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Radar “apanha” camião a 194 km/h numa estrada nacional…

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


    • Daniel says:

      Eu não acredito que um camião possa atingir 194km por hora eu sou motorista de autocarros e os autocarros atingem uma velocidade superior aos camiões e o máximo que atingem é de 110km a partir dessa velocidade o motor corta a velocidade sozinho ! Isto é só para receberem dinheiro com estas mentiras !

  1. Antonio Vasco says:

    Pois, eu fui multado no 2* dia da colocação de um destes radares, que me fotografou na via contraria (ou seja, fotografou de frente) a +7km , eu sabia que estava ali o radar e tenho a certeza absoluta que ia abaixo do limite, até porque é a subir forte (do lado em que está a descer é a descer forte) , mas como provar?
    É á entrada de Fafe.

    • Tiburcio says:

      Ir a um advogado para verificar se podem tirar fotografias dentro de uma viatura privada sem a autorização, verificar calibragem do radar, homologação, etc etc…. fazer igual aos outros, mas sempre reclamar porque eles já não tinham gente á anos e agora muito menos… Arquivam tudo

      • Pintor says:

        Fazendo isso por norma nunca obténs resposta até prescrever a multa. Não tem capacidade para dar seguimento a reclamações quando as mesmas são apresentadas por um advogado.
        Ter um amigo advogado que faça isso em troca de um jantar de vez em quando é uma mais valia.

        • Cool says:

          Não precisa de ser advogado para reclamar…
          Basta estudar sempre o local encontramos, ou sinais verticais não homologados que “legislam” o radar, o radar sem inspeção obrigatória, etc etc… Nós radares móveis a marca do carro, pneumáticos etc teem que estar no auto… e nunca está… Só paga mesmo quem quer… E para não falar do modo que nos identificam… ( câmaras de frente não cumpre a lei da privacidade e mesmo apanhando a matrícula por trás não quer dizer que sejamos nós porque qualquer um faz matrículas .. É fundamentar isso tudo para eles provarem e mandar para o presidente da ANSR que tem mais que fazer, pois sabe que o país é gerido por incompetêntes….

    • Marco Lopes says:

      A circular de Guimarães (sentido FAFE e vice-versa) vai dar uma pipa de massa ao governo…

    • mr says:

      Se é um radar de velocidade instantânea e se a foto tem mais veículos, ou se foi cortada para não apanhar toda a via, (para esconder outros veículos), pode usar esse argumento de que não se consegue provar que o veículo em transgressão é o seu

      • Cool says:

        Exato…. porque até o radar “Doppler” não é correcto quando estão mais veículos ou obstáculos… Eles teem que trabalhar nas mesmas condições de Quando fazem as inspeções

    • Alphie says:

      Se tem a certeza absoluta que ia abaixo do limite deve ser fácil provar, até porque o velocímetro do carro indica sempre velocidade superior a real. Se o velocímetro marcar 100 o mais provável é ir perto dos 90.

  2. Celestino Nunes says:

    só esquemas para obter mais dinheiro do povo, os camiões são cortados pelo tacografo para só dar os 90 kms hora… esta velocidade é impossível num pesado que esteja com tudo legal e revisado… só vigarice para arruinar ainda mais quem trabalha…

    • Jorge says:

      O tacografo não corta velocidades – regista velocidades e horas de trabalho/repouso. O que corta a velocidade é o limitador de velocidade que limita a velocidade, nos pesados de mercadorias, a 90 kms/h

    • tiago says:

      Se não houvessem “chicos espertos”, que infelizmente é o que há mais por estas estradas fora, não haveria necessidade de existirem radares. Se todos se limitassem a circular abaixo da velocidade limite, não haveria necessidade de existirem radares.

      • mr says:

        Os radares fazem parte do orçamento do estado.
        Se todos começaram a andar mais devagar, vão apertar a malha de forma a manter o rendimento .
        Não estou a defender que devam circular rápido, mas o que se vê na colocação dos radares, é que são apenas armadilhas parao estado ganhar dinheiro.
        Neste momento é já começa a ser assustador conduzir com medo dos radares, pois qualquer pequena distracção de olhar para o velocímetro e já está).
        Já começa a ser mais inform importante olhar para o velocímetro do que para a estrada!
        Se fosse para segurança, colocavam um semáforo de limite de velocidade, ou algo bem visível (como os que estão na A1 pouco antes de chegar ao aeroporto com um painel luminoso com indicação 80km/h)

        • Yamahia says:

          “Se fosse para segurança, colocavam um semáforo de limite de velocidade, ou algo bem visível (como os que estão na A1 pouco antes de chegar ao aeroporto com um painel luminoso com indicação 80km/h)”
          Não é A1 é 2ª circular. Mas é isto que deveria ser em todo o lado..
          A Avenida Marechal António de Spínola em Lisboa tb é um bom exemplo. Tal como a entrada da 2ª circular de quem vem de Sintra e tal como a aproximação ao túnel dos 70 na Amadora em ambos os sentidos
          Radares devidamente assinalados e não dissimulados. Assim é que se demonstra seriedade no processo.infelizmente são casos raros.

      • Alphie says:

        Se todos circulassem abaixo da velocidade limite, pelo menos dentro das localidades, era o caos. Os limites de velocidade são muito baixos e o que causa os acidentes são os veículos em marcha lente ou a praga de condutores estrangeiros dos úbers que param onde calha e como calha ou os africanos que não sabem conduzir e conduzem sem carta ou com cartas falsas.

  3. Aves says:

    A Autoridade de Segurança Rodoviária diz que não há nenhum problema … nos radares. E ao mesmo tempo aconselha os condutores a reclamar?!
    Como já alguém observou, os camiões têm tacógrafos, em princípio podem reclamar da multa com base na sua informação. Os veículos particulares não têm nada a que se agarrar.

  4. Santos says:

    Nunca vi um camião a quase 200 km/h… Deve ser um daqueles modelos tipo Transformers…
    Com que então não há problemas com os radares mas aconselha a reclamar???? Isto deve ser gozo, só pode.

    • Grunho says:

      Foi de certeza um carro com matrícula falsa, e tão mal escolhida que era a de um camião. Aqui o dono do camião não precisa mais do que anexar à reclamação um documento com as características técnicas do camião para se saber que não era ele.

    • tiago says:

      Em Espanha já apanhei TIRs a mais de 150! 40 toneladas a 150km/h, quando bate, mata tudo!

  5. SANDOKAN 1513 says:

    “Num radar da nacional 109 perto da Figueira da Foz, foram registados camiões a circular a velocidades entre os 130 e os 150 quilómetros por hora.” Como ?? Camiões a circular a 150 Km/h. numa estrada nacional ?? 😐

  6. João says:

    Deviam por o dobro dos radares e não divulgar onde estão, só assim o Portuga começa a ter o pé mais leve. Número de acidentes reduzia para metade.

  7. Jorge says:

    Os radares estao bem ,os camionistas e que disligam os limitadores de velocidade para andarem nessas velocidades

  8. Xico says:

    Por acaso nos pesados é fácil provar a velocidade,nos ligeiros pagam e não tem como provar .

  9. Shynkendo says:

    Boas,isto é estranho,estas viaturas tem limitador de velocidade,em regra. não conseguem exceder os 100 km

  10. João Paulo Cavaco says:

    Como se um camião conseguisse atingir 190km /h. É só vigaristas e burlões. A prevenção que deviam fazer não fazem.

  11. quim says:

    Muito provavelmente, estes casos mais absurdos, devem-se ao facto de outros andarem com matriculas falsas.
    Basta alguem “roubar” uma matricula e colocar no seu carro, circular á velocidade que lhe convier e as multas vão para o dono da matricula.

    Em principio, não sei se cá é assim, mas em alguns países só com fotografia irrefutável de quem é o condutor é que não tem forma de se safar da multa.

  12. Luis Matos says:

    Calculo da velocidade media entre dois pontos, radar de entra e radar de saida. Para qualquer caso terá que haver duas fotos ( foto do radar de entrada + hora de entra), (foto do radar de saida + hora de saida) e um departamento que possa depois validar os dados das contra-ordenações se for o caso é diferente dos radares de velocidade instantânea.
    No fim vai ser erro informático na atribuição entre radar para media de velocidade e foi atribuído velocidade instantânea.

  13. PM says:

    Ninguém fala do essêncial e o mais importante, primeiro é impossível atingir os 190 quilómetros/hora num camião normal mesmo com inércia, depois se não for provado o erro do radar o que vai acontecer com o motorista é, que fica sem a carta profissional definitivamente, paga uma multa astronómica e ainda pode ir preso, enfim tristeza é o que posso dizer.

  14. EEQTR911 says:

    O governo desafinou os radares para caçar multas a torto e a direito! Tem de se pagar a JMJ e afins!

    Os pesados estão limitados a 90km/h. Nem os camiões de competição chegam aos 160km/h…

  15. Dias says:

    Aqui se vê a funcionalidade dos mesmos. São crediveis como tudo.
    Miseria. Assim se vê os enganos que não deve haver por aí.
    Enfim. Pagar pagar pagar.

  16. Profeta says:

    Os camioes sao autenticas bombas relogio e com essa velocidade sao uma arma nuclear. Duvido muito que o camiao fosse a essa velocidade. Ou o condutor estava sob efeito de droga e nao tinha nocao do que ia a fazer, mas mesmo assim paarece-me fake.

  17. António Lourinho says:

    Quando o estado é o ladrão, fica-se exposto a qualquer arbitrariedade. Um camião, quase a 200km/h é anedótico e comprova bem da aferição da estupidez atrevida. Não há como comprovar, contrariando, a leitura que gera multas ( receita para o estado). Não têm credibilidade alguma. O único propósito é o de gerar receitas. Resta reclamar mas o resultado sabemos antecipadamente qual é.

  18. Álvaro Mateus says:

    Engraçado a 194 kms um camião quando ultrapassa se alguma viatura a mesma ia agarrada ao camião ou para a valeta só com a deslocação do ar. Esta gente tem consciência no que diz ou publica? Não me parece, nem a minha Scania 730 consegue isso.

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