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Automóveis em Portugal: quem fica para trás quando o mercado acelera?

                                    
                                

Autor: Vítor M.


  1. Yamahia says:

    Notar que a forte subida vem dos híbridos . Hoje não há carro diesel que não seja considerado “electrificado” e muitos a gasolina tb. (O que ainda vai mantendo os gasosas puros num mercado como PT, que taxa cegamente a cilindrada, são os motores 1000 3 cilindros) Tudo por causa de um sistema de 48 vols que substitui o tradicional gerador presente nos tradicionais carros a combustão.
    O que a ACAP omite convenientemente nesse press release são as importaçŏes de usados que representam mais de 50% do mercado e destes mais de 60% são diesel puros ainda. Pq no futuro passarão a ser os diesel mHev que estão a reprentar 18% dos novos na Alemanha.

    • há cada gajo says:

      Sabes que aqui a narrativa é uma, tal como a que se quer passar para o publico. Eu optei por voltar a comprar diesel. O carro que preciso, na versão hibrida mais a wallbox que teria de instalar na garagem do prédio, implicava uma despesa adicional de 6500€. Ora, felizmente, não sou como a maioria dos tugas: sempre tive boas notas a matemática.

      • JL says:

        Ena, ia ser bem enganado.

      • JL says:

        Espere lá, uma wallbox para um híbrido ? Looooool

        • há cada gajo says:

          Onde está a graça ? Somos todos iguais ? Conhece as minhas circunstâncias de utilização ? Sabe quais os custos que tem em carregar o carro em casa e num posto publico ? Eu disse que carro ia comprar ? Tem opinião diferente ? Tem, mas olhe, há muitas mais coisas sobre as quais somos diferentes. Habitue-se a isso. Fará figuras menos tristes do que aquela que acabou de fazer.

          • JL says:

            Onde está a graça ? Primeiro no valor, segundo para a aplicação que se quer.

            Não preciso de conhecer, não há nenhum híbrido plugin que consiga usar uma wallbox na sua plena aplicação.

            Depois se é para andar a carregar o carro em pouco mais de 1 hora com a wallbox, é melhor não pensar num plugin.

            Sim, somos diferentes no conhecimento.

            Eu não fiz figura, mas dizer que lhe apresentaram esse valor, é mesmo para rir.

          • há cada gajo says:

            Lá está. O que é que o JL sabe ? Nada ! Você não sabe nada! Você não conhece nada. Quem é o JL para por em causa o que eu disse ? Foi você que andou comigo a ver carros nos últimos dois meses em vários concessionários e a falar com vendedores e a pedir propostas ? Foi você ? Quer que lhe mande as propostas todas que tenho por mail ? Sabe qual é a utilização que faço do carro ? Para que quero o carro ? E que tipo de carro quero ? Saia da sua bolha. Há mais vida para além do mundo JL.

          • JL says:

            Sei mais que aqueles que nunca tiveram um plugin, e mais que aqueles que aconselham uma wallbox para carregar um plugin.

            Pode continuar a ver, mas com orçamentos de 6500 euros para uma wallbox, vai continuar a ser enganado.

            Não preciso de saber, já devia ter feito as contas para saber que um investimento desses nunca lhe compensa uma wallbox a esse preço.

            Eu já sai da bolha há muito tempo, dai estar a aconselha-lo.

            Se me disser qual a utilização que vai fazer e que plugin é, até lhe dou mais conselhos.

          • há cada gajo says:

            O único conselho que lhe posso dar é ler bem os meus comentários e libertar-se dessa ansiedade verborreica. Onde é que eu disse que o orçamento que tenho para uma wallbox é de 6500 euros ? MAs, finalmente aceita que não sabe do que fala. Mas que está sempre pronto para criticar os outros. MAs com calma. Leia bem o meu comentário antes de fazer figuras.

          • JL says:

            É verdade que entendi mal o valor, mas isso não deixa de lado o que falei sobre a wallbox.

          • Anung says:

            É novo por cá? Deve ser pois a perder tempo a discutir de maneira séria com o JL é coisa que principiante. Com o JL só dá a avacalhar, o homem é esquizolétrico e para agravar nem sabe interpretar o que lê.

          • MLopes says:

            @JL ainda não percebeste que se os conselhos alheios fossem bons não se davam, vendiam-se? pois é…é antiga a expressão mas cada vez mais válida 😉

          • JL says:

            Não sei então porque o pessoal vai para os foruns pedir conselhos..

        • Realista says:

          Nota-se que ele sempre teve boas notas a matemática…

        • Mr. Y says:

          @JL acho que te equivocaste. os 6500€ não será só o preço da wallbox mas a diferença de preço dos carros

          • há cada gajo says:

            Ele não sabe ler. Só gosta de fazer figuras.

          • JL says:

            Se assim for, fica aqui o meu pedido de desculpas, mas continuo a dizer que usar wallbox num hibrido plugin é uma investimento que não compensa.

          • há cada gajo says:

            Meu caro, comprar um hibrido e uma wallbox ou comprar só um hibrido mesmo sem wallbox, não compensa face ao diesel que vou comprar. O tempo que levo a recuperar a diferença de preço dá para depois optar por um novo carro, talvez eléctrico puro e num estado de evolução tecnológica muito diferente do atual. Esse tempo corresponde à idade do meu atual carro. É o tempo que prevejo ter este novo. Portanto…

          • JL says:

            Nesse caso, é uma opção acertada.

          • Realista says:

            Eu também entendi que os €6500 seriam só para a instalação do EVSE…

          • andre says:

            JL, um hibrido plugin de hoje em dia ja andam com baterias nos 20-25kwh o que significa que sem wallbox demoram umas 10-15 horas a carregar na totalidade numa tomada convencional, e é algo que por segurança nao se recomenda.

            com uma wallbox de 7.2kw carregam em 3-4 horas e com muito maias segurança.

          • JL says:

            Impossível, porque sem wallbox carrega a 3 kw, portanto demora no máximo umas 8 horas.

          • JL says:

            E se usar uma tomada reforçada esse valor aumenta para 3.6 kw, o que reduz ainda mais.

            Portanto gastar 500 a 1000 euros não se justifica.

    • JL says:

      Lamento, mas esses já foram considerados novos noutros países, portanto para esta informação não contam.

    • Grunho says:

      Mhev não é híbrido. Não tem tracção elétrica às rodas. É um carro convencional com mais umas peças para avariar. E as poupanças de combustível mal chegam a 0.5 lts/100 kms.

  2. MLopes says:

    onde estão os números dos elétricos, plug-in e híbridos desagregados?!

    • JL says:

      É ler novamente, o que não está desagregado são os plugin dos híbridos convencionais.

    • Mr. Y says:

      No press release da ACAP

      • Yamahia says:

        O que nunca é desagregado são os mHev dos Hev. Não convém, tem que parecer tudo electrificado

        • JL says:

          E não são eletrificados ?

          • Yamahia says:

            Por essa ordem de ideias os combustão tb são eletrificados… O alternador tb gera electricidade

          • JL says:

            Gera pois, mas não a usa, tal como fazem os eletrificados, essa é a grande diferença.

            Conheço quem tem uma reanult scenic de 2015 com esse sistema, está na oficina porque não carrega a bateria de 48volts, inicialmente culparam a bateria, mas ela está boa, o problema está nesse motor/alternador, o veiculo anda, mas a diferença sem ajuda da bateria é abismal, nem pensei que fizesse tanta diferença.

          • Yamahia says:

            O q eu vejo é q a A5 B10 mHev 2.0 TDI consome mais cerca de 1,5 lts aos 100 do q a sua antecessora A4 B9 2.0TDI com um alternador tradicional.
            E só estou aqui a ver um motivo para isto:
            -O peso adicional na ordem dos 400kgs que carrega a nova A5mHev
            Portando treta e no fim o carro electrificado polui bem mais q o seu antecessor tradicional. Motivo? O peso da electrificação.

            No fim salta à vista mais uma incoerência dos alucinados.
            A B9 de 2015 com alternador está proibida de entrar nas cidades espanholas devido às emissões.
            A B10 de 2025 já pode entrar apesar de emitir mais.
            O sistema de tratamento de gases de escape é semelhante nas duas.

            Em resumo: A lógica morreu atropelada por um mild hybrid. Enterrem-na ao lado da coerência. Vão-se esconder pá.

          • JL says:

            Não consome mais, o padrão de consumo usado nesse é que não era o mesmo.

            Esquece vir com esse tipo de sensacionalismo porque já sabe que não funcionam.

            É isso, a bateria minúscula, dos mhev pesa 400 kg, olhe, pesa metade da bateria de chumbo de 12 volts.

            Só falta vir dizer que os espanhóis andam alucinados.

          • Yamahia says:

            Não é só a bateria que pesa numa estrutura destas. Há toda uma série de cabos e outros acessórios que só servem para acrescentar peso ao carro incluindo a bateria.
            Contas feitas a B10 pesa mais 400 kgs que a B9.O TiBastos a 40 e tal à hora gastou mais de 6 lts aos 100. (foi vc que veio tirar desforço com essa-não se esqueça.)
            Consumos impensáveis numa B9
            Adiante.
            Não é só a pista deixada no ar pelo TiBastos.
            De livrete a B10 manda-se para 140g por km enquanto a B9 não chega a 110 g por km.
            No entanto a B9 de 2015 não entra nas cidades de Espanha, a B10 já entra.
            Hipócritas!!!!

          • JL says:

            A única diferença é uma bateria que em muitos casos está debaixo de um banco, no caso da scenic está atrás do banco traseiro, no local do pneu suplente.

            E não, não pesa 400 kg, pesa 12.

            Pesa mais 400 kg mas é de equipamento a mais.

            Claro que manda para os 140g, como disse a norma usada por essa é outra.

            Agora as 2 lado a lado, duvido muito que a b9 faça menos consumo, não faz sentido.

            E entretanto a b10 também não.

          • Yamahia says:

            Arranje outra desculpa. O
            Ambas as carrinhas são Euro 6 a única diferença é que uma é d) e a outra é e).

            A norma Euro 6e não se foca no CO2 mas sim na redução do NOx já de si muito residuais na B9.

            Teoricamente só é possível conseguir a 6d isso com um sistema mHev porque este permite aquecimento mais rápido do sistema SCR e DPF, a treta do start and stop que só estraga tb é mais rápido. É isso que procuravam os alucinados. mas o tiro saiu-lhe pela culatra porque:
            Verificou-se um acréscimo de 300–400 kg entre a B9 e a B10 o q tem um impacto muito grande nas emissões e no consumo.
            O sistema mHEV não compensa esse peso extra de forma suficiente

            O peso aumenta não só por causa da bateria em si, há uma série de outros componentes que tem que ser acrescentados e outros reforçados
            -Cabos de alta tensão
            -Sistema de arrefecimento dedicado
            -Compartimento para a bateria
            -Suspensões e chassis reforçados
            Etc.
            O peso extra de 400 kgs não aparece por mágica.
            Ou seja, o mHEV está lá mais por exigência legal do que por poupança prática.
            Na prática, os ganhos de consumo estão limitados ao trânsito urbano leve e nem sempre compensam o peso extra.
            O tiro saiu pela culatra e nem do NOx consegue tratar pq se consome mais tb vai emitir mais NOx tal como emite mais CO2

            P.S. O CO2 não é venenoso, nós expiramos CO2 e cada planta deste planeta precisa de CO2 para sobreviver e nós precisamos desesperadamente das plantas para sobrevivermos à custado O2 que elas nos oferecem graciosamente.
            O CO2 e o vapor d’água são as unicas emissões relevantes dos carros a combustão.
            Este gráfico mostra, que à medida que os carros a combustão cresceram, as emissões perigosas foram praticamente eliminadas:
            https://www.masterresource.org/wp-content/uploads/2025/07/image002.jpg
            O que a transicção energética está a fazer é promover o abate indiscriminado de plantas.
            São só alucinados a serem alucinados.

          • JL says:

            Ambas são de normas diferentes, além disso uma respeitava a moram nedc e agora é a norma wltp, que é bem diferente.

            O peso a mais não vem da bateria de certeza, isso é um facto, só se fosse totalmente eléctrica.

            Ela não usa alta tensão, onde inventou isso ? Se usasse ainda tinha menos peso em cabos.

            48v não é alta tensão. Os sistemas mild hybrid não trabalham em alta tensão.

            Se o CO2 é bom porque não mete o escape dentro do carro ? Ou embala o mesmo e leva para casa ?

            Emissões perigosas ? Então antes eram emitidas por quem ? Pelas plantas ? Ah então é por isso que andam a arrancar árvores, pronto, finalmente entendi. Loooooooool

            Acreditam em casa coisa.

        • Anung says:

          MHEV é um carro a agasolina com uma porcaria aeletrica atrelada que só serve para dar despesa.

  3. JS says:

    Em Portugal quem fica para trás.quando o mercado acelera?
    EU
    Não tenho dinheiro para comprar a combustão,quanto mais elétrico
    Continuo com o meu que tem 20 anos comprei novo,tem 150 mil Km e esta bem conservado enquanto houver combustível continuo a utilizar
    Trabalho em VE mas a nível de autocarro e vocês não sabem a porcaria que é,se os ligeiros são assim então vou continuar com o que tenho

    • PJA says:

      E faz muito bem em manter o seu carro. 150k km não é nada, ao manter o seu carro está fazer muito pelo planeta. 

      • há cada gajo says:

        Enquanto as preocupações maiores forem com as libelinhas e não com as pessoas, o planeta nunca sairá a ganhar. Parece contraditório, mas só as mentes retrógadas e limitadas assim acham. Vivem em bolhas, nunca respiraram realidade, nunca tiveram banho de humildade.

        • Mr. Y says:

          Não sejas tão demagogo, por favor.
          Muito poucos se preocupam, de facto, com as libelinhas. Quem compra VE pretende gastar menos dinheiro para abastecer o carro a longo prazo.
          MAS concordo contigo que isso não será para toda a gente por vários factores.
          Agora não podemos ignorar que, além das libelinhas, nós próprios também saimos beneficiados ao reduzir a poluição do ar. Nas cidades o maior causador são os transportes e não há dúvida que os carros eléctricos reduzem isso drasticamente.

          • há cada gajo says:

            Demagogo ? É a pura das verdades. É a democracia do Excel a funcionar. As pessoas ficam sempre para ultimo. O mundo está de pernas para o ar e todos continuam a assobiar para o lado. A lógica economicista e a lógica fundamentalista seja de que natureza for está sempre a sobrepor-se à vida quotidiana das pessoas. DEpois admiram-se que cresçam os extremismos…

          • Anung says:

            Ganha tino. Quem pretende apenas poupar dinheiro nunca compraria um VE. Compraria um diesel usado.

          • Mr. Y says:

            @Anung
            Depende. Um diesel usado nem sempre é uma boa escolha

          • JL says:

            Compra um diesel usado, especialmente daqueles que têm faps, depois pagam para os retirar, e entretanto pagam para os voltar a colocar, nada de despesas, fora o resto.

        • JL says:

          Exato, é melhor saírem dessas bolhas e começarem a ver o mundo como ele é, é que há pessoas que já saíram, ou seja, já passaram por essa fase.

          • há cada gajo says:

            Estás na bolha e não sabes. Vives numa redoma. Vives num ecossistema só teu. Tens de sair.

          • JL says:

            Eu não estou, tanto que saí, antes usava um como o seu, e já tive um phev também, imagine, até já testei durante um mês um fcev, portanto não estou em bolhas.

            Tanto não vivo que cada vez mais pessoas saem dessa bolha que tanto tentam manter, dai ver por aqui muita gente que tenta a todo o custo que os outros saiam dela.

          • Hugo says:

            Saíste duma bolha e entraste noutra LOLOL
            O teu problema é mais grave do que o carro que conduzes, acredita…

          • JL says:

            Então o Hugo também está numa bolha, é isso ?

    • JL says:

      Um carro com 20 anos e tem 150 mil, realmente não vale a pena trocar, só se fizesse kms.

    • Antonio Vasco says:

      Explique, é porcaria em quê, exatamente? Qual a marca?

    • Anung says:

      Eu tenho recentes e antigos. Digo-lhe já que para quem quer andar de carro de forma barata e eficiente é comprar um diesel antigo, aconselho o velhino 1.9 TDI 130cv, uma máquina.

  4. Chuck Norris says:

    Só me vim divertir com os comentarios do JL… #popcorn

  5. PorcoDoPunjab says:

    Quando o mercado acelera eu vou à frente do primeiro.
    O meu 2.0 aquilo é potência por tudo quanto é lado.
    Até parece que gasta combustível mesmo estando desligado, tal o vigor do bicho.

    Já disse que escusam de vir com essas tretas de VE vendem mais e qualquer dia é tudo assim, porque eu não quero nada disso.
    Se não faz vvrruummm vrruummm não quero.
    Next…

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