São estas as mudanças na carta de condução e nas regras de trânsito
Como informámos aqui, em breve existirão mudanças na carta de condução e nas regras de trânsito. Tal significa que a legislação de cada país ainda terá de ser alterada. Fique a saber todas as mudanças previstas.
A Comissão Europeia pretende realizar algumas mudanças ao nível carta de condução tal como tínhamos referido. Segundo as informações, a UE tem como objetivo alcançar zero mortes nas estradas até 2050 e conseguir reduzir para metade as vítimas mortais e os feridos graves até 2030.
Alterações na carta de condução e regras de trânsito
- Tolerância Zero: Se tiver carta há pouco tempo a tolerância será zero no que diz respeito a álcool. Esta medida aplica-se nos dois primeiros anos. Atualmente a taxa de alcoolemia está nos 0,2 g/l nos primeiros três anos.
- Carta Digital: Objetivo é diminuir a dependência da impressão de cartões de plástico e utilização de chips, que escasseiam. Será também mais fácil o reconhecimento do documento entre os diversos países da UE.
- Veículos com Emissão Zero: A formação será revista e adaptada. Serão incluídas situações reais, onde por exemplo, se apresentem cenários onde circulem trotinetas.
- Avaliação Médica: Avaliação médica mais efetiva
- 17 anos de idade: De acordo com as novas regras, os jovens condutores poderão, a partir dos 17 anos, “adquirir experiência graças a um sistema de condução acompanhada”, obtendo uma carta de condução que lhes permitirá conduzir acompanhados.
- 4150 Kg: será o peso máximo para veículos de categoria B (ajustado ao segmento dos elétricos)
- Carta de Pesados: Quem tiver mais de 18 anos pode tirar carta de pesados
- Legislação: Será aplicada ao nível da UE.
Para mais informações, podem consultar aqui a diretiva.
Este artigo tem mais de um ano
mais vale tarde do que nunca, tirei carta em 1990 num pais fora da EU, e la já tinha uma carta de condução que me permitia conduzir acompanhado, também ja havia carta por pontos e 5 anos depois, 1995 era obrigatório novos carros com luzes diurnas.
Não existe interesse em alguém tirar a carta antes dos 18 anos e só ser permitido conduzir acompanhado, isso é algo sem nexo algum, para isso continua a tirar a carta somente aos 18 e já podem andar sozinhos. a fazer faziam como na américa ao 16 anos e já podem andar sozinhos, assim esta medida não tem qualquer sentido…
Tiraste a carta num pais nórdico como Inglaterra, que lá é que já era assim nessa época, cá no burgo essas medidas são recentes.
a carta era para eu poder ter umas lições de condução com o meu pai para estar mais preparado antes de ir a uma escola de condução, não era para condução de lazer, também era necessário ter essa carta quando estava acompanhado por um instrutor de condução. Ambos os casos era obrigatório ter essa carta. E não, não foi na Inglaterra.
E os preços mantem-se?
4150 Kg no segmento B? Não queria ser atropelado por um bisonte desses…
Felizmente irão haver bastantes carros de motor a combustão (combustível sintético e hidrogénio) que são bem mais leves.
EVs são extremamente pesados e bem mais poluidores do que o povo pensa.
Ah sim, então mostre lá um a hidrogénio mais leve.
Qual é a diferença de ser atropelado por um de 4150 e um de 2000 ? será que se aplica a frase: “experimente um e outro e depois diga a diferença ?”
Compara o Toyota Mirai e o Model Y… vais ver que anda ela por ela, mas depois compara as dimensões dos carros. Ou até mesmo um Zoe…
O tamanho é que conta ? Ou o espaço útil ? O mirai tem uma mala do tamanho de um opel corsa , 278 litros, nalguns países é considerado de 4 lugares devido ao túnel elevado, é um carro grande por fora é pequeno por dentro.
No máximo comparar com um Nissan Leaf ou até um zoe, sim.
Era algo inevitável ser alterado, pois a categoria B só vai até aos 3500kg, dai passa para a C, com a mudança de paradigma das taras das viaturas modernas, torna-se necessário mudar estas pequenas coisas desatualizadas face há atualidade, ou ficamos todos com cartas irregulares.
Oh, que maravilhosa notícia! Finalmente a Comissão Europeia decidiu que zero mortes nas estradas até 2050 seria uma meta interessante. Será que vão começar a fabricar carros voadores ou teleportadores para conseguirmos alcançar essa meta? Ah, e a tolerância zero para condutores com carta há pouco tempo em relação ao álcool é fantástico! Porque, como todos sabemos, o problema do álcool nas estradas é apenas dos novos condutores. E não podemos esquecer que a introdução da carta de condução digital vai salvar o planeta e evitar a extinção dos chips, porque isso é realmente uma das maiores preocupações do mundo atualmente. E para completar a festa, jovens de 17 anos agora poderão conduzir acompanhados. Certamente isso vai melhorar a segurança nas estradas, porque o que pode dar errado quando você coloca um adolescente nervoso e um adulto que provavelmente não é um instrutor de condução qualificado em um carro juntos? Mas, não se preocupem, a UE está cuidando de tudo e aplicando uma legislação comum. Claro, porque quem precisa de legislações adaptadas às realidades nacionais quando podemos ter uma solução única para todos os problemas.
+1
Exacto, há que aprender com quem melhor sabe, tugas não sabem muito, até pelos números dos acidentes e mortes nas estradas.
Com os carros voadores, será pior a emenda que o soneto….vão cair que nem tordos!!!!
Mais uma diretiva obrigatória da Ditadora UE.
Para já a carta digital é impossível se precisar de Internet para ser verificada.
Estranho ser ditadura e haver tanta gente a querer vir para cá.
Então como escreveu aqui ? Telepatia ?
Não sabes ler???
… A CARTA DIGITAL É IMPOSSÍVEL SE PRECISAR DE INTERNET PARA SER VERIFICADA….
? É impossível como ? Não pode ter a carta no telefone tal como tem os documentos ?
Só no mundo da popota vão acabar com o motor a combustão. Os políticos que nem sequer são tugas, criam as vossas dificuldades, para depois vos dar as vossas dependências. Quem fica melhor mesta situação? As grandes empresas do “sustentável e amigo do ambiente”. Bem-vindo ao verdadeiro $ociali$mo.
Não são tugas ? Sao sim, teve oportunidade de votar neles, não aproveitou ?
Claro que só no seu mundo da popota é que se pode chegar a essa conclusão.
E tirar carta de pesados aos 18?
Isso é 1 ano de carta, se tiver tirado aos 17…
Os que pagam mais 600€ passam com cábulas e ajudas em Lisboa e no Porto. Mais não digo