Tesla parece estar a perder para a Waymo: fabricantes não querem o Full Self-Driving
Os carros autónomos são um objetivo de algumas marcas, particularmente da Tesla, que comunica o seu sistema há largos anos. Entretanto, apesar do que o diretor-executivo da empresa foi dizendo, as fabricantes rivais parecem não querer integrar o Full Self-Driving (FSD) nos seus veículos, estando mais interessadas na proposta da Waymo.
Embora o público associe a Tesla aos veículos elétricos, pelo caminho notável que percorre nesse mercado, a empresa apresenta-se como mais do que isso, explorando áreas como a robótica, a Inteligência Artificial e a energia.
Neste contexto multidisciplinar, o diretor-executivo assumiu e comunicou, durante muito tempo, que as fabricantes rivais iriam, eventualmente, adotar o sistema Full Self-Driving da empresa, tal era a qualidade da proposta.
Conforme recordado pela imprensa automóvel internacional, no início de 2021, durante a teleconferência sobre os resultados do quarto trimestre de 2020, Elon Musk afirmou, pela primeira vez, que a Tesla tinha tido "discussões preliminares" com outras fabricantes sobre o licenciamento do software.
Durante anos, reiterou essa abertura das empresas rivais, tendo até publicado, em junho de 2023, que a Tesla estava "feliz em licenciar o Autopilot/ FSD ou outra tecnologia" para os concorrentes.
Tesla aspires to be as helpful as possible to other car companies.
We made all our patents freely available several years ago.
Now, we are enabling other companies to use our Supercharger network.
Also happy to license Autopilot/FSD or other Tesla technology.
— Elon Musk (@elonmusk) June 5, 2023
Em abril do ano passado, mais uma vez, Musk afirmou que a Tesla estava "em negociações com uma grande fabricante de automóveis" e que havia uma "boa probabilidade" de um acordo ser assinado nesse ano.
Essas discussões, que seriam com o diretor-executivo da Ford, não terão culminado num acordo, tendo em conta que Jim Farley rejeitou publicamente a ideia de usar o sistema da Tesla, defendendo que a Waymo faz mais sentido.
Fabricantes não querem licenciar Full Self-Driving da Tesla
Apesar do que o diretor-executivo da Tesla foi dizendo, parece que as fabricantes de automóveis não estão particularmente interessadas no Full Self-Driving da empresa. Quem o disse foi o próprio Elon Musk, recentemente, partilhando que as discussões com outras fabricantes de automóveis estavam estagnadas.
Tentei avisá-los e até me ofereci para licenciar o FSD da Tesla, mas eles não querem! É uma loucura... Quando as fabricantes tradicionais ocasionalmente entram em contacto, elas discutem timidamente a implementação do FSD para um pequeno programa em cinco anos com requisitos inviáveis para a Tesla, o que é inútil.
Escreveu Elon Musk, na seguinte publicação:
I’ve tried to warn them and even offered to license Tesla FSD, but they don’t want it! Crazy …
When legacy auto does occasionally reach out, they tepidly discuss implementing FSD for a tiny program in 5 years with unworkable requirements for Tesla, so pointless. 🤷♂️
🦕 🦕
— Elon Musk (@elonmusk) November 24, 2025
A inviabilidade que Elon Musk menciona poderá dever-se ao facto de a indústria automóvel exigir um sistema de efetiva condução autónoma, disponível após cumprimento de requisitos, testes e validação.
Por sua vez, contudo, a Tesla orienta-se por uma estratégia de "implementação agressiva". Por via de uma versão beta do software, o chamado "Supervisionado", a validação do sistema dá-se na estrada, pela mão dos clientes.
Uma abordagem que, aliás, já resultou em várias investigações e processos judiciais.
Enquanto isso, fabricantes de automóveis, como a Toyota, já estabeleceram uma parceria com a Waymo, com o objetivo de integrar a sua tecnologia de condução autónoma nos seus veículos de consumo.






















Nem o cruise control uso pois fica incomodo andar sempre a ultrapassar carros elektros com ele ligado
Aqueles eléctricos que consomem combustível ?
E porquê? O que disse Jim Farley, sem deixar de reconhecer que houve progressos no FSD da Tesla:
Justificou a preferência pela abordagem da Waymo dizendo que a Ford acredita que o LIDAR é crítico para a missão”, porque em situações em que a câmara, como nos Tesla, fica completamente cega, o sistema co LIDAR continua a “ver” o que está à frente.
Por isso indicou que a Ford pretende focar-se em sistemas de condução autónoma com os sensores como os da Waymo e em parcerias com empresas de software de condução autónoma em, vez de seguir a via de um sistema totalmente próprio ao estilo da Tesla. Pelo que diz a Waymo (link do último parágrafo) a Toyota vai no mesmo sentido.
Certo é que o FSD da Tesla ainda não saiu do nível 2 (L2) de automação, enquanto o da Waymo e de outros atingiu o nível 4 (L4).
Isto é crítico para os robotáxis da Tesla, que Musk diz que vai vender às carradas – e já se esqueceu da sua promessa de que quem comprasse Teslas podia ganhar dinheiro pondo-os a ser utilizados como robotáxis. Pôs robotáxis L2, da Tesla, a circular em Austin, em junho de 2025, porque em setembro de 2025, pela nova legislação do Texas, teriam já que ser L4.
Enquanto isso e pelas toneladas de videos que ha no youtube os teslas andam a safar se melhor no texas que a waymo, enquanto a tesla já está a escalar para muito mais cidade porque é um sistema mais escalavel.
No entanto percebo que a abordagem do lidar é melhor mas será que as marcas vão querer colocar sensores caríssimos nos carros e ter uma coisa giratória em cima do carro?
O lidar é caro e pouco estético duvido que alguma marca vá comercializar aquilo
A Tesla não escala para mais cidade nenhuma, além do Texas em que fintou a entrada em vigor da nova legislação, enquanto o FSD não atingir o nível 4.
Também já entrou em são Francisco tal como podes ver das milhares de videos que já há no youtube. E já há conversas com uma cidade da suecia e nos paises baixos
Em São Francisco: “Até agora, a Tesla só tem licença de testes com condutor de segurança e não pode cobrar por viagens como se fosse um serviço de táxi totalmente autónomo”.
Não se vê o condutor de segurança nos vídeos?
Quanto aos robotáxis da Tesla operarem na Suécia – não há quaisquer planos nesse sentido.
Mas no Dubai, há dias publicaram um post sobre robotaxis da chinesa WeRide, que são L4. A Tesla e que não passa do L2.
Nos EAU (Abu Dhabi).
Sim há para a suecia e paises baixos basta pesquisar e sim têm condutor de segurança tal e qual como no texas todos os robotaxis atualmente têm uma pessoa como segurança
O FSD nem sequer está homologado na Europa, nenhum carro, robotáxi ou outro, pode circular com ele.
A Tesla acabou de fazer mais uma aldrabice das suas – anunciou que o regulador holandês ia homologar o FSD em fevereiro de 2026 e que enviassem para lá mensagens a pressionar. Se um homologasse era válido para toda a UE.
A entidade holandesa já veio desmentir, que o que está previsto é que em fevereiro a Tesla faça uma apresentação do FSD, não havendo qualquer data para a homologação – e que deixassem de enviar mensagens.
Quem quiser, na UE, pode comprar o FSD (7.500€) mas as funcionaliddes avançadas que o distinguem estão bloqueadas.
No Texas, os robotáxis da Tesla têm um monitor de segurança no banco da frente – verdadeiramente não se trata de robotáxis autónomos. Mas os Waymo, no Texas e nos outros lados não têm, são efetivamente robotáxis autónomos.
Mostra lá onde é que a entidade holandesa desmentiu isso ?
😉
https://www.rdw.nl/nieuws/2025/reactie-rdw-naar-aanleiding-van-oproep-tesla
Isso é uma brincadeira não é? O que é dito é que se a Tesla em Fevereiro demonstrar com sucesso o FSD está homologado para testes na Holanda perante outras aprovações de localidade portanto é só esperar por fevereiro para a festa começar na Europa
😉
“A 22 de novembro de 2025, a Tesla publicou uma mensagem no X sobre o Full Self-Driving Supervised (FSD Supervised), na qual a RDW foi mencionada. (…) Podemos, no entanto, referir que a RDW elaborou um cronograma com a Tesla, no qual a empresa deverá demonstrar que o FSD Supervised cumpre os requisitos em fevereiro de 2026. A RDW e a Tesla sabem quais os esforços que precisam de ser feitos para tomar uma decisão sobre este assunto em fevereiro. Resta saber se o cronograma será cumprido. Para a RDW, a segurança (no trânsito) é primordial.Na mensagem no X, a Tesla convida os condutores a agradecer à RDW e a manifestar o seu entusiasmo com este planeamento, contactando-nos. Agradecemos a todos os que já o fizeram e pedimos que não nos contactem mais sobre o assunto. Isto consome tempo desnecessário do nosso serviço ao cliente. Além disso, isso não influenciará em nada a implementação do planeamento. A segurança rodoviária é a principal prioridade da RDW: a admissão só é possível após a comprovação da segurança do sistema de forma convincente.”
😉
[A Tesla] confirmou que a autoridade holandesa de veículos (RDW) se comprometeu a conceder aprovação nacional para o [FSD] em fevereiro de 2026, que está a apenas alguns meses de distância.
Atualização: A RDW negou ter dito à Tesla que planeia conceder aprovação em fevereiro.”
https://electrek.co/2025/11/24/tesla-announces-fsd-approval-europe-february-2026/
O pessoal está finalmente a abrir os olhos.
A Tesl produz carros fracos e software beta.