Tesla lança modo “Mad Max”: condução autónoma mais agressiva chega às estradas
Um novo modo apareceu nos veículos Tesla. E o seu nome, “Mad Max”, diz praticamente tudo!
O sistema de condução autónoma da Tesla, o Full Self-Driving (FSD), não para de evoluir, tornando-se cada vez mais capaz de lidar com situações de condução complexas.
E mesmo que já tenha estado na origem de alguns incidentes, o gigante norte-americano continua a introduzir funcionalidades ousadas, como o seu mais recente acréscimo: o “Mad Max”.
Um modo Mad Max surge na mais recente atualização de software da Tesla
Uma nova atualização do software Tesla 2025.32.8.10, que inclui a versão 14.1.2 do FSD, acaba de ser lançada. Esta versão introduz o “perfil de velocidade MAD MAX”, que sucede ao modo “Hurry”.
Este novo modo propõe um estilo de condução mais audacioso, com velocidades mais elevadas e uma cadência aumentada de mudanças de faixa. Os condutores interessados nesta nova forma de deixar o carro conduzir podem espreitar o vídeo abaixo para ver uma demonstração prática.
Tesla Self-Driving 14.1.2 in Mad Max Mode pic.twitter.com/1MWdER5feg
— Whole Mars Catalog (@WholeMarsBlog) October 16, 2025
Devemos recear uma condução mais perigosa?
Percebe-se assim que a condução autónoma não se limita simplesmente a deixar o carro levar-nos ao destino enquanto fazemos outra coisa. É possível desfrutar de uma condução muito mais desportiva, sem sequer precisar de segurar o volante.
Resta agora saber se este tipo de condução, caso venha a generalizar-se entre os vários tipos de veículos autónomos, não poderá a longo prazo aumentar o número de situações de risco ou de acidentes.
O anúncio despertou em força a comunidade Tesla nas redes sociais, com reações em massa — algumas aplaudindo a funcionalidade, outras a manifestar preocupação. E você, vai querer experimentar?






















E até faz ultrapassagens pela direita, esse mito que a malta do pplware diz não existir
No vídeo não vi o Tesla fazer nenhuma. Nem na zona urbana (havia bifurcações à frente, com placas a indicar as direções e cada veículo seguia a via mais indicada – cá não é considerado ultrapassagem). Na autoestrada/via rápida também não, fez as ultrapassagens todas pela esquerda, exceto em mudanças de direcção.
Quanto à condução “mad max”, que a Tesla suspendeu em 2018 e agora reintroduziu, também não vi nada. Dizem que pode exceder o limite de velocidade permitido. Olhando para o conta-quilómetros no canto superior esquerdo ecrã (em mph), na zona urbana o máximo que vi , em zona urbana foi 34 mph (55 kmh) na via rápida 78 mph (126 kmh), que está dentro do limite de velocidade legal.
Vai ser bonito.
Quem se lixa é sempre o mexilhão, neste caso, os outros condutores.
“… sem sequer precisar de segurar o volante” … “a condução autónoma não se limita simplesmente a deixar o carro levar-nos ao destino enquanto fazemos outra coisa.”
Não é esse o filme. O FSD da Tesla é de nivel 2 de automação que exige: “Intervenção humana constante: O condutor tem a responsabilidade total pelo veículo e deve estar sempre atento, com as mãos no volante e pronto para intervir.” É também o que diz a própria Tesla.
Precisa de ir com as mãos no volante … mas não precisa de o segurar, enfim … Agora fazer outra coisa sem ser olhar para a estrada, com o FSD não pode.
A apreciação da electrek sobre o momento escolhido pela Tesla para reintroduzir o modo Mad Max:
“A NHSTA iniciou quatro investigações separadas sobre FSD no ano passado. A empresa está a aguardar a decisão de um juiz num caso contra o DMV da Califórnia sobre a a utilização dos nomes de Autopilot e Full Self-Driving.
No meio de tudo isso, a Tesla decide lançar um recurso chamado Mad Max.
Mesmo que fosse incrivelmente seguro, seria muito idiota.
Como de costume, gosto de lembrar aos leitores que a Tesla não assume nenhuma responsabilidade pelo seu sistema ADAS, Autopilot e Full Self-Driving. Eles exigem que os motoristas prestem atenção o tempo todo e estejam prontos para assumir o controle. Eles podem cometer erros idiotas no pior momento.”
https ://electrek.co/2025/10/16/tesla-mad-max-full-self-driving-mode-ignores-speed-limits/
Aves Aves… Dá preguiça de ler os teus comentários 😛
Come o que eu quiseres … mas diz qualquer coisa que se aproveite 😉
Kkkk… Curti demais isso aí. Mas nem me pagando entro no carro.
Em Lisboa já é praticamente impossível chamar um comfort ou black e não calhar um tesla.
No outro dia podia jurar que estava a ser conduzido pelo JL
E…
Mad Max, o que ele inventa. Falta a motosserra no porta-bagagens.
Mas qual é a razão deste canal estar sempre com as piores críticas á Tesla e seu grupo?
É que nunca ou quase nunca se referem a outras marcas muitas vezes com o mesmo tipo de problemas!
Isso já é dos teus olhos. Repara que a notícia não tem nada de “piores criticas”, até é algo positivo. Mas há pessoas que, de tão martirizadas (ou fanáticas) pela vida, tudo o que veem entendem que é uma crítica negativa 🙂
Se já a conduzir normalmente é só bestas, então assim nem se vai poder sair à rua.
Já estou a ver o sistema a avariar e a ir do Marquês até ao Rossio a levar tudo à frente.
Com a avenida sempre parada só se for pelo passeio
O Elon Musk é um fora da lei! Mas os fanáticos pela marca já estão abrir os olhos e a voltar para carros a gasolina.
Loolll, ahh secalharya, sempre com o seu fanatismo típico.
“E mesmo que já tenha estado na origem de alguns incidentes”
Sim foram só 2 ou 3…