Tesla está a acumular stock de carros elétricos não vendidos em parques de estacionamento?
A procura por carros elétricos caiu, recentemente, ainda que se mantenha em níveis que motivam a indústria a produzir mais alternativas. Estará a Tesla, um dos players mais relevantes deste setor, por isso, a acumular o stock de veículos em parques de estacionamento?
No último trimestre, a Tesla produziu 433.371 unidades dos seus veículos elétricos. Dessas, entregou 386.810. Contas feitas, falamos de 47.000 carros elétricos a mais. Este excedente dever-se-á a uma série de fatores, nomeadamente, o abrandamento das vendas de veículos elétricos, a crescente concorrência e a liderança caótica da empresa.
O principal fator disso foi um aumento no stock devido a uma incompatibilidade entre as produções. Esperamos que o stock acumulado seja revertido no segundo trimestre e o free cash flow volte a ser positivo.
Disse o diretor financeiro da Tesla, Vaibhav Taneja, sobre os 2,5 mil milhões de dólares de free cash flow da empresa.
Curiosa sobre o destino que os carros da Tesla em stock tomaram, Rani Molla, do website Sherwood, foi pesquisar:
Utilizei imagens de satélite e análises de deteção de objetos do marketplace de observação da Terra SkyFi, para dar uma vista de olhos a algumas imagens da Gigafactory da Tesla nos arredores de Austin, Texas.
Comparando uma quinta-feira de outubro passado com uma quinta-feira de março, pode ver-se que os parques de estacionamento assinalados a verde nas imagens abaixo ficaram muito mais cheios.
Partilhou a jornalista, revelando as imagens mencionadas. Estas mostram os parques de estacionamento que guardam os modelos produzidos antes de serem expedidos, segundo um chefe de produção da Gigafactory, que foi recentemente despedido, ao Sherwood.
Rani Molla explorou, também, imagens de satélite do Chesterfield Mall, um centro comercial a ser demolido a oeste de St. Louis, onde o Jalopnik informou anteriormente que a Tesla tem armazenado o excesso de stock.
A jornalista continuou e explicou que, apesar de não ter sido possível obter imagens de satélite comparáveis da fábrica da Tesla em Fremont, uma série de vídeos feitos com drones por um YouTuber mostra o que "parecem ser lotes cada vez mais apertados em toda a área da fábrica".
Apesar de alguns dos modelos da Tesla estacionados pelos vários parques poderem, de facto, estar prontos a seguirem para clientes, a verdade é que parecem estar a acumular-se... Eventualmente, Elon Musk publicará, no X, uma justificação.
Odeiam tanto o Musk que até já perseguem a fábrica de teslas, tudo é notícia.
Acho que não tem nada com odiar alguem, talvez os eletricos estejam a passar de moda…..
Vocês quando dizem que está a passar de moda não tem noção do que dizem.
As marcas investiram muito más muito para produzir elétricos, não vão deitar é-se dinheiro fora.
Muitos já estão a usar grande parte desse investimento para voltar à combustão, usando as plataformas para carros EV para produzir carros a combustão.
Não se perde tudo.
Continua a sonhar e achar que é mesmo verdade.
Cada vez há mais carros elétricos a circular nas ruas.
https://www.axios.com/2024/01/19/ev-cars-ford-lightning-gm-chevy-blazer-cuts
https://www.axios.com/2024/01/19/ev-cars-ford-lightning-gm-chevy-blazer-cuts
Está na hora do presidente optar por um elektro para saber o que custa a vida.
Este Cadillac com um motor V8 a gasolina de 8100cc é muito poluidor!
https://animagraffs.com/cadillac-one/
E é bom que troque o seu carro pessoal, uma sucata Chevrolet Corvette Stingray de 1967 com motor V8 de 5400cc, com mais de mais de 50 anos. Tem que aderir ao programa de veículos em fim de vida e trocar por outro elektro tb.
Cada vez se vê mais é híbridos e a aumentar a olhos vistos, elétricos nem por isso.
Já para não desprezar que este ano à fábrica de Berlim já parou 4x, num total de 5 semanas.
Tivessem feito a fábrica em Portugal, tinham ficado melhor servidos.
Lábia Portugal ter q reabrir as centrais a carvão.
Forma de trabalhar dos Alemaes, já na Autoeuropa é a mesmas coisa sempre a parar a producão
Os governos que passem a taxar o gasóleo pela mesma medida da gasolina que vão ver o que é corrida a sério aos eléctricos.
Acho bem, depois não te queixes é que a comida sobe no supermercado…
Grande parte da frota de camiões que transporta a comida é eletrica não é?
Podes taxar o consumidor final sem taxar as empresas, exemplo disso é na energia eletrica, qualquer empresa com contratos especiais paga significativamente menos por kwh que tu em tua casa, pois os valor da TAR são muito mais baixos.
lembro-me a uns anos paga 16cent mais IVA e a empresa onde trabalhava era 8 ou 10 contrato de alta tensão.
Sempre podem usar o modelo da nova Zelândia. Carros a gasóleo até
3500 kgs pagam um selo de circulação dw valor igual aos elektros por cada 1000 kms.
És mesmo grunho.. Claro porque toda a gente tem dinheiro para comprar um elétrico não é? Ou toda a gente tem condições para carregar um. As vezes antes de se falar ou escrever usar um bocadinho a cabeça
És mesmo Fusion, que é como quem diz, fujam, fujam. Como se todas as famílias ditas ‘pelintras’ da classe média assalariada que têm carrinho pequeno a gasolina ganhassem para a pagar ao preço cretino a que está subsidiando fiscalmente o gasóleo barato para SUVs e altas cilindradas da burguesia exploradora. Esses têm mesmo condições para comprar elétrico, e pelo menos deixam de empestar a atmosfera.
Ofereço 25000€ por um Y.
E eu espero até os chineses oferecerem melhor e mais barato que o Y.
Eu comprei o meu Tesla 3 Long Range por 20.300€ com 18.000km, de 2022 em muito bom estado
Era este? Reparado de perda total e nem deste por isso…
https://m.olx.pt/d/anuncio/tesla-modelo-3-dual-motor-long-range-de-2020-autonomia-530km-IDIfg8i.html?ad_reason_recommended_items=653795722,653846872,655438380,654484356,654361515,655064670,634622977,655090450,654979844,654358836,654149706,652624945,655438473,655550105,655174144,654829667,654817229,655386795,655225561,650590021,655503870,655382910,654559550,651144033,651768654,655417056,637837475,655064100,655504550,653253814&reason=ip%7Ccool_rec_platform
O que não falta são carros de perda total reparados e nem dás por isso…
Se calhar o teu até foi nesta situação.
Fizeste bem, agora tens de pagar para te ficarem com ele
Isso são carros que estão á espera de componentes para os terminarem…
😀
Não há notícias de jeito!
Ora é o Musk, ora a Tesla… ora os chineses, ora os eléctricos…
Os chineses produziram mais do que “conseguiam” os defeitos já vão surgindo…
A tesla continua a vender mas não tanto…
VÊ vieram para ficar… mas estamos numa época que não podemos dar ao luxo de trocar de carro…
Os carros em geral estão com preços proibitivos…
Tudo aumentou… a malta acalmou as trocas…
O mercado acalmou imenso…
O essencial apenas o resto está estagnado… até ver estas guerras e mercados como vão reagir com estas brigas…
Ninguém disse que VE são a solução… nem ninguém disse que os motores a combustão eram a única causa… há muito para se fazer pela Natureza…
Mas sobretudo saber escolher o que lhes é mesmo necessário! Apenas isso!
Nao fora em 2023 a Toyota ter batido todos os records e a Stellantis e a VW terem subido significativamente e até podias ter razão.
Desta forma é só a Tesla a afundar. Não há como negar.
O stock já é de tal forma grande que se preparam para oferecer 6000€/carro de “desconto ambiental ” a ver se começam a escoar alguma coisa. loool
Comparamos o incomparável!
Tesla produz 5 modelos não é?
Os restantes grupos produzem quantos modelos? E mesmo assim a tesla ameaçou e abalou o mercado…
Não sou fã de nenhum modelo mas é a realidade… tudo anda desejoso de ver a tesla cair… apenas pela forma que o presidente reage e que não agrada a ninguém… mas factos… ele mexeu onde ninguém se atrevia a mexer… e obviamente todos o querem ver pelas costas…
Mas pronto… apenas uma observação…
Factos é que se forem a estrava observar… há menos veículos novos a circular… no geral! O abrandamento é sentido pela instabilidade política em vários pontos do globo!
Tem poucos modelos e acumula stock. Agora imagina se tivesse muitos modelos looolooolool
Imaginar o que não existe?
Stellantis : Abarth, Alfa Romeo, Chrysler, Citroën, Dodge, DS, Fiat, Jeep, Lancia, Maserati, Opel, Peugeot, Ram, and Vauxhall.
Volkswagen Group: Audi, Bentley, Cupra, Jetta, Lamborghini, Porsche, SEAT, Škoda and Volkswagen brands, Ducati , light commercial vehicles under the Volkswagen Commercial Vehicles brand, heavy commercial vehicles via the marques of the listed subsidiary Traton (Navistar, MAN, Scania and Volkswagen Truck & Bus). Volkswagen tem 3 joint ventures, FAW-Volkswagen, SAIC Volkswagen and Volkswagen Anhui.
Etc etc… e mesmo assim o Model Y foi um dos carros mais vendidos mundialmente … a fresta de marcas como o Toyota Rav 4 et o Toyota Corola!
Uma vez mais meu caro, falar barato é denegrir sem provas e criar imaginações ou suposições… não vais lá!
Não defendo a tesla nem os EV nem tão pouco os veículos a combustão que na Europa terão de se adaptar…
Não falo de preços, falo da forma como chegamos a un stand e queremos escolher um carro e os preços são tão dispares, a variedade de escolha em opções e preços é tão vasta para em muitos casos 4 anos depois não valerem nada…
Exemplo…
Vão ao stand procurar um ix3 comparável em tudo que o Model Y oferece… mesmo que um eléctrico não custe nada ao fim de 5 anos…
O iX3 custa quase o dobro… sendo que farão os mesmos km no fim de 5 anos ninguém o quer pq a bateria já está com perto de 100mil… logo o ix3 não custará nada nem o Y… mas pelo preço do Y ao fim de 5 anos ainda posso voltar a comprar um Y por mais 5 anos em 10 anos terei um Y com x desgaste mas terei o velhinho ix3 com 10 anos de vida
Não sei se me fiz compreender…
15mil em gasolina é bastante sim mas meu caro, então compra um VW polo para poupares esses 15mil em gasolina pq sim esse é poupadinho… com 95cv e custa 25mil eur!
Só podemos comparar veículos similares… atenção!
Arranja-me um carro a combustão, novo que custe a volta de um tesla model 3 dual motor e que ofereça tudo o que a tesla oferece… e aí podes verificar que bom poupadinho e barato já lá foi o tempo!
Tens aqui o Octavia que bate o model 3 em tudo e custa menos 20.000€ que o model3:
25https://ofertas.skoda.es/?modelo=NUEVO_OCTAVIA_RUNOUT&acabado=ambition-plus.
Já agora o que é q o model3 oferece para além de uma carrada de permanentes de dores de cabeça?
Apresentas produtos da vizinha Espanha?
Não estou a dizer que tesla é o supra-sumo! Estou a dizer que pelo que um tesla oferece… qual a marca que oferece o mesmo por um preço equivalente?
Bancos aquecidos
Bancos arrefecidos
Bancos eléctricos com memória!
Vídros eléctricos com memória
Porta traseira com fecho automático
Volante regulavel electronicamente e com memória,
Eficiência energética para um carro com a potência que tem! (Ev.database.org)
Deteção da sinalização (e em caso de Cruise control basta clicar no sinal do ecrã e automaticamente segue essa velocidade)
Som fenomenal
Tudo isto e mais com um software funcional… (testei um Renault e-Megane e um Polestar 2 Performance e o software ui que confusão)
Falta apenas os sensores de estacionamento… uma única queixa que tenho relativamente aos Tesla como um radar lidar)
Coisas que em alguns carros de valores muito superiores que não oferecem… mesmo tendo um preço exorbitante…
Podia ser melhor o Tesla? Claro que sim… mas para uma marca que há meia dúzia de anos no mercado conseguiu abanar a indústria automóvel com mais de 100 anos e muitas delas partilham ainda hoje pés mesmos defeitos de fabrico que a tesla tem… contudo, a Tesla tem melhorado imenso!
Acho que em vez de criticarmos acho que devíamos ver carros similares…
Um tesla Y com tudo o que em cima descrevi é uma cá de 514cv fazer mais de 500km por carga… são poucos os carros no mercado que oferecem o mesmo pelo mesmo preço…
Skoda?
Audi com imensos problemas nos eléctricos.
VW com alguns problemas nos eléctricos.
Plataforma MBE da VW partilhada entre VW, Audi, Skoda e Ford Ranger…
Todos têm as suas coisinhas…
Skoda… cuidado com o motor que escolhes… motor 1.4 gasolina da VW com corrente… partiam as correntes …. Ou bebem óleo, ou água… tive um 2.0tsi que não precisava de fazer revisões… entre mudanças de óleo consumia quase 10L de óleo a mais… foi entregue com 225mil km…
Mais alguma coisa a acrescentar?
Apresente-me um carro seja ele qual for a rondar o preço da Tesla e que possua tudo o que descrevi ou mais?
Que faça 500km mínimo e tenha mais de 400cv
Obrigado
Haja guito e vão continuar a vender … até que toda a gente com guito já tem e depois a malta sem guito nem sequer tem para comprar em segunda mão . As empresas têm sido o maior motor destas vendas, tal como já o eram nos carros premium graças a mega descontos . Estou curioso de ver o mercado de usados daqui a 2 ou 3 anos . Cá em Portugal os usados têm preços pornograficos! Um carro de 30.000€ por exemplo em Inglaterra, ao fim de 4 anos deve valer uns 8 a 10.000. Cá pedem por volta de 18.000 . No caso dos elétricos estou curioso de ver pois sabemos que, sendo muitos de empresa, os condutores não se preocuparam com cargas rápidas e em poupar a longevidade das baterias. Não sei se o mercado dos compradores de usados estará muito confortável por esse mot
Portugal ainda não está preparado para!
Seja em posto de carregamentos e manutenção desses postos, seja mentalidade!
Há um ano ou dois, foi notícia no Algarve o engarrafamento após um dia de praia…
Ora vejamos, se eu sei que vou precisar faço-o atempadamente… mas não.. ztodomo mundo deixou para o fim e foi o que foi…
Há que mudar hábitos e isso, somos conhecidos que deixamos sempre tudo para o último dia, último instante…
Nesses casos, comprem um Renault 4 em condições ou um mini dos antigos capota de lona… e vão se divertir… o resto é conversa…
Mas a culpa não é apenas da sociedade… o estado está deveras muito atrasado na electrificação… logo para evitar… instalem um carregador em casa e façam a vossa vida descansados e para aqueles que não têm possibilidade devido a não terem garagem ou outras barreiras…carreguem atempadamente ou tentem ver se os vossos patrões colocam carregadores no vosso local de trabalho! Mas não têm de mudar… façam o que for melhor para vocês e o que lhe for mais conveniente… poderem bem!
“…mentalidade!
Há um ano ou dois, foi notícia no Algarve o engarrafamento após um dia de praia…”
Esta ainda nem tinha sido falada.
Oh pessoal, eu como tenho uma mentalidade pró elektra, que é assim q deve ser,vou ali pró posto de carregamento passar o dia de praia. No fim do dia passo aqui para vos vir buscar.
São condicionantes atrás de condicionantes …
A condicionante é que estávamos habituados ao tarde e mal e com o eléctrico tens de pensar antes! E isso custa a mudar …
Vais à praia, sabes que estarão milhares, carregas antes de ir… simples à tarde evitarás o engarrafamento tipo do tarde e mal!
Se fores sózinho é lá contigo. Eu qd vou com a família prá praia já lá devia estar.
Passo!
Claro que sim, claro que já devias estar… carregas no dia anterior… sei lá! Organizas-te com a família e veem o melhor!
Uma vez mais eu se for de férias tb não quero um eléctrico! Porque não quero estar parado a carregar… mas isto é porque ainda estou preguiçoso porque podes carregar na cidade e visitar algo enquanto carrega e lá está! Tudo uma questão de planeamento coisa que não estamos habituados! Porque tudo funcionou a volta dos combustíveis!
Actualmente : para quase 20mil km tenho um gasto de 1200 e só está nesse valor porque não carrego sempre onde me é mais barato!
Em menos de um ano!
Um a gasóleo tanque de 60L que faça 800km por tanque a 1.7L terias gasto uma coisa para cima de 2500… para a mesma km! Fora revisões!
Ahhhh já me esquecia… claro que o carro custou menos 25mil do que o eléctrico… e não tem vidros eléctricos, ar condicionado, estofos de palha, e gps usas o telemóvel… e o fecho centralizado é manual! Estou a brincar… vá eu entendo todo o mundo, e compreendo quem seja a favor e quem seja contra… mas não defendo nenhum! Eu defendo unicamente a minha carteira… já tive carros a diesel, carros a gasolina desde 170cv a 520cv… 2.0L é 3.0L e acredita compensa…
A única coisa que posso dizer… em longas viagem sim, um eléctrico é chato! Nunca fiz mas entendo… de férias apenas pela tranquilidade de não pensar onde quando e como… dado que não é o nosso “habitat” mas na nossa zona normal e diária? Eé do melhor… e melhor se puderem ter carregador em casa!
Abraço!
Ninguém quer Teslas. Só dão problemas e são mal construídos. E as atitudes infantis do Musk são a cereja no topo do bolo.
Isso atualmente é um mito urbano. Quem diz isso está a falar “bobage” 😉 até porque, em geral, a indústria automóvel está muito competente. Mas, há quem continue a insistir na tecla…
@Vitor M.
+1
@TdSR tenta ver se consegues um teste drive… e não leias asneiras… vai com mente aberta e experimenta…
@TdSR
Ninguém vos obriga a comprar um! Mas quero ver o que compram, a que preço e qual o alcance por carga de bateria!
Ainda não encontrei nenhum na Europa, com preço qualidade igual como a Tesla oferece…
Foi um dos veículos mais vendidos mundialmente o Model Y
Teslas e qualidade na mesma frase? Huuuummm…
@Yamahia
La estás tu…
Sim para a qualidade que oferecem, aliado ao que oferecem ao cliente… comparado com outras marcas… centenária… aquelas que tanto apregoam mas que não assumem os defeitos nos motores, injectores e afins… como Renault, BMW, VW, etc… esses tem imensa qualidade… só que não… é não assumem! A Tesla assumiu e corrigiu nos modelos seguintes parte dos problemas… as marcas centenárias ainda hoje corrigem problemas…
Mas pronto… Tesla é que não presta…