Rumo a viagens ainda mais baratas: Uber lança serviço de robotáxis em Abu Dhabi
Esta quarta-feira, a Uber lançou viagens totalmente sem condutor no seu quarto mercado, disponibilizando o serviço de robotáxi em Abu Dhabi, em parceria com a WeRide, uma empresa chinesa de veículos autónomos. Este é mais um passo no plano da empresa rumo a um sistema de boleias ainda mais otimizado e barato.
Após oferecer serviços de robotáxi nos Estados Unidos, especificamente em Austin, Phoenix e Atlanta, através da Waymo, da Alphabet, a Uber está a alargar a sua estratégia ao Médio Oriente, na capital dos Emirados Árabes Unidos.
Desde esta quarta-feira, os passageiros em Abu Dhabi podem reservar um táxi robótico da WeRide, solicitando uma viagem UberX ou Uber Comfort.
Passageiros da Uber têm suporte a bordo
Segundo a empresa, os veículos sem condutor em Abu Dhabi irão operar em determinadas áreas da Ilha de Yas. Os passageiros podem aumentar as suas hipóteses de uma viagem neste regime selecionando a opção autónoma. O apoio a bordo está disponível durante a viagem através da aplicação e de um tablet no veículo.
A WeRide estabeleceu a sua parceria com a Uber, em setembro de 2024, e começou a oferecer viagens autónomas com um operador a bordo, em Abu Dhabi, em dezembro. As duas empresas inauguraram, também, viagens de robotáxi com um operador de segurança a bordo, em Riade, na Arábia Saudita, em outubro.
Entretanto, conforme partilhou, em maio, a Uber planeia lançar o serviço de robotáxi em mais 15 cidades, incluindo na Europa, nos próximos cinco anos.

Frota de robotáxis da Uber. Fonte: Uber, via CNBC
Uber quer boleias sem motoristas
Nos últimos anos, a Uber tem apostado fortemente na tecnologia de veículos autónomos por meio de parcerias, numa ambição sobre a qual informámos há mais de 10 anos, em 2015.
Conforme compilado pela CNBC, a Uber começou a oferecer um serviço de táxi robótico em Austin e Atlanta no início deste ano e em Phoenix no final de 2023.
Em julho, a empresa estabeleceu um contrato de seis anos para táxis robóticos com a fabricante de veículos elétricos Lucid e a startup de veículos autónomos Nuro.
Enquanto isso, a WeRide lançou serviços completos de robotáxi sem motorista em Pequim e Guangzhou, na China.
Leia também:
Imagem: Uber





















Parece que todos conseguem uma licença para robotáxis de nível 4 de automação, como neste caso a chinesa WeRide.
Todos? Não – a Tesla opera em Austin, Texas, com robotáxis com FSD, de nível 2. E isto porque se antecipou à entrada em vigor da nova legislação do Texas – iniciou as operações em junho de 2025, quando a nova legislação, que obriga a que os robotáxis sejam de nível 4, entrava em vigor em setembro de 2025.
Parecem carrinhas de mafiosos!
Se usar os mapas, da Uber… cuidado.
Escrevem que querem ir para as consultas externas, do hospital Santa Maria, Lisboa, seguindo o mapa, acabava junto ao estádio universitário, a 4 minutos, do hospital. O condutor, humano, corrige essas falhas.
Nem pensar…. Nunca andarei num carro sem motorista NUNCA.
Já temos problemas suficientes para as gerações futuras.