Sabe para que servem os pontos pretos no vidro do seu carro?
Todos os dias, olha para este pequeno pormenor, mas possivelmente nunca se interrogou para o que serve. Já reparou nos pontos pretos presentes nos vidros do seu carro? Para que servirão? Será apenas por estética? Estes pontos, têm, sim, uma função importante para a nossa segurança. Nós explicamos.
Não é por estética, há um significado e muito importante
Começando pela banda preta, que se chama «Frit» (ou «frisus»): é uma faixa de tinta cerâmica, impossível de retirar, inserida no vidro na sua produção (quando este é cozido).
Esta banda preta tem três funções: criar uma superfície mais rugosa para facilitar a ação da cola que fixa o vidro no lugar; tapar essa mesma cola para não ser vista do lado de fora do carro e, por fim, proteger essa cola da ação dos raios UV (ultravioleta).
Esta última, é a mais importante, uma vez que a ação dos raios UV a longo prazo faz com que a cola usada para fixar o para-brisas comece a deteriorar-se. Pode, inclusive, fazer com que a cola deixe de cumprir a sua função.
Mas e os pontos pretos servem para quê?
Os pontos pretos nos vidros não são colocados de forma aleatória: assumem um padrão, a que se chama "meio-tom". Ficam mais pequenos e distantes entre si, conforme se vão afastando da faixa preta, fazendo assim uma transição visual mais agradável entre a "Frit" e o vidro em si.
Contudo, a sua função não é meramente estética. Para moldar o vidro com a curvatura certa é necessário aquecê-lo, levando-o ao forno. Mas, a banda preta que contorna o vidro vai aquecer mais depressa que o resto do vidro, podendo levar a deformações e distorções óticas.
Os pontos pretos permitem, desta forma, criar um gradiente térmico entre a "Frit" e o resto do vidro. Faz com que, além de reduzir essa distorção ótica, a tape.
Estes pontos pretos têm ainda uma terceira função, principalmente nos modelos mais recentes, em que também surgem atrás do espelho retrovisor. Nesse caso, o objetivo passa por oferecer mais proteção contra os raios solares, principalmente porque aquela zona não é abrangida pelas palas para-sol.
As coisas que tu sabes…
Ainda não viste as coisas que ele não sabe… até te passas…
“Só sei que nada sei!” – Até se apagam com esta.
Sempre achei que seriam por causa do sol, mas isto no vidro da frente… agora nos laterais… está a explicação dada… obrigado PPLWARE
Lol obrigado? Tens de aprender a usar o Google
Em certos pontos também é pro sol
É onde se cola a Via Verde, por trás do espelho. Não sabia que tinha algum utilidade 🙂
Pois agora percebo a cena da via verde. Mais uma cena que aprendi peopleware. TY.
Eu acho que isto todos os anos aparece por aqui. Ou é impressão minha?
Onde está do ano anterior?
É só perguntar ao Chat….
Os pontos pretos nos vidros dos carros são chamados de “frits” e têm várias funções, tais como:
Reduzir o brilho: Eles ajudam a reduzir o brilho do sol, tornando a visão mais confortável para os ocupantes do veículo.
Esconder a cola: Os pontos pretos também servem para esconder a cola que é usada para fixar o vidro no veículo.
Estética: Além das funções práticas, os pontos pretos também contribuem para a estética do carro, dando um acabamento mais bonito ao vidro.
Era curioso saber se o pplware já usa AI para gerar conteúdo, e se sim, de que forma e com que frequência. É provável que essa transparência não fosse bem recebida por quem consome os textos, mas sendo um blog principalmente de tecnologia, era uma boa ideia.
Só mesmo quem nunca viu como são curvados vidros podem dizer uma bacorada deste nível. Que tal em vez de falarem irem à uma fábrica de vidros auto e ver como são feitos….
Nos para-brisas mais recentes, serve também para indicar zonas sem camadas de protecção do para-brisas (Solar Protect, Climate Comfort, Low-E, etc.). Um bom exemplo é a zona do espelho retrovisor, onde se pode usar dispositivos electrónicos de pagamento de portagens sem interferências…