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Tesla terá comprado DeepScale, a startup focada em IA para condução autónoma


Fonte: CNBC

Apaixonado por tecnologia, encontro no Pplware a forma ideal de mostrar aos outros os meus conhecimentos e de partilhar tudo o que me interessa neste intrincado universo

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  1. Popcorn says:

    Não percebo a insistência em não usar algumas tecnologias e tentar apenas um conjunto mais limitado de sensores.
    O uso apenas de câmeras e radar não é óptimo.
    A insistência em não usar lidar, por exemplo, é um erro.
    Quem paga o que paga por um Tesla, se lhe for pedido um preço maior mas se for explicado que a segurança é superior, o utilizador paga.

    • Joao says:

      Sabes o preço de um lidar sabes o que implica colocalo num carro? um Lidar é o que a crew dragon usa para acopular com a ISS por isso num carro era meio estranho, é possível fazer condução autonoma so com camaras e radares so que bastante mais difícil implica muito mais trabalho de software mas sabes uma coisa a google quando comçou também comprou servidores fraquinhos e optimizou tudo com software enquanto outros investiam em servidores de alta performance advinha quais é que são uma das maiores empresas atualmente. A segurança é a mesma quando tudo estive optimizado apenas com o lidar optimizas muito mais rapido

      • Pouco Quente says:

        O preço do Lidar, como tudo, muda na medida em que a sua adopção é maior.
        Uma web cam era cara a quando das primeiras, hoje há para todos os preços, e neste momento, para venda ao publico (para empresas é bem mais barato) já existem Lidars relativamente acessíveis para investigação e desenvolvimento. (claro que para a bolsa dos portugueses, infelizmente, ainda é caro, somos os pobretanas da Europa).

        E esta afirmação “…, é possível fazer condução autónoma so com camaras e radares so que bastante mais difícil …” é comparares algo não comparável, porque primeiro, temos de definir os limites do aceitável em termos de segurança e percepção do meio envolvente, e só depois podemos “comprar” resultados entre diferentes implementações.
        Tendo o radar como finalidade avaliar a distancia relativa de objectos á volta do veiculo, não há muita percepção de como é a forma do objecto, portanto, tanto pode ser um saco de plastico grande como pode ser um cão.
        Usando as cameras, estas têm limitações muito dificeis de ultrapassar, como por exemplo, luminosidade/ou a falta da mesma, condições atmosfericas adversas, como chuva torrencial, ou nevoeiro, ou os problemas de captura de imagem em que está um sol brilhante mas há uma zona escura num recanto de uns edifícios na cidade, deixando a camera “cega” naquela zona, etc…
        Portanto, acrescentando um Lidar, os problemas que te referi “desaparecem”.
        Ou seja, cameras + lidar + (novos sensores entretanto pensados) são o caminho para nível de autonomia 4 e principalmente 5.

        ” A segurança é a mesma quando tudo estive optimizado apenas com o lidar optimizas muito mais rapido” <– Do que te resumi acima, esta tua afirmação é totalmente errada. O Lidar permite a percepção do meio envolvente, é um input de dados, não há nenhuma optimização aqui. Há é um conjunto de dados que vêem do Lidar, que em combinação com os dados da geolocalização, com os dados das cameras, permite depois a qualquer algoritmo (determinístico ou não) ter uma taxa de precisão muito superior.

        PS: escrevi no google Lidar, primeiro site: https://ouster.com/
        Venda ao publico, 3500 dollars, para 120m de alcance e a resolução vertical mais baixa, ou seja, em 30 segundos achei isto, logo qualquer grande empresa de carros europeia, americana ou japonesa, esmaga este valor para 1/5 a 1/10 desse valor, e isto já hoje, daqui a uns 2/3 anos ainda é mais barato. O problema não está no preço do Lidar, está na parte tecnológica, já que combinar diversos inputs de dados num so "streaming" de dados a computar, não é nada fácil.

        • IonFan says:

          O LIDAR resolve facilmente muitos do problemas da condução autónoma. É um facto. Mas também é um facto que não resolve todos os problemas.
          E o que é um sistema desenhado para a autonomia mas que não resolve todos os problemas necessários à autonomia? Eu ajudo: é um sistema NÂO autónomo.

          Quem usa LIDAR vai ter que resolver também o problema da computer vision.
          Quem usa apenas câmaras tem que resolver “apenas” o problema da computer vision.

          Desde o inicio da história da condução, o “sistema” responsável por ela sempre conduziu com apenas duas “câmaras”.

          A Tesla tem, na minha opinião, a estratégia que, apesar de não dar os resultados esperados a curto prazo, é a mais prometedora. Além disso têm a ferramenta mais importante no meio de isto tudo: a capacidade de aprendizagem e treino da rede neural, apoiada na recolha de dados por parte de uma frota de centenas de milhar de carros, todos os dias e em cenários reais. Como se costuma dizer, é LIDAR…

  2. Rui says:

    Para os mais esquecidos relembra-se que o “grande” guru da Tesla anunciou em 2016 que em 2018 os seus veículos seriam totalmente autónomos… Claro que isto vem demonstrar em fins de 2019 que o homem não sabia exactamente o que estava a dizer. A necessidade de comprar esta empresa confirma que andam meios perdidos e que precisam de ajuda externa para se auto-pilotarem…

    • João Coelho says:

      Literalmente perdidos, digo eu!

    • Nuno says:

      so uma pequena alteração da realidade ele disse que iam ser completamente autónomos em AE que na realidade já são ultrapassam sozinho mudam de autoestrada sem precisar de nenhum input, mesmo em parques de estacionamento podes chamar o carro e ele vem ter contigo sozinho é bastante útil quando esta a chover, ” andam meios perdidos” epa eu também gostava que a minha empresa andasse meia perdida que fosse a mais avançado do ramo é que nenhum carro faz o que o tesla faz just saying mas ya andam meio perdidos

    • Diogo says:

      aconcelho te a ver un vídeos de o que um tesla é capaz de fazer em autopilot uma empresa que começou em 2012 é a mais avançada em termos de condução autonoma, e ainda há muita coisa que aguarda aprovação e leis que consigam estar a altura dos carros autónomos mas quem é o grande guro da tesla comparada com o grande guro dos comentários do pplware enquanto ele criou uma empresa de carros do 0 e tem os elétricos mais avançados os únicos com atualização OTA os mais avançados em conduçao autonoma, criou a primeira empresa privada a chegar a orbita o primeiro foguetão a aterra na vertical e ser reutilizado enquanto tu continuas aqui a faer figuras na secção dos comentarios

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