Tesla revela como vai funcionar o carregamento sem fios para o seu Cybercab
Quando revelou a sua nova proposta, Elon Musk prometeu algumas funcionalidades únicas e que não existem ainda no dia a dia. A primeira delas parece estar agora apresentada e vem mudar como os carros elétricos vão carregar no futuro. Num vídeo partilhado no X, a Tesla revelou como funcionará o carregamento sem fios para o seu Cybercab.
Tesla mostra carregamento sem fios no Cybercab
A Tesla partilhou um novo vídeo mostrando as capacidades de carregamento sem fios do seu recentemente revelado Cybercab. Este vídeo mostra como a Tesla está a dar vida ao seu conceito de transporte totalmente autónomo. O Cybercab da Tesla será um veículo totalmente autónomo, sem controlos tradicionais como o volante e os pedais, e transportará passageiros sem qualquer intervenção humana.
Segundo Elon Musk, a visão de autonomia da Tesla não se limita à condução do veículo. Até mesmo o carregamento deste carro não requer qualquer intervenção humana. O Cybercab pode carregar-se passando sobre uma base de carregamento sem fios, recebendo depois a energia necessária.
Na verdade, a Tesla apresentou esta funcionalidade pela primeira vez no Investor Day em 2023. No novo vídeo, vimos isso com mais clareza. No vídeo, o veículo move-se em direção à base de carregamento e pode carregar a sua energia sem necessidade de cabos.
Robotaxi wireless charging
No hands required pic.twitter.com/XL746DkGhb
— Tesla (@Tesla) October 18, 2024
Este pode ser o futuro para Elon Musk
Outro pormenor que chama a atenção no vídeo partilhado é a potência de carregamento. A potência da base de carregamento é indicada como 25 kW. Ainda não é claro se a Tesla irá aplicar esta tecnologia de carregamento sem fios aos seus veículos existentes.
Em particular, a aquisição da empresa de tecnologia de carregamento sem fios Wiferion pela Tesla, há alguns anos, levou à especulação de que esta funcionalidade poderia ser incluída em modelos futuros. O Cybercab é também apontado como um grande investimento tanto para proprietários como para passageiros.
Os proprietários poderão utilizar o veículo para gerar rendimentos com uma aplicação a ser desenvolvida pela Tesla. Além disso, será oferecida aos passageiros uma experiência totalmente personalizável; detalhes como a temperatura e a música podem ser ajustados conforme a preferência do utilizador.
Se os Teslas já desperdiçam 17 a 20% nos carregamentos com cabo, com isto vão perder ≈ 90%.
Não estamos a falar de carros a combustão onde vai até 90% da energia desperdiçada.
Normalmente anda ali nos 5% a 10% nos carros eléctricos, hehe tens que mentir melhor quando falas nos 90%.
Os carros a combustão ronda os 70% e não 90% que depois podes usar pra aquecimento algo que não fazes com os eléctricos.
Sem contar que um litro de gasolina tem mais energia que o mesmo espaço ocupado por baterias.
O que ele está a dizer é que a indução tem perdas de energia claramente superiores ao cabo mas isto não deveria ser novidade pra ninguém.
Confere por ti @Rodrigo:
https://1drv.ms/i/s!AvwLJVpLF7bcrb8vJp1QRaUcVAJRQA
E cuidado qd falas das perdas de um combustão. É que um carro a combustão transforma a sua própria energia enquanto que um elektro precisa que lhe levem a papinha feita.
Vai ver as perdas no sector elektro desde a central até à tomada e depois opina.
O bom do combustão é essa mesma a energia aparece e é 100% aproveitada
100% não é obviamente, no entanto o desperdício é menor.
Obviamente que é menor. Vem tudo da fonte debaixo do posto de abastecimento
Se é bom faz a experiência da garagem e diz logo dizes qt é bom
Ai agora as perdas contabilizadas sao grandes da central á tomada???
Explica lá como é que a gasolina chega ao teu carro!!!
luisinha, então que passa-se?
Perdas na central
https://1drv.ms/i/s!AvwLJVpLF7bcrb8w_Zm465bWqYfR8A
70% da centrais existentes são de ciclo simples.
A rede se estiver em condições até que a energia chegue à tomada a norma de perdas são cerca de 10%
Se a rede não for tão boa pode perder 23% como é exemplo Cabo Verde.
Se houverem tempestades, fogos, etc Então é melhor esquecer que nem pensar nisso é bom.
Um elektro em DC chega qs a 20% de perdas por resistência ou dissipação. Em AC pode chegar a 30% de perdas. Isto se as baterias estiverem em condições, sem degradação e relativamente novas. Caso isso não se verifique, as perdas serão maiores.
@Toni, obviamente que não, tal como o necessário para a produção de electricidade não vem da fonte debaixo da central termoeléctrica
https://images.app.goo.gl/3s34Ypds2FHAQLEr9
A sério que usou o meme do rebanho ?
Looooooool
E não, escusa de andar a mentir, as centrais combinadas têm até 65% de rendimento. Voltou a usar o relatório de 1980 ?
Mostre lá uma bateria degradada a ter menos eficiência ?
Então quem é que converte o petróleo em gasolina ?
O mesmo processo que refina o gás, carvão, petróleo, antes destes podererem ser consumidos pelas termoeléctricas.
Nenhum desses 2 são refinados, além de serem pouco usados.
Ou seja, quase nada em comparação à energia que perdes a destilar ódio contra os elétricos kkkkkk
Ódio? Esquece lá isso. Não gostar de “ser comido de cebolada”, na melhor das hipóteses, OK
Comido de cebolada ?
Diz ali que o carro a combustão converte a sua própria energia ? E depois diz que não quer ser comido de cebolada ?
Loooooooooooool
https://pplware.sapo.pt/motores/tesla-revela-como-vai-funcionar-o-carregamento-sem-fios-para-o-seu-cybercab/comment-page-1/#comment-3548729
O gás não é refinado e o carvão também não, curioso que não saiba coisas tão simples.
Ah pois não, vai com calhaus para dentro da central.
Filtrar, não é refinar.
Há alguns anos comprei um simples powerbank de 5200mA cuja manual trazia a seguinte informação: cerca de 30% da energia é desperdiçada durante o carregamento e cerca de outros 30% desperdiçada só no descarregamento durante o seu uso normal (não me lembro das palavras exactas mas no essencial era isto).
Ou seja, além da perda durante o carregamento… depois, dos 5200mA, apenas tinha para uso 3640mA, segundo o próprio fabricante.
Ora, sendo eu da área da electrónica… que há perdas significativas durante o carregamento e depois no descarregamento já eu sabia há muito. O que me deixou admirado foi o fabricante confessar perdas tão avultadas. Foi a primeira e última vez que vi tal tipo de informação num powerbank.
Nos automóveis eléctricos é semelhante, confessem-no ou não os fabricantes… há perdas bastante significativas durante o carregamento e depois durante o descarregamento, isto só do lado da bateria.
Quanto aos valores de perdas que nós vamos sabendo às pinguinhas dos fabricantes… fico sempre a pensar: essa alegada perda é onde? Na bateria? No motor eléctrico? Nos cabos? Na electrónica? Certamente não é a perda global a que se referem… não se atreveriam a tanto, ainda assustavam os clientes!
No seu caso é na conversão de energia em baixa tensão.
No caso dos carros eléctricos existem perdas no carregamento e perdas na bateria por resistência e dissipação de energia.
Todas aqui mostradas e até comparadas com outros sistemas
https://static1.squarespace.com/static/5f0d42f16639a745affd633e/t/613226c869673e5e75509ffb/1630676682830/Why-Battery-Electric-Vehicles-Beat-Hydrogen-Electric-Vehicles.jpeg
Ai desperdiça?? Então onde? Tens dados disso?
Como perdem 90% ?
https://witricity.com/media/blog/what-is-efficiency-how-do-you-measure-it-and-why-should-you-care
Só 90%, eu acho que vai ser 130 ou 140% de perdas, ou seja, vai gerar energia! 17 a 20% no carregamento com cabo?!?! Estás bem de saúde ou és só ignorante?
20% em Montemor
https://1drv.ms/i/s!AvwLJVpLF7bcrb8vJp1QRaUcVAJRQA
17% foi o outro na Guarda.
“O Cybercab da Tesla será um veículo totalmente autónomo, sem controlos tradicionais como o volante e os pedais, e transportará passageiros sem qualquer intervenção humana.”
Os passageiros são ao todo dois. Se num dos lugares houvesse volante e pedais ficava sem espaço nenhum. “Ah, mas a maioria das viagens de táxi são de uma ou duas pessoas, não há problema”. Há, se forem mais,
Mas, sem volante, em caso de avaria, como é que se desloca/empurra o Cybercab?
Os Waymo são carros grandes, para 4 ou 5 pessoas, com 4 portas – e volante, para uma emergência.
Parece-me que o Cybercab vai andar, daqui as uns anos, nas poucas cidades onde o Waymo já circula. E que vai ter grandes dificuldades em concorrer com os Waymo.
Já ouviste falar em circuitos geofenced ou o termo ainda não te chegou aos ouvidos, amigo a estrada da Beira não é igual à Beira da estrada, certamente que levaria muito tempo a te explicar a diferença, não misture alhos com bugalhos.
É porque a Tesla não concorreu num dos mercados mais competitivos do mundo, com marcas centenárias e ainda assim é líder destacado nos carros elétricos e é o 2º construtor mundial de carros. Parece-me que o Musk deve mesmo estar cheio de medo da concorrência, esse gigante do mundo automóvel Waymo. LOL! Que piada!
tudo incomoda, vocês nunca estão bem.. façam melhor !
O carregamento sem fios é a mesma coisa que abastecer gasolina à distância com uma mangueira de esguicho. Mais de metade da gasolina vai para fora. E a electricidade idem.
Se a Tesla usar um carregador de telemovel és capaz de ter razão, de resto é só ignorância pois não tens dados técnicos, só fontes trust me bro.
Tudo maravilha….o problema das pilhas é que esgotam e as pilhas destes popós não são nada baratas.
Também esgotam, e até custam o dobro do que custam os carros.
Já nas baterias é diferente, 1/4 a e 1/3 do carro.
Quando custou a sua ?
Diga-me que peça automóvel é barata hoje em dia? Quanto custa um motor novo?