Os Tesla são seguros? Veja como são feitos os testes aos carros da marca
É certo que os carros da Tesla têm elevados padrões de segurança. A marca procura criar as suas soluções de forma a garantir a máxima proteção dos seus ocupantes em caso de acidentes ou problemas.
A Tesla investe em soluções físicas, mas tem também no próprio software, que reage a problemas. A fim de mostrar ainda mais como estes processos se passam, a marca revelou agora como testa e avalia a segurança dos seus carros.
O Model 3 é um exemplo sério de segurança
O Model 3 está entre os modelos mais seguros entre os carros elétricos. Já recebeu várias classificações máximas nas avaliações que lhe foram feitas. Estes comprovam o que a marca anuncia. Claro que o seu desenho e a colocação de alguns dos seus componentes pesam neste campo.
Conforme pode ser visto no vídeo que a Tesla agora mostrou, é possível ver todo o investimento que a marca faz para garantir os padrões máximos na segurança. Os processos presentes avaliam todos os componentes envolvidos, quer sejam ou não afetados nos testes.
A ausência do motor na frente destes carros leva a que sejam desenhados de forma diferente. É necessário garantir aqui uma segurança ainda maior. Há igualmente a área das baterias, que por ser mais sensível está também mais protegida e é alvo de testes específicos.
Os testes da Tesla simulam acidentes graves
Para evitar tantos testes físicos, a Tesla investe também em criar acidentes virtuais. Cria simulações e modelos matemáticos que avaliam de forma virtual os carros. Estes comportam testes ao comportamento dos materiais e principalmente como estes vão reagir em cenários reais.
Curioso é ver que mesmo na plataforma de testes a Tesla usa os seus componentes. O mecanismo que puxa o carro de testes é alimentado por 2 motores elétricos. Estes são iguais a todos os outros que se encontram nos veículos elétricos da marca.
O Tesla Crash Lab, apresentado neste vídeo, está localizado na fábrica da marca de Fremont, na Califórnia. É aqui que a empresa de Elon Musk concentra acima de tudo o desenvolvimento de recursos de segurança para todos os carros da marca.
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Bom mas neste campo algumas marcas europeias estão um passo a frente. Pelo menos nos testes EURONCAP.
No entanto o que este video mostra é nada mais do que as outras fabricantes também têm, sendo até há uns anos, a Volvo a ter um dos melhores centros deste género para testar os seus carros.
Não se exige menos, para o preço. Se bem que hoje em dia o grande desafio não é ter um carro grande a ser seguro, isso qualquer marca consegue e com distinção, é sim ter citadinos com segurança em caso de acidente, pelo seu peso, pelo seu chassis mais compacto, estrutura também de menor qualidade etc.
E nos testes EURONCAP, como se comporta a Tesla?
aqui?
https://www.euroncap.com/en/results/tesla/model-3/37573
Parece que o Filipe F. ainda não sabe.
Ninguém é bom juiz em causa própria.
Mas os construtores têm que fazer testes de segurança para produzirem um veículo seguro.
Para o veredito final existem os Euroncaps e similares.
Qual é a velocidade a que são feitos estes testes ?
Exactamente… tanto que já foi proposto á EuroNCAP que aumentasse a velocidade dos testes ou até mesmo houvesse travagens antes dos embates para se ver as reacções dos carros… e até hoje não mudaram nada!