Será que o futuro dos elétricos se joga dentro de 4 linhas? A smart diz que sim
Aquilo que nos espera, em termos de mobilidade, ainda é uma incógnita. No entanto, as fabricantes acreditam nas potencialidades dos carros elétricos e têm apostado cartas nessa crença. Caso disso é a smart que, agora, diz que o futuro dos elétricos se joga dentro de 4 linhas. Entenda!
Há os que não largam os carros com motor de combustão interna: apreciam o conceito, o barulho, o processo da condução - e desacreditam nas restantes alternativas da mobilidade.
Há também aqueles que não compreendem esse fascínio e pintam a imagem do futuro do transporte com as cores do hidrogénio.
Depois, há os que têm uma crença desmedida na mudança que os elétricos vão motivar, quando as pessoas se deixarem conquistar por eles, independentemente da falta de barulho e dos problemas que são, hoje, levantados - preço, autonomia, sustentabilidade, entre outros.
De facto, os carros elétricos têm tomado conta da cena, fazendo parte de um ciclo (entre governos, fabricantes e consumidores) que os vê como um importante mecanismo de transformação. Se eles o serão, ou não, só o futuro dirá.
Seja qual for a solução ideal que nos espera, conhecemos as vantagens e as desvantagens das várias alternativas, ainda que seja crucial explorá-las mais e dominá-las melhor.
No caso dos elétricos, sabemos que, no geral, são uma alternativa mais ambientalmente sustentável, com emissões nulas de CO₂, que o seu custo de utilização é reduzido, quer em termos de custo por quilómetro, quer em termos de custos de manutenção.
Por se acreditar neles e nas suas potencialidades, os elétricos carregam um conjunto de benefícios fiscais, tanto para particulares, como para empresas, e apoios à aquisição.
Smart acredita nos elétricos e diz que o futuro se joga dentro de 4 linhas
A par de outras fabricantes, a smart lançou-se no mundo dos elétricos, oferecendo uma alternativa aos "corajosos, aos criadores, aos aventureiros" e aos que querem descobrir novos caminhos.
A fabricante já apresentou o seu mais recente smart #1, um carro elétrico desenhado para o presente e campo de jogo do futuro. Dentro deste, os consumidores podem escolher aquele que melhor se encaixar nas suas exigências, necessidades e visões:
- Pro+, cujo cognome poderia ser O agradável;
- Premium, cujo cognome poderia ser O elegante;
- BRABUS,cujo cognome poderia ser O desportivo;
- Edição Limitada, cujo cognome poderia ser O especial.
Seja qual for a preferência, também acredita que o futuro é dos elétricos?
Este artigo tem mais de um ano
@JL, tínhamos estado à conversa em um outro poste, por causa do custo do carregamento rápido, então posto ID: CSC-00015
Valor fixo inicial, 0,261 s/iva e 0,321 c/iva e valor Variável 0,053 s/iva e 0,065 c/iva
Já agora acrescentar que afinal tenho dois vizinhos com Toyota Mirai um azul e outro cinzento, hoje cruzei-me com o cinzento AI-56-JC
Esse posto esqueça, para carregar um dacia spring até aos 80% cobra 30 euros, tem preços absurdos.
Sobre o toyota mirai, existem realmente 2 cá em Portugal, tanto pelo registo de carros como pelo registo de seguros. Pode ser esses, devem abastecer apenas metade no posto da câmara de Cascais, já que é um posto de 350 bar de pressão.
@JL, obrigado pela ajuda, foi só por curiosidade, é certo que antigamente faziam fila para carregar neste posto de carregamento e agora é raro lá ver um carro, já sei o porque mesmo ao lado na garagem do edifício também há carregadores e ai sempre há mais pessoal a carregar.
Aqui no Brasil muitas lojas que comercializam veículos usados ou seminovos não estão aceitando veículos Híbridos/Elétricos com mais de 3 anos de uso, muitos tiveram problemas com garantia das baterias, pois em muitos casos a capacidade de armazenamento de carga das mesmas já estava bastante comprometida, o que não é coberto pela garantia, pois não é considerado defeito, mas sim desgaste natural das baterias, aí os donos das lojas tiveram ou que devolver o dinheiro ou pegar o carro de volta ou arcar com os altos custos de substituição das baterias, aqui no Brasil o lojista é obrigado por lei a dar garantia de 03 meses nos veículos usados que eles comercializam. O mercado de usados vai simplesmente acabar com a eletrificação veicular. Vou é ficar quieto com meu veículo à combustão mesmo!
A garantia das baterias é 7 ou 8 anos e algumas já dão 10 anos. Portanto essa versão não me parece verdadeira.
Convém perceber em que circunstâncias as marcas se reservam a não acionar as garantias. Porque nestas situações tanto faz ter 3 anos como 10, se a marca descaracterizar o problema e não der garantia, vale bola.
Está claro que os Clientes compraram carros com até 71% de bateria o que para a generalidade das marcas está dentro dos parâmetros.
Hein ? parece que não leu o que o homem disse. LOOOOL
@Bogas Não?
“pois em muitos casos a capacidade de armazenamento de carga das mesmas já estava bastante comprometida, o que não é coberto pela garantia”
Cá é a mesma coisa! Acima de 70% está bom. lool
E depois é atentar no coment do @Zé Gato. Mesmo abaixo de 70% pode não ser suficiente para te substituírem por uma nova mesmo que esteja no período de garantia. É só alegarem mau uso, entre outras artimanhas!
Não entendi isso, ele diz estar bastante comprometida e que não é suportada pela garantia, em 3 anos nao é possível ficar perto de 70%, a não ser um carro que tenha sido usado para transporte de aplicação como eles chamam, com muitas centenas de milhar de kms, nesse caso sim, não é suportado pela garantia, tal como cá.
Nada tem a ver com os 70%, até porque era necessário saber qual a marca em questão, nem todas são iguais.
Cheira apenas a falsa informação.
@Bogas, eles até 3anos ainda aceitam os carros para vender. Pelos vistos esses casos surgiram com carros acima dessa idade.
Abç
4 anos é mais de 3, continua a não fazer sentido, nem sem 7 ou 8 chegam a isso. Já existem bastantes dados sobre isso, não vale a pena andarem a contar histórias.
Para mim foi uma opção desses stands por desconfiança e desconhecimento.
Já agora, por aqui em Portugal não é 3 meses, mas sim 6 meses, e pode ser negociado para mais tempo.