Tesla terá comprado DeepScale, a startup focada em IA para condução autónoma
A Tesla tem nos seus planos colocar uma frota de táxis autónomos nas estradas ainda este ano. É uma meta difícil de cumprir, mas que a empresa está a encarar como sendo um objetivo sensível para o seu futuro.
Para provar isso mesmo, há fortes indícios que terá comprado agora uma empresa especializada. A DeepScale será uma ajuda preciosa, uma vez que se especializou e está focada em sistemas de IA para a condução autónoma.
Quando apresentou os seus planos, Elon Musk mostrou que os Tesla não vão precisar de sistemas adicionais para terem condução autónoma. Acredita que apenas com as câmaras e os sensores presentes os seus carros vão conseguir conduzir sozinhos e de forma autónoma.
Uma aposta da Tesla na condução autónoma
A verdade é que se o AutoPilot já tem uma maturidade grande, o que temos visto no Smart Summon deita por terra esta ideia. A Tesla parece estar a precisar de uma ajuda para conseguir cumprir as suas metas. É então aqui que entra a DeepScale e a sua abordagem.
Esta startup tem estado a trabalhar em sistemas de visão e de IA para carro. A grande diferença é que aposta em sistemas de menor capacidade de computação e no que deles consegue retirar. Assim, e ao contrário da Google e de outros, os Tesla podem rapidamente ganhar autonomia com o hardware presente.
Com uma vertente forte em deep learning, procura otimizar os recursos usados. É o parceiro ideal para a Tesla, que recentemente mostrou também o seu próprio processador. Este está já nos seus carros mais recentes.
Falta confirmar a compra da startup DeepScale
Este é ainda um negócio que precisa de ser confirmado de forma oficial. No entanto, as provas parecem ser óbvias. O CEO da DeepScale publicou esta semana no LinkedIn uma atualização quase a confirmar. Nela referia que se tinha juntado à equipa do Autopilot da Tesla.
Esta parece ser uma compra muito importante para a Tesla. Com todo o know-how desta startup vai certamente conseguir acelerar o seu objetivo. A condução autónoma nos Tesla vai ser uma realidade e muito mais cedo do que o pensado.
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: CNBC
Não percebo a insistência em não usar algumas tecnologias e tentar apenas um conjunto mais limitado de sensores.
O uso apenas de câmeras e radar não é óptimo.
A insistência em não usar lidar, por exemplo, é um erro.
Quem paga o que paga por um Tesla, se lhe for pedido um preço maior mas se for explicado que a segurança é superior, o utilizador paga.
Sabes o preço de um lidar sabes o que implica colocalo num carro? um Lidar é o que a crew dragon usa para acopular com a ISS por isso num carro era meio estranho, é possível fazer condução autonoma so com camaras e radares so que bastante mais difícil implica muito mais trabalho de software mas sabes uma coisa a google quando comçou também comprou servidores fraquinhos e optimizou tudo com software enquanto outros investiam em servidores de alta performance advinha quais é que são uma das maiores empresas atualmente. A segurança é a mesma quando tudo estive optimizado apenas com o lidar optimizas muito mais rapido
O preço do Lidar, como tudo, muda na medida em que a sua adopção é maior.
Uma web cam era cara a quando das primeiras, hoje há para todos os preços, e neste momento, para venda ao publico (para empresas é bem mais barato) já existem Lidars relativamente acessíveis para investigação e desenvolvimento. (claro que para a bolsa dos portugueses, infelizmente, ainda é caro, somos os pobretanas da Europa).
E esta afirmação “…, é possível fazer condução autónoma so com camaras e radares so que bastante mais difícil …” é comparares algo não comparável, porque primeiro, temos de definir os limites do aceitável em termos de segurança e percepção do meio envolvente, e só depois podemos “comprar” resultados entre diferentes implementações.
Tendo o radar como finalidade avaliar a distancia relativa de objectos á volta do veiculo, não há muita percepção de como é a forma do objecto, portanto, tanto pode ser um saco de plastico grande como pode ser um cão.
Usando as cameras, estas têm limitações muito dificeis de ultrapassar, como por exemplo, luminosidade/ou a falta da mesma, condições atmosfericas adversas, como chuva torrencial, ou nevoeiro, ou os problemas de captura de imagem em que está um sol brilhante mas há uma zona escura num recanto de uns edifícios na cidade, deixando a camera “cega” naquela zona, etc…
Portanto, acrescentando um Lidar, os problemas que te referi “desaparecem”.
Ou seja, cameras + lidar + (novos sensores entretanto pensados) são o caminho para nível de autonomia 4 e principalmente 5.
” A segurança é a mesma quando tudo estive optimizado apenas com o lidar optimizas muito mais rapido” <– Do que te resumi acima, esta tua afirmação é totalmente errada. O Lidar permite a percepção do meio envolvente, é um input de dados, não há nenhuma optimização aqui. Há é um conjunto de dados que vêem do Lidar, que em combinação com os dados da geolocalização, com os dados das cameras, permite depois a qualquer algoritmo (determinístico ou não) ter uma taxa de precisão muito superior.
PS: escrevi no google Lidar, primeiro site: https://ouster.com/
Venda ao publico, 3500 dollars, para 120m de alcance e a resolução vertical mais baixa, ou seja, em 30 segundos achei isto, logo qualquer grande empresa de carros europeia, americana ou japonesa, esmaga este valor para 1/5 a 1/10 desse valor, e isto já hoje, daqui a uns 2/3 anos ainda é mais barato. O problema não está no preço do Lidar, está na parte tecnológica, já que combinar diversos inputs de dados num so "streaming" de dados a computar, não é nada fácil.
O LIDAR resolve facilmente muitos do problemas da condução autónoma. É um facto. Mas também é um facto que não resolve todos os problemas.
E o que é um sistema desenhado para a autonomia mas que não resolve todos os problemas necessários à autonomia? Eu ajudo: é um sistema NÂO autónomo.
Quem usa LIDAR vai ter que resolver também o problema da computer vision.
Quem usa apenas câmaras tem que resolver “apenas” o problema da computer vision.
Desde o inicio da história da condução, o “sistema” responsável por ela sempre conduziu com apenas duas “câmaras”.
A Tesla tem, na minha opinião, a estratégia que, apesar de não dar os resultados esperados a curto prazo, é a mais prometedora. Além disso têm a ferramenta mais importante no meio de isto tudo: a capacidade de aprendizagem e treino da rede neural, apoiada na recolha de dados por parte de uma frota de centenas de milhar de carros, todos os dias e em cenários reais. Como se costuma dizer, é LIDAR…
Para os mais esquecidos relembra-se que o “grande” guru da Tesla anunciou em 2016 que em 2018 os seus veículos seriam totalmente autónomos… Claro que isto vem demonstrar em fins de 2019 que o homem não sabia exactamente o que estava a dizer. A necessidade de comprar esta empresa confirma que andam meios perdidos e que precisam de ajuda externa para se auto-pilotarem…
https://www.tesla.com/support/autopilot
Literalmente perdidos, digo eu!
so uma pequena alteração da realidade ele disse que iam ser completamente autónomos em AE que na realidade já são ultrapassam sozinho mudam de autoestrada sem precisar de nenhum input, mesmo em parques de estacionamento podes chamar o carro e ele vem ter contigo sozinho é bastante útil quando esta a chover, ” andam meios perdidos” epa eu também gostava que a minha empresa andasse meia perdida que fosse a mais avançado do ramo é que nenhum carro faz o que o tesla faz just saying mas ya andam meio perdidos
aconcelho te a ver un vídeos de o que um tesla é capaz de fazer em autopilot uma empresa que começou em 2012 é a mais avançada em termos de condução autonoma, e ainda há muita coisa que aguarda aprovação e leis que consigam estar a altura dos carros autónomos mas quem é o grande guro da tesla comparada com o grande guro dos comentários do pplware enquanto ele criou uma empresa de carros do 0 e tem os elétricos mais avançados os únicos com atualização OTA os mais avançados em conduçao autonoma, criou a primeira empresa privada a chegar a orbita o primeiro foguetão a aterra na vertical e ser reutilizado enquanto tu continuas aqui a faer figuras na secção dos comentarios