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Radares de Velocidade: 2x mais infrações no primeiro dia…

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. jorge santos says:

    Os radares estão a funcionar pelo menos.
    Vamos ver a implicação que vai ter na diminuição da sinistralidade…

    • Há cada gajo says:

      Achas que vai ter ? Então se nos últimos anos aumentaram o numero de radares tendo também aumentado os números da sinistralidade, o que esperas, senão um aumento da receita ? (não fui eu que disse, foi a secretária de estado na RTP).

  2. C says:

    Uma dúvida: os radares de velocidade média na ponte Vasco da Gama já estão em funcionamento? Do que me recordo desapareceu o sinal e também não aparece no Waze, embora apareça num dos mapas que eu vi há dias. Obrigado

  3. Luís Sousa says:

    Até maio, a Cobrança de coimas rodoviárias tinha aumentado 26% face ao ano anterior. Já se bateu o recorde de coimas cobradas…..o número de acidentes não baixou na mesma proporção nem lá perto…. Ao que parece, a estratégia de “prevenção rodoviária” está a falhar….. Arranjem lá outra desculpa para enganar a malta que essa já não resulta….. Quando muito atesta a incompetência de quem deveria zelar para segurança dos portugueses

  4. idiocracia says:

    basicamente.. não há limites de velocidade.. há apenas um custo extra para se andar mais depressa..
    querem baixar? limitadores de velocidade nos carros, tacografos para todos os veiculos…. easy… ah e tal privacidade? oh meus amigos.. ponham a mão na consciencia.. até o melhor piloto do mundo tem acidentes..

  5. Alberto Costa says:

    Vejo aqui várias criticas à colocação de radares, como esta estratégia não está a resultar para diminuir a sinitralidade em Portugal mas os mesmos que criticam não cumprem os limites de velocidade.
    Cabe à população cumprir as regras de estrada, são todos adultos e deviam ter a responsabilidade de cumprir as regras. Acham que deve ser uma entidade a punir por um completa falta de respeito para quem vai inocentemente na estrada e se envolve num acidente?
    As autoridades policiais deviam ser usadas para educar a população nas leis que são transgredidas por falta de conhecimento e para assistir a população.
    Querem um medida eficaz? Todo e qualquer veiculo em Portugal ter limitador a 120KM/h.

    Peço que comente quem tiver disposto a faze-lo.

    Querem uma sociedade melhor começem a dar o exemplo, porque a sociedade somos nós.

    • Luis Sousa says:

      Vejo aqui um defensor, talvez faça parte da máquina.

      O que diz tem razão de ser, mas não se esqueça de várias coisas:
      1- os limites nem sempre são claros, coerentes ou sequer bem sinalizados
      2- um radar pune quem passa em excesso de velocidade, mas não o evita. dentro das localidades porque não colocar lombas daquelas que não se podem passar a mais de 30 ou 40km/h, não seria uma medida preventiva muito mais eficaz.
      3- Se os radares são tão importantes para reduzir a sinistralidade nos pontos Negros, porque não os sinalizar bem sinalizados para que sejam bem visíveis e poderem atuar na sua função preventiva, tal como é feito na A25, na saída de Viseu para Mangualde, nos 2 sentidos…

      Tudo o resto é pura demagogia, é cobrança de impostos indiretos usando o argumenta da suposta segurança que não chega a acontecer. e quem defende isto, só pode estar de conluio

      • Carlos says:

        Luis Sousa, experimente ter um acidente grave em que fica com vários ossos partidos e que seja transportado numa ambulância. Essa ambulância que tenha de fazer um percurso dentro da cidade ou localidades e que passe por muitas, mas muitas, lombas dessas. Depois diga aqui qualquer coisa…

        • Carlos says:

          Os radares não impedem acidentes, pois quem prevarica, prevarica sempre. É uma questão de educação desde o berço e falta de uma justiça neste país que cumpra e faça cumprir. Se as multas subirem para 5 ou 10 vezes mais o seu valor, e as inibições de condução forem a dobrar ou triplicar, o povinho, começa a pensar duas vezes…

          • Nuno says:

            Não concordo. Depois de ter sido multado e quase ficar sem carta, nunca mais andei em excesso de velocidade. Foi prevenção ao melhor nível!
            Claro que os aceleras que têm medo de ser multados não concordam com isso… Mas deixem-se ficar sem carta e depois vamos a ver se funciona ou não…

        • Luís Sousa says:

          Não é diferente dos buracos, juntas de dilatação deficientes e desníveis de piso que por aí existem. Além disso é uma solução muito utilizada noutros países

    • David Guerreiro says:

      Falta de conhecimento? A habilitação legal para condução obriga a conhecer o que se pode ou não fazer na estrada… Não é a polícia que tem de educar aquilo que já se sabe que está errado. Então quem anda a 100km/h numa rua de uma cidade, com escolas, etc, não sabe que não pode andar aquela velocidade ali? Aqueles que têm um sinal que proíbe ultrapassar naquele local não sabem que não podem fazer?

    • Zé Fonseca A. says:

      Carros limitados em velocidade a 120 km/h iria provocar mais acidentes do que tirar os limites de velocidade das AEs, claramente não sabes o que dizes

      • rjSampaio says:

        Explica lá porque?
        E depois pensa lá se o limite do teu foguete a 200 não era melhor conseguir a 220 para escapar a um acidente, ou quando tiveres um que vá a 220,se calhar a 250 já escapava…

        Não sejas ridículo.

        • Zé Fonseca A. says:

          claramente não fazes ultrapassagens, ninguém está a falar em 200 km/h, mas limitações a 120 km/h são um problema de segurança GRAVISSIMO, nas AEs vejo mais acidentes por pasteis e por embrulhanços com camiões do que por excesso de velocidade.
          nas nacionais e ICs não ia mudar grande coisa

          • rjSampaio says:

            Mas explica lá qual é o problema?
            Imagina eu que vou a pastelar a 120, tu queres ultrapassar e tens de ir a 140.

            Se eu for a pastelar a 140, tens de ultrapassar a 160…

            Tu cada vez mais rápido mas a estrada cada vez mais curta…

            Não testes justificar a tua falta de paciência atrás dos outros com “problemas de segurança”

          • Yamahia says:

            Um gajo a 140/150 já não vai propriamente a pastelar. O problema são os que se acham moralistas da estrada e vao a 114 na faixa de ultrapassagem pq no seu velocímetro aquilo marca 120. Tantos…

          • rjSampaio says:

            Não vai à pastelar? Depende sempre de quem vai atrás claramente /s

            Não convém tentar ultrapassar por apenas 5km/h a mais, mas aqui o importante é o criar dificuldades no trânsito, existem muitos problemas mas garantidamente mais velocidade não será a solução.

            Ps só é solução para o Toy e semelhantes, para não adormecer…

          • Zé Fonseca A. says:

            ao nivelares toda a gente pelos 120 vais causar maior densidade de trafego, isso sim o grande causador de acidentes, olha agosto na A2 ali na marateca, vai tudo a 100-120, quantos acidentes há nessas alturas face às outras? eu pelo menos passo por muitos, ultrapassagens mal feitas, condutores de fim-de-semana que se atrapalham com muito fluxo, distancias de segurança mal calculadas, travagens mal calculadas, etc etc.

          • rjSampaio says:

            Então mas o que queres tu? Limite a 140?
            Então não não andar tu e mais uns quantos a 140?
            Ou simplesmente achas que só tu irias a 140?

            O que raio tem isso a ver com densidade de trânsito?

            Estas mesmo a dizer que limites de velocidade maiores terias menos trânsito…

          • Yamahia says:

            Para mim era velocidade mínima na faixa da esquerda 140, 120 na faixa do meio e 80 na faixa da direita!

  6. Alberto Costa says:

    Vejo aqui várias críticas à colocação de radares, como esta estratégia não está a resultar para diminuir a sinistralidade em Portugal mas os mesmos que criticam não cumprem os limites de velocidade.
    Cabe à população cumprir as regras de estrada, são todos adultos e deviam ter a responsabilidade de cumprir as regras. Acham que deve ser uma entidade a punir por um completa falta de respeito para quem vai inocentemente na estrada e se envolve num acidente?
    As autoridades policiais deviam ser usadas para educar a população nas leis que são transgredidas por falta de conhecimento e para assistir a população.
    Querem uma medida eficaz? Todo e qualquer veículo em Portugal ter limitador a 120KM/h.

    Peço que comente quem tiver disposto a faze-lo.

    Querem uma sociedade melhor comessem a dar o exemplo, porque a sociedade somos nós.

  7. Mirtha says:

    É cada pergunta jornalística… o homem mesmo ia responder a verdade, que era para aumentar as receitas do Estado (do Costa)…

    • Mirtha says:

      O Estado (do Costa) agora transformou-se em Empresa Privada – tem que dar lucros superiores ao ano anterior… Eles comem tudo… É tudo para eles e o Zé Povinho cada vez mais pobrezinho… Mas Eles dizem que tudo o que fazem é para melhorar a qualidade de vida dos portugueses… cada medida que vão tomando vai tornando a vida dos portugueses muito mais prazerosa. Cada vez vez dá mais gosto viver nesta miserável quinta do Costa

  8. Ricardo says:

    Salvam vidas e destroem vidas com as multas, fato.

  9. Luis says:

    Evitar acidentes, também pode ser , repor sinalização em falta ou tapada pela vegetação, tapar buracos no pavimento,além de provocarem danos nos veículos, podem também provocar acidentes e anular /corrigir as situações de causa de acidentes nas vias, fiscalizar obras que decorrem nas vias com aberturas de valas para instalações diversas e ficam com abatimentos profundos durante bastante tempo até que seja reposto o betuminoso,sendo esta situação também causadora de acidentes e danos nos veículos.

  10. Joca says:

    Não porque se chateiam a por radares a maior parte dos acidentes é devido a ultrapassagens e telemóvel. Começam a por duplo traço continuo em todo o lado e a via é automaticamente regulada pelo veiculo que vai a frente vá devagar ou não. E tirava-se a carta automaticamente durante um mês que passasse o duplo traço continuo e ao telemóvel. É como fazem na Suíça primeiro tiram um mês depois tem de andar um ano sem infrações depois disso se voltam a fazer m*rda é a doer para 4, 6 mês e um ano ou dois.

    Tenho um bom exemplo de um colega que teve excesso de velocidade ficou 1 mês sem carta algum tempo depois veio o inverno a policia mandou-o parar durante a noite em tempo de neve os vidros estavam todos embaciados como tinha “pressa” não esperou o vidro da frente desembaciar totalmente mais ou menos metade multa e 4 meses sem carta por um vidro embaciado. Apesar de estar a 1km do trabalho, vir a pé em dias de neve era dose.

    Se ficassem sem a carta e ficar cada vez que fizessem uma infração aprendiam depressa. Assim os que têm dinheiro e andarem a dizer que as multas não lhes fazem moça na carteira depressa mudavam de opinião. Como aqueles que vejo ultrapassar no IC8 no duplo traço continuo e carros de frente temos alguns que são uns verdadeiros animais na estrada. Eu este verão já vão por 3 vezes que por pouco ia ficando por lá.

    Se querem desanuviar um bocado vão a um circuito ou um kartódromo que são instalações próprias para isso caso ninguém saiba.

  11. José Miguel Santos says:

    É engraçado ver o responsável pela segurança rodoviária de Portugal, afirmar que não anda à caça à multa e justificar o investimento de milhões em equipamento que nada mais faz que emitir multas, num país em que as vias de circulação automóvel estão degradadas, em algumas, para além da habitual degradação do piso, nem as marcas rodoviárias se conseguem ver. Que eu saiba, nenhum radar foi instalado nessas vias mais degradadas.

  12. Nuno says:

    “só no primeiro dia houve mais do dobro das infrações” do que num dia em que não havia estes radares em funcionamento? Mas seria de esperar algo diferente ou estou a interpretar algo de forma errada?

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