Tesla Model 3/Y com baterias LG chinesas apresentam taxas de falha “catastróficas”
Um destacado especialista europeu em reparação de veículos elétricos está a lançar um alerta sobre os Tesla Model 3 e Model Y equipados com células de bateria LG fabricadas na China. O técnico afirma que estão a observar taxas de falha “catastróficas” e durações de vida significativamente mais curtas quando comparadas com os packs da Panasonic.
Contexto da utilização de baterias chinesas
Durante anos, a narrativa em torno da decisão da Tesla de utilizar fornecedores chineses de baterias foi geralmente positiva, com os packs LFP (Lítio Ferro Fosfato) da CATL a revelarem-se extremamente duráveis.
No entanto, a Tesla também utiliza células de Níquel Manganês Cobalto (NMC) da LG Energy Solution, provenientes da fábrica de Nanjing, para os modelos Long Range e Performance vendidos na Europa e em partes da Ásia.
Aviso da EV Clinic sobre os packs LG NCM811
Agora, a EV Clinic, uma instalação croata de investigação e reparação independente, conhecida por análises profundas de baterias, emitiu um aviso severo sobre estes packs LG NCM811 específicos.
Segundo a empresa, os dados do seu centro de reparações sugerem uma diferença acentuada de qualidade entre os dois principais packs de maior densidade energética da Tesla: os Panasonic NCA fabricados nos EUA e os LG NCM produzidos na China.
Estamos a levantar sérias preocupações sobre os packs de bateria Tesla Model 3/Y LG NCM811 (LGES Nanjing), que exibem taxas de falha muito elevadas e vidas úteis significativamente mais curtas quando comparados com os packs Panasonic NCA (fabricados nos EUA).
Media hype around “Made in China” battery systems being the “best” has never been confirmed in real-world practice. We are raising serious concerns about Tesla Model 3/Y LG NCM811 battery packs (LGES Nanjing), which show extremely high failure rates and a noticeably shorter… pic.twitter.com/PHi83UCixl
— EV Clinic (@evclinic) November 29, 2025
Diferenças na reparabilidade e vida útil
A oficina afirma que, enquanto os packs Panasonic são geralmente reparáveis e podem durar até 400.000 km antes de ocorrer falha de células, os equivalentes LG estão a aproximar-se do fim de vida por volta dos 240.000 km.
Mais preocupante é a natureza da falha. A EV Clinic afirma que, em mais de 90% dos casos que observam com packs LG, a reparação ao nível da célula é “impossível”.
O problema parece ser uma degradação generalizada em todos os módulos, e não uma única célula defeituosa a comprometer o pack inteiro. Descobriram que as células LG apresentam frequentemente uma resistência interna extremamente alta.
Uma célula Panasonic em falha atinge cerca de 28 mΩ, que é a medição típica de células LG quando novas…
De 46 células, é comum encontrar 15 acima dos 100 mΩ ACIR, e as restantes 30 acima dos 50 mΩ ACIR.
Degradação uniforme e custos operacionais elevados
A EV Clinic partilhou um exemplo retirado de um módulo de bateria Tesla.
Devido ao facto de a degradação ser tão uniforme e severa, substituir um único módulo defeituoso é descrito como “operacionalmente insustentável”, já que as restantes células enfraquecidas têm elevada probabilidade de falhar em cascata pouco tempo depois.
A situação tornou-se tão problemática que a oficina anunciou a implementação de uma “taxa de viabilidade” apenas para verificar se estes packs específicos podem ser reparados, assinalando que estão a “perder mais de 20.000 euros por mês” ao tentar reparar packs que estão, na prática, irrecuperáveis.
No momento atual, durante testes experimentais com clientes reais a sofrer falhas em packs LG, estamos a perder mais de 20.000 euros por mês em tempo operacional enquanto investigamos se os sistemas LG NCM811 chineses podem ser reparados de forma sustentável.
Nesta fase, podemos afirmar com confiança: as células são, para ser delicado, catastróficas.
A Panasonic tem, na maioria dos casos, falhas de uma única célula aos 250.000 km, e é reparável, enquanto a LG apresenta falhas múltiplas.
O conselho da EV Clinic para os proprietários cujos packs LG falharam é simples: substituir por um pack Panasonic usado ou recorrer à Tesla para uma substituição completa.























Aqui vamos nós ..
3..2..1.
Life’s Good, batteries are bad
A LG chinesa a entregar baterias defeituosas a uma marca americana que é para mandar abaixo? Chocante.
A LG não é chinesa, é sul coreana. As baterias é que são fabricadas numa fábrica na China.
Chinesa? Só a aprender coisas aqui nos comentários.
E logo uma das maiores e mais antigas fornecedoras da Apple, mas a Apple deve ser de Taiwan..
Já seria de calcular!!! A questão aqui seria até quando, estamos numa guerra económica com a china, mais tarde ou mais cedo isto iria acontecer.
Sabe que a LG não é chinesa, é coreana? Já a CATL é chinesa e assinalam no texto que “os packs LFP (Lítio Ferro Fosfato) da CATL a revelarem-se extremamente duráveis.”
Obviamente que algo não está certo:
“os Panasonic NCA fabricados nos EUA e os LG NCM produzidos na China.”
Ninguém está a por em causa a tecnologia mas sim a fabricação sao coisas diferentes que custam a acreditar para o comum dos mortais.
É incrível como metem chineses só para denegrir, a serio que chegamos a isto?
A LG deve ser das marcas mais conceituadas no que toca a tecnologia e fun fact nem sequer é chinesa faz é baterias numa fabrica da china tal como os iphones imaginem só.
Não estou a duvidar da veracidade da noticia nem que as baterias da LG podem ser realmente más tal como qualquer empresa podem fazer coisas mal mas meter chineses no titulo só para parecer ainda pior é só ridiculo.
E podem agradecer aos chineses porque se não havia muita coisa hoje que era o dobro do preço como por exemplo os smartforms e agora estão a fazer o mesmo com o carros espero que venham em força e que rebentem com os europeus que andam a gozar com o ze povinho há anos e anos
Não é ser chinês, é ser estas especificamente. Não uses esse subterfúgio para colocar tudo na mesma medida 😉
Quando estiveres no Desemprego podes agradecer aos chineses, enquanto vives de baixo da ponte..
Os chineses só estão a destruir a economia global e a trocar trabalhadores por escravos.. ninguém na Europa consegue competir directamente com eles, pelos preços baixos de fabrico ou pelo roubo de ideias… é um esquema que já está a trazer graves problemas para a europa… e garanto te, que quando os carros estiverem ao preço da uva mijona nessa altura tu não terás dinheiro nem para comer.
Não vale a pena argumentar Luisa.
Mas depois quando isso acontecer a culpa é da esquerda, dos sindicatos.
Sim agora os chinocas é que me vêm tirar o emprego ahah essa conversa dos empregos já é mais velha que a minha bisavó quando apareceram os semaforos tambem iam tirar os empregos aos policias sinaleiros ou as caixas de supermercado automaticas hoje em dia trabalham mais pessoas nas empresas de caixas automaticas do que os empregos que elas tiram assim como os semaforos
Seria também interessante perceber se é só os teslas com LG que contem estas falhas ou tambem as outras marcas que a LG fornece baterias
Vai ser com todas, é o rigor tesla 😉
Não sei quais as marcas que usam estas baterias, mas com uma percentagem tão alta de níquel é um risco seja qual for a marca e fornecedor.
Todas as ncm e nca têm altas taxas de níquel.
Mas as 811 são as que têm mais, e o óxido de níquel é instável.
Pensava que como envagelizador da mobilidade electrica sabias mais!
Tanto não é instável que as baterias mais estáveis são as NiMH, agora imagine qual é o elemento mais usado nelas, evangelizador da mobilidade a combustão.
A questão não é o elemento, é o ratio deste. A maior é o 8:1:1.
Além disso as NiMH são usadas em baixa capacidade e têm alta degradação.
Errado, o racio nas NiMH é bem maior, e não, não tem alta degradação, antes pelo contrário, basta dizer que as baterias que mais duram nos híbridos e as mais usadas nestes.
É só cascar na Tesla… isso beneficia alguém! O melhor é comprar chinês, é como tudo o que lá se faz, super fiável. Uns com uma história a fazer carros elétricos de mais de 12 anos e outros com pouco mais de 12 meses a invadir os mercados ocidentais de… produtos duvidosos. Enfim.
Até concordo, chino nada! Mas o pior é que os EVS não me seduzem de forma alguma! tudo que puder comprar que seja europeu eu compro.
Sim porque não comprar um VW para 10 anos depois serem apanhado em corrupçao e a solução para o seu carro é tirar potência ao carro
Ui! Se os Teslas já tinham péssima qualidade então agora esta agravante das baterias explosivas! A marca está cada vez mais em baixo!
Só compra quem anda com os olhos tapadinhos!
Tenha cuidado que muitos v12 andam a rebentar com poucos KMS, fora os motores de algumas marcas como a Mercedes ao fim de 6 anos começam a derreter.
Infelizmente os problemas da LG já vêm de longe…
Home storage
https://recall.lgessbattery.com/eu/recallnotice.html
EVs
https://www.roadandtrack.com/news/a63021359/jaguar-buying-back-almost-3000-i-pace-evs-due-to-fire-risk/
https://www.wirtzlaw.com/jaguar-i-pace-recall-what-suv-owners-need-to-know-about-battery-fire-risk/#:~:text=The%20main%20issue%20lies%20in,%2C%20and%20March%2014%2C%202019.
https://www.cbc.ca/news/canada/windsor/us-agency-investigates-electric-vehicle-batteries-1.6410136
Existe outro caso: Tesla remotamente desabilitou as Powerwall 2 a todos clientes sem avisar e dar uma solução. Estão fazer um Recall
Alguém me disse que a tesla nunca desabilitaria o que quer que fosse…
Se for para segurança do cliente, porque não ?
Tótil 😛
Ena pá, ninguém diria.
Pois não! Porque até á bem pouco tempo 3 anos que não existia uma guerra económica com a china… agora que temos é normal o consumidor ser castigado com isso, ainda mais sabendo que grande parte da produção de baterias no mundo é feita na china.
@Luisinha, abre o olho. Isto é recorrente desde que há teslas. O deus Musk é q dizia o contrário e os discípulos acreditavam cegamente.
Agora como já não dá para ludibriar mais, no ocidente dizem q a culpa é das baterias da China e na China dizem q a culpa e das baterias do ocidente.
É uma banha da cobra como outra qq. Na verdade o sistema não presta para nada e assim vão entretendo mais uns tolos.
Este escândalo foi identificado por empresas que fazem reparação e recondicionamento das baterias de electricos… e as mesmas empresas é que afirmaram o que aqui está escrito, em nada diz que foi o musk ou houve ligação directa com o musk… o processo de fabrico mudou muito em parte á guerra comercial e económica que vivemos… lê a notícia com atenção.
Uau, os problemas começam aos 240 mil kms…. Com essa quilometragem a maior parte dos carros a combustão já estão na sucata.
Tenta novamente.
A KMS media de carros na sucata até há uns anos atrás era de 172 mil KMS.
Fora os ca burra mamou.
São tão poucos que nem contam para a média.
Se pelos visto numa bateria má os problemas começam aos 240 mil km não está nada mau
Já tive um desses, é muito mau não é?
Por isso é que tenho um diesel de um familiar com 480 mil que ainda roda.
é pena.
E tem por aí muitos que nem 1/4 disso fazem.
Tou a ver q tenho q ir buscar o Sr. 7 milhões com mais de 3 décadas a trabalhar noite e dia para meter comida na mesa de toda uma família.
Esse fez 7 milhões mas foi de chapa e não toda, mas vá buscar, depois vemos aqui quantos motores já levou e dentro dos que levou quantas vezes foram reparados.
Lool rodar nao quer dizer nada, um carro para o dia á dia sem os minimos confortos nao vale nada… eu tambem tenho um toyota com mais de 25 anos, ainda roda, tem perto de 500mil, se me perguntares se é confortável conduzir aquilo? Eu digo te já que não, razao de o ter trocado por um novo. Só o facto de não ter direção assistida era um problema, já não falo do AC ou dos vidros electricos ou de outras tecnologias que todos dao como garantidos… e não o carro nao era para passear aos domingos como muita gente gosta de fazer com carros antigos ou como fazem os domingueiros.
Carros com 25 e mais idade tinham isso TD q dizes q falta no teu Toyota @Luisinha.
Pronto pelos vistos a pior bateria do mercado faz metade disso acho que está optimo sendo que um carro com 480 já levou umas distribuições e uns quantos litros de oleo.
Mas isto pelos vistos é a pior a melhor deve fazer uns 2 milhoes de km