Radares de Velocidade Média: posições exatas dos equipamentos
Os Radares de Velocidade Média já são uma realidade no nosso país e, apesar de todos os avisos e alertas, foram muitos os que, no primeiro dia, foram apanhados pelos equipamentos. Em apenas 24 horas, foram "apanhados" seis mil condutores em excesso de velocidade. As multas, se cada condutor pagar a coima mínima, no valor de 60 euros, o Estado receberá pelo menos 360 mil euros. Conheça as posições exatas dos Radares de Velocidade Média.
Os radares de velocidade média não indicam a velocidade instantânea dos veículos, mas calculam se os mesmos andaram mais depressa, entre dois pontos de um determinado trajeto. De relembrar que em Portugal temos radares de velocidade fixos, radares de velocidade móveis e agora radares de velocidade média.
Radares de velocidade média: Posições Exatas
O ACP disponibilizou uma tabela de resumo onde é possível consultar as posições exatas dos novos radares de velocidade média. De referir que para selecionar os locais de instalação dos novos radares, a ANSR teve como pressuposto, entre outros fatores, o “nível de sinistralidade aí existente e em que a velocidade excessiva se revelou uma das causas para essa sinistralidade”, segundo o comunicado da entidade.
Os radares de velocidade média têm, nas estradas portuguesas, uma sinalética própria: o sinal de trânsito H42. Todos os radares do Sistema Nacional de Controlo de Velocidade (SINCRO) estão sempre sinalizados.
O objetivo é que todos os que circulam nas estradas e nas ruas, conheçam estes locais e cumpram, em todas as situações, com os limites de velocidade, protegendo não só a sua vida, mas também a da sua família e a dos outros.
Para quem não quiser "decorar" as posições dos radares, pode sempre usar o Waze.
Este artigo tem mais de um ano
Era mais fácil meterem a localização num mapa?
alguém acha curioso a maioria dos radares serem no norte do país?
é onde estão os azeiteiros do aço todos.. faz sentido.
São os radares e as portagens! Em Lisboa é tudo na maior.
Podes dizer qual o preço para passares as pontes ai no norte?
É onde a densidade populacional é maior de lisboa até ao norte, não faz muito sentido meter um radar destes numa nacional no meio do Alentejo vais apanha o que tratores a 45km/h? mesmo a A2 até ao algarve faria sentido nos meses de julho e agosto no resto do ano estavam lá só a apanhar pó
Está enganado… logo se vê o desconhecimento que a maior parte das pessoas tem do Alentejo e sim, tem fixos e de médias também.
Mas eu não disse que não tinha mas é claro que tem menos. E basta ver os dados das passagens diárias nas AE do norte em comparação com as do sul
Das 2, 3.
Ou abaixo do Tejo nao há estradas, ou nao há pessoas ou nao há carros.
Além disso, estão principalmente em descidas, assim os “chaços” tb podem ser “apanhados”.
E para que interessa saber a posição exacta se são radares de velocidade média ?
Vou-te responder no meu caso, quando ando de mota.
Só para chatear, ia à velocidade máxima que pudesse (recebia adrenalina por breves segundos) e a 1 metro antes do final do radar parava a fumar um belo cigarro e a fazer uma boa M.I.J.A.
De que se serviu o radar? Claro isto não é para todos, é só para aqueles que vivem dos rendimentos e têm muito tempo para gastar.
Agora ponham lá um carro da polícia bem visível e com radar a ver se eu fazia o mesmo. O tanas é que fazia, não é pelo dinheiro, mas sim pelos pontos na carta.
Como disse um Árabe dos petróleos:
– A Lei só se torna ilegal quando está lá a polícia.
Podes fazer isso na boa, porque quando passas em excesso de velocidade no radar de média, és autuado na mesma.
Não não levas….
E eu cheio de medo.
Ponham a polícia nas estradas e nas ruas que é para isso que são pagos.
Aos anos que não vejo patrulhamento de espécie nenhuma.
Se efetivamente querem prevenção em Portugal, os meninos que tirem o CU da cadeira e os ovos debaixo do braço e façam-se a vida.
Mas afinal o que são estes radares de média e como funcionam?
Trata-se de um conjunto de dois radares, colocados num troço especifico de uma via. No primeiro radar, é registada a matrícula do seu veículo, assim como a hora de passagem. Mais à frente nesse mesmo trajeto, estará outro radar que faz exatamente o mesmo. Com base na hora de entrada e saída nesse troço, é calculado o tempo que o veículo demorou a percorrê-lo, assim como a velocidade média.
Para o Joni “?????? Paravas onde ??????”
Em cima do poste de radar não deve ser com certeza.
Paravas onde?
Na berma?
Apesar de já ter respondido ironicamente mais acima, faço-te @João Câmara outra pergunta.
Vila Franca de Xira, EN10, KM 110,710-115,460
Vais de carro e acabas-e de passar o radar, 500 metros mais a frente tiveste um furo e ainda faltam 4,5 km para chegar ao radar de saída.
Paravas aonde?
É sempre bom saber a localização. Este ainda agora foi instalado e já estava tapado. Não se podendo ver e lógico que convém saber a posicao.
https://ominho.pt/novo-radar-de-velocidade-em-fafe-ja-esta-visivel-apos-corte-da-vegetacao/
Para mim dava-me jeito era as coordenadas dos mesmos, coordenada onde começa, coordenada onde acaba.
Mas o que oferecem sempre é melhor que nada.
Quando passar por eles é isso que vou fazer (se ninguem fizer primeiro).
Anda com o waze e ele diz-te a localização do inicio e uma barra de progresso até ao fim do troço de velocidade média.
A baixo do Tejo não da lucro com o calor a malta anda mais devagar….., oh talvez porque a 125 esta cheia de carros para não pagarem o roubo na portagem da via do infante assim tem que andar a passo de caracol.
Realmente na 125 não é fácil exceder os limites.
No entanto tem radar!
Circular até Sesimbra a 70km/h…..vai ser só sacar forte ….
Onde é esse?
No troço da Rotunda da Nato até à Carrasqueira?
É uma perfeita estupidez e ainda por cima nos dois sentidos… 70km/h a estrada toda… nem os autocarros e camiões andam a essa velocidade nessa estrada… mas como só os “radares” interessam, deixam a sinalização como está com áreas de traço descontinuo para se poder ultrapassar, só que tal não será possível!…
Isto vai ser um cancro, vão continuar a existir sinistros, nesta estrada em questão deverão ainda aumentar, o que deverá ser é com resultados menos graves…
Carros com Cruise Control ainda dará para regular a velocidade, agora, a realidade Nacional é que ainda existem muitos veículos que não tem essa função, pelo que os condutores que não tenham essa função nos seus carros irão constantemente a desviar a atenção da estrada para o conta quilómetros e por essa razão tornam-se um perigo para eles próprios e para os outros… já não falando que acabam por inviabilizar quem só tenha Cruise Control, têm de ir constantemente a desactivar e a activar para não bater nos que não têm… só quem tenha Cruise Control adaptativo é que não terá dificuldade mas neste caso a realidade do parque automóvel Nacional com esta função é ainda mais escassa…
O propósito da maioria dos “radares” em Portugal é apenas o económico, mada mais!!!
Sinais limite de velocidade são vermelhos, preto e banco. Desde quando é um sinal informativo, alem disso não informa qual é limite de velocidade.
Continuem a votar nestes aldrabões, vão pagar até para respirar.
instalem o waze mas é
Daqui a uns tempos fazem como os franceses. Desistem por ser muito dispendioso mantê-los. – Não compensa o valor da manutenção em relação às multas cobradas. Então afinal não é “Os radares salvam vidas”? Quem quiser acreditar que isto é para salvar vidas, que acredite. Há muitos nabos na estrada a provocar acidentes a menos de 50km/h!
Se acham que em Portugal é isso tudo da famosa teoria da “caça à multa”, experimentem o país chamado Suíça.
Os aparelhos estão colocados nos lugares mais “estrambólicos” que não passa pela cabeça de ninguém que ali está um radar – e sem haver qualquer indicação.
Muitos dos condutores “aceleras – chico espertos” com uma realidade semelhante, depressa perdiam o PIO.
Tb temos cá desses. Por cada barata que vês há 20 escondidas. Esta sabedoria popular é válida para baratas e para radares. Ambos são pestes e comportam-se da mesma forma!
Estamos em Portugal se não gostas tens liberdade de mudar. Que mania certas pessoas acharem o que se faz lá fora é o mais correto. Já agora vem cá a minha casa ver como vivo (regime militar) para fazeres igual na tua casa aos teus familiares.