PplWare Mobile

Tesla parece estar a perder para a Waymo: fabricantes não querem o Full Self-Driving

                                    
                                

Autor: Ana Sofia Neto


  1. Anung says:

    Nem o cruise control uso pois fica incomodo andar sempre a ultrapassar carros elektros com ele ligado

  2. Max says:

    E porquê? O que disse Jim Farley, sem deixar de reconhecer que houve progressos no FSD da Tesla:
    Justificou a preferência pela abordagem da Waymo dizendo que a Ford acredita que o LIDAR é crítico para a missão”, porque em situações em que a câmara, como nos Tesla, fica completamente cega, o sistema co LIDAR continua a “ver” o que está à frente.
    Por isso indicou que a Ford pretende focar-se em sistemas de condução autónoma com os sensores como os da Waymo e em parcerias com empresas de software de condução autónoma em, vez de seguir a via de um sistema totalmente próprio ao estilo da Tesla. Pelo que diz a Waymo (link do último parágrafo) a Toyota vai no mesmo sentido.
    Certo é que o FSD da Tesla ainda não saiu do nível 2 (L2) de automação, enquanto o da Waymo e de outros atingiu o nível 4 (L4).
    Isto é crítico para os robotáxis da Tesla, que Musk diz que vai vender às carradas – e já se esqueceu da sua promessa de que quem comprasse Teslas podia ganhar dinheiro pondo-os a ser utilizados como robotáxis. Pôs robotáxis L2, da Tesla, a circular em Austin, em junho de 2025, porque em setembro de 2025, pela nova legislação do Texas, teriam já que ser L4.

    • Gonçalo says:

      Enquanto isso e pelas toneladas de videos que ha no youtube os teslas andam a safar se melhor no texas que a waymo, enquanto a tesla já está a escalar para muito mais cidade porque é um sistema mais escalavel.
      No entanto percebo que a abordagem do lidar é melhor mas será que as marcas vão querer colocar sensores caríssimos nos carros e ter uma coisa giratória em cima do carro?
      O lidar é caro e pouco estético duvido que alguma marca vá comercializar aquilo

      • Max says:

        A Tesla não escala para mais cidade nenhuma, além do Texas em que fintou a entrada em vigor da nova legislação, enquanto o FSD não atingir o nível 4.

        • FIlipe says:

          Também já entrou em são Francisco tal como podes ver das milhares de videos que já há no youtube. E já há conversas com uma cidade da suecia e nos paises baixos

          • Max says:

            Em São Francisco: “Até agora, a Tesla só tem licença de testes com condutor de segurança e não pode cobrar por viagens como se fosse um serviço de táxi totalmente autónomo”.
            Não se vê o condutor de segurança nos vídeos?
            Quanto aos robotáxis da Tesla operarem na Suécia – não há quaisquer planos nesse sentido.
            Mas no Dubai, há dias publicaram um post sobre robotaxis da chinesa WeRide, que são L4. A Tesla e que não passa do L2.

          • Max says:

            Nos EAU (Abu Dhabi).

          • Gonçalo says:

            Sim há para a suecia e paises baixos basta pesquisar e sim têm condutor de segurança tal e qual como no texas todos os robotaxis atualmente têm uma pessoa como segurança

          • Max says:

            O FSD nem sequer está homologado na Europa, nenhum carro, robotáxi ou outro, pode circular com ele.
            A Tesla acabou de fazer mais uma aldrabice das suas – anunciou que o regulador holandês ia homologar o FSD em fevereiro de 2026 e que enviassem para lá mensagens a pressionar. Se um homologasse era válido para toda a UE.
            A entidade holandesa já veio desmentir, que o que está previsto é que em fevereiro a Tesla faça uma apresentação do FSD, não havendo qualquer data para a homologação – e que deixassem de enviar mensagens.
            Quem quiser, na UE, pode comprar o FSD (7.500€) mas as funcionaliddes avançadas que o distinguem estão bloqueadas.
            No Texas, os robotáxis da Tesla têm um monitor de segurança no banco da frente – verdadeiramente não se trata de robotáxis autónomos. Mas os Waymo, no Texas e nos outros lados não têm, são efetivamente robotáxis autónomos.

          • Gonçalo says:

            Mostra lá onde é que a entidade holandesa desmentiu isso ?

          • Gonçalo says:

            Isso é uma brincadeira não é? O que é dito é que se a Tesla em Fevereiro demonstrar com sucesso o FSD está homologado para testes na Holanda perante outras aprovações de localidade portanto é só esperar por fevereiro para a festa começar na Europa

          • Max says:

            😉
            “A 22 de novembro de 2025, a Tesla publicou uma mensagem no X sobre o Full Self-Driving Supervised (FSD Supervised), na qual a RDW foi mencionada. (…) Podemos, no entanto, referir que a RDW elaborou um cronograma com a Tesla, no qual a empresa deverá demonstrar que o FSD Supervised cumpre os requisitos em fevereiro de 2026. A RDW e a Tesla sabem quais os esforços que precisam de ser feitos para tomar uma decisão sobre este assunto em fevereiro. Resta saber se o cronograma será cumprido. Para a RDW, a segurança (no trânsito) é primordial.Na mensagem no X, a Tesla convida os condutores a agradecer à RDW e a manifestar o seu entusiasmo com este planeamento, contactando-nos. Agradecemos a todos os que já o fizeram e pedimos que não nos contactem mais sobre o assunto. Isto consome tempo desnecessário do nosso serviço ao cliente. Além disso, isso não influenciará em nada a implementação do planeamento. A segurança rodoviária é a principal prioridade da RDW: a admissão só é possível após a comprovação da segurança do sistema de forma convincente.”

          • Max says:

            😉
            [A Tesla] confirmou que a autoridade holandesa de veículos (RDW) se comprometeu a conceder aprovação nacional para o [FSD] em fevereiro de 2026, que está a apenas alguns meses de distância.
            Atualização: A RDW negou ter dito à Tesla que planeia conceder aprovação em fevereiro.”
            https://electrek.co/2025/11/24/tesla-announces-fsd-approval-europe-february-2026/

  3. VAOpoK says:

    O pessoal está finalmente a abrir os olhos.

    A Tesl produz carros fracos e software beta.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.