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Suécia diz ter uma “bateria revolucionária” que pode reduzir a dependência da China

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Ana Sofia Neto


  1. Realista says:

    Mais um prego nos carros a combustão…

  2. Rodrigo says:

    Ora aí está a tal tecnologia que venho falando a algum tempo aqui nos comentários do PPLware, pois o sódio (sal) está por todo o lado e não sei até que ponto pode resolver outro grande problemas de usar a agua do mar para criar Hidrogênio pois como é sabido resultava em grandes quantidades de sal que não sabiam o que fazer com ele e ao o meter novamente no mar estavam a danificar ecossistemas pois a água ficava muito salgada e era prejudicial (mas como digo ainda não li sobre isto) se pode ser usado nestas baterias.

    A BYD diz que em breve terá o seu carro com bateria de sódio, um carro como o BYD Dolphin que custa 15.000$ na China com esta tecnologia pode cair para os 9.000$.

    O futuro está aí e também resolve outro grande problema que era o preço alto das baterias estacionárias para os sistemas fotovoltaicos, agora com estas já pode ser que valha a pena e todos possamos ter em casa isso.

  3. Helder Pinto says:

    Todos os anos aparece uma noticia de uma bateria revolucionária… que vai mudar as regras de mercado e tal… e o que é certo é que não se vê nada a chegar ao mercado que revolucione isto em termo de autonomia a preços baixos…

    • Yamahia says:

      O hype é uma cena tramada.

    • Rodrigo says:

      A tecnologia de ions de sódio não é nova remonta a 1970, mas as de lítio ganharam força porque o material quando se começou a usar em pequena escala era barato em 2010, mas agora os preços estão proibitivos por isso é que a tecnologia é novamente reaproveitada e melhorada (Na+).

      Tanto existe que muitas empresas já vendem para baterias estacionárias (SIB ou Na+) “sódio” mas como agora está a existir uma grande procura já estao a construir grandes empresas para fabricarem em massa e para ainda ser mais barato.

      Para usar nos automóveis é que não existia muito investimento isto devido a menor densidade de energia, mas a BYD diz que fez avanços e que o primeiro modelo já a ter essa bateria pode ser uma segunda geração do “BYD Seagull” para já vai ser híbrido com as 2 tecnologias a Blade e a sódio e o automóvel na China custa cerca de 10.500€, isto porque não tem capacidade de produção desta nova tecnologia e já vão criar empresas só focadas nestas baterias esperando ter 30GWH de baterias por ano já nos próximos anos.

    • Anung says:

      A verdade é que há mais de 10 anos que se ouve notícias deste tipo.
      A verdade é que um tesla de 2013 ainda é melhor que a maioria do que por aí anda.

      • Rodrigo says:

        Mais um que comenta sem se instruir primeiro, a Tesla também já começou a usar tecnologia LFP da BYD e certamente mal a BYD consiga disponibilizar milhares de novas baterias (Na+) nas novas fábricas que já estão a ser construídas a Tesla também vai comprar para usar nos seus Teslas como fez nas LFP, porque são mais baratas e com mais ciclos de carga e não explodem quando perfuradas.

    • JL says:

      Não se vê ? Só se anda a dormir. Todas as baterias que se usam hoje, algum dia no passado foram revolucionárias.

      • Anung says:

        Qual a revolução das baterias dos EVs de há 10 anos atrás para as de agora?

        Pelo teu pensamente maior revolução tiveram os sistemas de injecção.

        • JL says:

          Há 10 anos apareceram as NMC 111, que utilizavam muito cobalto e manganês, com densidade entre os 140 e os 170 wh/kg, neste momento temos as 811, usam pouco manganês e cobalto, com densidades de 250 a 270 wh/kg.

          As LFP eram grandes e pesadas, com densidades entre os 70 e 90 wh/kg, neste momento já andam nos 150 wh/kg.

          A segurança foi reforçada.

          Há 2 anos começaram a anunciar as Blade da BYD, já toda a gente usa.

          • Rodrigo says:

            Ainda te das ao trabalho de lhe responder quando ele não quer ler?
            Eu acabei de lhe dar a novidade que ele nem sequer fazia ideia que a Tesla já tem carros com a nova tecnologia LFP, e as de sódio(LA+) estão agora em produção para serem usadas já no próximo modelo BYD.

          • Yamahia says:

            Explique lá essa grande evolução, que não estou a perceber
            2012 Model S 85, peso da bateria 540 kgs e tem uma densidade energética de 6,35 kWh/kg,
            2022 Lucid Air 118 kWh, peso da bateria 650 kgs e tem uma densidade energética de 6,78 kWh/kg

          • Anung says:

            As pessoas querem lá saber disso. Querem é redução de preço e maior autonomia.

          • JL says:

            Onde foi inventar esses números ?

            Sendo assim a bateria do Tesla tem 6.35 kWh x 540 = 3439 kWh ? Ena que power….

            Já agora, eu falei em NMC e LFP…

          • JL says:

            E não é isso que acontece ? Mais kWh por kilo é redução de preço, tal como tem acontecido.

  4. palex says:

    Se temos lítio em Portugal é só para as empresas do BFF do PS, agora vai ser o oceano que vai ser “adjudicado” aos “amigos” num PIN que será do “Interesse nacional” e pelo qual os nossos políticos estão empenhados em aprovar acima de todas as leis (criadas pelos próprios), para garantir emprego nessas empresas anos depois… Não somos tão diferentes da Venezuela ou Argentina, temos a felicidade de estarmos na Europa.

    • Rodrigo says:

      O oceano abraça o mundo e existe muitas reservas de sal fora do oceano, por isso Portugal até nem deve ter hipóteses nenhumas em ter fábricas destas porque existe países com mais capacidade industrial e com ordenados mais baixos.

      Uma coisa é certa em vez de andarem a poluir tudo com a mineração de lítio e como se viu os licenciamentos é tudo uma falcatrua, podiam ver se é viável esta tecnologia em Portugal.

    • freakonaleash says:

      Caluniar os PIN do Galamba é rasteiro e fica-lhe mal:) É bom que o seu comentário não passe para os mass media senão ficamos com o ministério do Galamba novamente desocupado e não há charros que paguem aquilo!

  5. B@rão Vermelho says:

    Eu vou esperar pela próximas geração de baterias para comprar um VE 🙂
    Estou a brincar, assim que tiver condições para carregar em casa vou procurar mais afincadamente

  6. Contador says:

    Mais cedo ou mais tarde a china deixará de ser o centro no que toca a materiais para baterias. Temos é que esperar mais uns anitos. Estou confiante nisso.

  7. Victor says:

    Mais uma “revolução” que vai dar em nada….

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