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Atenção: Mudanças na sua carta de condução! Saiba quais…

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. TugAzeiteiro says:

    WOW a Europa a concordar e a ter algo igual em toda a sua comunidade de países? Agora só falta podermos comprar/vender os veículos motorizados no pais que bem quisermos e não pagar novamente impostos e mais impostos…

    • sfd says:

      Sabe que ao comprar uma viatura nova num pais da comunidade europeia no final das contas só paga o valor do imposto do pais final. No entanto terá de pagar a legalização antes do transporte e depois pedir o reembolso.
      Assim como acontece com outros bens, pode comprar num pais estrangeiro um telefone por exemplo e depois taxar em Portugal (tax free), nao sei é se compensa ao tuga com iva a 23.

      • Imf says:

        Penso que ele estava a falar de carros em segunda mão, onde foi pago no país de origem e pagas cá também.

        Pegando no teu exemplo eu se comprar um telemóvel num país da UE, pago o imposto lá e posso trazer para Portugal sem ter de pagar mais nada.

        O exemplo que estás a dar é de uma importação de um país fora UE.
        Onde inclusive és obrigado a declarar a importação e pagar a taxa em Portugal, aí sim compras taxa free, e depois pagas cá.

    • Anastacio Vitorino says:

      +1

    • José Bernardino says:

      APOIADO!!!
      Mas isso… será no dia de São Nunca!

  2. David Guerreiro says:

    Mas então se a carta está apreendida, como é que o condutor pode conduzir noutro país? Não tem o documento para apresentar às autoridades, visto que está apreendido… está aqui qualquer coisa que me escapa.
    Em relação ao álcool, há muito pessoal que vai “chorar” por isso, pois gosta de se enfrascar ao almoço e depois andar por aí a conduzir. De qualquer forma não são os com 0.5g/l que andam a causar acidentes por norma, mas sim aqueles carregados de álcool, e esses vão continuar a suceder, porque embora seja crime (acima de 1.2g/l) as consequência são poucas: apreensão de carta durante uns meses (alguns continuam a conduzir na mesma nesse período, arriscam), e uma coima que pode ser revertida em trabalho comunitário.

    • Joao Ptt says:

      Muita gente vai presa por conduzir alcoolizado(a), mas como não fazem publicidade nem nos jornais nem na televisão então parece que não acontece nada.

      • David Guerreiro says:

        Será que vai? Tanto quanto sei, o comum é carta apreendida por x meses e coima.

      • Zé Fonseca A. says:

        A verdade é outra, muitas vezes é menor o problema se fores apanhado a 1,2g do que qualquer coisa acima de 0,5g, isso porque tipicamente vais a tribunal e como é a primeira vez és sempre desculpado, então maioria das vezes nem sequer ficas inibido de conduzir.
        preso nunca ninguém vai, só se fores repetente nessas andanças.

  3. Art says:

    Pelo que li no álcool vai ser ainda mais restritivo , possivelmente 0,0 , para novos encartados nos primeiros anos…..

  4. Mais um says:

    Nem nos Estados Unidos da América.

  5. ilheu says:

    Podiam era fazer o mesmo com o ordenado mínimo, meterem todos os países como na Alemanha por ex.

  6. Miguel says:

    Porque não acompanhamos os preços dos carros da Europa?

  7. Saiyajin says:

    As cartas de condução não são já reconhecidas na UE? Andei eu a conduzir, “ ilegal “, um carro alugado num outro país, utilizando a minha carta nacional…

  8. compro essa também says:

    Pena os ditos entendidos não se lembrarem dos milhares de milhões que a U.E. enviou para o território Português para abaterem a produção em toda a linha, desde a indústria, agropecuária, etc, etc … talvez por isso não seja de todo descabido que o povo Português reclame com todos os responsáveis e assim se lhes reconheça esse direito, o de ter melhores condições de vida, seja quando no activo como quando reformados … afinal de contas foram e são os entendidos ( tanto Europeus como Portugueses que ) utilizam o sistema de ” drenagem de fundos ” ficando o Estado / povo, com o ônus e isso cada vez mais se revela uma realidade e é o que se pode muito facilmente constatar na história e nos casos que têm feito correr muita tinta …

    Portanto, qualquer frango no espeto já foi vazado há muito e mesmo que o preparem com o limão no S acabará sempre por ser comido e da sua cabeça nada se faz …

    Já os ditos entendidos foram e são pagos e bem mas para fazerem aos outros aquilo que mais dia menos dia lhes vão fazer aos deles como a eles próprios ( não deram conta ?! …) … e são eles entendidos $$$$$$$$$$$ no, quem vier atrás que feche a porta … para variar… qualquer um tem mesmo que reclamar seja com o Parlamento Português como com o Europeu … bons alunos que levam o tal prémio, o da divida e extinção … que rica Europa, que ricos entendidos …

  9. Ze says:

    Então será que as cartas que noutros países têm o equivalente A e B só numa categoria tb vão passar a ser assim em PT?
    Do género, se fez B agora também tem A??
    Estou para ver!

  10. Paulo Silva says:

    Citação: “Segundo a Comissão Europeia, a iniciativa tem como objetivo que a UE consiga atingir zero mortes na estrada em 2050”
    Simplesmente impossível, a não ser que em 2050 exista um tipo de condução robotizada ou algo do género que evite a existência de acidentes.

  11. Humberto Lopes says:

    Cá temos os ladrões europeus a impor condições

  12. compro essa também says:

    Essa citação não bate com a realidade o que também não é novo …

  13. Manuel da Costa says:

    Por que não ser os ordenados para todos também iguais? e carta de condução válida para todos igual ?como por exemplo na França .

  14. AnaSousa says:

    Porque e que nao passa a ser igual na europa o ordenado mínimo, isso sim e que tambem deviam fazer

  15. Joao Almeida says:

    Quero tirar a carta

  16. Joao Almeida says:

    Quero tirar a carta (/%/&%

  17. João Gaspar says:

    E os ordenados também vão ser iguais? Porque ja à muitos anos que deviam ser iguais em todos os estados membros da CEE .

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