Tesla Roadster vai dos 0 aos 100 Km/h em apenas 1,1 segundos
O Tesla Roadster não é propriamente uma novidade. Este modelo, mais concretamente a sua segunda geração, está a ser preparado para chegar às estradas já em 2022, e recentemente foram reveladas algumas características muito interessantes.
O Tesla Roadster está em exibição no Petersen Automotive Museum, em Los Angeles, e a placa de identificação revela que este veículo vai dos 0 aos 100 Km/h em apenas 1,1 segundos.
Tecnologia da SpaceX no Tesla Roadster
O verbo “voar” já foi associado ao Tesla Roadster no passado, quando Musk anunciou que iria passar pelas estradas de Nürburgring. Na altura, a expressão foi usada para exaltar a alta velocidade deste carro. Mas agora é mais que isso.
Este veículo está em exposição no Petersen Automotive Museum em Los Angeles e há um dado que chama à atenção. Este Tesla Roadster terá a capacidade de chegar dos 0 aos 100 Km/h em apenas 1,1 segundos, graças a um propulsor desenvolvido pela SpaceX. A informação também não é propriamente nova, mas agora é oficial.
Segundo o que foi revelado, a aceleração dos 0 aos 100 km/h na versão com três motores acontece em 1,9 e 2,1 segundos. No entanto, usando o Rocket Pack, com tecnologia da Space X, é possível que esta veículo chegue dos 0 aos 100 km/h em apenas 1,1 segundos.
Tal como referido, só em 2022 é que o Tesla Roadster chegará ao mercado. Esta carro promete, tanto ao nível de velocidade como ao nível da carteira dos compradores. A Tesla refere que este é o carro mais rápido do mundo com recorde de aceleração, autonomia e desempenho e foi concebido com foco no desempenho e eficiência aerodinâmica.
Leia também...
Este artigo tem mais de um ano
Quem deve estar ansioso que seja lançado é o português Hugo Pinto que tem um oferecido pela Tesla por ter angariado clientes…
Eu confesso que também nao me importava de dar uma voltinha neste Roadster! Até lá, tenho de me contentar com o Model 3.
Rockets? Que queimam combustível?
Não, na verdade usam ar frio e comprimido
1,1?! Quantos G’s para quem lá está dentro?
Uns 2.5g’s assim ouvi dizer.
Vai ser de facto uma experiência.
0-60 milhas por hora ~96,6 kmh.
96,6kmh = 96,600 metros/hora
96,600 / (60min x 60seg) ~ 26.8 metros/segundo
A acelaração gravitica é 9,8 m/s/s, valor “padrão”. Varia consoante a localização geografica. m/s/s significa que um objecto em queda livre ganha 9,8ms (35kmh) cada segundo.
No primeiro segundo este carro atinge 24,36 m/s. (26,8/1,1)
1 g é 9,8 m/s/s, 24,36/9,8 ~= 2,49 G em média, o pico pode ser maior, mas não muito maior.
Os efeitos nocivos dos Gs no corpo humano variam consoante a direção, os piores são os que “puxam” o sangue da cabeça para baixo, neste caso é da frente para trás, pelo que não tem problema, existem montanhas russas muito piores.
Engraçado, fiz essa conta lá em baixo mas agora vejo que alguém já a tinha feito antes…
Portanto, um carro de estrada, sem ter outra força que proceda ao movimento a não ser os pneus e que durem pelo menos 5000km, não sendo numa pista especial cheia de cola e truques na manga, pelas minhas contas isso significaria que seria capaz de travar dos 100 aos 0 em 1.1s… Não me parece de todo um número real e para mim não passa de marketing. As leis da física são sem dúvida fantásticas, o resto é conversa.
Tretas do costume do Musk. Os jornalistas já deviam ter aprendido a fazer alguma investigação cada vez que ele abre a boca.
Vai ser 0 à parede em 0.5 segundos em grande parte das ruas em Portugal lol
Não vejo qual a utilidade.
Mais uma mão cheia de nada… Anunciam, mas não mostram/provam nada. Também posso meter uma carroça com uma placa a dizer que vai dos zero aos 300 km/h em 0.5 segundos porque os cavalos comem uma palha diferente e vai dar ao mesmo.
Como passa o carro do estado completamente parado a 100 km em 1.1 s? Sem sequer derrapar? Acho mt estranho e dificil
E….? Qual é a razão de tanto contentamento nisto tudo?
Dou mais importância ao anunciado de um carro com alguma tecnologia, muito económico no consumo, manutenção não muito cara e acessível ao comum português.
O mais provável é ser fisicamente impossível. A relação aceleração e tracção não o deve permitir, entre outros.
https://youtu.be/i7yigpPSu_o
A teoria é boa. Na prática, nenhum pneu de estrada permite tal aceleração. Só pneus usados em corridas dragster que é gastam quase instantaneamente.
Vai ou dizem que vai?
1.1s?
Um Fórmula 1, com pneus de pista, com tempo seco, numa pista com bastante borracha já depositada no asfalto, numa largada limpa, demora cerca de 2 segundos. Ou seja, o dobro. E o problema do F1, não é a falta de potência do motor, é mesmo conseguir transferir essa quantidade de potência de forma útil.
Vão usar pneus de dragster?
Até podem conseguir, mas só vendo.
Mais uma chapada com as costas da mão! E tanto ódio e ignorância…
Go Tesla
Ui… Parece que a física e a matemática entraram em conflituaram com uma nova crença religiosa.
Valha-nos S: Tesla
Parece-me um excelente carro para um gajo se estampar e ir desta para melhor. Aparentemente há malta que gosta da sensação de acelerar a quase 3g. Bom proveito.
Isto são tudo menos carros. As pessoas já nem precisam de saber conduzir e muitos nem sabem o que é uma caixa de velocidades. Carrinhos da treta.