Tesla investigada por permitir que os condutores joguem enquanto conduzem
A Tesla é atualmente uma das mais poderosas empresas em todo o mundo, especialmente se nos focarmos no mercado automóvel. O carismático CEO, Elon Musk, é conhecido especialmente pelas suas ideias 'fora da caixa', mas parece que nem todas correm da melhor forma ou são aceites e compreendidas na sua plenitude.
Desta forma, agora a empresa dos carros elétricos está a ser investigada nos Estados Unidos por permitir que os condutores joguem videojogos enquanto conduzem.
Tesla investigada por permitir jogar enquanto se conduz
A National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA) abriu uma investigação formal devido à Tesla permitir que os condutores joguem videojogos através do ecrã touch central enquanto conduzem os seus carros. Através de um documento partilhado nesta quarta-feira (22), a agência norte-americana indica que o recurso se designa "Passenger Play" e que tal permissibilidade poderá afetar a atenção dos condutores, distraindo-os da condução e, consequentemente, aumentar o risco de acidente.
Esta ação segue assim uma queixa à entidade de que os carros Tesla estão equipados com a funcionalidade de jogabilidade, a qual permite que os jogos sejam jogados pelos condutores enquanto os veículos se encontram em movimento.
No documento partilhado, o Escritório de Investigação de Defeitos da NHTSA disse que a esta nova funcionalidade está disponível nos carros de Elon Musk desde dezembro de 2020. E antes dessa data, os jogos apenas podiam ser jogados enquanto os veículos estivessem parados.
A investigação da agência abrange cerca de 580.000 carros elétricos e SUVs dos modelos S, X, Y e 3 de 2017 a 2022. O objetivo da mesma é então "avaliar o potencial de distração do condutor do Passenger Play da Tesla enquanto o carro está a ser conduzido". Os investigadores vão então avaliar os aspetos do recurso, incluindo a frequência e os cenários da utilização do mesmo.
A queixa que originou esta ação foi avançada por Vince Patton, um proprietário de um Tesla Model 3 de 2021, que testou o recurso e descobriu que poderia jogar e navegar na Internet enquanto o carro estava em movimento. E embora diga que adora o seu carro e não tem nada contra a Tesla, Patton demonstra preocupação quanto a esta possibilidade e afirma que:
Alguém vai ser morto. É absolutamente insano.
A NHTSA precisa de proibir todos os conteúdos visuais e a navegação na Internet enquanto o carro estiver em movimento. Criar uma distração perigosa para o condutor é uma negligência imprudente.
Na quarta-feira foi feito um pedido à Tesla para comentar o caso, mas segundo o LA Times, a marca dissolveu o seu departamento de relações com a comunicação social.
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: LA Times
Neste artigo: carros elétricos, Jogos, Passenger Play, Tesla
Como assim das mais poderosas? a dona da Mercedes teve um lucro de 8.077M no primeiro semestre…
tem um parque que deve ser uns largos milhares de vezes superior ao da Tesla (isto é só um exemplo), também podemos afirmar que a LADA é das mais poderosas, depende do que estamos a falar (top1000 talvez).
A Tesla só demostra imaturidade como empresa, fazendo promessas e definindo prazos que não são atingíveis, alterando os preços após uma pré-compra, etc… enfim, não vou bater mais na empresa para não parecer um hater 😀
Parem de glorificar o que é estadunidense
“tem um parque que deve ser uns largos milhares de vezes superior ao da Tesla”
Isso é em veículos a combustão, porque em elétricos está a milhas da Tesla. E os a combustão estão a caminho de passar à história.
Verdade!
Ainda nao vi nenhuma promessa da Tesla que tenha ficado por cumprir, podem ter demorado mais a entregar mas nao entregar de todo ou dizer “Epah afinal nao”, ainda nao vi.
Também ainda nao os vi a alterar precos depois das pré-compras.
Qual é a marca de referencia ou líder de mercado dos veículos eléctricos?
Já não bastava o Autopilot para causar acidentes e agora isto…
é piloto automático o condutor vão ver a vista?