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Serão as baterias de iões de sódio o segredo para carros elétricos mais baratos?

                                    
                                

Autor: Ana Sofia Neto


  1. João-Sousa says:

    Para já não me parece que sejam uma alternativa às baterias de lítio, mas para carros que não necessitem de uma grande autonomia, podem ser uma boa opção.
    Não tenho conhecimentos que me permitam saber se há muita margem de evolução para este tipo de baterias, mas do ponto de vista ambiental tem muitas vantagens.

    • José Camelo says:

      Para uso em casas são excelentes, o peso não é um problema e sim o preço

    • Pileca L says:

      Tanto a CATL como a BYD já apresentaram modelos (ex: BLADE) em que mudando a disposição / modo como os químicos são armazenados, conseguem meter mais químico e menos metal de segurança na mesma área e peso. Isto faz com que as baterias de sódio possam ter densidades iguais ou superiores às atuais LFP, e as LFP muito próximas às de NCM/NCA atuais.

      Isto faz com que um carro do tamanho dum Peugeot 208 / VW Polo possam ter baterias de 50-60 kWh baratas

  2. Joao+M says:

    ACho que esta tecnologia pode ser uma excelente escolha para citadinos.

    • B@rão Vermelho says:

      Desde que baixe os preços é sempre uma boa opção, muitos de nos utilizamos os carros para o dia a dia e uma ou dias vezes ao ano fazem longas deslocações, acho que o maior problema é mesmo onde carregar o carro para aqueles que não podem carregar em casa, lembro-me do anterior ministro dizer que os carregamentos feitos fora de casa devem ser a exceção e não a regra.

      • Joao+M says:

        Sim. Algo que me fez demorar a comprar eletrico eram os carregamentos em casa. Agora moro num apartamento com garagem individual o que me permite carregar sem problemas Mas quem tem garagens partilhadas já tem de lidar com condominio e, pior, há muita malta que nem garagem tem e a unica opção é mesmo na rua – dado que esticar extensões pela janela não é viável. A meu ver, por mais que eu goste de EV, o custo/beneficio só vale a pena se for carregado em casa. Para carregamentos por fora de forma cosntante, o custo do EV não vale a pensa porque não vai trazer grande beneficio.

  3. JMarques says:

    Sim claro que o sodio sera o futuro da UE, pois nao depende de litio chines ou chileno! Mas continuo a dizer que o futuro dos carros eletricos sera a nuclear de fusao e motor de ioes! A UE e a primeira potencial mundial a ter a energia nuclear de fusao, no sul de franca e em breve comecara a producao em massa. Os arabes, os chineses e ate os americanos vao ficar para tras…por isso a america rebentou com o nordstream para atrasar a UE, eles sabem e sempre invejaram o nosso CERN

  4. Realista says:

    Desde que não viciem ou tenham o efeito memória, como as de níquel-cádmio dos telemóveis antigos

  5. Tiriri says:

    Tá certo, suporta menos densidade energética. Que percentagem? Para as mesmas dimensões: -30, -50, -80% ???
    Acho que é um dado importante.
    Dependendo desse valor, depois segue-se outra pergunta: Peso? mais ou menos para as mesmas dimensões?..

    • Pileca L says:

      Aqui só vais ter info genérica, algo mais há que ir à fonte (como fizeram com a imagem…).

      Por norma cada tech (Na < LFP < NCM) uns 30% de diferença.

  6. Rodrigo says:

    Aí está uma solução para os carros que só precisem até 300Km de autonomia serem mais baratos e ainda mais ecológicos, porque na realidade maior parte da população nem precisa disso e nesses casos pode baixar e muito o custo das baterias e até trocas.

  7. O Barbaro says:

    Mas isso é sal né ? Os coches não vão ficar todos podres e enferrujados ?

  8. JL says:

    Já mandei vir umas para testar…

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