Se os elétricos invadirem as estradas, será preciso repensar as luzes de travagem
As luzes de travagem são essenciais aquando da condução. Contudo, por poderem funcionar de forma ligeiramente diferente nos carros elétricos, a desejada eletrificação poderá torná-las obsoletas e obrigar-nos a repensá-las.
Embora haja híbridos com esta peculiaridade, é nos elétricos que o pedal único se vê mais, tendo sido mais desenvolvido e mais bem trabalhado para os integrar, especificamente. Esta alternativa, que para muitos não será novidade, baseia-se num sistema de travagem regenerativa.
O que é um sistema de travagem regenerativa?
Além da função de travagem, este sistema possibilita ainda o carregamento em andamento (ainda que parcial) das baterias de alta voltagem.
Conhecido como sistema de travagem recuperativa ou elétrica, esta tecnologia aciona o gerador do carro durante as travagens e as desacelerações. Este processo permite alimentar parcialmente as baterias, com a conversão da energia cinética da travagem em energia passível de armazenamento.
Basicamente, nas desacelerações e travagens, o sistema de travagem regenerativa transforma a inércia em eletricidade.
Apesar de ser prática para os condutores e ter muitas vantagens associadas, há um pormenor a ser apontado à travagem regenerativa: ao contrário do que acontece, normalmente, as luzes de travagem não acendem para dar conta, aos condutores que seguem atrás, da desaceleração do carro.
Por exemplo, Saúl López, que cria conteúdo relacionado com a Tesla, adverte, há vários anos, que o seu Model S não ativa as luzes de travagem com a travagem regenerativa, quando alcança velocidades acima de 136 km/h.
Esta questão da ativação das luzes de travagem, aquando da utilização da travagem regenerativa, depende muito de fabricante para fabricante e de modelo para modelo.
Efetivamente, nos Estados Unidos da América, as fabricantes não são obrigadas a assegurar que as luzes de travagem acionam aquando da ativação da travagem regenerativa, pois não se considera que esta faça parte do sistema de travagem.
Contudo, na Europa esta questão viu-se regulamentada, em março. O documento explica que os carros com travagem regenerativa terão de ver as luzes de travagem ativadas, quando desacelerarem a uma velocidade superior a 1,3 m/s. Abaixo desta, não será obrigatório.
Tendo em conta a intenção de massificar a utilização de carros elétricos, será que devemos repensar as luzes de travagem?
Este artigo tem mais de um ano
No Zoe se vou com a caixa na posição B, quando levanto o pedal do acelerador as luzes de travão são logo acionadas. E acho que todos são assim, se não for deve ser defeito/avaria. Existe legislação acerca disso da comunidade europeia
Existe e o artigo refere isso, mas claramente alguém tirou inspiração de algo vídeo/artigo dos EUA em que tal legislação não existe, eu vi um vídeo recentemente de um Hyundai eléctrico que no modo de condução de um pedal realmente não liga as luzes de travão, mas isso era no Canadá que legislação semelhante aos EUA .
Vi esse mesmo video
Ligar liga, mas só se tirares o pé do pedal na totalidade, embora se tirares quase todo o carro trava bastante mas não liga as luzes de travão.
Realmente torna-se um perigo e facilmente batem na traseira
Mentira, no ZOE não tens caixa… hahaha vais é no programa B (braking)
E um seletor da caixa, D B N e R, mas só tenho uma velocidade para andar para a frente! Kkkk, para a madeira e um bom carro, pois o máximo que podes ir dentro da lei e 100kmh, e se o piso estiver seco, molhado só podes dar no máximo 90, o carro da o máximo de 130kmph
Tenho um Zoe de 2017. O modelo de 40Kw.
Nao acende as luzes na travagem regenerativa.
É isso mesmo, pelo menos no Zoe.
A aceleração e desaceleração são indicadas em m/s^2 (metro por segundo quadrado)
Acho que sim. Porque se não for assim o numero de batidas por trás, vai aumentar drasticamente, muito devido à distração provocada pelo uso dos telemóveis e do infoentretenimento, durante a condução.
Tenho toyota hibrido e faço muitas travagens regenerativas. Mas não sei se a luz dos stop acedem ao pressionar ligeiramente o travão. Já pensei que com estas travagens todas.. as luzes vão pifar mais cedo 🙂
O questão das luzes acender do travão é nos eléctricos quando conduzes no modo de um pedal em que só usas o acelerador, se carregares no travão nem que seja ligeiramente a luz acende sempre.
Todos os que conheço acendem, até a minha scooter quando faço regenerativa.
Eu tenho um creme que regenera a pele
Pena não teres um que te regenere os neurónios…
Esta noticia aparece aqui por causa dum video do Technology Connections. Se tivessem lido os comentários, tinham visto que o mesmo se retratou e este “problema” está resolvido na Europa desde 2015.
https://eur-lex.europa.eu/legal-content/EN/TXT/?uri=CELEX%3A42015X1222%2801%29
Todos os ev’s ativam a luz de travão em regenerativa. Talvez seja um bug de software no tesla para não ativar acima de 136 kmh, que é muito fácil de saber, já que o carro na Dashboard indica as luzes que estão de facto a funcionar.
Nos EUA e Canadá legalmente a luz de travão só tem que acender se usares o pedal de travão, se usares o modo de condução de um pedal em que só usas o acelerador então legalmente não há nenhum obrigação da luz acender e então o comportamento não é standard entre marcas e há efetivamente carros lá que abrandam consideravelmente sem nunca acender a luz.
Cá como refere o artigo a União Europeia legislou para garantir que não só a luz acende como o comportamento seja idêntico entre as várias marcas.
Ah ok, então deve ser por isso.
Tenho uma carrinha já bem velha que nos parâmetros de configuração até tem a intensidade de regenerativa com que liga os stops.
Eu acho é que deveriam repensar as óticas e faróis dos carros modernos.
Não faz sentido a ótica/farol ser constituída com 5 luzes e que quando uma se funde termos que mudar a ótica completa. Se os DRL estiverem embutidos pior.
O canal do youtube Technology Connections lançou um video à 5 dias atrás por causa das luzes, desta vez num Ionic 5:
https://www.youtube.com/watch?v=U0YW7x9U5TQ
*Ioniq 5
Bug
Vê o comentário dele em que se retrata sobre a legislação europeia.
retrata-se no mesmo video mas com um documento que não é o mesmo que partilhas. No documento que partilhas acaba por ir ao encontro do comentario que faz de que devia haver um minimo de desaceleração em que as luzes não devem aceder, que é de 0,7 m/s2.
A minha duvida é que isto é uma orientação ou legislação que está aprovada e que tem de ser aplicada.
O tesla tb acende as luzes de travagem quado levanto o pé do travão
Quando levantas o pé do travão? 🙂
Quando levantas do acelerador se tirares mesmo o pé, sim, se só diminuíres a força no pedal, acende apenas dependendo da intensidade com que desacelera.
O meu carro eléctrico acende as luzes de travagem quando desacelera acima de um certo ritmo. Todos os eléctricos que conheço fazem isto.
Os carros tradicionais também não acendem as luzes de travagem quando se trava com o motor.
Basicamente, parece-me um não-assunto.
Bem a UE que já regulou isto, como indica o artigo.
Há electricos que a conduzir em modo de condução de um pedal, só acende a luz de travagem se tirar o pé todo do acelerador. Mas se for a travar com o pé ligeiramente a pressionar o pedal não acende nenhuma luz.
Tal como os carros com motor a combustão não acendem a luz do travão quando vão a travar com o motor.
Há uns anos, numa bifurcação, ao entrar numa fila praticamente parada, em que passa um entra outro … mas convém não ficar a dormir senão não entra, entrei.
Continuámos na fila, a andar pouco, e o sujeito atrás de mim gesticulava, acendia os faróis e continuou nisto. Não me lembrava de ter feito nenhuma asneira, maior que a conta, comecei-me a passar. Quando parámos num semáforo, saí do carro e “fui-me a ele”:
– “Qu’é que foi?!”
– “Tem os stops avariados”
– “Ah, não sabia … obrigado …” Granda melão.
Já tenho visto pessoal com stops avariados mas nem tento avisar para não acontecer o mesmo.
Também já fui esse gajo a dar sinal sobre as luzes de travão avariadas do carro da frente. quando a faixa passou a 2 vias, fiquei lado a lado a tentar explicar das luzes e a apontar… Levei um manguito do outro.
É isto que se leva ao tentar ajudar. A partir de agora nunca mais.
Alias da próxima vez deixo bater e vejo no que dá com a gravação da dashcam.
Tenho contado a história repetidamente.
Pode haver sinais que nos queiram dar e que não percebamos. É preferível manter sempre a cabeça fria e tentar perceber – se me estão a querer dizer qualquer coisa, alguma coisa é. E não reagir mal – partindo do princípio de que estamos a ser insultados. Falar, com as janelas abertas, com os carros ao lado um do outro em duas vias paralelas já vi resultar. Num caso era a tampa do depósito aberta. Outra forma é parar o carro e ver o que possa estar mal. Mas no caso dos stops só com outra pessoa, ou de noite, refletidos numa parede/montra.
Já agora, nas travagens regenerativas podiam acender uma luz de outra cor. Azul.
Tenho por hábito que, quando o condutor à minha frente é do grupo “azelha”, acelerar e deixá-lo para trás rapidamente. Isto inclui os que travam sem razão. Se acendesse uma luz azul, dava desconto.
E que tal, cumprir o código de estrada e manter uma margem de segurança entre veículos. Evitava muita chatice, inclusive reportagens deste gênero … Um veículo a combustão numa subida, se levantar o pé do acelerador, diminui bastante a sua marcha e não liga as luzes de STOP. Enfim, fome de conversa…
Por acaso liga, pelo menos na Europa. Este artigo foi escrito pista a realidade norte americana.
podes ter a distancia de segurança mas realizar outras acções quando conduzes. por segurança, olhas para os espelhos ou verificas os carros que estão ao lado à procura de um movimento atípico. Menos seguros mas que podem acontecer, mexes no radio, regulas os espelhos, etc,
Este tipo de acções dentro do carro, em que perdes por milissegundos o rasto do que se passa à tua frente, a luz vermelha é o alerta que permite reagir quando a mesma se liga.
Se assim fosse, não tínhamos passado para a obrigatoriedade da 3a luz de stop, dado que os estudos provavam que trazia benefícios, são milissegundos que se transformam em centímetros ou mesmo metros, numa travagem.
Estou confuso.
Pelo que estou a ler aqui nos comentários, nos elétricos sempre que largamos o pé do acelerador o carro trava?
É que genuinamente não estou a perceber o que é preciso mudar, os elétricos têm dois pedais certo?
Um acelerador e um travão, se deixar-mos de acelerar o carro começa a perder velocidade (numa reta ou subida) se for numa descida mantem a velocidade ou se for desengatado pode andar um pouco mais, mas seja como for nesse caso não é travagem, é só a pessoa que tirou o pé do acelerador.
No caso de se carregar no travão, ai o carro vai perder velocidade / parar (e obvio que a luz de travagem tem que acender).
Está é a premissa dos carros (pelo menos dos que estou habituado a guiar), agora o que não estou a perceber é isto nos carros elétricos de ter que se alterar as luzes de travagem, alguém que perceba pode explicar pff?
Há carros electricos onde, se tirares o pé do acelerador, o carro pára activamente porque a posição do pedal corresponde a uma velocidade e não a quantidade de energia enviada para o motor.
A juntar a isto, em carros com travagem regenerativa (na prática tirar o pé do acelerador) também trava o carro mais activamente.
Não juro que seja esta causa deste tema mas pelo menos pode ser.
Porque a travagem regenerativa não é travagem, é desaceleração. O que precisam repensar é deixar de chamar travagem.
O meu Mokka-e só acende se estiver ligado o modo de Cruiser Controle Adaptativo, onde defino a velocidade, e sempre que ele reduz por causa de um veículo mais lento a frente, em condução normal em modo B, não acende, mas reduz drasticamente a velocidade, já reportei á Opel disseram que iam investigar
Será necessário é repensar o IUC…
Lei n.º 22-A/2007 – 29/06: “O imposto único de circulação obedece ao princípio da equivalência, procurando onerar os contribuintes na medida do custo ambiental e viário que estes provocam, em concretização de uma regra geral de igualdade tributária. ”
Portanto se não há custo ambiental no mínimo os veículos elétricos terão de pagar MUITO menos de IUC…
Invejoso.
Por causa das luzes nos EUA ?
De onde foram buscar o conteúdo para este artigo? Antes de publicar convém confirmar. Todos os EVs que conheço, a começar pelo meu – Tesla Model Y, acendem a luz de stop assim que se levanta o pé do acelerador, em modo regenerativo.
Antes de comentar também deverias confirmar!
Vê este video para perceberes: https://www.youtube.com/watch?v=U0YW7x9U5TQ&t=1465s
Uma treta é o que é! Uso os travões o menos possível para desacelerar, só em caso de necessidade o faço, e isso não acende a luz de travões! Incomoda os nabos, penso que sim, mas as pastilhas duram mais. Isto num BMW de 3 litros e muitos cavalos. No Tesla faço o mesmo, neste com redução na velocidade muito mais rápida. Quando quero que vejam as luzes de travagem, no BMW carrego no travão e no Tesla ou tiro completamente o pé do acelerador ou carrego no travão, QUAL O PROBLEMA? O eléctrico, no caso Tesla, até tem duas opções ao contrário dos carros a combustão. Pior e mais perigosos são os toinos que ultrapassam pela direita e ao mudar de direção não dão piscas, e a maior parte das vezes não têm noção do espaço entre carros e atiram-se para cima de quem ultrapassam. Isso sim é motivo de preocupação e causa muitos acidentes. E já o faziam antes de existirem eléctricos! Para mim essa questão é um falso problema e não há dados que indiquem que com isso têm aumentado os acidentes.
2 coisas engraçadas. Uma é que a maior parte dos acidentes (assim uns 80%) na comuta diária para o trabalho é sempre o típico fulano X “foi a traseira” do Y em hora de ponta normalmente. Segunda é um dono de um BMW queixar-se da falta de piscas dos outros condutores (claramente que esta foi comedia e não é para levar a serio)
Ou seja, um NÃO problema já que estão a falar dum problema dos EUA.
O meu Tesla ao regenerar pouco (o equivalente a tirar o pé do acelerador e deixar o carro abrandar por ele) não acende; ao regenerar muito e ter efeito de travão…liga. E assumo que o resto das marcas faz o mesmo.
Ai o problema é nos EUA? Pois então não vejo o porquê desta noticia.
também há uma lei que impede o farol de nevoeiro ser no meio e há veiculos com o farol ao centro
não sabia dessa regra. pessoalmente prefiro no centro do que os típicos ‘anexos’ que se vê.
Sempre sabemos a posição real do carro á distancia e não ficamos a ponderar se o carro é 1m e tal a esquerda da luz ou 1m e tal a direita da mesma.
Quando se faz uma redução num ice também não acede as luzes de travão , usado bem a caixa quase não é preciso usar os travões.
Depende. Se aplicares rev match, a redução da velocidade é minima. Agora de dependeres somente no sincronizador aí sim, sente-se a degradação da velocidade. Depende também que tipo de ICE. Pessoalmente noto mais nos Diesel.
Desacelarar não é igual a travar! Se os EV travam automaticamente ao tirar o pé do acelarador, então sim, devem acender as luzes.
A travagem é uma desaceleração, varia é na intensidade. Por isso é que acima do valor mencionado no artigo acende a luz.
Repensar sim.
Colocar legislativamente um sinal nas luzes de travão (tipo código morse) para o carro anterior ,ler, e avisar, travar, colocar-se em modo de aviso e alertar o condutor. Simples, easy e mais segurança pra todos
Pelo que percebi até pelo meu eletrico é que as luzes the travagem só acendem se a desaceleração for acenturada. Já notei isto em várias situações do dia-a-dia.
Na auto estrada se eu for a 120km/h e começo a tirar o pe do acelerador o carro começa a desacelerar e a regenerar mas se for de forma suave as luzes não acendem.
Agora, se há carros quem em desacelerações regenerativas acentuadas não acendem a luz do travão então isso é algo a rever mas se não for acentuado não vejo o porquê
No meu carro a combustão se desacelero sem usar o travão a luz de travagem também não acende e o carro está em desaceleração. Seja em estrada nacional apra parar num semáforo em subida (em que só travo quando o carro parar) ou se for numa auto estrada e quero ir reduzindo a velocidade sem travar…
Não sei o porquê da confusão.
Tem caixa sim, é um variador mas não deixa de ser uma caixa
Variador ? não tem variador nenhum, tem apenas uma caixa de redução que não varia.
Num motor de combustão uma desaceleração rapida exemplo uma 4º para 3 º provocaria um acidente com o veiculo que precede, a diferença e que isso poderia acontecer 1 vez em mil e existe o problema mecanico de partir o motor ou descomandar o motor todo saltar correias, valvulas ou piston ..etc , ao contrario de um electrico que é brincadeira tirar o pé acelerador forçando a tal travagem regenerativa …………..