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Tesla: Autopilot e condução autónoma total associados a acidentes e dezenas de mortes

                                    
                                

Autor: Vítor M.


  1. Pedro says:

    A notícia devia ser, Tesla é a marca de carros mais segura do mundo. Em 2021 morreram 43 mil pessoas nos EUA em acidentes ao volante. Tesla regista o número mais baixo dos casos. Quem é que pagou esta notícia.. a GM?

    • Vítor M. says:

      Tens de perguntar ao regulador. Esse relatório é da NHTSA. Mas identifica-se no pedido de informação ao regulador.

    • Hugo says:

      Têm de aprender a ler notícias sem pensar em mensagens subliminares.

    • Humberto says:

      Não estarás a falar em números absolutos?! É que em termos de percentuais, a TESLA tem um maior rácio de acidentes nos EUA.

      • Pedro says:

        Não consigo Hugo.
        Não Humberto, estou a falar em termos de percentagens.
        E não estou a falar de acidentes, estou a falar de mortos.
        Vejamos os números do último ano, 2023.
        44 mil mortes na estrada, nos EUA.
        A Tesla em 2023 tinha 4.2% de market share (Yahoo Finance).
        O estudo não diz quantos morreram só em 2023.
        Mas 4.2% de 44 mil são 1720 mortos.
        29 mortos em 3 anos representam 0.065% dos mortos na estrada em 2023.
        Sim Art, sou fanboy .. de matemática.

        • Nirelle says:

          Lê como deve ser:

          “No total, a NHTSA investigou 956 acidentes, começando em janeiro de 2018 e estendendo-se até agosto de 2023. Desses acidentes, alguns dos quais envolveram outros veículos que atingiram o veículo Tesla, 29 pessoas morreram.

          Houve também 211 acidentes em que “o plano frontal do Tesla atingiu um veículo ou obstáculo no seu caminho”. Estes acidentes, que eram frequentemente os mais graves, causaram 14 mortos e 49 feridos.”

          29+14 = 43 mortos devido aos Teslas

        • Hugo says:

          É normal noticiar “o acidente” e não os casos de “Não acidente”. Faz parte.
          Por essa ordem de ideias quando cai um avião não se falaria no assunto, ou quando há um caso de corrupção etc etc.

        • NHTSA fanboy says:

          NHTSA investigou 956 acidentes,
          43 mortos em 956 acidentes investigados.

    • TdSR says:

      Os números da Tesla são muito otimistas. Na realidade acontecem mais acidentes com Teslas.

    • PTO says:

      Argumento fraco.

      Quantos carros de outras marcas circulam nas estradas para cada Tesla que também lá anda? Mau seria se a Tesla tivesse o maior número de casos.

  2. TugaMania says:

    Por experiência, andar com o autopilot é como ter uma criança a conduzir o carro. Pode falhar distâncias, pode travar sem razão, pode acelerar sem razão, pode não ver, pode pensar que vê, etc… Piora, quando estamos cansados e conduzimos e confiamos no autopilot para nos vai ajudar (em vez de parar e dormir 20 min.); depois acontece adormecer com a mão poisada no volante e acidentes acontecem.
    Por isto tudo e mais, andar em autopilot requer ainda mais atenção do que ir mesmo a conduzir.
    Conclusão: não usar.

    • Patinhas says:

      Quase que concordo. Acho que o autopilot deve lá estar para quando o condutor falhar e não o contrário, que é como pretendem utilizar.

      • Antonio+Vasco says:

        100% de acordo, penso mesmo que é loucura esperar por enquanto que uma centralina consegue advinhar tudo o que pode acontecer na condução do carro.
        No entanto, fico admirado como o Tesla consegue travar sempre antes de mim numa situação de possível emergência; se pensarmos que aquilo se baseia numa camara que está no lugar do espelho retrovisor, por exemplo, o carro á nossa frente, a uns 10 metros, trava de repente, as luzes de travão acendem-se, a 130km/h (aconteceu me ontem), a camara vê, faz um calculo a confirmar se é uma travagem de emergência , e decide que é, enquanto eu vejo, faço o mesmo calculo e decido travar a fundo, quando vou ao travão com o pé, ele já está lá no fundo, a travar com toda a força.
        Aquele decimo de segundo a menos representa 3,3m a menos , o que pode significar um acidente grave a menos ou um atropelamento a menos.
        Muito bom para uma câmara e um processador superrapido

        • Yamahia says:

          Há tb aquelas travagens fantasmas que já provocaram um sem nr de acidentes e outras q por mera obra do acaso não provocaram.

          • Antonio+Vasco says:

            As travagens fantasma acontecem no auto piloto, por isso eu não uso, acho que o autopiloto só pode funcionar bem com radar e a Tesla invalidou isso.
            As travagens que eu falo são em condução normal

          • Yamahia says:

            NÃO acontecem nada @ António.
            Acontecem com o FAE ligado. Aconselho-o a desligar essa treta pq é possível desligar.

      • Sergio J says:

        Tens toda a razão. O erro é a Tesla chamar a um ADAS de autopilot.

  3. papamoscas says:

    A condução autônoma poderia poderia funcionar se todos os veículos comunicassem entre si e se todas as vias de circulação fossem preparadas para tal coisa. Misturar automação com condução manual entre outros imprevistos que podem surgir nunca funcionara completamente de forma segura.

  4. Yamahia says:

    “Musk reforçou a noção de que os seus veículos eram mais seguros do que os carros dirigidos por humanos.”
    Não é crime, é liberdade de expressão.

    • Jorge+Carvalho says:

      Durante a teleconferência de resultados do primeiro trimestre desta semana, Musk reforçou a noção de que os seus veículos eram mais seguros do que os carros dirigidos por humanos.

      Durante apresentações de resultados não existe liberdade de expressão, existem factos. Pode dar pena de prisão.

      • Yamahia says:

        Não existe? Ainda bem, dessa forma a Tesla já não pode alegar, nos processos em q está indiciada, q as suas frases estão protegidas pela Primeira Emenda da Constituição.

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