Tesla comprou uma empresa alemã de carregamento de carros elétricos sem fios
Mais do que uma fabricante de carros elétricos, a Tesla é uma poderosa empresa de software. Dela espera-se, exatamente, inovação. Portanto, não irá estranhar, quando souber que comprou uma startup de carregamento sem fios.
É oficial! Depois de ser apontada como principal potencial compradora da Wiferion, uma empresa alemã de carregamento sem fios, a Tesla concretizou a compra da startup conhecida pela tecnologia de carregamento indutivo para robôs industriais e carros elétricos.
O custo total da transação não foi revelado, mas, conforme foi mencionado, deverá situar-se entre os 50 e os 100 milhões de dólares.
Com um investimento desta envergadura, e apesar de nunca se ter mostrado particularmente interessada nesta tecnologia, é muito provável que a Tesla esteja a planear o lançamento da sua própria plataforma de carregamento sem fios.
Tesla bought a German Wireless Charging Tech Company “Wiferion”
And they are believed to have paid $76 million
Here is a Quick sneak peak of similar wireless EV charging technology …
Wild Times Ahead $TSLA
— Technosmith (@itechnosmith) August 3, 2023
Apesar de ser mais um plus aos produtos Tesla, caso chegue efetivamente aos consumidores, o carregamento sem fios não resolve um problema assim tão complexo. Contudo, considerando que as fichas da fabricante estão a ser jogadas na condução autónoma, esta facilidade pode vir a ser particularmente interessante: se um carro se conduz sozinho, pode carregar-se sozinho.
Segundo o Electrek, a Wiferion foi fundada em 2016 e desenvolveu soluções de carregamento indutivo para robôs industriais e carros elétricos, tendo, alegadamente, instalado mais de 8.000 carregadores, principalmente para robôs industriais.
Este artigo tem mais de um ano
Deviam publicar o que a Porsche fez…fizeram um anuncio em portugal do novo 911 e removeram o Cristo Rei com photoshop do fundo…só para agradar aos países islamicos pois lá é que deve estar a clientela mais forte…sendo assim porque fizeram o spot em Portugal? Façam spots em Dubai!
Podiam montar um sistema movel. Fazer uma faixa lateral na auto estrada, onde se podia entrar tipo portagem. Durante x metros ou kms o carro baixava pontas de contacto para a estrada e ia carregando. No fim saia e tipo portagem pagava direto. Ou pelo sistema sem contacto pois, pelo sistema anterior seria necessario prevenir da chuva. Assim como aproveitar as descidas para, magneticamente, produzir energia em estradas de grande mivimento e de veiculos pesados.
Aqui tem, algo mais simples:
https://pplware.sapo.pt/motores/primeira-estrada-que-carrega-os-veiculos-eletricos-enquanto-circulam/
As descidas já todos aproveitam, tal como nos abrandamentos e até travagens, chegam a aproveitar 30 a 40% da energia gasta. O meu anda com um aproveitamento de 34%.
É como se abastecesses um carro a gasolina com um repuxo. Mais de metade ia para fora. Para não falar nos maravilhosos campos magnéticos criados pelo sem fios, ideais para contrair leucemia.
https://insideevs.com/news/330963/evatran-introduces-72-kw-plugless-charging-for-bmw-i3-video/
Na a Noruega andam a fazer testes como jaguar I-pace, e carregam a mais de 60 kw.
O BMW i3 têm um acessório em que é possível ter este tipo de carregamento sem fios.