Suécia diz ter uma “bateria revolucionária” que pode reduzir a dependência da China
A Europa depende largamente da China, em matéria de elétricos, por ser um player essencial no fornecimento de baterias. A hegemonia chinesa pode ter os dias contados, pois a sueca Northvolt diz ter uma nova "bateria revolucionária".
A indústria europeia depende, de forma vincada, das baterias e das matérias-primas provenientes da China. Claro que, não conseguindo assegurar o fornecimento, a Europa não consegue ser autossuficiente e coloca-se numa posição de vulnerabilidade comercial e económica.
A Northvolt revelou que fabricou uma bateria mais sustentável e de menor custo, concebida para armazenar eletricidade, que não utiliza lítio, níquel, grafite e cobalto. Estas que são matérias-primas escassas e pelas quais precisamos da China.
A única grande fabricante nacional de baterias elétricas da Europa partilhou ter concebido uma bateria com densidade de energia superior a 160 watts-hora por kg.
Conforme partilhado pelo The Guardian, a empresa quer usar a bateria para equipar centrais de armazenamento de eletricidade, procurando alargar a sua aplicabilidade, no futuro.
O uso da tecnologia de iões de sódio não é novidade, mas acreditamos que este é o primeiro produto totalmente isento de matérias-primas críticas. É um avanço fundamental. Isto proporciona uma opção que não depende de certas partes do mundo, incluindo a China.
Quando se pensa em segurança energética, é inconcebível pensar em operar sem líderes. O impacto que a criação de empregos pode trazer não pode ser subestimado. É preciso ter campeões locais ou regionais.
Explicou Patrik Andreasson, vice-presidente de estratégia e sustentabilidade da Northvolt.
O protótipo da bateria foi desenvolvido nos laboratórios da empresa, em Västerås, na Suécia, e será mostrado aos clientes no próximo ano. A empresa ainda não decidiu onde a bateria será fabricada em maiores quantidades.
Apesar de a densidade energética desta bateria ser inferior à densidade que encontramos nas de lítio, Andreasson assegurou que a Northvolt irá trabalhar para a aumentar, mantendo os custos baixos.
A Northvolt explicou ainda que a bateria, que é baseada num cátodo branco prussiano com alto teor de sódio e num ânodo de carbono duro, é mais segura do que alternativas a altas temperaturas. Além disso, com ela, espera chegar a mercados como o Médio Oriente, Índia e África.
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Mais um prego nos carros a combustão…
Estas baterias a virem a existir, nem sequer serão destinadas a carros.
Como sabe ? Por agora como têm baixa densidade…
“a empresa quer usar a bateria para equipar centrais de armazenamento de eletricidade, procurando alargar a sua aplicabilidade, no futuro.”
Mas….
“Apesar de a densidade energética desta bateria ser inferior à densidade que encontramos nas de lítio, Andreasson assegurou que a Northvolt irá trabalhar para a aumentar, mantendo os custos baixos.
“
Yá é a cena do hype que referi uns posts abaixo.
Evolução.
Eu sei que sim.
Ora aí está a tal tecnologia que venho falando a algum tempo aqui nos comentários do PPLware, pois o sódio (sal) está por todo o lado e não sei até que ponto pode resolver outro grande problemas de usar a agua do mar para criar Hidrogênio pois como é sabido resultava em grandes quantidades de sal que não sabiam o que fazer com ele e ao o meter novamente no mar estavam a danificar ecossistemas pois a água ficava muito salgada e era prejudicial (mas como digo ainda não li sobre isto) se pode ser usado nestas baterias.
A BYD diz que em breve terá o seu carro com bateria de sódio, um carro como o BYD Dolphin que custa 15.000$ na China com esta tecnologia pode cair para os 9.000$.
O futuro está aí e também resolve outro grande problema que era o preço alto das baterias estacionárias para os sistemas fotovoltaicos, agora com estas já pode ser que valha a pena e todos possamos ter em casa isso.
“…resolver outro grande problemas de usar a agua do mar para criar Hidrogênio pois como é sabido resultava em grandes quantidades de sal que não sabiam o que fazer com ele …”
Fazias casas de sal e vendias por 1 milhão de €
As casas fariam mal à tensão arterial das pessoas…..
Todos os anos aparece uma noticia de uma bateria revolucionária… que vai mudar as regras de mercado e tal… e o que é certo é que não se vê nada a chegar ao mercado que revolucione isto em termo de autonomia a preços baixos…
O hype é uma cena tramada.
+2 que se fo_da o picatchu
+1
A tecnologia de ions de sódio não é nova remonta a 1970, mas as de lítio ganharam força porque o material quando se começou a usar em pequena escala era barato em 2010, mas agora os preços estão proibitivos por isso é que a tecnologia é novamente reaproveitada e melhorada (Na+).
Tanto existe que muitas empresas já vendem para baterias estacionárias (SIB ou Na+) “sódio” mas como agora está a existir uma grande procura já estao a construir grandes empresas para fabricarem em massa e para ainda ser mais barato.
Para usar nos automóveis é que não existia muito investimento isto devido a menor densidade de energia, mas a BYD diz que fez avanços e que o primeiro modelo já a ter essa bateria pode ser uma segunda geração do “BYD Seagull” para já vai ser híbrido com as 2 tecnologias a Blade e a sódio e o automóvel na China custa cerca de 10.500€, isto porque não tem capacidade de produção desta nova tecnologia e já vão criar empresas só focadas nestas baterias esperando ter 30GWH de baterias por ano já nos próximos anos.
Serviço público de informação sobre a bateria de sódio. Bem haja!
Pelo que leio sobre a bateria de estado sólido, mais rapidamente teremos BEV equipados com bateria de sódio do que as de estado sólido.
https://forococheselectricos.com/2023/11/toyota-enfria-las-expectativas-para-las-baterias-de-electrolito-solido.html
Que venham rapidamente, para efetivamente democratizar o acesso aos BEV e não apenas mais hype e lip service de para o ano ou daqui a dois é que é de notícias associadas à VW e outros OEM legacy. 20K por um carro do segmento A não é democratizar o acesso, precisamos de automóveis segmento B a 15k com verdadeira paridade de preços e equipamentos a automóveis ICE.
A verdade é que há mais de 10 anos que se ouve notícias deste tipo.
A verdade é que um tesla de 2013 ainda é melhor que a maioria do que por aí anda.
Mais um que comenta sem se instruir primeiro, a Tesla também já começou a usar tecnologia LFP da BYD e certamente mal a BYD consiga disponibilizar milhares de novas baterias (Na+) nas novas fábricas que já estão a ser construídas a Tesla também vai comprar para usar nos seus Teslas como fez nas LFP, porque são mais baratas e com mais ciclos de carga e não explodem quando perfuradas.
E? Onde está a revolução que andas a pregar?
Um tesla de 2013 continua a ser melhor que a maioria dos EVs actuais.
Não se vê ? Só se anda a dormir. Todas as baterias que se usam hoje, algum dia no passado foram revolucionárias.
Qual a revolução das baterias dos EVs de há 10 anos atrás para as de agora?
Pelo teu pensamente maior revolução tiveram os sistemas de injecção.
Há 10 anos apareceram as NMC 111, que utilizavam muito cobalto e manganês, com densidade entre os 140 e os 170 wh/kg, neste momento temos as 811, usam pouco manganês e cobalto, com densidades de 250 a 270 wh/kg.
As LFP eram grandes e pesadas, com densidades entre os 70 e 90 wh/kg, neste momento já andam nos 150 wh/kg.
A segurança foi reforçada.
Há 2 anos começaram a anunciar as Blade da BYD, já toda a gente usa.
Ainda te das ao trabalho de lhe responder quando ele não quer ler?
Eu acabei de lhe dar a novidade que ele nem sequer fazia ideia que a Tesla já tem carros com a nova tecnologia LFP, e as de sódio(LA+) estão agora em produção para serem usadas já no próximo modelo BYD.
Explique lá essa grande evolução, que não estou a perceber
2012 Model S 85, peso da bateria 540 kgs e tem uma densidade energética de 6,35 kWh/kg,
2022 Lucid Air 118 kWh, peso da bateria 650 kgs e tem uma densidade energética de 6,78 kWh/kg
As pessoas querem lá saber disso. Querem é redução de preço e maior autonomia.
Onde foi inventar esses números ?
Sendo assim a bateria do Tesla tem 6.35 kWh x 540 = 3439 kWh ? Ena que power….
Já agora, eu falei em NMC e LFP…
E não é isso que acontece ? Mais kWh por kilo é redução de preço, tal como tem acontecido.
Se temos lítio em Portugal é só para as empresas do BFF do PS, agora vai ser o oceano que vai ser “adjudicado” aos “amigos” num PIN que será do “Interesse nacional” e pelo qual os nossos políticos estão empenhados em aprovar acima de todas as leis (criadas pelos próprios), para garantir emprego nessas empresas anos depois… Não somos tão diferentes da Venezuela ou Argentina, temos a felicidade de estarmos na Europa.
O oceano abraça o mundo e existe muitas reservas de sal fora do oceano, por isso Portugal até nem deve ter hipóteses nenhumas em ter fábricas destas porque existe países com mais capacidade industrial e com ordenados mais baixos.
Uma coisa é certa em vez de andarem a poluir tudo com a mineração de lítio e como se viu os licenciamentos é tudo uma falcatrua, podiam ver se é viável esta tecnologia em Portugal.
Caluniar os PIN do Galamba é rasteiro e fica-lhe mal:) É bom que o seu comentário não passe para os mass media senão ficamos com o ministério do Galamba novamente desocupado e não há charros que paguem aquilo!
Eu vou esperar pela próximas geração de baterias para comprar um VE 🙂
Estou a brincar, assim que tiver condições para carregar em casa vou procurar mais afincadamente
Mais cedo ou mais tarde a china deixará de ser o centro no que toca a materiais para baterias. Temos é que esperar mais uns anitos. Estou confiante nisso.
Mais uma “revolução” que vai dar em nada….
Porque ?