Semáforo demorou 10 meses e 2,4 milhões de dólares para começar a funcionar…
O nosso país é um poço de burocracia, com casos diários a corroborar um problema que muitos apontam como raiz de estagnação. Curiosamente, não é apenas por cá: este semáforo demorou 10 meses e 2,4 milhões de dólares para começar a funcionar...
Na Califórnia, um semáforo demorou quase um ano e cerca de 2,4 milhões de dólares para entrar em funcionamento.
O caso está a ser contado pelo GV Wire, mostrando que a burocracia não apenas atrasa as coisas, mas leva a uma quase paralisação dos projetos.
Meses e meses para ligar um semáforo
Na semana passada, as autoridades do condado de Fresno ligaram finalmente um semáforo que esteve vários meses à espera de entrar em funcionamento.
Toda a infraestrutura só ficou disponível recentemente. Vimos alguns postes a serem instalados, que pareciam de estar lá há muitos meses, antes de vermos todo o cruzamento totalmente concretizado.
Contou o supervisor do condado de Fresno, Nathan Magsig, ao GV Wire.
O planeamento do projeto, que começou em 2018, levou vários anos, incluindo a aquisição de terrenos, a garantia de direitos de passagem e a compra de equipamentos. A remoção de árvores, a obtenção do terreno e do direito de passagem, e o equipamento aumentaram os custos, que totalizaram 2,4 milhões de dólares.
Embora o semáforo fosse um projeto do condado, a cidade de Fresno precisava de dar a sua aprovação final, e o condado teve que construir de acordo com os padrões da cidade.
Aliás, o diretor de Obras Públicas da cidade de Fresno, Scott Mozier, disse que, embora a cidade não fosse responsável pelo projeto, recebeu várias reclamações sobre o longo atraso.
Durante 10 meses, os semáforos permaneceram apagados, num cruzamento movimentado no sudeste de Fresno. Apesar de os postes e as luzes estarem instalados, permaneceram inativos, fazendo com que os motoristas esperassem em sinais temporários nas avenidas Fowler e Olive para aceder à Highway 180.
Isto definitivamente ajudou o fluxo do tráfego. Havia momentos em que não conseguíamos sair da nossa garagem. Tínhamos de virar na direção errada só para sair. No entanto, agora, o tráfego flui muito mais suavemente.
Disse Hank Bocchini Jr., proprietário do campo de golfe Hank's Swank Golf Course, localizado na esquina da Fowler com a Olive há 41 anos.
Curiosamente, a apenas 2,4 km de distância, um projeto de instalação de semáforos nas avenidas Temperance e McKinley demorou três meses desde a preparação do terreno até à ativação.
Fonte: GV Wire
Neste artigo: semáforo






















ao findo da minha rua há um semaforo que está mais vezes avariado do que a funcionar.
a empresa de manutenção deve avariar o semaforo só para poder arranjar
não sei quanto é que a câmara paga pelo arranjo
Depende da cãmara.
Em muitos casos a cãmara paga um valor apurado de “certa forma” estabelecida em contrato à empresa dos semáforos (que em muitos casos é toda da própria câmara) e a empresa faz tudo com esse dinheiro.
Por vezes é muito dinheiro por vezes é quase nada, de acorco com o que dá jeito naquela altura.
Isso não rende comissões aos vereadores, a menos que a empresa só tenha que por umas cruzinhas no papel das inspeções.
Vou explicar-te, as camaras fazem avenças com empresas de serviços em que exigem tempos de resposta muito curtos, manutenção mensal, etc etc., ou seja, um concurso com exigencias enormes e irealistas, portanto todas as empresas dão orçamentos avultados, mas há uma que faz sempre um bocadinho mais barato, um valor que não gera lucro ou até prejuizo e ganha. Claro que essa empresa já está feita com o responsável da camara que depois não vai exigir os serviços tal e qual, aliás, não vai exigir quase nada a não ser provas que o serviço seja feito, assim um dia que as autoridades andarem a ver/perguntar às pessoas toda a gente vai dizer que de facto via a empresa de manutenção muitas vezes (como tu viste) e fica mais dificil de provar que os valores eram injustificados, estas empresas cobram milhares de euros por serviços de manutenção, auditorias ou outra parvoice qualquer. Isto acontece praticamente em todo o lado, até empresas privadas. Mas se quiseres analisar de perto uma situação destas nada melhor que analisar as avenças da empresa do próprio PM, Spinunviva ao Casino de Espinho, são milhares de euros mensais que são pagos sem justificação, há um documento redigido em 2019 e o resto é fumo, mas está tudo à vista de toda a gente! Quando tens altos cargos em governos de direita nem necessitas de justificar, está tudo bem. Ó Sr guarda! Se correr ainda os apanha!
Típico da California do presente.
E só olhar para o projecto de comboio “rápido” deles.
O lobby automóvel e petrolífero lá do sítio já proibiu os comboios rápidos.
As petrolíferas estão a sair da Califórnia. As leis há mais de 20 anos que são feitas para os prejudicar, e estão cada vez piores, e as petrolíferas fartaram-se.
Na Europa gastam mais em hidrogénio e nunca chegam a funcionar…
Desde quando é que na Europa o hidrogénio foi para funcionar? É para fazer “estudos” e justificar o gasto.
o hidrogénio deverá funcionar mas não a curto prazo nem é para utilizar em carros, camiões ou da maneira que as pessoas pensam, isso não é viável. É bastante viável quando tivermos painéis solares em excesso e a energia que seria desperdiçada, servir para armazenar hidrogénio em grandes quantidades para gastar quando não houver produção suficiente com sol e eólico, será a chave para a total descarbonização e independência energética. É bom que Portugal e a UE façam já essa aposta para o futuro, não podemos é querer andar mais que as pernas e ver já os resultados.
o hidrogénio deverá funcionar mas não a curto prazo nem é para utilizar em carros, camiões ou da maneira que as pessoas pensam, isso não é viável. É bastante viável quando tivermos painéis solares em excesso e a energia que seria desperdiçada, servir para armazenar hidrogénio em grandes quantidades para gastar quando não houver produção suficiente com sol e eólico, será a chave para a total descarbonização e independência energética. É bom que Portugal e a UE façam já essa aposta para o futuro, não podemos é querer andar mais que as pernas e ver já os resultados.