard-100000-30836152
São elektros pá lool
“Bloomberg reports that following their visits in July 2023, there are still tonnes of abandoned EVs all around the city.”
“https://www.linkedin.com/pulse/diesel-engine-cemetery-mobility-revolution-sergio-faria-mcr”
Texto gerado por IA e por um sonhador looolooolool
Ah ok, tem lá 100 000 a combustão e tem 1000 evs, uauuuaauu
“A second site had “around 1,000 EVs sat gathering dust.”
Textos é como os bonés, há muitos….
Só cai nas mãos do Musk quem quer. Teslas são dos piores veículos hoje em dia.
Olha que não, já foram piores. Hoje os modelos mais recentes já têm qualidade para o segmento que representam. Depois se olhares para os elétricos do preço dos Tesla… alguns também ficam a dever um pouco à qualidade 😉