Questão: confiaria num carro autónomo para lhe dar uma boleia?
A evolução tecnológica entrega-nos inovações verdadeiramente impressionantes. De facto, temos conhecido novidades que, antes, víamos em filmes de ficção científica e acreditávamos estarem a largos anos de investigação e desenvolvimento. A Tesla lançou, recentemente, o seu robotáxi totalmente autónomo, juntando-se à pequena lista de empresas no mundo que já apostaram neste mercado. Com estes modelos sem condutor a crescerem, queremos saber se confiaria num carro autónomo para lhe dar uma boleia. Participe!
Confiaria num carro autónomo para lhe dar uma boleia?
Não passou muito tempo desde que a Tesla deu a conhecer o seu Cybercab, um modelo autónomo que dá forma ao futuro do transporte urbano. Aquando da apresentação, Elon Musk revelou que a chegada desta proposta tornará as cidades mais verdes e mais amigas do ambiente, além de se tratar de uma opção de mobilidade mais segura e mais barata.
Apesar do frenesim que o robotáxi da Tesla reuniu, a verdade é que já há empresas a operar carros autónomos em alguns países, como nos Estados Unidos, cujas propostas fomos vendo crescer. Recorde o exemplo da Waymo, ou da Cruise. O processo tem sido interessante.
Não é, ainda, o caso em Portugal, mas poderá sê-lo, logo que a tecnologia esteja aprimorada e corresponda às regras do país e, claro, da União Europeia.
Com a tecnologia de condução autónoma a ser desenvolvida por tantas empresas, é uma questão de tempo até vermos propostas de outras empresas, desenhadas para mais países.
Assim sendo, na questão desta semana, queremos saber se confiaria num carro autónomo para lhe dar uma boleia.
Participe na nossa questão desta semana
Confiaria num carro autónomo para lhe dar uma boleia?
Obrigado pela participação!
Nesta rubrica colocamos uma questão sobre temas pertinentes, atuais e úteis, de modo a conhecer a opinião e tendências dos nossos leitores no mundo da tecnologia, sobretudo no nosso país.
Deixe-nos então sugestões de temas na caixa de comentários ou envie para marisa.pinto@pplware.com
“Cuban asked the interviewer, Lauren Goode, if she’d trust a seeing-eye dog or a self-driving car more to take her three blocks on the condition that she was blind. It’s perhaps one of the lesser-known hypothetical scenarios. His response: “I would trust the dog.” ”
Mark Cuban
There it is, simple as that
Pedir a opinião a um cego sobre um carro autónomo é como pedir a um padeiro a opinião sobre esgotos a céu aberto, no fim comes pão com cócó
Se todos os carros fossem autónomos, sim. Enquanto tivermos os chicos espertos tugas nas estradas, boa sorte para a inteligência artificial e companhia
Eh eh eh…
Acho que para já o cenário nem se coloca por cá…
Sem dúvida! É o futuro!!! Trasportes publicos autónomos e não só.Teremos que implementar rapidamente o rbi ( rendimento básico incondicional )ou o rbu ( rendimento básico universal ) uma vez que temos muitas profissões em risco.
+1
Coloquei o sim mais a pensar no futuro, no imediato aguardo que uns 10k pessoas o façam antes de mim!
Carros autónomos em alguns países … ao todo são dois – EUA e China.
E não é nos países, é em algumas cidades com serviço de robot-táxis, de três empresas: EUA (Waymo e Cruise): São Francisco, Phoenix, Los Angeles, Austin e Dallas; China (Pony.ai): Xangai.
Errado…
Xangai, China
Beijing, China
Copenhague, Dinamarca
Dubai, Emirados Árabes Unidos
Tóquio, Japão
Helsinque, Finlândia
São alguns exemplos de países com intenções e até já com esse tipo de veículos
Post: “a verdade é que já há empresas a operar carros autónomos em alguns países, como nos Estados Unidos. Recorde o exemplo da Waymo, ou da Cruise”.
Operar não é intenções e testes. Chamas um robot-táxi da Waymo e pagas – isso é que é operar.
Não sei nos outros sítios mas em Los Angeles há uma empresa a operar carros autônomos, são apenas alguns mas já lá andam e até já houveram acidentes.
Da Waymo. Que são poucos, são: 50 carros em Los Angeles, em agosto.
São 50 mas podiam ser 500, 5 milhões ou apenas 1, nunca referi números nem interessam para a discussão, já existem e estão a trabalhar, não é ficção cientifica nem testes em áreas limitadas
Entre um indiano ou paquistanês da Uber sem carta (só esquemas) prefiro o autónomo.
Não !!!
Se estiverem testados e homologados, sim. Mas estaria a mentir se não dissesse que fico apreensivo quando se mistura na equação condutores humanos. Se fossem todos autonomos (como disse o jsimoeswebtv), ficava mais facil dizer sim.
Um carro autônomo detecta todo o transito e obstáculos a 360 graus, nunca se cansa e está provado que é umas 10x mais seguro que um humano, mas o que te leva a desconfiar é que há outros carros conduzidos por humanos estupidos, isso quer dizer que achas que um humano com uma visão “simples” de menos de 180º só bem definida em 30º sem radares ou sensores, que se distrai frequentemente é mais seguro para andar no meio de outros condutores com as mesmas limitações? Não percebo o raciocínio.
O que tu não percebes é português.
É comparar o número de acidentes da waymo com a tesla e com um humano.
O desenvolvimento tecnológico é semelhante aos acidentes de aviões e todos nós andamos de aviões, que nem sequer é o meio de transporte mais seguro do mundo(ao contrário do que dizem)
Quanto mais acidentes mais seguro é
Nesta fase para deslocações curtas dentro da uma cidade sim, sem problema, já andei de waymo sabendo o lixo que são e fui tranquilo, com cinto posto 😉
Obvio que não, não sou cobaia da ganancia do Musk.
Sim
Em pequenos trajetos citadinos, porque não?
Sim, aceitaria.
Cruzes canhoto, nem pensar, eu gosto de viver.
Eu nem sequer confio em veículos com caixa automática…
Não.
Obviamente que aceitava boleia de um autónomo, já tem provas dadas e vai ser o futuro. Como sempre são os reguladores que atrasam tudo isto, já era tempo de dezenas ou centenas de cidades permitirem esta mobilidade, são um atraso.
Provas dadas que vao ser o futuro? tal como aqueles iluminados que diziam que os EVs iam ser o futuro e agora estão como estão? quem manda é o consumidor, e os consumidores nunca vão querer carros autonomos, é até um dia uma pessoa andar num desses e morrer na mesma como é nos carros com condutores humanos. E nao venhas cá dizer que são seguros, porque até as maquinas cometem erros como os humanos, nunca vai haver uma “maquina” 100% sem falhas, seca ela robotica ou biologica.
Tal como aqueles iluminados que vêem para aqui afirmar que sabem o futuro.
É verdade, os EV não são futuro são presente.
Morrem todos os dias pessoas em carros conduzidos por pessoas, portanto isso é uma razão para se deixar de ter pessoas a conduzir.
As máquinas cometem erros ? Desde quando ? A maquina só faz o que o humano manda, é ele que a programa.
O pessoal é de tal maneira contra tudo que a preferencia é apostar no meio de transporte mais mortifero que existe.
Os humanos cometem erros excepto na programação das máquinas?
Estas sim.. nem erram nem têm falhas.. claro LOLOL
Mais uma vez demonstra que não entende aquilo que lê.
Nao existe nada que seja 100% seguro ou sem falhas, absolutamente nada. Simplemente existe maior ou menor % de risco.
Se o problema é devido haver mortes, porque é que ainda existem meios de transporte. Todos os dias morrem pessoas em meios de transporte e carros com condutores humanos é o mais que mata
Nem mais Toni.
“os consumidores nunca vão querer carros autónomos”
Não vais estar cá para ver, os teus filhos ou netos nem precisam tirar carta de condução.
Nem é a expressão autónomo, é a integração e coordenação da circulação, com os carros a comunicarem entre si e regulamentação central de tráfego, evitando zonas congestionadas.
Musk não diria melhor – “são os reguladores que atrasam tudo isto”, eu quero os Cibercab “a circular em dezenas ou centenas de cidades”,
Sim, a regulação é muito exigente e Musk e os seus robot-táxis vão ter que fazer o caminho das pedras. E começar em cidades como São Francisco em que os robot-táxis já existem.
Em São Francisco os Waymo tornaram-se uma atração turística, vai ter que competir com eles.
Mas convém também perceber a escala do negócio, visto que a Tesla quer aumentar significativamente a sua produção com os robot-táxis. A Waymo opera em São Francisco 300 robot-táxis. Isto à escala da produção da Tesla tem pouco significado- ao fim de vários anos ter 300 veículos em cada das 5 cidades são 1.500.
O teu ódio pelo homem atingiu o nivel Jedi Master
O que a bacocada viu da apresentação de Musk foi – a partir de 2025-2027, cidades e cidades cheias de robot-táxis e Teslas por essas estradas fora em que se pode ir dormir para o banco de trás. Limito-me a dizer o óbvio.
Não tenho nada contra em ter um robô em casa ou na estrada quando estiver incapacitado. E provavelmente tu também não, pois não és antitecnologia. O teu problema com aquele homem é de origem política. Já te disse, aceita como quiseres, aprende a ver a realidade sem os teus BIAS pelo meio. Alguém tem de abrir caminho. Ele tem sido a pessoa adequada. Mas há muitas vitórias de outras pessoas/ organismos, os quais, sites como a Ppware fazem essa divulgação muito necessária . Há espaço para todos. Até para ti mestre Aves 🙂
O teu problema é de origem religiosa … “Hosana, hosana, Musk”
Eu??? Eu só vou á missa do galo no Natal por causa do mau olhado da sogra, senão nem lá metia os pés 🙂
waymo é mau, confio mais no FSD da tesla.
em lisboa já andam alguns taxistas (non uber) com tesla model S, já assisti a algumas situações comicas de velhotes a tentar abrir a porta
Sim.
Não entro em nenhum veículo que tenha o ARGUS. Seja ele de que marca for.
neste momento não, mas daqui a 10 anos acredito que tudo esteja melhor
Sim
Se confiaria num carro autónomo para me dar boleia ? Não.
E porque não ? Porque iria preferir ir a pé.
Mas uma simples boleia ? Não de maneira nenhuma. Não é nada boa ideia. Você já entrou num carro dum desconhecido, e ainda por cima sem um condutor humano ? Vai lá … vai …
Iria preferir ir a pé ou de bicicleta ! É mais seguro e muitíssimo mais barato.
Resumindo : Não é não!
Confiaria desde que mantenha o condutor a monitorizar a máquina e como backup tal como é hoje nos aviões. A máquina tbm pode ter falhas … é obra do homem e o homem erra. Estando lá o condutor com a formação para monitorizar a máquina e como backup…. nós não temos de substituir o homem….a máquina em conjunto com o homem é a relação perfeita da evolução, mas a ganância e a obsessão pelo controlo vai empurrar a humanidade para o abismo, a tecnologia e a IA nao é boa nem má, a utilidade que lhe damos é que pode ser boa ou má
Sim, duvido que alguma vez uma IA ou sistema autónomo consiga cometer erros do tipo de andar em contra-mão em AE, como já vi mais que uma vez, hoje foi mais uma.
Ou então de ultrapassar em riscos contínuos, passar sinais vermelhos, penso que só o pior sistema do mundo controlado por um ZX Spectrum podia ser pior que um humano a cometer estes erros.
Probabilidade de falha é menor, mas a máquina está programada e mesmo sendo menor se houver uma falha e o carro for na direção de uma árvore, se tiver o condutor como monitor e backup é seguro, se não tiver ninguém mesmo a falha sendo quase nula, a existir é fatal. As empresas vão querer carros autónomos e não querem o monitor, porque não pensam em segurança, pensam na ganância do lucro de poupar o ordenado e a máquina poder fazer 24 horas por dia….
Carro autónomo sim, mas não sem o condutor por mais que o papel deste seja mínimo
O JL até ia de olhos fechados se fosse um Tesla tal é a panca pela marca. XD
Em qualquer um, não precisa de ser tesla, o secalharya é que tem panca pela marca, não eu.