Questão: a Europa deve aumentar a taxa sobre os carros elétricos chineses, seguindo os EUA?
A capacidade automóvel da China e o sucesso das suas marcas tem feito as marcas ocidentais tremerem. De tal forma, que os Estados Unidos da América (EUA) decidiram, recentemente, taxar os modelos chineses em 100%. Na Europa, onde decorre uma investigação relativamente a potenciais apoios estatais no país asiático, poderão ser impostas, também, taxas consideráveis. Na questão desta semana, queremos que nos diga se a Europa deve aumentar a taxa sobre os carros elétricos chineses, seguindo os EUA.
A Europa deve aumentar a taxa sobre os carros elétricos chineses, seguindo os EUA?
Após largos anos a cobrar uma taxa de 25% sobre o valor dos carros importados para os EUA, o país decidiu aumentá-las, por forma a tornar os veículos elétricos oriundos da China menos atrativos para os americanos.
Há umas semanas, a Casa Branca anunciou um imposto de 100% sobre carros elétricos fabricados na China, quadruplicando as taxas sobre estes modelos.
Uns dias mais tarde, com uma investigação a decorrer na Europa relativa a potenciais apoios estatais às fabricantes chinesas, o ministro da Indústria de Itália assumiu que deveríamos seguir o exemplo americano, "se não quisermos que a indústria europeia seja aniquilada".
Perante este cenário, diga-nos se considera que a Europa deve aumentar a taxa sobre os carros elétricos chineses, seguindo os EUA. Pode votar a partir da sondagem que deixamos a seguir.
Participe na nossa questão desta semana
A Europa deve aumentar a taxa sobre os carros elétricos chineses, seguindo os EUA?
Obrigado pela vossa participação!
Nesta rubrica colocamos uma questão sobre temas pertinentes, atuais e úteis, de modo a conhecer a opinião e tendências dos nossos leitores no mundo da tecnologia, sobretudo no nosso país.
Deixe-nos então sugestões de temas na caixa de comentários ou envie para marisa.pinto@pplware.com
Totalmente contra, porque ao fim das contas quem se lixa é o consumidor final.
Quando a parasita quer “ajudar” só faz borrada.
O consumidor final paga como sempre pagou pelas coisas ainda a china era mais pobre que o alentejo. A malta dos salarios minimos quer produtos de qualidade? Trabalhei para isso, quem não tem 30 mil euros por um carro não merece conduzir
Quem não tem 30 000€para comprar um carro, foram aqueles que descontaram nos impostos dos combustíveis para pessoas “pobres” usarem o apoio do Estado para comprarem elétricos topos de gama.
São todos uns moralistas, mas acaba tudo a querer xuxar na teta do estado.
Hélder Pedro, és tu!? Sim, pois claro, porque as pessoas existem e levantam-se todos os dias e estafam-se até ao tutano só para encher os vossos bolsos com as maravilhosas latinhas que vocês lhes vendem a mais de 30 mil. Assim é que é, estoirá-lo todo para dar o exemplo.
@João B, Só te falta apontar o dedo aos agricultores porque eles não pagam ISV e como tal andaste a pagar os seu tratores…
E também apontar o dedo a quem anda de carro a gasóleo porque quem anda com carro a gasolina paga mais imposto.
E aproveita para me explicar como é que o apoio do estado – que não era para todos era em número limitado e esgotava passadas umas horas – te faz comichão e os sorteios de automóveis do E-Fatura não…
A é? Então as empresas Chinesas têm apoio e investimento chinês, A Europa não! Sem contar que a mão de obra é mais barata, chegam a vender mais baixo que preço de custo pra arrebentar com a concorrência, sem contar que a ideia de patentes não existe!
Compra carros chineses que quando as empresas europeias fecharem as portas vais ver o problema que vai ser! Só a Autoeuropa contribui pra 1.5% do pib, sem contar com todas as empresas que existem na zona a produzir pra ela, ou seja pessoal empregado.
Agora imagina a fábrica fechar o problema que vai ser pra zona de Setúbal e Pras exportações portuguesas
Ou seja sim que se lixa é o consumir final sim…
As Europeias também recebem investimento dos seus governos.
Essa tática também foi muito utilizada pelas grandes superfícies para acabar com o mercado local.
Boa, A autoeuropa recebeu quantos milhões do estado Português ?
Sim, vai ser um problema, mas não podemos culpar os outros daquilo que também fazemos.
Fique descansado, porque eu votei SIM, simplesmente não gosto muito de hipocrisia.
A “mão de obra barata chinesa” já está a receber mais do que os portugueses miseravelmente pagos, que levam para casa menos de 1/3 do que leva um holandês ou dinamarquês em igualdade de trabalho e horas. E ainda o outro quer meter aqui mais migrantes, para aumentar ainda mais o dumping salarial cá do sítio!
Claro que sim. A China é uma concorrência desleal, tanto pelo facto de todas as empresas responderem perante o PCC e serem obrigadas a cumprir ordens do PCC, e até podem ter que fazer dumping, ou seja, vender carros abaixo do preço de custo.
Nao é assim que se fazem as contas.
Se imposermos tarifas, eles podem responder com tarifas a produtos europeus. Ou como nos nao produzimos grande coisa, eles podem proibir a exportaçao para a europa de certos bens, como por exemplo equipamento médico que nos nao temos capacidade de produzir.
Como tudo na vida, nos podemos fazer o que nos apetece, mas temos que viver com as consequencias
Essa estratégia é a que vigora já há décadas. Permite a dependência futura para ganhar liderança de mercado forçado. Se não fosse o facto de estarmos a viver em um padrão monetário que permita a criação de dinheiro FIAT sem custos, isso não poderia acontecer. Por isso vou continuar a adorar #bitcoin onde é impossível alterar a sua liquidez á vontade de interesses de quem quer que seja.
Boa sorte com isso.
Se os maluquinhos do clima descobrem que investe nessas coisas ainda lhe furam os pneus ao carro!
Somos o pau mandado os EUA. Claro que os vamos seguir, basta eles baterem o pé que nos até nos escondemos.
E bom ver que tu fazias frente aos americanos, mas depois baixavas as calcas aos chineses. Nem sei porque e que ainda vives na europa, alguem te obriga? E que se fores para obrigam te
Eu nao disse que deviamos fazer frente a eles. Apenas deixei implicito que a America é a capital do Império e a Europa a provincia. Eles é quem mandam, e nos baixamos a bola.
PS: Tens razao nao vivo na Uniao Europeia. Vejo o espétaculo que se passa à distancia.
Acho que deviam mudar o nome de Lisboa para Mouraria. Era um nome mais adequado.
Curioso, a Europa é má e os EUA também, mas são a união de países para onde mais gente quer imigrar, será que essa malta gosta de SOFRER ?
Nao me interpretes mal. A palavra império nao é derrogatoria.
Tivemos o império romano, o britanico, o portugues. Agora sao os estados unidos que mandam.
Quer olhes para isso de forma militar ou economica, eles sao os mais poderosos.
Então e antes quem mandava ? Afinal sempre fomos mandados por alguém. Loool
Mas a Europa é má? Porque querem tanto vir para cá? Para sofrer ?
Onde disse que a europa era ma? Percebo perfeitamente porque é que os arabes querem ir para ai.
Apenas disse que nao moro na europa e vejo a invasao muçulmana à distancia.
E eu falei para si ? ou mudou de nick ?
O ocidente é os imperialistas.. O resto é lacaios.
E as energias renováveis também estão a sofrer deste problema onde as empresas europeias não conseguem competir com as empresas chinesas já que estas são subsidiadas por o estado chinês de forma massiva.
Quando o vosso dinheiro provém de dinheiro fácil e sem custos para os governos, nós é que pagamos sempre a fatura. Se os governos podem imprimir a vontade, porque razão pago impostos?
Quando mais eles imprimem, mais você paga.
Continuem nessa “Matrix” e vocês vão dar um futuro horrível aos vossos filhos.
David Guerreiro, essa de todas as empresas responderem perante o PCC já me faz lembrar a Europa que faz tudo o que os EUA mandam.
Por exemplo, os EUA proibiram a ASML, Holandesa, de exportar máquinas para a China, Os EUA proibiram Portugal de ter a Huawei no 5 G, já para não falar nos bancos que bloquearam as contas Russas.
Portanto, diga-me lá, não vê aqui um padrão estranho?
Já viu que todos respondemos perante os EUA e fazemos todas as suas vontadinhas?
Onde é que está a diferença, afinal?
Abra os olhos que já é dia de dia…
Coisas pequenas – as máquinas litográficas avançada da ASML e as redes 5G 😉
Aves, a questão não é se são grandes ou pequenas, é que somos vassalos sempre de alguém, ainda por cima em que boa parte das vezes os interesses dos EUA não são os mesmos da UE.
Mas enfim, é deixar andar ..
Se não fossem os navios de guerra dos EUA (e da Austrália e do UK) que ainda vão circulando nas águas internacionais, desde o estreito de Taiwan até ao estreito de Malaca) a China já tinha ocupado o mar do chamado Mar do Sul da China (ou da China Meridional), incluindo grande parte das Zonas Económicas Exclusivas dos países limítrofes, como as Filipinas, reconhecidas pelo direito internacional. É só ver o “mapa dos nove traços” reivindicado pela China.
E há que temos que já tinha engolido Taiwan e a TSMC e as suas máquinas litográficas da ASML para chips avançados.
Em termos estratégicos, os interesses da UE aproximam-se dos dos EUA e divergem dos das China.
A UE tem estratégia?
Essa é nova.
Ufa, já estou mais aliviado.
Todos estes anos tenho pensado que não tem nenhuma…
O que é estranho é que só fazem alguma coisa quando os outros mandam, mas deve ser coincidência…
Aliás, rebentar com o gasoduto que levava gás para a Alemanha foi de uma estratégia brilhante.
E o mais engraçado é que ninguém quer saber quem rebentou com aquilo lol.
Verdadeiros SunTzu, versão UE…
Vamos ter mão de obra escrava a competir com o mundo civilizado não obrigado o barato fica caro
Que hipocrisia. Vestes roupa made in vietname, camboja, sri lanka, india, marrocos e achas que e mao que? Tirando a europa, america do norte e japao e coreia do sul e tudo mao de obra escrava
A industria textil portuguesa que desapareceu, isso nao interessa para nada.
So se fala de tarifas quando sao empresas alemas que podem ir ao charco.
A indústria portuguesa têxtil não desapareceu, antes pelo contrário, tem estado a crescer e a bater records de exportações.
https://www.ecocert.com/pt-PT/artigo/o-crescimento-da-industria-textil-em-portugal-5092180
Nao vejo informaçao nesse link sobre o que aconteceu depois de portgugal entrar na UE, desde 1986.
Aqui tem, tem ali uma queda na crise de 2008-2010, mas no geral é sempre a subir.
https://www.pordata.pt/portugal/exportacoes+de+bens+e+servicos+total+e+por+produto+(base+2016)-2291-184658
E deviam aumentar os impostos dos EVs. São muitos pesados. Estão a acelerar a destruição das estradas.
Então devem colocar também os mesmos impostos nos a combustão, até porque muitos deles são ainda mais pesados.
O JL é o cego dos EV’s … quando alega que um EV é mais leve que um a combustão está tudo dito….
Não, por acaso ando de olhos bem abertos, vocês é que andam cegos.
Onde eu disse que um EV é mais leve ? não era melhor ir aprender a ler ?
Nao seja assim. Pague os seus impostos para que o Costa dê subsidios aos eletricos.
Nao vale a pena resmungar. Nao pode comprar um eletrico? Tb ha subsidios para bicicletas!!!
Olha, parece que o Joao B foi banido.
Eu pago, nunca usufrui de nenhum subsidio, nem sequer já existem, que por acaso se chamavam incentivos.
Isso de pagar impostos fica na consciencia de cada um, nao acusei de nada.
O que é que o Joao B disse que nao pode ser dito?
Na altura que fiz refresh não tinha visto o post, mas afinal está lá.
Eu adoro pagar impostos, é a coisa que mais gosto financeiramente é pagar impostos, só tenho pena de não conseguir pagar 100 mil euros por mês.
Há uma grande diferença, prefiro escolher sempre um
país democrático, e nunca um país de Ditadores com China e Russia que andam de mãos dadas.
Totalmente de acordo
Deviam ser taxados pela medida grande. Ainda agora os gajos que fabricam a Ora, apesar de terem incrementado as vendas em 150%, foram-se embora deixando na mão milhares de consumidores europeus.
Andam a gozar com o pagode. É taxar neles forte e feio para nc mais cá porem os pés.
Fazer o mesmo às marcas europeias que vendem na China, assim fica tudo por igual.
Caro Moralista JL, já viu empresas chinesas a fabricarem peças para os EV? É que são vários os relatos de carros Chineses parados nas oficinas porque não há peças… E depois vao-se embora e dizem que a culpa não é deles, ou então a pessoa tem de comprar um carro novo.
Caro moralista João, também vejo vários relatos de carros europeus, supostamente com peças fabricadas na Europa parados por falta de peças, qual é a diferença ?
Vão ? Então quais foram embora ? Dessas zonas ?
As marcas europeias não vão vender para a China o q fabricam na Europa. Está a ver mal o filme.
A não ser que seja algo muito específico e muito topo de gama que algum endinheirado chinês esteja disposto a pagar pelo carro e pelos impostos extra estratosféricos.
Claro que fabricam na Europa, até em Portugal fabricam para vender na China ou ainda pensa que numa fábrica produzem todas as peças de um carro ?
Então os ricos devem ter mais diretos que os outros ?
JL, nao funciona bem assim.
Nos colocamos tarifas nos carros, a china pode por tarifas noutra coisa qualquer.
Se estivesse no lugar deles, a primeira coisa que vinha à cabeça era bens de luxo, vinhos, champagne entre outros.
Nao me parece que a frança e a Italia fossem gostar do resultado.
é dificil de saber quem perde mais com a brincadeira das tarifas, se nos, se eles.
Talvez sejamos nós, eles são uma economia que de essencial não precisam de nada.
Dito assim até parece que as empresas europeias e norte-americanas não recebem subsídios também, a diferença é que na China esses subsídios são aplicados em investigação e desenvolvimento porque caso contrário terão o PPC à perna. Já no ocidente, na terra da liberdade e dos direitos, esses subsídios são desviados para o novo iate dos acionistas e administradores, veja-se a Boing com aviões a caírem às peças.
Porque carga de água? Porque os Chineses em concreto? Porque haveria de Portugal seguir os EUA?
É um imposto sem sentido nenhum, mesmo nos EUA… Quando começam a sentir o fresquinho no traseiro tem de arranjar forma de parar o crescimento… Foi assim com a Huawei, agora com os carros e será com tudo o que se sintam ameaçados!
Eles são eles, a Europa é a Europa na minha opinião em vez de cobrarem impostos, porque não arregaçar mãos á obra e fazer concorrência? Se eles conseguem fazer bom a baixo preço e ainda tem de exportar para outros continentes… Só que dá trabalho e não se ganha tanto, e o caminho é o mais fácil… Enfim!
Portugal faz parte do mercado unico, a UE manda e portugal faz.
Bem que podes nao gostar, mas nao temos voto no assunto, literalmente.
A UE já mandou várias vezes nós fazermos uma reforma nos impostos e nunca fizemos.
Portanto não é bem assim.
Tens razao, mas conheces algum caso em que portugal se tenha recusado a cobrar taxas e impostos aos cidadaos?
Eu so tenho exemplos do oposto, de portugal a desobedecer para puder continuar a ir ao bolso dos contribuintes
Conheço, e falhou por poucos dias….
https://www.rtp.pt/noticias/economia/portugal-tem-mais-2-meses-para-cumprir-diretiva-que-taxa-multinacionais-num-minimo-de-15_n1573635
Nao vou insistir, mas parece-me que o IRC efectivo em portugal para as multinacionais é mais de 15%.
Para mim, isso foi mais um atraso na papelada, do que o governo a recusar-se a taxar as empresas
https ://expresso.pt/economia/impostos/2023-11-21-Lucros-das-multinacionais-sao-pouco-tributados-Portugal-e-dos-paises-com-mais-incentivos-fiscais-as-empresas-96e0ea7d
Sim tens razão e eu expressei-me mal… Quando digo Portugal, digo UE não faz sentido… Porque chineses em específico e não Toyota, Subaru, etc…? Goste-se ou não os Chinocas são tramados e quando se aplicam e investem em qualidade conseguem ter um preço/qualidade incríveis e isso faz tremer a concorrência, foi nos smartphones, nos chips, nas peças e componentes, agora nos carros, amanhã noutra coisa qualquer… Acho isso uma tristeza porque no fundo ganha o consumidor que é penalizado por meia dúzia de homens/mulheres que tem o poder de decisão e agem como se fossem os donos do mundo…
Espero que a parvoíce e complexo de superioridade dos EUA não chegue á Europa honestamente!
Concordo com o Marko, às vezes penso que a nossa União Europeia é apenas um grupo de países sem sentido de orientação, sem política externa, sem política económica. Parece que tudo funciona em torno das ordens do outro lado do Atlântico, visando garantir a supremacia daquele país, mas nunca se preocupa com os nossos interesses. Chega a parecer que somos países colonizados.
A EU deve colocar taxas em qualquer producto que venha de fora, incluindo claro os EUA.
Discordo. Porque haveriamos de colocar tarifas em produtos, mesmo os que nao produzimos?