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Radares de velocidade: Três “mitos” errados que circulam na Internet

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. Xixas says:

    Isso é o que faz o povinho ver TV a mais… CD é para espantar pássaros, as câmaras de “IR” tiram á noite sem flash e mais de que um carro só os novos radares com mais de uma objetiva e calibrados para uma faixa de rodagem e não podem operar por “Doppler” já os Sincro que lá tem dentro os “Multanova” mais do que um carro é ilegal multar porque só estão feitos para uma viatura e não múltiplas marchas, por funcionarem por Doppler… Se isso acontecer é recorrer… Aqui o espertinho nunca foi autuado e ando pela Europa toda… Acima de tudo sei a lei… Radares dentro dos carros teem que estar homologados com a viatura , os seus pneumáticos, etc… Senão também não conseguem esperar no ultra ao espertinho…

  2. Yamahia says:

    Laca na matricula resolve.
    Esse 3 relatados pelo Porto Canal não me cheiram. Pelo contrário, se passarem 2 veículos pelo radar e se um deles for uma mota, o gajo que vai no carro a cumprir os limites leva com 2 multas.
    https ://executivedigest.sapo.pt/noticias/condutor-multado-duas-vezes-pelo-mesmo-radar-com-um-segundo-de-diferenca/

  3. Bruno says:

    Outro mito muito comentado é de que os radares só multam num sentido de trânsito. O que sabemos que não é verdadeiro.

    • há+cada+gajo says:

      Multam nos sentidos identificados.

    • PoisPois says:

      Depende, conheço um radar que só multa num sentido, porque no sentido contrário, devido a uma divisória não consegue visualizar a matrícula. No sentido do radar passo a 70 no sentido contrário mínimo 120 (recta dá para esticar). Zero multas até ao dia de hoje.

      https://postimg.cc/QHcz31JZ

    • Zé+Fonseca+A. says:

      Podem multar nos dois sentidos mas por cá a CNPD não permite fotografias de frente, por isso é seguro afirmar que só multam num sentido. Um bom exemplo disso é ali o radar de 60 km/h na segunda circular quando se entra no ic17/19, o radar está no sentido oposto, já passei dezenas de vezes a mais de 100 km/h sem nenhum problema, mesmo lá estando a placa de aviso a meter medo só existe radar no sentido oposto.

      • LR says:

        Ora vê lá bem se ele não está lá, quase a seguir à placa dos “60”. Se calhar, até está…

        • Zé. Fonseca. A says:

          No sentido ic19 – Colombo está, no sentido Colombo – ic19 não está, próxima semana passo por lá e faço-te um vídeo

          • NL says:

            Está sim, e eu infelizmente até já lá fui multado. Estão radares em ambos os sentidos. O Colombo – ic19 está meio escondido pelas árvores e é no início da curva, só se vê durante um bocado.

          • LR says:

            Está, e sempre esteve, como confirma o NL. E, no inicio, estava no mesmo sitio, onde a velocidade máxima passa de 80 para 50, e não onde passava de 60 para 50, que era onde toda a malta travava para 50 (entretanto, a redução para 50 foi retirada, mas foram muitos os apanhados nessa “ratoeira”).

          • LR says:

            E não te preocupes, se já passaste lá tantas vezes a mais de 100 km/h, elas vão ter a tua casa. Não fiques preocupado.

          • Zé. Fonseca. A says:

            Eu não, não tenho problema em pagar multas e tenho como nunca perder pontos

      • Carlos Brito says:

        Atenção que na zona do fonte nova existe radar nos dois sentidos, agora a 60km/h.
        Um bem visíveis sentido Sintra Lisboa e outro mesmo no início do viaduto do fonte nova bem escondido entre as árvores

  4. ZERTO says:

    A notícia tem inverdades se na foto aparecerem 2 carros sobrepostos a lei é clara e informa que a a imagem tem de ser anulada.
    Basta verificar as sentenças de casos assim em Portugal todas dão anulação da coima por inpossibidade técnica do dopler distinguir qual a viatura que circula em excesso de velocidade.

    Aliás basta ler no site no imt os documentos referentes a instalação testes e validação do radar. Inclusive já vi coimas anuladas por erro de utilização do radar no caso de radares móveis por não estariam instalados respeitando as regras de colocação sendo que os rails de proteção metálicos assim como pontes e barreiras de betão interferem com o dopler indicando erros de leitura graves.

    Como diz um especialista se um radar da aviação fosse montado como os radares de velocidade todos os dias caia um avião num aeroporto.

  5. VTPC213 says:

    4º: não é caça à multa.

  6. falcaobranco says:

    Os novos radares, como têm na foto, identifica o infrator e tira a foto a essa matrícula, os antigos ( aqueles que estão nas auto estradas fixos ) não fazem isso…por isso esse mito não é totalmente mentira.

  7. Eu says:

    LED’s infravermelhos a iluminar a matrícula cega qualquer câmera.

  8. PorcoDoPunjab says:

    Matrícula falsa faz milagres …

  9. Ricardo Castelo Branco says:

    E o papel aderente à volta da matrícula?

    • PorcoDoPunjab says:

      Qual papel? Já fiz matrículas para os meus carros, porque ao dar a volta ao carro prendo a perna na ponta da matrícula e parte logo.
      Fui ali a uma loja amiga, disseram-me para deixar o nome num livro e paguei 7 euros e fiquei com uma matrícula nova, original.
      Quer saber qual o nome que deixei no livro? Jimi Hendrix.

      Mas isto já foi há uns anos, não sei se agora o tipo sabe que o Hendrix já morreu…

  10. Santos says:

    Se se respeitar as regras de trânsito não apanhamos multas e reduzimos a possibilidade de provocar e/ou sofrer um acidente.

  11. Regabof says:

    Uma dúvida: os radares de velocidade registam a velocidade real (a que indica no GPS) ou a que surge no velocímetro?

    • scc says:

      nenhuma dessas velocidades é a real. o velocimetro tem erros (variam entre 2 e 8kmh em média, dependendo do modelo e da velocidade de marcha) e o GPS também tem erro porque a tua posição real não é a mesma que o GPS detecta: essencialmente tem a ver com o facto de o GPS ser um serviço militar disponibilizado aos civis e que os militares não dão, por questões de segurança, a posição exacta mantendo um nivel de erro que pode ir até 50m ou até mais. Por ex.: durante a guerra do Golfo (EUA/Iraque no Koweit) os GPS foram todos alterados com erros na ordem dos 150m, mantendo apenas os GPS dos aviões e dos barcos com a precisão certa. Tudo por questões de segurança. E é assim em todos conflitos.
      Por isso, fisgares-te no GPS ou no velocimetro, de pouco ou nada serve 😉

  12. lb says:

    Qual é mesmo o problema de cumprir a lei? Há vários estudos sobre a relção entre conduzir depressa vs o ganho real de tempo. Logo, conduzir depressa é mais emocional que “lógico”. Eu gosto de conduzir depressa, principalmente a moto! Mas é um “prazer” mais do que outra coisa qualquer.

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