Tesla está agora a construir os seus Model 3 e Y sem sensores ultra-sónicos
A Tesla está a remover sensores ultra-sónicos dos seus Model 3 e Model Y, o próximo passo do plano do CEO Elon Musk de utilizar apenas câmaras e software para apoiar o seu sistema avançado de assistência ao condutor e outras características de segurança ativa.
A empresa anunciou as alterações cerca de 17 meses depois de ter dito que iria remover o radar dos seus veículos.
A partir deste mês, todos os Model 3 e Model Y construídos para a Europa, América do Norte, Médio Oriente e Taiwan deixarão de incluir os 12 sensores ultra-sónicos normalmente encontrados nos pára-choques dianteiro e traseiro dos seus veículos.
Os sensores ultra-sónicos, que medem a distância utilizando ondas ultra-sónicas, são geralmente utilizados como sensores de proximidade para suportar sistemas de segurança anti colisão, particularmente em momentos de baixa velocidade, como os estacionamentos.
A Tesla está a fugir ao "comum"
A decisão de se afastar do radar e dos sensores ultra-sónicos é uma abordagem contrária ao resto da indústria: que acrescenta e não remove sensores dos seus veículos para apoiar o sistema avançado de assistência ao condutor.
Os fabricantes de automóveis utilizam normalmente uma combinação de radar e câmaras para fornecer as características necessárias ao sistema avançado de assistência ao condutor como, por exemplo, a gestão de vias e mudanças automáticas de via.
A Tesla começou o seu plano Tesla Vision em 2021, quando removeu o radar dos Model 3 e Model Y fabricados na América do Norte, seguido pelo Model S e Model X em 2022. No início deste ano, a Tesla expandiu-o para incluir estes veículos nos enviados a clientes na Europa e no Médio Oriente. A empresa disse que a remoção dos sensores ultra-sónicos começará com os Model 3 e Model Y. Em 2023, incluirá os Model S e os Model X.
As ideias da gigante dos elétricos não param de surgir
A empresa disse que está também a lançar uma "rede de ocupação baseada na visão" que é utilizada no Full Self-Driving (FSD) Beta - para substituir as entradas geradas pelos sensores ultra-sónicos. A Tesla afirma que esta abordagem melhora o piloto automático, dando-lhe uma visibilidade de maior alcance e a capacidade de identificar e distinguir diferentes objetos.
A Tesla afirmou ainda que, inicialmente, qualquer veículo entregue aos clientes sem os sensores terá características limitadas ou inativas, tais como assistência de estacionamento. Essas características serão eventualmente restauradas através de atualizações de software por via aérea, disse a empresa.
Leia também...
Este artigo tem mais de um ano
No próximo ano anunciam que as viaturas não vão ser fornecidas com os cabos de carregamento…terão de ser adquiridos à parte tal como os carregadores da Apple! E está em estudo o mesmo sistema para os para-brisas…
Leio a notícia ao menos ?
Carros cada vez mais despidos…
Entao ? Os sensores que muitos problemas dão falem todos os carros fazem falta ? Já que arranjaram uma forma de não os usar e fazer o mesmo.
Interessante que a Tesla não apresenta nenhuma informação tecnica pomposa (típico do Musketter) para explicar a remoção dos tipos sensores. Pior, vão cair funcionalidades até que consigam resolver as mesmas com a Tesla Vision (Park Assist, Autopark, Summon e Smart Summon).
Interessante saber que é a marca que mais dificuldades tem para estacionar. Sim, foi bem testado e pior é que versões mais recentes ainda estão piores.
Com isto não estou a dizer que Tesla Vision não seja fantástico/revolucionário mas… como depois podemos ver, nos FAQ da Tesla tem uma pergunta/resposta que deixa-me a perguntar… porquê manter os ditos sensores activos nos carros actuais quando, supostamente, conseguiriam desactivar remotamente?
“Will vehicles equipped with ultrasonic sensors have their functionality removed?
At this time, we do not plan to remove the functionality of ultrasonic sensors in our existing fleet.”
Como, infelizmente, o histórico desta empresa não tem sido boa em manobras de marketing, ficam as duvidas: Será tem haver com a falta de componentes que se sente no mundo (A BMW substituiu botões/ partilhado aqui no PPW e tudo)? Será que existe incompatibilidade? Ou é uma questão de marketing, logo, financeiro, cobrar para se ter funcionalidades extra?
mum….
Apresenta, as funcionalidades continuam a ser as mesmas, sem usar esses sensores.
Com todo o gosto:
Forward Collision Warning
Automatic Emergency Braking
Lane Departure Warning / Avoidance
Emergency Lane Departure Avoidance
Pedal Misapplication Mitigation
Auto High Beam
Autowiper
Blind Spot Collision Warning Chime
AutoSteer†
Auto Lane Changes
Navigate on Autopilot
Traffic Light and Stop Sign Control
A pergunta que fica: Tanta funcionalidade que dão continuidade mas removem algo como os apoios no estacionamento? Algo que os carros da Tesla não cumprem tão bem!
Ah… o mais importante é o carro andar “sozinho” para a frente do que ajudar a estacionar… prioridades… financeiras.. compreendo.
Huh? Dão problemas onde?
A Tesla é que corta custos em tudo…o que é necessário. Os clientes tapadinhos não se importam porque nunca tiveram um carro antes…
Em qualquer carro, nunca teve problemas de sensores de estacionamento ? eu já varias vezes.
Tapadinho é você, não leu que a funcionalidade está lá na mesma, os sensores não estavam lá a fazer nada.
Espero uma descida de pre¢o
A Tesla não pára de surpreender pela pior!! Não tarda não vai trazer luzes pelo andar da carroça!!
Leste a noticia ao menos ? é que tudo continua a funcionar os sensore basicamente nem eram usados é mesmo que tirar 3 parafusos do carro
Depende dos parafusos que tirares… Se for de uma roda 3 parafusos a menos fazem muita diferença 😛
Já recebi o meu Model Y sem sensores, já estava encomendado(com sensores, é claro), nem avisaram. E confirmo que faz muta falta, não é que não tenha as camaras, mas uma pessoa não pode olhar para todo o lado, lá acontece o dia que metes a marcha atrás mas não olhas para a camara e um adulto idoso passa devagarinho( ou uma criança) e não tem a reação rapida de fugir e arranjaste um problema para o resto da tua vida. Tudo para poupar oquê, 150€ ? Uma coisa que até devia ser obrigatorio ?
Outra coisa, agora também não aceita pens de musica, se queres musica usa o radio , ou então o Spotify a 10€ por mês. Que ridiculo. Um carro de 50 M€ …
Dá para mp3 desde que se sigam alguns passos:
https://youtu.be/IT5_aNMDgCY
Obrigado, vou experimentar, mas os funcionários da Tesla não dizem nada sobre isto. Dizem que foi desativado por receio de “importar vírus”
Tiraram os sensores de estacionamento por receio de importar virus ? LOOOOOOOOOOOOOOOL
Já ouvi muitos disparates sobre o assunto, mas este é novidade. 😀 😀 😀 😀