Tesla lança ultimato: Ou atualizam o software dos carros ou perdem funcionalidades
O software dos Tesla tem um lugar de destaque único nestes carros. É através deste que a marca americana controla as funcionalidades dos seus carros, indo do sistema de entretenimento até à autonomia que estes conseguem ter.
Sendo assim tão importante, é essencial que se mantenha atualizado e sempre funcional nos carros. A marca começou agora a alertar todos os que se recusam fazer essas atualizações que vão em breve perder elementos essenciais dos seus carros.
Um ultimato que a Tesla lançou
Uma das mais interessantes funcionalidades dos Tesla é a forma como centra tudo no seu software. É com este que a marca traz novidades e melhora funcionalidades sem obrigar a uma visita a qualquer oficina. Basta uma atualização via OTA e principalmente tudo muda.
Claro que muitos utilizadores recusam essas atualizações, por trazerem alterações menos positivas aos seus carros. São conhecidos casos em que a autonomia simplesmente decresceu com uma atualização. A justificação era a proteção das baterias, mas ninguém queria.
Todos os carros devem fazer a atualização
Pois agora a Tesla quer terminar estas recusas e passar a controlar ainda mais o software dos seus carros. Isto começou a ser visto agora nos carros da marca, com uma notificação a quem tem o software desatualizado. É hora de fazer as atualizações e com urgência.
Nesta mensagem a Tesla é clara. Obriga que até ao dia 1 de maio de 2020 os seus carros sejam atualizados. A versão mínima presente terá de ser, nesse dia, a 2019.40.2.3. Caso não seja feita, os utilizadores perdem acesso às próximas atualizações, ao acesso à app de controlo e outros serviços associados, de voz e streaming.
O software obrigatório para os utilizadores
Há já, naturalmente, quem esteja a tratar de contornar este problema e a criar novas versões do software. O jailbreak existe nos Tesla e permite que possa ser dado acesso a outras funcionalidades. É claro que a marca não gosta desta posição e tenta combater essas práticas.
A Tesla está a alegar razões de segurança para esta mudança, mas a verdade é que assim consegue forçar os utilizadores a manter os seus carros atualizados. É uma posição importante, porque estes não são simples computadores, mas estão nas estradas e podem trazer problemas numa simples falha de software.
Este artigo tem mais de um ano
Ora deixa ca ver, a mensagem começa por dizer que os updates são importantes por razões de segurança, mas depois se não actualizar, já não pode voltar a receber actualizações que colocam fora de serviço coisa tão criticas á segurança tais como, comandos por vó e media streaming…
Nem sei como como será possivél viver sem poder falar com o carro ou assistir a um filme enquanto o carro se conduz sozinho., essas grandes funcioanlidades de segurança.. a taxa de suicidios de donos de Teslas deverá aumentar drasticamente!
Cada vez mais me convenço que comprar um Tesla é adquirir um pacote de software cheio de DRMs que trás um chassis com rodas de oferta!
Deve ser uma boa sensação pagar uma fortuna por um carro que daqui a meia dúzia de anos nem metade do valor vai ter, não o poder conduzir sem o por horas à carga e ainda por cima apanhar com downgrades a la carte!
ai ai essa ignorancia!! Tens muito que ler meu menino.
Diz-me um carro comercial que mantém o valor daqui a meia dúzia de anos.
“meu menino”: não conheço você de lado nenhum. Posso-lhe sugerir é que releia o meu comentário e aplique regras básicas de raciocínio. Ou será que precisa de um desenho para interpretar correctamente as opiniões de terceiros?
Peco desculpa por lhe ofender! Para a próxima chamo-lhe de minha menina. Ta melhor assim?
Agora para de tentar mudar de assunto e responde ‘a minha pergunta inicial de me dizer qual o carro comercial que mantém o valor daqui a meia dúzia de anos sff.
Aguardo uma resposta concisa e concreta e nao falando em qualquer outra assunto para tentar desviar a atenção ‘a ignorancia disfarcada da tua ‘opinião’
Vou-lhe então explicar como se o senhor fosse uma menina -nada tenho contra elas, mas algumas são pouco inteligentes. Os teslas não são carros acessíveis, ou seja, são carros que custam uma fortuna. Como todos os carros, e mesmo custando uma fortuna, é óbvio que desvalorizam (tem alguma coisa a dizer contra essa afirmação, ou disse eu algo em contrário?) Acresce que a tecnologia utilizada nos actuais carros eléctricos será em muito poucos anos obsoleta, dados os avanços constantes nessa área, pelo que os veículos eléctricos comprados agora desvalorizarão ainda mais rapidamente. Espero que tenha compreendido aquilo que eu quis dizer ao falar em desvalorização do carro. Não se pronunciou no entanto em relação às horas de carregamento exigidas e em relação ao problema dos downgrades das funcionalidades do carro, como se fossem questões de menor importância, preferindo focar-se no tema da desvalorização e irreflectidamente partiu do princípio de que qualquer pessoa que tenha uma opinião diferente da sua é ignorante. Se o senhor quiser comprar um Testa, seja lá pelo motivo que for, está no seu pleno direito, mesmo comprando caro um carro que desvalorizará mais depressa do que os actuais, que no estado actual da arte não carrega -tal como todos os outros- em tempo útil, e que a juntar a essas desvantagens, ainda poderá ser objecto de downgrades sempre e quando a Tesla entender. Acha mesmo que é contra a minha opinião tendo em conta apenas o que escrevi no meu comentário?
Esclareço mais uma coisa. Não sou especialista em carros, mas por razões profissionais é muito frequente participar em Portugal e no estrangeiro em provas de competição automóvel, desde os super seven, passando por TCR e GT cat. 3 e 4 e quase diariamente falo com mecânicos especializados em competição. Posso-lhe garantir que todos, tendo em conta o estado actual da arte, favorecem a aquisição de um veículo hibrido e se opõem à aquisição de um veículo eléctrico. A maior parte dos pilotos manifesta a mesma opinião: Comprar um carro eléctrico neste momento é uma má opção. Não estou a usar o argumento da autoridade e volto a dizer que não sou especialista em carros, mas os que o são, têm idêntico parecer.
Abre a pestana e anda/vive com um! Sao uma trampa! Andam a tapar o sol com a peneira!
Vasco, o Rodrigo tem razão. Você tem muito que aprender e raciocinar. Daí não entender o que ele diz. Pioneiro melhor aprender a raciocinar, depois pensar novamente.
Bem no seu caso nem lhe dou presunção de inocência. Você, para além de ser presunçoso, revela no seu comentário – que é tão só e apenas uma forma de ataque pessoal a que recorrem normalmente os frascos de espírito.-, que está a anos luz de ser mestre em qualquer àrea de conhecimento. Para si, ofereço um carrinho a pilhas, telecomandado, para ver se arranja melhor entretenimento.
Não vou insultar.
Quanto custa um Tesla Model S90 por exemplo de 2016? Novo custou 120K€, hoje ronda entre os 70 e os 80€. Quanto custa um BMW serie 7 por exemplo de 2016? Novo custou 120K€ e hoje vende entre 50 a 60K€. Primeira premissa FALSA.
Um Tesla de 2016 carrega a carga suficiente para 550Km por cada 60min num carregador Tesla e para 53Km por cada 60 min em casa, ou seja carrega a bateria de 0 a 100 (o que nunca acontece) em 8 horas noturnas. Segunda premissa FALSA
Nunca o Tesla recebe downgrades, pelo contrario, recebe e muitos upgrades. Hoje as funcionalidades de um carro de 2016 são muito mais que há 4 anos atrás. Nenhum outro carro faz o mesmo. Terceira premissa FALSA.
Para terminar não há viaturas menos eficientes. que as híbridas que têm o pior dos dois mundos. Não tÊm autonomia em eléctrico(entre 30 a 40 km) pq têm uma bateria muito pequena e quando funcionam com o motor carregam com 300 a 400 Kgs de bateria em cima. Quarta premissa FALSA.
E você também tem razão mas era para estar calado e ler a explicação dada pelo próprio
Por momentos pensei que era uma notícia sobre a Apple… Afinal é sobre carros alugados.
+ 1 mas gostam de pagar caro por um software com rodas
Tantas criticas a Microsoft sofre devido ás suas atualizações e por supostamente obrigar as pessoas a isto ou aquilo e, agora vêm estes, obrigar e dizer: ou atualizam o softwer ou perdem serviços, mas para o zé povinho está tudo bem…
TESLA é bosta!
pode crer. vao adormecer á beira do seu ” sucesso” e rapidamente as outras marcas vao passar-lhe
Então paga-se pelo 50 mil euros e ainda são obrigados a gastar net para o actualizar!!! FDS!! Mais vale comprar um Hyundai Kona.
Está incluído no carro o acesso à Internet.
A Tesla daqui a pouco vai levar com uma multa da UE, o caso de reparar o carro fora da rede e removerem funcionalidades por actualização.
A ser verdade, não me parece legal. Então levavam um smartphone a reparar fora da rede e a marca dizia agora deixa de poder navegar na net só porque sim, não tem lógica!
Caro Vasco não leve a mal a reação do Rodrigo e pura demagogia ele e muitos como não param de dizer disparates desde que compraram os tão famosos Tesla pensão que são os defensores do mundo como tal só pensam em denigrir tudo e todos que tenham um opinião diferente muito obrigado pelo seu onesto comentario
Caro Vasco não leve a mal a reação do Rodrigo e pura demagogia ele e muitos como não param de dizer disparates desde que compraram os tão famosos Tesla pensão que são os defensores do mundo como tal só pensam em denigrir tudo e todos que tenham um opinião diferente muito obrigado pelo seu onesto comentario
Tesla é carro para europeu. Carro pra quem usa calça apertada. Carro pra nutella. kkkkk
Bem, parece que a moda está a pegar, primeiro a Apple, que vende os seus produtos mas continua as ser a dona deles, agora a Tesla, os donos nunca vão ser donos dos carros.
Isso é enquanto a UE não se meter quando as multas forem a doer a Tesla muda logo.
Incrível a IGNORÂNCIA dos demais. Críticos e demais. Poucos a acertar ao dar opinião.
Comentarios pobres de “tesla bosta”, “mecânicos entendidos” … Inclusive, para os que falam em “gastar ” net, pequisem as OTAs. Enfim. Não conhecem o carro, seguem as noticias leves, etc…
Quanto a desvalorização, esta será pouca num tesla, pois falamos de um carro de luxo (coisa que todos esquecem), de alta performance. Tendo já alguns anos, varias versões tipo P85 ou P100, vejam os valores praticados no mercados de usados antes de falar, e depois comentem. E vejam seja em Portugal, como lá fora na UE. Depois falem. Seja alguns supostos criticos entendidos de nada, seja os ofendidos ou grosseiros, arranjem outro hobby. Para comentar e dar opinião, são necessarias 2 coisas: Conhecimento e inteligência. Serve a carapuça apenas aos mesmos.
A Tesla tem muito mérito na forma como desenvolveu o produto. Nem todos terão Teslas, tal como, nem todos terão eléctricos. O futuro está aberto à diversidade energética, mas o diesel estão definitivamente condenados.