Stellantis: Alfa Romeo, DS e Lancia serão 100% elétricas até 2027
Os consumidores começam a ficar habituados aos horizontes temporais ambiciosos estabelecidos pelas fabricantes para se tornarem 100% elétricas. Ainda assim, não deixa de ser surpreendente que três das marcas premium do grupo Stellantis - Alfa Romeo, DS e Lancia – estejam a estabelecer o seu para 2027.
Até agora, o grupo tinha apenas definido o calendário para a eletrificação da Abarth, Fiat e Opel.
Recentemente, o grupo Stellantis anunciou a intenção de investir 30 mil milhões de euros, até 2025, para eletrificar as suas marcas. Até agora, apenas haviam sido mencionadas três: a Abarth, que venderá apenas carros elétricos a partir de 2024, a Opel a partir de 2028 e a FIAT a partir de 2030.
Todavia, numa declaração, a esta lista, o Stellantis adicionou mais três marcas, mas, desta vez, premium. Assim sendo, a Alfa Romeo, DS e Lancia serão 100% elétricas dentro de menos de uma década. Com esta aposta, o grupo ver-se-á capaz de fazer frente a gigantes como a Audi, Mercedes-Benz e Volvo, que também já anunciaram planos de eletrificação.
Por não terem nas suas gamas modelos plug-in, atualmente, esta mudança será significativa para a Alfa Romeo e para a Lancia. Então, a DS produzirá apenas carros elétricos a partir de 2024, a Lancia a partir de 2026, e a Alfa Romeo começará pelos seus principais mercados – China, Europa e América do Norte – a partir de 2027.
Apesar de a Alfa Romeo, a DS e a Lancia terem acesso às plataformas comuns do grupo Stellantis, partilharão desenvolvimentos técnicos exclusivos que não serão encontrados nas restantes marcas. Além disso, a Alfa Romeo colaborará com a Maserati.
Depois do anúncio, o grupo Stellantis confirmou também que, no próximo ano, a Dodge receberá o seu primeiro híbrido plug-in, enquanto que a Jeep comercializará o seu primeiro carro 100% elétrico, em 2023.
O grupo Stellantis prevê o lançamento de 11 novos modelos elétricos, durante os próximos dois anos, e, até 2025, espera garantir um total de 55 carros elétricos no seu catálogo.
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: La Tribune
Neste artigo: Alfa Romeo, DS, elétricos, Lancia, Stellantis
Estas metas irreais (que sabemos que nunca serão cumpridas) seria o fim de muitas marcas.
No exemplo destas marcas seriam aniquiladas completamente do mercado por causa da Tesla. Até 2027 estas marcas e (praticamente nenhumas) conseguem apresentar um produto e serviços da qualidade da Tesla por valores idênticos.
carrinhos a pilhas , nao estou interessado.
A azia… deixe lá, eventualmente até você irá andar num.
Conheço muitos donos que disseram o mesmo. Lol
até experimentar um
A Tesla já não é o suprasumo de antigamente…é nicho premium (as marcas mencionadas no artigo para mim são mais nicho do que premium). Os ID estão à frente da Tesla em robustez de construção e value for money e isto sem gimmicks de FSD e com interiores apelativos.
Mas mesmo os ID comparam pela negativa com os bons BEV chineses, em termos de preço, mecânica e química da bateria (que faz toda a diferença).
https://pushevs.com/
boa sorte em manter lucro sem carros a combustão em todas as marcas …
Que lucro? Com dezenas de países a proibirem a venda de veículos de combustão na próxima década que vendas é que os fabricantes esperam ter para fazer lucro?
E para os mercados que ainda comprem esses veículos existem sempre modelos antigos. Pode sempre fazer um facelift para manter o design moderno.
Plataformas e motores a combustão demoram anos a serem desenvolvidos e testados. Depois precisas de outro tanto para obter retorno desse investimento.
Nenhum fabricante vai arriscar a desenvolver uma plataforma que só vai poder ser vendida em certos mercados limitados, fazendo a tarefa de recuperar o investimento ainda mais difícil do que já é.
Toyota.
Há quem diga que nos proximos 10 anos a toyota deixa de existir tendo em conta o rumo que leva…
Eventualmente irão comer e calar, e seguir o que o mercado ditar.
É o maior vendedor mundial de carros, principalmente em mercados emergentes onde EVs nem daqui por 100 anos vão ser uma possiblidade.
O mercado irá ditar o F-CELL e aí toyota está à frente de todos.
@Zé Fonseca A Então e FCELL não são electricos na mesma ?
Além disso a toyota já está a desenvolver electricos SÓ com baterias.
Zé Fonseca A.
Infelizmente a tecnologia fuel cell está a perder as vantagens que detinha, além disso nunca vão conseguir concorrer com os só de baterias, apenas nalgumas poucas aplicações onde estes não se enquadram, isto porque são ineficientes demais para terem algum futuro, é habitual a malta dizer que num futuro próximo não haverá energia para carros eléctricos, pois, se não houver para esses muito menos haverá para fuel cell que têm um consumo 5 vezes superior.
Pois isso mesmo outras marcas como a Honda já abandonou essa tecnologia,
Na próxima década passa para a próxima. O habitual, só os desatentos ainda acreditam em “prazos”.
As normas Euro algumas vezes atrasam mas não falha, a euro 7 era para já estar implementada mas devido aos atrasos dos fabricantes foi adiada para 2025, dessa altura duvido que passe.
Esta é a única maneira de obterem lucro, com a outra vão falir, ou não se lembra das multas que a vw e outras tiveram de pagar ?
Ainda bem, espero ainda poder andar nas cidades por este mundo fora sem ter de respirar o escape dos carros que passam.
Ainda precisamos de uns bons anos para isso.
Vivo numa cidade que tenta limitar cada vez mais o tráfego em certos locais da cidade. E não existem muitos carros a diesel, sendo esses apenas veículos comerciais que aos poucos estão a ser convertidos para elétricos.
As medidas parecem não fazer muita diferença, mas a verdade é que cada vez que estou em Portugal e vou a cidades como Lisboa e Porto fico tonto e enjoado com aquele cheiro horrível justo as grandes avenidas cheios de carros fumarentos.
E claro que não é só Portugal. Maioria das cidades Europeias sofre do mesmo. Se bem que carros a diesel a lançarem nuvens de carvão é algo característico nas estradas portugueses. Não entendo o que vai no cérebro de certos indivíduos.
estas demasiado sensivel, assim flor de estufa.
Obrigado. É sinal que os meus sentidos ainda estão a funcionar e não foram afetados pela idade.
Podes sempre respirar a radiação electromagnetica cada mais presente em tudo faz um bem danado.
Em 2016 na Europa cerca de 400 mil mortes foram atribuídas à exposição a partículas PM2.5 e 70 mil a NO2.
Sabias que a luz é radiação eletromagnética? Com frequências na ordem dos THz? Eu não me costumo sentir mal quando apanho sol. Pelo contrário, vitamina D é bem vinda.
Por favor, informe-se antes de se declarar como ignorante e propagar ideias sem sentido. Obrigado.
Radiação quem ? o quê ? looooooooooool
Nas cidades deveria ser proibido qualquer tipo de carro, seja a combustão ou eléctrico.
A maioria das pessoas dos grandes centros urbanos não necessita de carro, apenas o tem por luxúria. A proibição ou redução na aquisição de carros nos centros urbanos seria um grande passo para a vida citadina e ambiente.
Lol.. tens de ir ao dicionário ver o significado de luxúria.
Concordo com o Miguel. Embora a maioria das cidades sejam mal planeadas e tornam bastante difícil o uso de transportes alternativos.
Eu tenho a sorte de me poder movimentar de bicicleta assim como milhões à minha volta. Mas hoje em dia é raro encontrar cidades que incentivem caminhar.
Por exemplo, daqui a nada vou ao IKEA para comprar uns acessórios para a casa. Podia ir de metro, mas estou preguiçoso. Por isso vou usar um serviço de “car sharing”. Por 3€/h + 0.22€/km tenho um Renault Zoé (não é o meu veículo favorito) para me deslocar. Estes veículos estão espalhados pela cidade, e basta uns toques na aplicação do smartphone para abrir e ter acesso a um. So preciso de usar carro meia dúzia de vezes por ano, por isso a existência destes serviços é uma benção.
Espero que no futuro seja uma solução viável em mais cidades.
Desculpe lá, mas ir ao IKEA de metro? Pelo amor de deus, não exageremos. A não ser que lá vá comprar um par de LEDs não faz qualquer sentido.
Fazemos assim, da proxima vez que não lhe der a preguiça e for de metro comprar uma estante mande selfie sua dentro ca carruagem sff. Prometo-lhe que vai espalhar alegria cá por casa.
Em relação às bicicletas. Bom, siga os seguintes passos:
1. Da proxima vez que cá estiver (Lisboa ou Porto) faça 5 kms de bicicleta a partir do centro para a periferia (ou vice-versa),
2. Depois aproxime o nariz das axilas e dê uma fungadela valente,
3. Tire uma selfie e aprecie a sua apresentação,
4. Imagine agora que acabou de chegar ao escritório onde trabalha com 20 outras pesssoas,
5. Perceba que nem todas as cidades são iguais, nem tão pouco têm topografias iguais
@FAR
Acho que não leste bem o comentário. Eu vou de carro por “preguiça”, não de metro. Com um serviço de car-sharing. Mas podia ir de metro visto ir comprar acessórios para a casa, e não mobília. Não sou muito fã da mobília do IKEA, mas gosto dos acessórios para arrumação em geral.
E muita gente vai lá de metro, e é impressionante o que conseguem carregar. Especialmente estudantes, mas não só. Não é preciso tirar selfie, não é algo assim tão inédito.
Como alternativa existem sempre “bakfiets” para carregar artigos pesados de bicicleta.
E eu nunca andaria de bicicleta em Lisboa ou qualquer cidade Portuguesa. Não por topografia mas por infra estrutura. Tenho amor a vida e não vou andar ao lado de armas com duas toneladas que são completamente imprevisíveis e sem noção do que está à sua volta. Talvez num futuro longínquo.
Quanto ao suor, nunca tive problemas. Andar de bicicleta é diferente de praticar ciclismo. Visto-me para o destino e não para a viagem.
Lol.. deve viver na holanda.
@Zé
Holanda do norte para ser específico. Mas a experiência é semelhante nas restantes províncias 🙂
Pois, normal que não transpires, em Portugal basta 1km para estares a suar quem nem um porco, se eu quisesse ir de bicicleta para o trabalho chegava lá ensopado a precisar de um banho. Bicicleta uso para ir à natação e ao tennis, para ir trabalhar não dava.
talvez como eléctricos já serão fiáveis. Talvez..
A Lancia venceu 10 campeonatos mundiais de rally , e que ainda os tem fala bem tenho pessoas que tiveram o 156 e era sempre chapa 180 nunca deu o pifo.
Ninguém duvida das conquistas da Lancia. Mas os carros não eram fiáveis. E tinham imensos problemas com ferrugem.
Que tem o rally a ver com a fiabilidade dos carros ?? quando apenas a aparência dos carros é quase igual.
o que esta a dar é mesmo sair das cidades aquilo parece cada vez mais uma prisão ,não faz isto, não faz aquilo, não pode estar aqui, não pode ir ali.
longe cada vez mais .
Ainda esta semana me fizeram o convite para trabalhar em Lisboa, sustentar os chulos da emel e aturar estas regras de penitenciaria. não estou interessado.
Boa. Descobriste que a vida em sociedade requer regras ou bom senso.
Tens sempre a alternativa em ires viver num país da África Central. Ouvi dizer que têm menos regras e os impostos são baixos.
Boa Liberdade e amplos espaços. sem regras idiotas e sem manipulação parva para roubar cada vez mais o zé.
Regressei a Portugal há mais de 5 anos e tenho desde então andado a procurar sair de Lisboa, acontece que em lado nenhum me oferecem perto do que ganho aqui, tipicamente o ordenado bruto cai 50% em principais cidades quer do litoral quer do interior, isso aliado a beneficios que tenho como car allowance, cartão frota, via verde, majoração de férias, bonus anuais, acções da empresa, etc etc, fora de Lisboa e Porto isso não passa de uma miragem.
Ganho relativamente bem para a media nacional, e 5000 a 6000€ mês chegariam para levar uma boa vida noutra cidade com custo de vida inferior, o que acontece é quando vamos até ao algarve ou quando saímos de Portugal, perdemos muito poder de compra face a países norte de europa e US que têm ordenados acima dos 200k ano e podem ir de férias por 10 a 20k mais que uma vez por ano, por isso prefiro manter-me por Lisboa, talvez a reforma seja no interior.
Enquanto as empresas fora de Lisboa e Porto não estiverem dispostas a abrir os cordões à bolsa para fazer retenção de talento, Lisboa e Porto vão ter todo o talento e o restante do país só vai continuar a sua deserteficação para os grandes centros.
Esse fenómeno é válido em inúmeros países por todo mundo. Daí a razão das pessoas trabalharem em grandes cidades.
Uma coisa leva há outra. Mais oferta de talento, melhores ordens dos, custo de vida mais elevado. Todos esses fatores estão ligados e nenhum deles ocorre for forma isolada.
Eu mesmo com um ordenado bem acima da média tenho dificuldades em adquirir um imóvel. Qualquer coisa decente com mais de 60m2 vende-se entre os 600 e 750 mil euros.
Posso sair da cidade e ter a opção de arranjar algo por um terço do preço. Mas todos os meus possíveis clientes estão localizados na cidade. Por isso era obrigado a arranjar soluções de transporte para encher uma agenda que já por si é apertada.
Se bem que com esta situação de COVID isto já não se aplica. Talvez venha para ficar.
*melhores ordenados.
Isto ainda vai correr muita tinta… Biliões de carros em todo o mundo não serão sustentáveis se fossem todos eléctricos. A ideia dos políticos é a par da electrificação reduzir a quantidade e obrigar as pessoas a andar de T.Publicos. Só os mais abonados terão previlegio de andar de carro. A EU devia ditar objectivos e não soluções. Eléctricos são boa solução para citadinos, mas há mais soluções que não prejudicam o ambiente também. Como se o problema fossem só os carros! Deixem a ciência encontrar soluções e a política ditar apenas objectivos. Os fans dos eléctricos devem tirar o rei da barriga porque não são a solução final e os fans dos ICEs têm abrir horizontes e perceber que tem de haver mudanças. Agora a falta de maturidade e bom senso qual crianças de jardim de infância que se vê nos comentários mostram bem o quão parva e extremada se tornou a sociedade hoje em dia. A única maneira de avançar sem discussão séria e respeitando outros pontos de vista é para abismo. Relativamente a Alfa Romeo… Há sempre uma clássicos com gasolina sintética neutra em carbono para ir passear ao fim de semana e por todos os sentidos a funcionar ✌️
Biliões de carros a combustão já provaram não ser sustentáveis. Daí a mudança.
Em quantidade de ar, emissão de ruídos e gases de estufa os elétricos são uma melhor alternativa.
E milhões de carros em qualquer cidade não é sustentável, ponto. São ei eficientes em uso de espaço. Obriga à construção de uma infra-estrutura caríssima e torna as cidades impossíveis de usar para peões (devido ao afastamento das coisas) e cria engarrafamentos horríveis.
Ou se fazem cidades para pessoas ou automóveis. Não ambos, porque esses são incompatíveis.
*mostra que os elétricos são uma melhor alternativa (embora não perfeita)