PplWare Mobile

Startup desenvolve motor de combustão interna a hidrogénio inovador

                                    
                                

Autor: Vítor M.


  1. Luis Pedro says:

    A notícia é interessante mas nada refere que torne este motor “revolucionário”, os motores de combustão interna alimentados a hidrogénio existem há muitos anos. A Toyota já comercializa o Mirai em alguns países.

    • Vítor M. says:

      São conceitos diferentes, o Toyota Mirai não tem um motor de combustão interna. O Toyota Mirai é um veículo elétrico que utiliza uma célula de combustível de hidrogénio para gerar eletricidade. A célula de combustível converte o hidrogénio em eletricidade através de uma reação química com o oxigénio, e essa eletricidade alimenta um motor elétrico que propulsiona o veículo. O único subproduto desta reação é água, tornando o Toyota Mirai um veículo de emissões zero, tal como este apresentado pela startup da Índia.

      • Luis Pedro says:

        Tem toda a razão, efectivamente o Mirai tem célula de combustível, o exemplo está errado mas não altera o facto de os motores de combustão interna alimentados a hidrogênio existirem há muitos anos, em tempos, nos anos sessenta, existiram experiências a que chamavam “motores a trabalhar a água”, o hidrogênio era obtido por electrólise a partir da água no depósito de combustível.

        • Vítor M. says:

          Mesmo assim este é diferente. Basicamente não há a reação química que antecede o produto final. Isto é, não existe necessidade da eletrólise. Basicamente e em termos mais simplistas, podemos dizer que este motor queima hidrogénio tal e qual como queimava gasolina. O resultante dessa combustão é que altera tudo. Penso que é esse pormenor e pela simplicidade de um motor a combustão que é apelidado de revolucionário.

    • Zé Fonseca A. says:

      Hum? A palavra motor de combustão não te diz nada? Os actuais carros a hidrogénio são autênticos EVs

  2. Indignado says:

    “O motor a hidrogénio do Triton EV utiliza o hidrogénio como uma fonte de combustível limpa e abundante…”

    Não me parece que palavra abundando possa ser aplicada ao hidrogénio … a palavra abundando é aplicada a algo que se encontra facilmente duvido que se possa aplicar ao hidrogénio quando tal tem de se refletir na existência de a bombas de combustível com este tipo de combustível.

    • Vítor M. says:

      Penso que não é esse o significado que deves atribuir ao abundante neste caso. Abundante significa ter ou produzir em grande quantidade. E sim, o hidrogénio é o elemento mais abundante no universo, constituindo cerca de 75% da sua massa normal. No entanto, na Terra, o hidrogénio raramente é encontrado na sua forma pura. Está geralmente combinado com outros elementos, como no caso da água (H₂O) e dos hidrocarbonetos (por exemplo, metano, CH₄).

      Agora (e penso que é onde te queres posicionar), embora seja abundante e tenha um grande potencial energético, o desafio reside em produzir, armazenar e distribuir hidrogénio de maneira eficiente e sustentável. A transição para uma economia do hidrogénio requer inovações tecnológicas, infraestrutura adequada e políticas de apoio. Mas isso não lhe retira a força do adjetivo.

  3. Food Gym Todo says:

    Falam sempre em gases com efeitos de estufa, e os efeitos na saúde pela a inalação de gases? Principalmente na Índia

  4. 2 dedos de testa says:

    Hidrogénio já é abundante, pesquisem por hidrogénio branco, falta sim ultrapassar outros interesses economicos

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.