Tesla compra matéria-prima para as baterias ao fornecedor que mais viola os direitos humanos
Este é o segundo ano consecutivo em que a Glencore ocupa um lugar cimeiro na lista de violações dos direitos humanos. Esta nada mais é do que uma gigante do setor mineiro e, além disso, fornecedora da Tesla, para componentes de bateria.
Quando apontamos os carros elétricos como a solução predileta, em detrimento dos combustíveis fósseis e dos motores de combustão, precisamos de considerar toda a cadeia de fornecimento, desde as matérias-primas.
Efetivamente, é nas baterias que a "porca torce o rabo", pois tanto o início, logo nos componentes, como o final da sua vida levantam muitas questões.
Pelo segundo ano consecutivo, a empresa mineira que fornece cobalto e níquel para as baterias da Tesla está no topo da lista de violações dos direitos humanos, elaborada pela organização sem fins lucrativos Business & Human Rights Resource Centre.
Desde 2010, a Glencore já acumulou pelo menos 70 alegações, incluindo acusações de corrupção e más condições de trabalho.
Ao todo, existem mais de 500 alegações de abuso que abrangem uma vasta lista de potenciais danos: maus tratos a trabalhadores, poluição do ambiente, fomento de conflitos ou pagamento a funcionários do governo.
Todas elas, no entanto, têm origem na extração de seis minerais essenciais utilizados nas energias renováveis, nos veículos elétricos e nas baterias: cobalto, cobre, lítio, manganês, níquel e zinco.
Vemos o risco de abusos aumentar à medida que a pressão para extrair novos minerais também se intensifica. Obviamente, esperamos que grandes empresas como a Tesla usem a sua influência para incentivar o setor como um todo, e não só peçam como exijam que os seus fornecedores não cometam abusos dos direitos humanos.
Afirmou Caroline Avan, investigadora de recursos naturais do Business & Human Rights Resource Centre.
Em 2022, mais de metade das alegações documentadas pelos investigadores estão ligadas a apenas cinco empresas, sendo uma delas a Glencore.
Apesar das queixas e de estar num patamar de violações pouco invejável, a Glencore assegura que está comprometida com o cumprimento de acordos internacionais sobre trabalho e direitos humanos.
Os nossos ativos estão localizados em diversos contextos, alguns em países altamente desenvolvidos com fortes estruturas legais e políticas, e outros em circunstâncias sociopolíticas mais desafiadoras com uma história de conflito, serviços básicos limitados e Estado de direito fraco.
Explicou o porta-voz da Glencore, Charles Watenphul, num e-mail enviado ao The Verge.
Na perspetiva de Caroline Avan, "as empresas de mineração precisam de ter a devida diligência e respeito pelos direitos humanos nas suas operações" e, apesar do que alegam, "vemos que claramente não é esse o caso".
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: The Verge
Neste artigo: baterias, componentes, direitos humanos, Tesla
Quem diria…
E o petróleo?
Pst… cala-te.
Norway owns one of the largest polluting mining companies operating in Brazil. And nobody says anything.
Qual?
nao o que interessa para os ambientalastros e que eles tem 80% da frota de eletrico nas estrada +/- o resto e treta!
A Tesla já.nao usa cobalto nas bateria há alguns anos tb não estou a entender. Para não falar que este ano já se vão utilizar as baterias de sódio e dps vem as de cálcio… Tudo materiais baratos e abundantes… Nas atuais baterias de Ferro fosfato material não falta.
Daqui a nada os velhotes vão deixar de comprar calcitrin
Ue título mais tendencioso, se formos por aí, governos e várias empresas conhecidas também estariam no mesmo barco.
O homem que quer mudar mundo e tem estas práticas? É só mais um ditador.
Pronto aqui está a prova de uma pessoa ressalvadas, qualquer coisa má ( mort… aos políticos ou Empresário faz acordos com empresas que mata animais, boicote à empresa… oh mundo cruel porque fizeste alguns humanos dumbdumb
Ainda há quem acredite que este Musk descobriu a pólvora. É um visionário e maravilhado por muitos, e quando se vê é o que é. Oh triste mundo por onde vais, e muita inocência por este mundo fora. Querem criar soluções, mas tanto inventam e acabam por fazer mais mal do que bem. Venha o diabo e escolha.
Não, quem descobri-o a pólvora foi o senhor Nobel, oTesla inventou corrente eléctrica alternada, o Elon Musk não inventou rien apenas tem dinheiro e fez investimentos neste campo aliás exemplo é o SpaceX que para além da NASA é um dos melhores. Mas sim tb não gosto da pessoa.
Ele é que tem a culpa ?
Quando compra um artigo vai se informar de toda a cadeia de produção ?
qual é o problema? nós continuamos a bater o recorde em compras de gás á Russia e toda a gente está calada, empresas de informática continuam a vender aos russos, portanto não há crise.
Compras gás à Rússia?Atualmente, mas com contratos a findar nos próximos anos, o fornecimento de gás natural para Portugal é feito, sobretudo, por países como a Nigéria (a nossa maior fonte deste recurso), os Estados Unidos, o Qatar e a Espanha.
Compravas gaz à Rússia antes da guerra mas depois das sanções, já não (pelo menos directamente) porque indirectamente compras aos indianos que compram à Rússia e vendem para os países africanos.
Nem mais. O que diz a direita e o que dizem os imperialistas é que essa treta dos direitos humanos só contas para efeitos de discurso político. Se for para negócios, é cada um comprar a quem quiser, de preferência a quem vender mais barato.
Grunho, esquerda e direitos humanos? É já num Gulag perto de si.
Ou campo de reeducação, se quiser….
É preciso que a UE bata na Tesla como está a fazer á Google
Na tesla ou na Glencore ?
O Musk é um ditador como muitos outros. Só os fanáticos pelo homem não vêm tal coisa.