Redução das emissões de CO2 da aviação? Zero tem “caminhos”…
A associação ambientalista ZERO divulgou recentemente um estudo com "caminhos" para redução das emissões de dióxido de carbono (CO2) da aviação na Europa antes de 2030. Esses "caminhos" incluem o progresso tecnológico e as “lições” aprendidas durante a pandemia.
O estudo foi coordenado pela Federação Europeia de Transportes e Ambiente (T&E), da qual a associação ambientalista é membro.
Tráfego aéreo cresceu 67% e as suas emissões de dióxido de carbono (CO2) cresceram 24%
No estudo divulgado, a ZERO “mostra caminhos credíveis para começar a reduzir as emissões da aviação antes de 2030 e eliminar o seu impacto climático até 2050”.
De acordo com o comunicado enviado à agência Lusa, a Zero refere que...
A aviação europeia tem um problema climático crónico: entre 2005 e 2019, o tráfego aéreo cresceu 67% e as suas emissões de dióxido de carbono (CO2) cresceram 24%. A menos que sejam tomadas medidas desde já, as emissões da aviação deverão crescer mais 38% até 2050, mesmo com melhorias na eficiência das aeronaves
A associação ambientalista diz que é possível resolver o problema e a Europa caminhar para uma aviação sustentável, “com base no progresso tecnológico e, sobretudo, nas lições aprendidas durante a pandemia”.
Primeiro, através do fim da expansão dos aeroportos na Europa, que impulsionou grande parte do crescimento das emissões; e segundo, através da redução das viagens em trabalho para metade dos níveis pré-covid – somente esta redução nas viagens em trabalho fará reduzir as emissões em cerca de 32,6 milhões de toneladas de CO2 até 2030, o equivalente a retirar 16 milhões de automóveis poluentes da estrada.
Também são precisas "políticas para fazer a transição de combustíveis fósseis poluentes para combustíveis sustentáveis na aviação", refere a associação. "O mais promissor entre estes combustíveis é o querosene sintético, produzido a partir de hidrogénio verde e de CO2 capturado a partir do ar", lê-se no comunicado.
Este artigo tem mais de um ano
Esse e mais um “estudo” que só serve para gastar dinheiro dar “emprego” a alguns pseudo-especialistas e que no fundo nada diz de importante e com conclusões que qualquer pessoa com a primeira classe “assinaria”!
-A expansão do número de aeroportos deve-se ao fato de as viagens estarem cada vez mais baratas e cada vez mais pessoas terem possibilidades de poderem e gostarem de viajar;
-Neste momento já existe uma redução grande das viagens de trabalho e muitas reuniões de negócios são feitas através vídeo conferencias,mas para “contrariar” essa diminuição muitas empresas (grandes empresas) oferecem viagens de férias como prémios aos seus funcionários e até incluem o agregado familiar em vez de prémios monetários;
-As politicas para fazer a “tal” transição para combustíveis mais sustentáveis também já existem…o que ainda não existe é precisamente o “combustível sustentável” que justifique em preço e rentabilidade as alterações necessárias nas milhares de aeronaves em serviço para que o paradigma mude de repente.
Portanto as perguntas a fazer são outras…ESTARÃO AS PESSOAS DISPOSTAS A ABDICAR DAS SUAS SUAS VIAGENS E DAS SUAS FÉRIAS ATÉ QUE A AVIAÇÃO SEJA TODA ELA FEITA DE FORMA SUSTENTÁVEL?
E estarão dispostas a depois de uma viagem de avião fazerem mais uma viagem terrestre (pode ser de horas) até ao destino final para que se possa diminuir o número de aeroportos?
Para já fico por aqui…para não referir os aviões de carga que transportam os produtos que consumimos no nosso dia a dia…
A resposta à tua questão é: Não, não estão. Ao que eu acrescentaria “nem podem estar”.
Porque se não injetares dinheiro no setor, como é que vão eles investir em investigação e desenvolvimento para dar à volta à situação? Porque referes e bem, não existe ainda é combustível sustentável e se fosse fácil e economicamente viável já estaria feito…
Claro que não. Viagens de avião que custem mais que o preço de uma refeição de restaurante já são consideradas caras.
Proponho o fim da associação ambientalista ZERO e das suas certezas e achares, como um meio de reduzir a estupidez humana, de pensarem que é o CO2 que está a provocar os problemas climatéricos, como se tudo isto não tivesse previsto há milénios.
Então também você é um ambientalista ?
Sou ambientalista.
Não vou é na conversa do CO2, que ainda por cima é o que as plantas mais gostam e precisam para viver.
O problema é muito mais profundo e a realidade é que não há nada que possa ser feito para reverter as alterações climáticas, é um processo irreversível que só vai piorar façam o que fizerem.
Isto do CO2 serve para ganhar dinheiro, e para meter um alvo em qualquer coisa para dirigir a atenção da humanidade enquanto o verdadeiro problema permanece.
O verdadeiro problema não é realisticamente solucionável, logo só resta esperar que os acontecimentos forcem as mudanças realmente necessárias, porque nós humanos somos incapazes de fazer o que realmente precisa de ser feito.
Mas onde comprou a ideia de que querem reverter a situação ? Já vi que de ambientalista tem muito pouco, ou então é um petrol ambientalista, como aqueles 500 que foram à convenção do clima. LOOOOL
Não, não serve para ganhar dinheiro, nem isso sabe, enfim, mas já agora ensino-lhe alguma coisa, serve para promover ações de descarbonização, se não souber deixe aqui a sua nota de ignorância que depois eu explico.
O dinheiro reverte a favor do próprio estado, como é que não é para ganhar dinheiro?
Promover a descarbonização, o tal CO2 que é ESSENCIAL para as plantas? Por favor, é um insulto à inteligência, mesmo sem ter conhecimento mais profundo.
Não, o estado não ganha dinheiro com nada, o estado somos todos nós, então mas não sabe como funciona uma nação ?
Como disse antes, o estado usa esse dinheiro para promover ações de descarbonização, se tem duvidas de como é feito, vai ao site do fundo ambiental.
Errado, o tal CO2 as plantas também produzem, qual é a parte que não entende que o planeta funciona por meio de um equilíbrio ? estamos a libertar CO2 que estava armazenado nas profundezas ao qual as plantas não têm capacidade de anular, ainda pior se continuarmos com desflorestação.
Eu vi logo que era um ambientalista simplorio.
Se tem dúvidas do que as plantas fazem com o CO2, faça um teste simples, meta o carro dentro de uma garagem com muitas plantas, e deixe-o a trabalhar durante uma hora ou 2, não fique por lá, não lhe quero mal nenhum, mas das plantas não tenho pena….