Só 1% dos condutores querem voltar aos carros a gasolina depois de comprar um elétrico
Quem compra um carro elétrico, raramente pondera voltar a utilizar um carro a gasolina. A sustentar esta ideia está uma nova pesquisa da Global EV Alliance: mais de 90% dos condutores planeiam comprar outro veículo elétrico após abandonarem os carros a gasolina. Entretanto, apenas 1% disse que voltaria a utilizar um veículo ICE.
Este novo estudo da Global EV Alliance recolheu dados de mais de 23.000 condutores de veículos elétricos em 18 países diferentes. Aqui estão incluídos Portugal, EUA, Canadá, França, Índia, Brasil e muito mais. Descobriram que os condutores de veículos elétricos são esmagadoramente mais propensos a optar por uma opção elétrica em vez de regressar a um carro movido a gasolina.
Segundo o inquérito, 92% prevê comprar outro carro elétrico, enquanto apenas 1% disse que voltaria a usar um carro a gasolina. Outros 4% dos inquiridos disseram que escolheriam um híbrido plug-in (PHEV). O maior fator por detrás da decisão são os custos operacionais mais baixos (45%).
Outras principais razões para optar por um carro elétrico são bem conhecidas de todos. Foram dadas como razões principais o facto de serem mais ecológicos (40%), melhores para o ambiente local (32%), terem uma boa condução (21%) e terem custos de manutenção mais baixos (18%).
Com fabricantes de automóveis a terem ofertas de carregamento, os utilizadores acabam por tomar esta opção como mais vantajosa, quer no imediato, quer no longo prazo. Assim, podem conduzir quase sem pagar energia, em contraste com as despesas dos carros a gasolina ou a gasóleo.
Vários novos carros elétricos de baixo custo estão a chegar, tornando ainda mais atraente comprar veículo destes. Os incentivos que os governos ainda oferecem são outro fator que leva a que estes veículos se tornem muito interessantes.
Com o cenário a mudar na Europa, será interessante ver se estas conclusões se vão manter por mais tempo. Com tantas alterações, em especial nos preços finais, é pouco certo que os condutores continuem a usar apenas este fator como o argumento para a sua decisão. Ainda assim, será pouco provável que voltem aos veículos a combustão e abandonem os elétricos.
Fonte: Global EV Alliance
Neste artigo: carro, comprar, condutores, elétrico, gasolina
Bem mais de 1% têm os dois, a gasolina e electrico.
Isso é uma coisa, outra coisa é depois de ter um eléctrico querer comprar outro a gasolina
e 99% dos que têm os dois está a pensar em despachar o de gasolina…
O gasolina para viagens grandes ainda vai dar jeito por algum tempo! Não é para despachar! Viagens maiores, passeios de fim de semana, férias é só mesmo no de combustão, dia a dia é 100% no elétrico.
Isto é o que penso e que tenho ouvido de muita gente, portanto não são 99% de certeza a querer despachar o seu “gasolinas”
Com os híbridos novos a fazer mais de 100km de seguida ninguém precisa de EVs para nada.
A não ser para usos muito específicos.
De resto têm o melhor dos 2 mundos com a vantagem que um híbrido gasta menos de 6L/100km mesmo sem ser carregado…
Então afinal agora ter onde carregar já não é uma questão ?
Curioso….
Por acaso tem o pior dos 2 mundos, mas um dá vantagens ao outro.
Durante uns aninhos sim mas daqui a uns aninhos os EV vão continuar a descer o preço como têm descido, e depois já ninguém vai querer pagar caro por um carro com 2 tecnologias para alem de tudo o que acarreta andas os 100km em VE que se tirares o peso de todos os acessórios da combustão motor caixa deposito etc secalhar já faz 200km em ve e não pagas toda a tecnologia de combustão.
Os hibridos são optimos durante uns anos daqui a uns tempos os preços continuam a baixar as baterias a melhorar e já ninguem vai querer um carro que tem as 2 coisas.
Ainda para mais 90% das pessoas tem mais de 1 carro em casa é muito melhor ter um só eléctrico e manter o velhinho a combustível para fazer 1 viagem por ano que é mais de 400km
Óbvio que não é uma questão porque podes carregar todo em casa e se não puderes não ficas a pé…
Já um EV puro chegas a casa no sábado á noite e domingo passa ligado à ficha para carregar a 100%…
Então um EV não pode carregar de noite ? Só um híbrido ?
Um híbrido carrega na totalidade numa noite sem andar a pagar wallbox nem potência extra.
Um EV não.
Qual é mesmo a dúvida?
Ainda ontem esgotei a bateria do q8-eletron e em 24h foi dos 2% aos 78%… Bela merda. Um dia inteiro parado e não fosse a Arteon e ficava a pé…
E um EV também, basta uma ficha de 32 amperes, que não é wallbox, 7 kwh por hora já chega perfeitamente.
Com 78%, faz 6x mais autonomia que faz num plugin.
Basta a ficha de 32A e encher a barriga aos fornecedores de eletricidade para ter disponível o mês inteiro a potência que usa 4x por mês… Boa!
Sim, tem mais autonomia que um híbrido a gasolina….mas o híbrido de manhã está carregado e faz 700km com 2 minutos nas bombas…
Então 5 euros por mês, 1.25 euros por fim de semana onde roda 400 KMS num sábado e a um domingo é um custo alto ?
É que se fizer as contas já são 3200 KMS por mês só nos fins de semana, isso em gasóleo sao mais de 300 euros em gasóleo para os fins de semana.
Claro, se estás na disposição de ter um carro parado um dia inteiro para ele carregar estás à vontade. Eu até agradeço. Menos um c4g4lhão na estrada a empatar…
Eu não trabalho dentro do carro, mesmo os que trabalham, ubers e táxi, não os vejo a queixar disso.
Sim, realmente já chateia de ver tanto carro a tentar fazer médias de 5 litros e só estorvam.
Já fiz viagens de 9000 Kms com um elétrico e nunca tive problemas, muito pelo contrário, a viagem é muito mais tranquila e segura. Tenho um Tesla MY LR.
Nunca irei trocar por um cacrro a combustão!
É td uma questão de ter tempo disponível. Não havendo esse compromisso, uma bicicleta a pedais é sem dúvida a melhor opção, mesmo q estejamos a falar de 18000 kms
Então quantos fez seguidos ?
De bicla?
Cento e picos
E depois demora quanto tempo a fazer mais 100 ?
Os últimos 2400kms (Marrocos-Londres) que vi num combustão foram feitos num dia, incluindo a seca no Túnel.
Os últimos 2400 kms q vi num elektro (Amesterdão-Porto) demoraram 3 dias.
Haja tempo disponível, é o q é preciso.
Eu também não vi, mas enfim, há quem acredite que um carro a essa velocidade faz 3 litros ou pouco mais aos 100. Loooool
Oh !! Quem diria….
Ainda bem que nao mudam … mais gasolina e gasoleo sobra. Pensam que ate 2035 vai acabar a venda de carros a combustao novos? Esqueçam esta meta … raio da mania de quererem que as pessoas comprem o que eles querem. Onde esta a liberdade de escolha?
Nem nunca houve essa meta.
Também acho, porque quer que comprem a gasolina e gasóleo ?
Porque se calhar o sobrecusto de um elétrico dá para 10 a 15 anos de combustivel fossil.
Mas não dá, nem lá perto.
Compra em segunda mão… com um ano os carros valem 50% do preço.
Só falta saber onde os encontrar.
Atenção falo de um elétrico a sério… q faça mais de 450km WLTP
Andas mais de 450km por dia?
Deixa-me adivinhar. És daqueles que vai todos os dias comprar o jantar, certo?
Eu preciso de 1000km só para ir almoçar a casa todos os dias.
Eu nem precisava de mais de 450km em WLTP…
Precisava de um que fizesse mesmo 450km reais com viagens em AE como faço na minha Arteon…
É certo que tinha ainda assim tinha de o carregar 3x mais mas já me dava para os gastos…
Quantas vezes num ano o faz ?
Claro ainda melhor sobra mais e aumenta mais daqui a uns aninhos é 3€ o litro e não bufa
A liberdade de escolha termina quando vai contra a de terceiros! O que prevalece entre a destruição do ambiente + ar irrespirável causador de doenças ou o direito a respirar um ar com maior qualidade e melhor saúde? O melhor caminho é o hidrogénio e é praticamente inesgotável Aumentem o investimento nessa tecnologia amiga do ambiente!
O que é esgotável é a energia necessária para o produzir, daí não se utilizar muito, apenas o necessário. Para transporte não serve.
Mais investimento ainda ?
Não é mais amiga do ambiente que outras que já existem e são mais baratas.
Vai acontecer precisamente o contrário, o preço vai aumentar porque as quantidades a vender são menores o que significa que as gasolineiras precisam de amortecer os seus investimentos sobre uma quantidade menor de combustível vendido, o que provoca o aumento dos preços…
Não é por acaso que as gasolineiras já estão a operar com eletricidade (Galp, Repsol, Cepsa, Bp…)
Para mim um Híbrido é um carro a combustão, portanto 5% dos condutores planeiam voltar a um veículo com MCI, mesmo assim é uma excelente percentagem de clientes satisfeitos, ainda bem para eles. O ar que respiramos agradece e eu também!
Um dia que tenha as condições ideias e a carteira para um EV espero, também, tornar-me num cliente satisfeito. Para já não! É esquecer! São demasiado caros!… e não tenho lugar de garagem!
O ar, e o nossos ouvidos.
Não sei a quem perguntaram, pois no meu dia a dia, com as pessoas que falam, ou tem um segundo carro a combustão ou dizem que é um dos piores investimentos que fizeram.
Maioria das pessoas possuem um segundo carro. Quantas habitacoes existem somente com 1 carro?
No meu dia a dia o pessoal adora o carro electrico, mesmo possuindo um segundo veiculo o electrico é o veiculo principal e mais utilizado.
O electrico é comodo para o dia a dia, viajes curtas, etc. Apartir do momento que essa pessoa pelos motivos que sejam, necesita de viajar, só arrancam os pelos da cabeça.
A sério ? Curioso, nunca fiz viagens tão longas como faço agora com ev.
Quantas já fez ?
Por isso é que em 6 meses tenho 12500km num carro a gasóleo, fiz a simulação e não me aparece um elétrico equivalente.
A sério que tem um carro a gasóleo para fazer 25 mil num ano ? Depois ainda vem falar se um eléctrico compensa ?
Mais valia ter um a gasolina, porque esse nunca lhe vai compensar em relação a um a gasolina.
Depende da distancia e frequencia das viagens. Viagens curtas tipo porto – Algarve é na boa
Uma vez por mês é na boa mas se for 5 dias por semana sai mais caro que um a gasolina 😛
Depende é só ida ou é ida e volta diariamente
+1
Contando com todas as pessoas a quem fim o meu inquérito ao longo do tempo, quase 100% voltariam a um carro a combustão.
E a explicação dada é bem simples (só as campanhas patrocinasse tentam não ver): falta de infra estrutura de carregamento.
Uma dica: tentem fazer este questionário em todo o tipo de território(urbano e rural), e a quem vive em apartamentos.
Infelizmente este tipo de notícias acha que o mundo é tudo urbano, porque é para ele que as marcas trabalham.
No meio não urbano é onde existem mais condicoes para carregar, maioria moradias com estacionamento.
Apartamentos praticamente só existe em no centro dos meios urbanos 😀
Meu jovem formiguinha, o pessoal dos meios não urbanos não tem poder de compra. As marcas trabalham essencialmente para os meios urbanos, que sabem que é onde está o capital.
Por isso temos aqui um estudo muito enviesado.
Estranho o pessoal que conheço mais folgado financeiramente mora todo fora dos centros urbanos.
Eu não voltaria, portanto lá se foi o seus 100%.
Mas ficou incomodado com o número ?
Então e se a notícia fosse ao contrário ? Já ficava contente ?
Eles fizeram o questionário em 18 países.
Não, pelo contrario, só mostra desespero.
O questionario foi feito a membros dessa associação:
https://globalevalliance.com/members-page/
Como podes ver, tens de ser muito especial para fazer parte de uma associação deste tipo e muito fanatico. Conheço muita gente com electricos e nenhuma faz parte de nenhuma associação deste tipo. Por isso perguntar a fanaticos se gostam do seu EV, que resposta achas que vais ter? Este estudo não vale nada.
Então quem melhor para responder as questões dos donos de ev que os próprios donos de ev ? Os donos de carros a combustão ?
Não conhece ? Então pergunte quantos deles são sócios da UVE?
Então e vão perguntar a fanáticos dos a combustão se trocam o seu EV por um a combustão ?
Fazer a questão ás pessoas de uma associação dessas, é a mesma coisa que perguntar ao burro se ele quer palha.
Então deviam ter feito essa pergunta a quais ? Aos que não os têm?
Curioso, só vejo pessoas a dizer o contrário, que só se arrependeram de não ter comprado mais cedo.
Eu conheço um que comprou um Smart EV e passado 10 meses trocou por um Smart diesel eh eh foi só perder dinheiro
Smart é dos piores EV do mercado super caro e sem autonomia.
Mais vale um Citroën Ami, mesma coisa mas ao menos custa uma fracao do preco
Deve estar bem arrependido.
Claro que dizem isso, admitir que erraram numa despesa tão avolutada, seria embaraçoso.
Mais vale continuarem a enganar-se a si próprios.
Tens um EV? Ou isso é de teres lido de alguém que ouviu dizer que supõe que se fosse ele era assim que pensava?
Caso onde EV não compensa nada.
Viagem: Lisboa – Porto ou Porto Lisboa
Frequência: 5 dias por semana
Custo mensal: 263,20 euros (mínimo estimado)
Só isso ?
E o resto? Veiculo a Diesel com consumo medio de 5l/100km vai gastar 434 € por mes mais portagens (478€).
Daria algo a rondar 1000€ por mes, se fizer ida e volta gasta mensalmente 2000€ em viagens.
Quem comprou a combustão ? É verdade.
Mas qual verdade?
O pessoal ainda não percebeu que cada um compra o que pode e consegue.
Os VE não são a solução para muitos condutores por vários motivos, e os térmicos igual.
Isto parece uma briga de miúdos na escola, falam tanto em liberdade e depois não conseguem respeitar as opções de cada um, quem quer compra quem não quer não compra, simples.
À os VE são caros, mas há algum carro que seja barato hoje em dia?
Há é os nemos caros.
Vão mas é comprar o bacalhau e fazer as filhoses que o natal está próximo e sejam felizes .
Eu percebi, mas há quem não entenda.
Eu só me meto com eles, tal como se metem comigo.
Vou pois, só me falta 2 dias para férias. Hehehe
Feliz Natal.
JL eu tenho o Tesla Model 3 2024 e vou trocar por modelo a combustão novamente eu adoro a experiência de largar 100 paus de Sumo de dinossauro na bomba e adoro a experiência do IUC mais a pseudo revisão ….ahhhh e tb adoro ter menos de metade da potência pahhh tudo isso contribui para que a próxima escolha recaia numa viatura de Sumo para não falar que a Tesla está mesmo mas mesmo mesmo a falir…. Quase mesmo a falir… Vai falir
Lol
Sr. NunoManuelAlves, eu tenho um ICE e não tenho intenções de comprar um BEV, pelas razões mais que conhecidas, no entanto respeito a sua preferência. Agora espero que respeito a minha, eu sei que é difícil para sí, mas faça esse esforço.
Estranho, eu não estou interessado em comprar agulhas e material de tricot e crochê.
@NunoManuelAlves, engraçado, o meu tem um terço da potencia, e quando vou nas AE so vejo teslas a 100-120 km/h e eu passo por eles e mesmo assim consigo o dobro da autonomia
Curioso, se os teslas andam a 100 -120, então os a combustão andam a quanto ? 70 -80 ? Pelo menos é o que vejo.
@Infinity, o @NunoManuelAlves ainda é dos q pensa que os póneis coxos q os elektros declaram são iguais aos cavalos alazōes dos carros a combustão.
A verdade é que um elektro de 495 cv não consegue acompanhar um combustão com menos ¼ da potência…Tadinho
Realmente não são iguais, são muito mais potentes:
Consegue, mas para aqueles que querem.
https://observador.pt/2024/12/02/mercedes-classe-s-a-gasolina-enfrenta-eqs-electrico-qual-o-melhor-neste-mano-a-mano/
“Em pista, o EQS devia ser menos rápido, travar pior e ser mais lento a acelerar, mas a realidade é que revelou um comportamento menos pesadão do que o Classe S e foi mais rápido numa volta,”
Pois é, a verdade dói.
Dói…doi…
https://youtu.be/jQQEqQGhzYo?si=bgeHSANWCgK1ZpOR
Então não doi?
https://1drv.ms/v/s!AvwLJVpLF7bcrbgjiyVkZHQQlxUKWQ
😛
Ainda gostava de saber quantas vezes num ano é que os 400cv de um eletricista são realmente úteis num ano…
E adoro quando vejo alguém a referir-se a sumo de dinossauro. Revela um desconhecimento absoluto da realidade ou uma falta incrível de argumentos… Qual será?
Então, não comentou o vídeo ?
Os seus não entendi, então o Renault Clio é melhor que Porsches e Ferraris ? A Porsche assim vai falir.
Nuno? Quantas vezes ? Todos os dias e muitas vezes por dia.
Ver se hoje faço um vídeo a mostrar como andam os eléctricos.
Muitas vezes… Lol
Fazes 100km.com cada carregamento ou quê?
Sabes que há mais quem use carros elétricos por aqui ou não?
Não sei quantos faço, eu uso e carrego.
Há uns quantos, mas não aqueles que dizem que fazem 400 KMS por dia e que ao sábado fazem 400 e precisam de carregar a 100% para fazer mais 400 KMS.
É fácil saber quem são os que usam.
Pois é. Muito fácil mesmo mas nem assim acertas…
Não acerto ? não estou a entender porque quer mais potência contratada se não faz KMS que justifiquem.
Quem respondeu ofendido, recomendo uma pomada boa para o cotovelo 😀
Um estudo da Global EV Alliance… ‘e como se num jogo de futebol, um dos treinadores fosse também o arbitro.
É a mesma coisa que referendares os militantes do BE sobre o uso livre de droga!
Óbvio, só seria um estudo correto se dissesse o que vocês querem:
https://pplware.sapo.pt/motores/ha-cada-vez-mais-utilizadores-de-carros-eletricos-a-querer-voltar-aos-motores-a-combustao/#comment-3472454
E se for o estudo da Mobility Consume Pulse, já dão o resultado que espera ?
https://www.google.com/amp/s/pplware.sapo.pt/motores/ha-cada-vez-mais-utilizadores-de-carros-eletricos-a-querer-voltar-aos-motores-a-combustao/amp/
Inquiridas 23.000 pessoas em 18 países, ou seja, uma média de 1278 pessoas por país.
A razão da preferência recai 40% no facto de serem ecológicos.
Não é necessário mais nada para perceber a quem fizeram as perguntas.FIM.
+1
Não li a ficha técnica, mas apostaria que foi um inquérito em-linha feitos aos seus associados.
Sim, foi, e quem achas que vai fazer parte de um grupo de donos de EV’s?
Óbvio, só se dessem respostas diferentes é que era um estudo correcto.
E se for 30000 em 15 países, já dá o resultado que gosta ?
https://www.google.com/amp/s/pplware.sapo.pt/motores/ha-cada-vez-mais-utilizadores-de-carros-eletricos-a-querer-voltar-aos-motores-a-combustao/amp/
Bem observado. Quem responde com essa preferência é só e apenas malta remediada e rica.
A mim interessa apenas menos despesas de manutenção, o que não é bem assim, pois do que tenho lido em fóruns dedicados, há oficinas a cobrarem tanto ou mais pelas revisões de um EV quanto de um MCI, há menos peças para trocar logo à que chular os clientes nos fluídos de refrigeração pagos a peso de ouro, e este é só um exemplo.
Cobram mais nas revisões porque não cobram peças e vão lá menos vezes, ainda assim fica mais barato. Mas está a mudar.
Pura mentira, passados 3 ou 4 anos depois de comparem um carro elétrico quase 50% das pessoas particulares não compram mais carro elétrico.
Se fizerem esse estudo só com empresas é normal que troquem carros eléctricos por novos modelos de carros elétricos pois têm enormes vantagens fiscais e poupanças de combustível e manutenção, mas são carros para andar em cidades e quando precisam de fazer viagens longas têm carros a combustão, a realidade é que pessoas em casa não conseguem ter dois carros , um a combustão e outro eléctrico como o fazem as empresas.
Eu tenho um com 10 e outro com 26, e se voltar a comprar outro, será eléctrico, portanto não é verdade o que diz.
Portanto assim as empresas confirmam que são bons e recomenda-se, elas não gastam o dinheiro só para terem benefícios, senão compravam carros a gasolina que lhes saia mais barato mesmo sem incentivos.
Tanto conseguem que a média de carros por família em Portugal é de 1.8, portanto a grande maioria tem 2 ou mais carros.
Maioria das casas possuem mais que um carro. A não ser alguns casos que seja solteiro muito raro só possuirem só um carro.
Não é verdade o que diz, a grande maioria das casas em que só há 1 ou 2 salários só têm um carro se tiverem algum filho a trabalhar então já têm no mínimo 2 carros, estou a viver num bairro da classe média já com salário acima da média e mais de 50% só têm um carro mas por outro lado os outros 50% têm 2 ou 3 carros no mínimo ou seja se fizer a média da quase 2 carros por cada apartamento. O grande problema das médias é que uma come 2 frangos e a na média dá um fraco para para as duas pessoas sentadas à mesa ou seja um come tudo e outro morre à fome mas a média é fantástica o mesmo se passa nos salários , pensões de reformas etc ou seja as médias são excelentes para enganar os tolos.
Há estatísticas com isso, não é preciso negar.
É esperar mais uns meses para afirmarem que mais de 50% da populacao nao ter sequer acesso a um carro.
Sao raros os casos que conheco de agregados familiares onde só possuam 1 carro. Os unicos casos que conheco é somente quando um deles, normamente a mulher, nao sabe conduzir, mas é muito raro ver.
E em termos de estatistica, Portugal está acima da média Europeia no que diz respeito a numero de carros per capita
Eu tenho um eléctrico e um a combustão já antiguinho e para mim nada chega ao eléctrico, mas cada caso é um caso pois no meu caso faço poucos Km por dia e tenho garagem algo que outras pessoas não se enquadram nestas condições.
Ora ai está, e conforme a necessidade utilizas um ou outro veiculo, mas há pessoas que não aceitam opiniões diferentes nem compreendem que temos necessidades diferentes, uns não gostam de parar em viagem, outros querem chegar rápido outros têm familiares longe já com uma certa idade e “não” podem estar reféns da autonomia do VE e depois há aqueles que gostam e podem chegar quando chegarem.
Não conheço assim tantas pessoas que tenham VE, mas das 4 pessoas que conheço “bem falo com elas quase todos os dias” uma delas tinha um Leaf e teve problemas com a bateria, por isso não quer mais ouvir falar de VE, com o preço pedido pela bateria comprou um Sandero e ainda ficou com €€ para as ferias, e os outros três têm também carros térmicos, e dentro da cidade praticamente só utilizam VE, a outra pessoa como têm um Mercedes faz sem necessidade de carregamento Braga Lisboa se não ultrapassar os 110 Km h, já os outros com viaturas mais modesta BMW I3 e Fiat 600VE, quando vão para fora utilizam os térmicos.
Nem mais, há quem não entenda que todos podem viver juntos.
P problema.pode ser ter dois carros e a despesa que isso representa.
Depende dos que têm rendimento e se têm transportes públicos.
Um modesto Bmw Ix1 ou 2 custam mais de 50 mil euros um modesto IX3 ou I4 já ultrapassam os 77 mil euros . São carros para a classe baixa dos ricos pois para a classe média e baixa só podem sonhar com esses carros e se não tiverem uma casa ou apartamento abarracado com garagem para carregar o carrinho dos pobres ricos então o melhor é andar a pé e de Uber ou uma bicicleta.
Errado, um modesto X1 custa 43700 e um ix1 custa 49700.
Os estudos que usam o conceito de “veículo elétrico” (VE/EV) são enganadores – juntam os 10% elétricos (BEV) com os híbridos plug-in (PHEV) e outros híbridos.
Quem lê “veículo elétrico” pensa que são BEV.
A maioria dos que têm PHEV nem se quer carrega a bateria. Ou seja, grande parte dos PHEV – e os outros híbridos, devem ser contados é nos carros com motor de combustão interna.
Convinha fazer inquéritos de satisfação é a quem tem “carros 100% elétricos”, e em duas subcategorias “tem garagem com carregamento” e “carrega na rede pública”.
Mas aqui não é o caso, senão não faria sentido aparecerem ali os 5% que querem antes os híbridos.
E sim, veículo eléctrico é 100% eléctrico, bev, tal como toda a gente os separa, você é que está a juntar tudo no mesmo saco.
Errado, os phev tanto são electrico como combustão, daí terem uma categoria própria, tal como os hev, todos são separados.
O que mais falta são textos sobre “veículos elétricos” vs. “veículos a combustíveis fósseis” que somam os BEV e os PHEV.
Em todo o caso, o que mais interessava saber era o grau de satisfação dos que têm BEV e os carregam na rede pública.
É que com a conversa da satisfação dos que têm BEV esquece-se a questão do carregamento – onde se carrega (habitualmente e em viagem), o preço e o tempo.
Quando o preço da eletricidade na rede pública é próxima dos combustíveis e os postos de carregamento rápido e ultrarápido são escassos – não custa perceber por que é que mais de 90% dos condutores prefiram carros com motor de combustão (incluindo PHEV).
Não deve haver muitos, até porque todas as entidades que registem os números têm os separados, tanto a a acea como a acap, que são as 2 principais fontes de dados para Portugal e europa.
Não é isso que pertence só leque de fontes de energia que dizem que cai descer ? Isto quando se fala de soluções alternativas?
Mas não são 90% que oferecem phev, são apenas 7 %.
BEV – 100% elétricos
PHEV – com baterias que carregam autonomamente. A bateria, como nos outros híbridos, também carrega nas travagens e desacelerações. Os dados recolhidos pela UE, fornecidos pelos próprios carros, mostram que – em geral – os PHEV gastam quase tanto ou mais combustível que os carros apenas com motor de combustível.
Outros híbridos – com baterias pequenas, que não carregam autonomamente (carregam nas travagens e desacelerações).
Errado, phev é um híbrido de carregar na tomada e também com regenerativa.
Os hev é que só carregam com regenerativa.
Gastam porque não os carregam, isso é problema de quem os usa e não do veículo.
O que escrevi sobre os PHEV e HEV foi o mesmo.
pois pois.
ninguem os compra e depois saem estudos a convencer que são um exito.
por isso é que tenho dois a diesel e pretendo comprar um hibrido plug in a gasolina.
electrico para fazer meia duzia de km de casa para o trabalho e gasolina para quando precisar de fazer viagens longas.
diesel é que já não me interessa, faço poucos km
Ninguém ? Então o 1.05 milhões que foram vendidos na Europa este ano não é ninguém ?
Nao faças isso, compra um 100% electrico.
Com um híbrido apenas vais levar meia benção do santo JL, padroeiro da mobilidade eléctrica!
Então, como está o padroeiro da mobilidade a combustão ?
Deve andar bem apesar dos seus 116 anos.
Ainda bem.
Eu estou dentro dos 99%!
Tenho um elétrico citadino, com autonomia para 250kms e estou bem satisfeito com ele, principalmente com e economia efetiva que me trouxe. Tenho uma carrinha a gasóleo, grande, espaçosa e com autonomia para 900kms, para viagens a afins.
Mas se a pudesse trocar hoje, seria por um elétrico sem dúvida, o eleito seria um Tesla Model 3 Long Range RWD… Perderia alguma autonomia, mas pouparia muitos euros (com os carregamentos em casa, que são a minha maioria).
“…estudo da Global EV Alliance …”
Não é preciso dizer mais nada.
Se fosse da Global ICE Alliance, esse sim, tinha dados corretos sobre os donos de ev.
É o mesmo que o padre perguntar na missa se os fiéis a acreditam em Deus.
Aqui pode ver o que é informação isenta:
https://www.autonews.com/mobility-report/mckinsey-survey-46-ev-owners-unlikely-buy-another/
Foi o que fizeram nesse certo ?
Portanto esse é que está correto, perguntar aos donos de ice se trocam de ev para ice. LOOOOOOOOOOL
Curioso quem fez esse estudo:
“Serves as managing partner of our Berlin office; leads the data and analytics work for automotive and industrial clients in Europe”
https://www.mckinsey.com/our-people/andreas-venus
Realmente muito isento…
Estudos encomendados. Deviam perguntar a quem não tem VE.
Quem tem BEV torna-se um catequista dos elétricos, a anunciar a boa nova 🙂
A questão do estudo é que devia ser outra – se tem um BEV mas carrega a bateria na rede pública (não tem garagem para carregar ou na empresa onde trabalha), também vai continuar a comprar BEV?
Então quem tem combustão torna-se o quê em relação aos eléctricos ?
Depende – se tem garagem é propenso a converter-se, se não tem é ateu.
Não é o que parece, basta ler por aqui os comentários.
Os ricos!!!!! pois claro tem dinheiro para alimentar o chupador de 4 rodas com Sumo de Dinossauro, mais IUC mais revisão, Nadam em euros, essa malta adora gastar 200 ou 300 paus em Sumo, melhor que gastar 30 paus em electrões, ja os pobres usam o electrão sem marca sem cor sem aditivos, la está Sumo de Dino não é para quem quer é para quem pode…. a Tesla Vai Falir esta por segundos mesmo…
Esse estudo seria demasiado abrangente, as questoes deveriam ser mais especificas.
Não sei onde disse que mesmo com 100% de carros elétricos o consumo de petróleo baixa 10% .
Aqui fica:
https://imageio.forbes.com/specials-images/imageserve/6756ef05b70cdb9ea8f04fa0/Demand-for-electricity-from-vehicles-is-rocketing-in-Norway/960×0.png?format=png&width=1440
https://imageio.forbes.com/specials-images/imageserve/6756ef05b70cdb9ea8f04fa0/Demand-for-electricity-from-vehicles-is-rocketing-in-Norway/960×0.png?format=png&width=1440
Por acaso, falando com alguns stands de automóveis na zona de Lisboa o que se diz é que há bastantes clientes (principalmente mais velhos) a devolver carros eléctricos e a voltar a um modelo a combustão (normalmente diesel).
Exato, deve ser por isso que o número de EV nos stands está a diminuir.
Não sei de onde vem essa informação, mas a minha vem directamente dos stands. Lido com vários em trabalho e são vários os que me avançaram esses relatos.
Atenção que o JL é a entidade superior aqui do pplware em relação aos EV’s.
Até estou a estranhar ainda não ter um espaço de opinião para debitar a sua doutrina.
Mesmo! 🙂
Pelo menos não me meto a inventar só porque a noticia não diz o que eu quero.
Vem do numero total de carros à venda.
Vem de todos os stands ? é que é o proprio standvirtual onde estão todos os stands que o afirma e basta consultar regularmente os números.
https ://www.standvirtual.com/diarioautomovel/mercado-automovel-em-portugal-eletricos-continuam-a-crescer/?doing_wp_cron=1733942280.1049220561981201171875
https ://welectric.pt/2024/09/28/os-tres-eletricos-em-segunda-mao-mais-procurados-em-portugal/
https ://eco.sapo.pt/2024/09/26/procura-por-carros-eletricos-usados-dispara-mais-de-100-em-agosto/
https: //www.cmjornal.pt/economia/detalhe/procura-por-automoveis-eletricos-usados-aumenta
Eu nao sei mas acho que isso se pode chamar de lobby…ou entao de moda mesmo.
https ://observador.pt/2024/09/24/venda-de-veiculos-caiu-183-na-europa-e-os-electricos-439/
https ://expresso.pt/economia/transportes/2024-09-03-venda-de-carros-eletricos-cai-19-em-agosto-e-tesla-foi-ultrapassada-pela-bmw-04427ea1
https://pplware.sapo.pt/motores/venda-de-carros-eletricos-cai-19-em-agosto-o-que-se-passa/
JL leu os artigos? Logo no primeiro é referida a prevalência da gasolina.
Não sei se reparou mas há estamos em dezembro.
Acho que não entendeu, por um lado caíram dos novos e aumentaram os em segunda mão, é que os 103% é de agosto também.
Largue um pouco o preconceito, talvez entenda melhor.
Moda agora são os a gasolina, já deixaram de ser moda os diesel, que eram os que mais se vendiam.
E alguém disse que não ? Que os a gasolina tinham caído ?
Vou já Devolver o meu Tesla M3 de 2024… fonix prefiro um VW Tidiiiiiiiiiiiiiii maravilha com 150 cv e vou fazer um remap para gastar mais sumo e andar menos e como tem muita potencia em vez de aumentar os cv vai diminuir…. para que calcar o pedal do acelerador e sair disparado de qualquer situação e gastar 2 paus aos 100KM nahhhh para quê ? VW TAIGO TURBO TiDiiiiiiiiiiiiii Super charger remap stage3 Intercooler green Diesel Dino Blue Raptor GTi R Super Blue TEch Traineira Power Carrega no pedal de dar Gás (Dar Sumo de Dino) e……….WARPPPPPPPPPPPPPPP, opssssss calma Calma calma Afinal Não….. pedal no fundo e não acontece nada…. a traineira avança pelas ondas TUK TUK TUK TUK TUK TUK TUK TUK TUK TUK TUK
Realmente, vou já comprar um eléctrico para conduzir como um desportivo enquanto penso em poupar 🙂 é simplesmente o conceito mais ridículo que já vi. Aliás, dois: o outro é achar que um EV é um “carrão” haha
Então é ridículo porquê?
Qual ev teve ?
Não tive nenhum EV, mas tive de conduzir 2 durante uns meses/Km devido ao trabalho e experimentei vários (de colegas, amigos, test drives etc). São bons meios de transporte, e económicos para quem tem condições para eles (ter onde carregar em casa e não fazer muitas viagens grandes, ou com pressa ou por imprevisto).
Tirando o cenário de utilização de cada um, não são desportivos. Não há quase interacção com o carro, é tudo filtrado ao extremo (devido ao peso e à suspensão que, para lidar com ele, exagera no amortecimento) e não nos brindam com estímulos que ajudam à condução desportiva em geral. São inertes. A única piada é mesmo o disparo e o arranque.
Só são desportivos quando são desportivos.
O disparo e o arranque é a única diferença que eles têm dos outros, as suspensões e direção é tudo igual.
A suspensão dum Model X é igual à dum Porsche Macan? A dum Model 3 é igual à dum Mini Cooper JCW ou dum M3? E a direcção? É que são mundos à parte.
Depende do modelo e do custo do mesmo.
Bem, vou só dar aqui uma ajuda: não depende do modelo, quanto muito depende da versão. Mas qualquer Macan tem a suspensão diferente dum Tesla, e nem estou a falar da suspensão adaptativa ou da suspensão a ar. O mesmo para um Cooper JCW ou M3, que já são versões desportivas de modelos existentes.
O preço nem é factor, uma vez que falamos de carros muito diferentes.
Qualquer um destes carros é muito mais emocionante de conduzir que um EV, sendo que o único que se aproxima deve ser o Hyundai Ionic 5 N.
Então agora na são diferentes em preço ?
E o macan é um desportivo ? Não é o que Porsche diz sobre ele.
Se não interação é porque ia em.piloto automático.
Porra, estava com medo que em algum momento largasses um argumento.
Felizmente foste coerente do início ao fim.
Não deixo de ficar curioso com a terminologia que usas. Trabalhas no ramo das oliveiras?
sim trabalho nas Oliveira a Sumo de dinossauro, tu deves ser meu funcionário de certeza, ahhh e a Tesla esta quase a Falir
Falas tanto da Tesla falir porquê?
Muito engraçado este estudo da Global EV Alliance…
Um estudo segundo o Novo Banco diz que é o melhor banco para se ter conta…
Um estudo feito pela Worten diz que é a loja com os melhores preços…
Então o que eles vendem ?
A linha de pensamento está errada.
O correcto seria Os CLIENTES do novobanco dizem que não querem mudar para outro banco.
Os CLIENTES da Worten dizem que já não compra nada nas outras lojas.
ainda assim…
Queriam que um teste para perguntar a quem não tem um EV, vai deixar de ter um EV?
Estás portanto a dizer que quando a worten diz que os seus clientes estão satisfeitos é mesmo verdade…
Ok. Cada um baixa as suas expectativas de acordo com o seu alcance…
O que worten vende e a global ev alliance vende ?
Estudos da treta…
E quem pagou ?
Já agora, isto não é um estudo, é o resultado de um inquérito.
Não vale a pena…
Sim, como vê não vale a pena.
Se não perguntarem aos utiliza de VE, devem perguntar a quem?
Aos comentadores do pplware.
Parece aqueles foruns da internet de Utilizadores de VE.
Quando alguem coloca 1 post a contar a sua experiencia a maioria dos comentários é de pessoal que nem possui VE a dizer que é mentira e que estao a mentir e que o seu Diesel é melhor.
Nao possuem VE, nao gostam de VE, passam o dia a falar de VE 😀
Exato, isto realmente é um fenômeno estranho, depois dizem que os outros são fanáticos.
Tesla vai falir e o que sobrar a VW vai comprar porque é a VW e usa motores TiDi o futuro do Sumo de Dinossauro, ja esta a venda o meu Tesla não quero carros de uma empresa Falida, que vai falir a qualquer momento, esta mesmo mesmo quase, que se lixem aos carros de 2 paus de electrões eu quero é sumo, emoção de sentir o ar poluído com os meus 100 cv do meu motor Tidi de 150 cv, que powerrrrrrrr sou do aço ……..o Ás do Sumo
A tesla vai mesmo Falir
A droga dá cabo da malta…
Entretanto no Reino Unido os 100% elétricos voltaram a subir nas vendas e já representam 25% em Novembro.
Na Alemanha voltaram a subir e representam 23% das vendas, sendo que mais de 60% de todos os automóveis são eletrificados de alguma fora.
Vendas dos 100% elétricos subiram 9% YoY em todo o mundo no Q3…
https://www.strategyand.pwc.com/de/en/industries/automotive/electric-vehicle-sales-review-2024-q3.html
Na Alemanha o problema vem depois.
Continuam a limitar potências de carregamento e a implementar medidas para tentar evitar o colapso da rede.
E depois vem a Alemanha defender o uso de alternativas que consomem 10x mais electricidade? Começo a pensar que afinal os alemães não são tão inteligentes como dizem…
Estudo claramente encomendado pelo lobby dos elétricos.
Na vida real não é assim.
Conheço mais de 25 pessoas que voltaram para os CI / Híbridos. Os outros 15 ficaram com os EVs porque saiu barato na empresa.
Onde viu um estudo ? Nem ler sabe.
Claro que conhece.
Eu só compro carros como eu, que façam barulho e sejam potentes…:)
Cenas eléctricas, dispenso…mas há quem use.
Elétricos são todos.