Renault perde duas estrelas para o mercado de transferências após sucesso do novo Renault 5
A Renault perdeu dois dos seus principais responsáveis após lançar o seu elétrico mais “anos 80”. Luca de Meo e Gilles Vidal abandonam a marca num momento de grande visibilidade para o Renault 5 E-Tech.
Sucesso do ícone dos 80 despertou interesse no mercado?
Nas últimas semanas, a Renault viu sair duas figuras-chave da sua estratégia de renovação e eletrificação. A mais recente foi Gilles Vidal, o designer responsável pela recriação de ícones da marca, nomeadamente o Renault 5 E-Tech, que acaba de se juntar à Stellantis.
A sua partida surge pouco depois de Luca de Meo, CEO desde 2020 e mentor da chamada “Renaulution”, anunciar a sua saída para liderar o grupo de luxo Kering, dono de marcas como a Gucci e Balenciaga.
Estas duas saídas representam um verdadeiro terramoto interno para a Renault, que atravessa actualmente um dos seus melhores momentos comerciais, depois de anos de perdas acumuladas devido à anterior gestão.
Gilles Vidal: o designer que reinventou o losango
Vidal não é um nome menor na indústria automóvel europeia. Com 25 anos no grupo PSA, foi responsável por modelos de sucesso como o Peugeot 208, 3008 e 308. Chegou à Renault em 2020 e liderou a mudança estética da marca.
O Renault 5 E-Tech, que reinterpretou com sucesso a estética dos anos 80 através de uma abordagem tecnológica, foi eleito Carro Europeu do Ano 2025.
Em entrevista recente, Vidal afirmou:
Com o novo Renault 5 E-Tech Electric acertámos em cheio.
Agora, regressa à Stellantis, onde assumirá, a partir de 1 de outubro de 2025, o cargo de Director de Design para as marcas europeias, substituindo Jean-Pierre Ploué e respondendo a Jean-Philippe Imparato, Director de Operações para a Europa.
Stellantis reforça-se, Renault repensa o futuro
Sobre o novo desafio, Gilles Vidal declarou:
Estou entusiasmado por regressar às origens. Num mundo onde tecnologia e design devem caminhar juntos para transformar a experiência do cliente, empolgam-me os desafios e oportunidades que aí vêm.
A Renault, por sua vez, enfrenta agora um duplo vazio: de liderança e de criatividade. A questão que se coloca é se o sucesso do Renault 5 E-Tech é pontual ou o início de um novo ciclo sustentado.
A resposta poderá começar a desenhar-se com o próximo lançamento: o Renault 4 E-Tech, já pronto para entrar em cena.





















Stellantis… Melhorar o design, para esconder a ineficiência e as falhas dos motores. A Peugeot é isso mesmo, aparentam ser…
Peugeot, um pós-venda medíocre o cliente é facilmente ignorado a favor do lucro, mas esquecem-se que sem clientes satisfeitos o lucro é efémero.
Não compreender a enchente de veículos Stellantis em especial Peugeuot e Citroen no mercado de usados. Carros com pouco mais de 5 anos. Pensei que as pessoas já sabiam dos podre-tech à bem mais de 5 anos, como é que a malta continuou a comprar?
Aqui na empresa temos 3 carrinhas Mercedes Citan. Devem ser das piores coisas que cá andam. Temos viaturas 3 e 4x mais velhas em melhor estado geral. A chaparia então é degredo total.
A mercedes terminou em 2000 a partir daí tem sido sempre a descer agora vivem do nome.
Depende sempre de quem anda ao volante
Nem fales em motor que o meu Dacia (motor Renault) daqui a nada já não tem peças originais…
E agora com os quadrantes todos em LCD ao fim de meia duzia de anos deixam de os fazer e o pessoal arrisca-se a ficar com carros bons e ter de os mandar para a sucata porque não têm para substituir que os compra novos nem percebe que se arrisca a ficar como monos nas maos.
Tenho um Peugeot 207 -2006 com 35.000km só o posso utilizar no inverno, tem um defeito de fabrica, o tablier com o calor fica deformado e dá erros de airbag e cintos de segurança , valor da reparação 2500€ a Peugeot sabe que é defeito de fabrico a solução deles o cliente que resolva, depois admiram-se de ter prejuízos, fazem dos clientes parvos, depois de terem o dinheiro na mão o cliente já não é importante, com o tempo quem lhes comprou carro já não volta a comprar seja o que for do grupo.
Primeiro, quem desenhou o Renault 5 E Tech não foi o Gilles Vidal o protótipo já estava construído no Technocentre da Renault mas estava encostado, vejam o documentário no Prime, podem confirmar isso mesmo, Segundo não há vazio nenhum no Design da Renault porque o designer chefe do grupo sempre foi o Laurens Van Der Acker que lá continua!
Certo, mas no artigo não diz que foi ele que o desenhou! No texto diz que ele liderou.
O Renault 5 E-Tech Electric foi desenhado principalmente sob a orientação de Gilles Vidal, Vice-Presidente de Design da Renault Brand & Ampere. O conceito inicial foi desenvolvido por François Leboine, enquanto o design exterior ficou a cargo de Nicolas Jardin. Luca de Meo, CEO da Renault, teve também um papel fundamental no relançamento do conceito Renault 5.
Peço desculpa mas essa informação está errada, o Vice Presidente para o Design da Renault sempre foi o Laurens Van der Acker e foi ele que desenhou o prótipo do Renault 5 E-tech que foi apresentado no Salão de Paris. Todos os projectos de Design do Grupo Renault foram supervisionados pelo Laurens Van der Acker.
https://www.renaultgroup.com/groupe/gouvernance/leadership-team/?person=laurens-van-den-acker
Ao Luca de Meo coube o mérito de pegar no protótipo e coloca-lo em produção
Não creio. É verdade que Laurens van den Acker teve um papel estratégico e decisivo na orientação do design do novo Renault 5 E-Tech, embora não tenha sido o autor direto do seu desenho exterior.
Como vice-presidente executivo de design do Grupo Renault, Van den Acker foi o responsável por definir a visão estética e a estratégia de design da marca durante a última década, promovendo uma linguagem visual mais emocional, moderna e inspirada na herança da marca. Foi ele quem criou as condições para o regresso de ícones como o Renault 5, incentivando a reinterpretá-los com um olhar contemporâneo e elétrico.
O design específico do novo Renault 5 foi desenvolvido sob a liderança de Gilles Vidal, com contributos de François Leboine (que criou o conceito inicial) e Nicolas Jardin, o designer responsável pelo exterior.
Isto aqui não é de crer ou deixar de crer, eu partilhei o link para acabar com as dúvidas mas agora vou ser mais especifico sobre quem desenhou o Renault 5 “Many recent vehicles and projects are signed by Laurens van den Acker, such as the Renault Mégane E-Tech Electric, the R5 Prototype, the Dacia Bigster Concept or the Mobilize EZ-1 Prototype.” Tenho dito
Não, o link que deixaste não diz nada disso. Vou-te contar a verdade: Afinal, quem projetou o novo Renault 5?
1. Gilles Vidal – o verdadeiro designer do novo Renault 5
– Gilles Vidal, Diretor de Design da Renault desde 2020, liderou o projeto do Renault 5 Prototype, que serve de base à versão elétrica de produção do novo R5.
– Foi ele quem interpretou de forma audaciosa e moderna os traços icónicos do R5 original, criando um design retro-futurista expressivo e contemporâneo. Gilles Vidal buscou inspiração em elementos clássicos, como faróis e proporções da carroçaria — mas formulados de forma inovadora e emotiva.
– Em entrevistas, Vidal explica que o design evita ser apenas nostálgico; pretende ser algo “cool” por si, apelando às gerações mais novas, sem cair em trivialidades retro.
– Uma análise recente descreve-o como “o criador do novo Renault 4 e 5”, num contexto onde atua como estratega do design no Grupo Renault.
2. O papel de François Leboine
– François Leboine, Diretor de Design de Concept e Show-Cars da Renault, foi fundamental no desenvolvimento dos elementos visuais do protótipo, especialmente os faróis. Ele capturou a essência do look “malicioso e sorridente” do R5 original nos primeiros esboços, inspirando parte do design final.
– Contudo, foi uma contribuição mais específica, dentro da equipa encarregada do conceito.
3. Laurens van den Acker – papel estratégico
– Laurens van den Acker atua como Chief Design Officer do Grupo Renault, gerindo a visão global de design da marca. Embora tenha influência estratégica, não foi ele quem desenhou o novo Renault 5.
O que dizes não corresponde à verdade.
O carro francês é de material muito fraquinho e caro, ja o carro alemão é de melhor qualidade mas também avaria.
Anedota do ano!