Semáforos poderão receber uma quarta luz que será de cor branca
Com a evolução dos carros, a introdução da condução autónoma e outras tecnologias de segurança, as regras de trânsito também terão de se adaptar, de evoluir. Como tal, o semáforo tradicional, tal como o conhecemos, com uma luz vermelha, amarela e verde, poderá ser "atualizado" e receber uma outra luz, que tem um novo objetivo!
O Semáforo, também conhecido sinal luminoso, foi usado pela primeira vez em 9 de dezembro de 1868, em Londres. Inspirado na ferrovia, um engenheiro desenhou o sinal com dois braços móveis que se acionavam movendo cabos a partir de uma torre.
Esta unidade continha duas lâmpadas de gás com uma luz vermelha e outra verde. Não teve uma existência longa, já que em 2 de janeiro de 1869, por causa de um acidente, explodiu provocando a morte de um agente da autoridade. Foi retirado e até agosto de 1914 não se voltou a instalar um semáforo, o que aconteceu em Cleveland, no que é considerado o primeiro semáforo com o aspeto atual.
Passados mais de 150 anos, os sinais luminosos, tal como os vemos nas estradas podem ter os dias contados. Isto porque a evolução dos carros também obrigará a uma atualização deste importante sinal de trânsito.
De acordo com engenheiros da Universidade Estatal da Carolina do Norte (IEEE), nos EUA, no futuro, os semáforos poderão contar com uma quarta luz branca que avisa os condutores para seguirem o carro autónomo à sua frente.
A luz vermelha ainda significa que tem de parar. As luzes verdes ainda significarão que tem de avançar. E as luzes brancas dirão aos condutores humanos para simplesmente seguirem o carro à sua frente.
Referiu o engenheiro Ali Hajbabaie no site da universidade norte-americana.
Simulações computacionais mostraram que o semáforo de quatro luzes melhora significativamente o tempo de viagem nos cruzamentos e reduz o consumo de combustível.
E, só para esclarecer, a cor da ‘luz branca’ não importa. O importante é que haja um sinal claramente identificável pelos condutores.
Acrescentou Hajbabaie.
Esta luz branca é ativada quando um número suficiente de carros autónomos se aproximam de uma interseção, o que permite que os veículos se comuniquem sem fio uns com os outros e com o computador que controla os sinais de trânsito.
De acordo com as simulações, as melhorias no fluxo de tráfego começam pequenas, mas tornam-se significativas quando o número de veículos autónomos atinge 10% de todo o tráfego numa interseção de fase branca. À medida que a percentagem de veículos autónomos aumenta, os benefícios também aumentam.
Mesmo que apenas 10% dos veículos numa interseção de fase branca sejam autónomos, os atrasos podem ser reduzidos em 3%. Quando 30% dos veículos são autónomos, os atrasos são reduzidos em 10,7%.
Leia também:
Este artigo tem mais de um ano
Portanto ruas a evitar quando surgir a luz branca.
Em todos os [paises europeus ja existe isso ,mas portugal e sempre um atraso! SEMPRE!
A sério que já existe? Mas então a notícia não que diz que está ser estudada esta possibilidade? É que ainda não vi nenhum assim…
Será? Nomeia-me um país europeu que tenha isso.
Seguir o carro da frente… Se ele fizer asneira todos seguem!!
Tipo manada.
Diz um que tenha, eu digo-te 5 que não têm.
Um acrescento que não traz qualquer benefício para a circulação automóvel, e fluidez do trânsito, sendo mais um passo para o sub-desenvolvimento e deturpação do conceito de cidade e do tráfego de automóveis.
E serás feliz.
O que era melhor era menos transito e fila nas cidades. Mais feliz assim.
E como identifico um carro autómato? Vão ter luzes eles também? Ou tenho de andar a invadir a privacidade das pessoas a olhar para dentro de todos os carros a saber?
Não és tu que tens de identificar é o semáforo que detecta a presença de automóveis autónomos. Depois terás de obedecer ao que o veículo que fizer: paras ou segues.
Sinceramente, não estou a entender os benefícios disto. Será que é para o caso de acidentes onde haverá um safety car como na competições?
chegas a um semáforo e tens um carro autónomo do outro lado e um à tua frente.
eles sabem o que querem fazer, e sabem que podem seguir o caminho sem interferir no trajeto um do outro. luz branca acende e seguem, tu se quiseres, podes seguir o veiculo reduzindo tempo de espera, reduzindo consumo de combustível, etc etc
tens é que seguir o veiculo autónomo para não causar acidentes ou disrupções no trajeto por eles calculado.
imagino algo assim. Mas também terá as suas falhas e limitações. basta ver que atualmente muitos condutores nem o amarelo/vermelho respeitam, quanto mais uma luz “branca”
se já inventaram a roda para que mais invensões
Já inventaram os dicionários, e as aulas de Português. Foram invenções importantes
Porque se só tivessem inventado a roda, de nada servia a roda.
Para quem nunca viu, aqui já usam esse sinal. Luz branca. Simples, partiram o vidro que tem a cor do sinal. Somos a muita à frente.
Estupidez… se a ideia é permitir a passagem do veículo autónomo, porque a leitura telemática das condições de tráfego o permitem, basta que a luz verde permissiva se mantenha acesa. Serve para os dois, para o SmartCar (autónomo) e para o DumbCar (conduzido por humano).
Aliás (isto também é aflorado na notícia), branca é que nunca há de ser… a poluição visual que iria gerar, a confusão com as iluminarias das cidades, vilas e aldeias, havia de ser bonito!!
Isto é de quem não tem nada que fazer ou, melhor, ganha a vida a inventar tretas para justificar a sua existência.
Conclusão:
3 luzes sempre intermitentes -> está tudo muito bem.
4 luzes, onde o objetivo é que a 4 luz, branca, esteja o mais tempo ligada, mais fluidez, menor consumo de energia, mas…………. MUITA POLUIÇÃO VISUAL.
LOOOL
Eu até lhe respondia, mas corria o risco de fazer estoirar a sua pequena cabecinha e eu não quero ficar com essa culpa na minha consciência.
Já agora, não é por escrever LOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL, que se ri mais e melhor do que os outros!
LOL
Pode responder na boa.
Os 2 “O” a mais fui eu que me engasguei de tanto rir, e o dedo foi 2 vezes a mais à tecla.
LOL
Tretas. A única alteração que interessava era passar uns segundos pelo amarelo entre o vermelho e o verde, como se faz na Alemanha, Áustria, Suíça e Europa de Leste. Isso ia permitir desligar o motor durante todo o vermelho e avisar o condutor antes de arrancar com verde. E poupar rios e rios de combustível. Como é que os portugueses (e não só) conseguem ser tão estúpidos? É obra.
Para quê, esses vão acabar não tarda muito….
Mais uma estupidez americana tal e qual como as outras que apareceram antes.
Tal como o GPS, invenção americana, não serve para nada, tal como os microondas, entre tantas outras coisas que todos usamos hoje. LOL
Boua noite e so mais um serviço que nao vai trazer nada de importante
Claro que não, não sei porque existem semáforos…
Acabar com o stop, 80% é inútil, não vem ninguém, parar para quê?
E que tal em vez de mais uma luz, usarem IA pra a mudança de semáforo em vez de temporizadores? Quantas vezes tá vermelho e ninguém a passar só outro lado e do nosso lado uma fila enorme? Isso e que era de valor
É isso que se pretende.
E como se identifica uma carro autónomo?! Agora para se poder conduzir vai ser preciso saber de cor e na ponta da língua todos os modelos e principais características…
Claramente que só é um benefício nos EUA, porque eles abusam dos semáforos.
Têm semáforos em tudo quanto é cruzamento.
Na Europa, onde claramente dominam as rotundas, é irrelevante.