Transformar um carro num 100% elétrico? É possível e custa 5000 euros
Com o crescimento no segmento dos veículos elétricos e forte aposta por parte das marcas, há quem encontre oportunidades de negócio paralelas. Se adquirir um carro elétrico está, por agora, fora do alcance de alguns (pelo menos do ponto de vista monetário), então porque não converter o seu carro a combustão num 100% elétrico?
A empresa francesa Transition One teve a ideia e, ao que parece, há muito interesse.
O futuro é (aparentemente) elétrico e nesse sentido a aposta em veículos elétricos é uma boa aposta! E o que fazer aos veículos a combustão? É verdade que se podem sempre vender para comprar um 100% elétrico, mas a empresa Transition One tem uma solução... convertê-los em veículos elétricos.
Transition One converte carros a combustão em 100% elétricos
De acordo com o que é referido no site, a empresa adapta/converte carros a combustão em carros "modernos"... ou seja, em carros elétricos e conectados. A alteração demora apenas um dia, isto porque foram criados Kits "simples de instalar". Estes kits podem transformar os carros a combustão em 100% elétricos, com um alcance de 100 km e uma velocidade máxima de 110 km/h.
O valor total desta alteração ronda os 8500 euros, mas em França existem apoios. Contas feitas, o valor final poderá ficar pelos 5000 euros. Por agora a empresa apenas diz que tais alterações são suportadas em alguns veículos. Renault Twingo II, Fiat 500, Citroen C1, Peugeot 107, Toyota Aygo e VW Polo são os modelos atualmente suportados.
Este artigo tem mais de um ano
Possível é mas na maioria dos casos não compensa.
Lá está. Para já estamos a falar de carros que passado uns anos valem muito menos que o custo da conversão. Aliàs, muitos deles em novos, nesses paises (menos impostos) devem custar o mesmo que a conversão.
Sim, mas… 10Km de autonomia?! o que é isso?
100 kms. da para a maioria das pessoas em ambiente citadino.
Lol? Se vives numa grande cidade bem podes usar transportes públicos, se vives fora da cidade 100km não chega nem para 2 dias.
Os carros valem em função da necessidade que os donos têm deles e da capacidade financeira que têm de comprar outro. Se o primeiro fator for alto (muita necessidade) e o segundo for baixo (capacidade financeira) então o valor comercial do carro é indiferente para o caso.
gastar 8500€ num carro com 10 anos que nem 3000€ custa no mercado de usados!
desde quando é que comprar um carro é para ganhar dinheiro?
compras um usado com o motor a dar o peido barato, transformas em electrico e tens carro que gasta 0 na cidade…em 5 anos ta pago. fora os beneficios fiscais.
Quais os procedimentos? Tem de se fazer uma nova inspeção a fundo e submeter um pedido para alguém isentar de imposto anual, etc?
Em Portugal provavelmente nunca conseguirás legalizar um carro depois da conversao.
Então mas isso não arruina o proposito?
Se calhar poderia ser bom negocio comprar grande maquina, no estrangeiro, barato por causa das emissões e depois meter eletrico. O imposto a pagar de legalizacao deveria ser diminuto.
O problema seria legalizar cá algo que não era assim originalmente. Temos um país muito pequenino para fazer certas coisas.
@radamel
Em Portugal nao consegues legalizar quase nenhum tipo de alteracao, é ridiculo em 2019 um país onde nao podes sequer mudar o tamanho das rodas do teu carro legalmente, no entanto estás á espera que te deixem legalizar uma conversao para eletrico?
Sim é possível que venham a legalizar, mas também é certo que irás ter de fazer uma inspecao especial qualquer e claro está que essa mesma inspecao vai custar bastante.
Gasta 0 como assim? Nã sabia que os elétricos só gastavam fora das cidades 😀
Estão a esquecer, que carregamentos vão ser pagos a partir de Julho 2020 , e ter carro eléctrico para fazer menos de 200km não compensa.
Não compensa por apenas 100 km de autonomia, mais vale juntar mais dinheirito e comprar já um de raiz e com mais autonomia, é o que irei fazer pra minha mulher ela não viaja pra muito longe e para o que usamos de deslocamentos um eléctrico com pelo menos 250km de autonomia serve perfeitamente.
Muitos carros que vao parar ás sucatas é por causa do motor entregar a alma ao criador, neses casos sem margem para dúvidas que ainda se pode fazer mais pelo ambiente ao converter os mesmos para eletricos.
Nao é a unica empresa que faz isso, no UK já temos a Electric classics a fazer isso faz algum tempo, (https://www.electricclassiccars.co.uk) tenho cá em casa um velhinho que provavelmente irá ser convertido.
Consta-me que é necessário projeto de conversão assinado por engenheiro, e posterior inspeção, coisa para demorar tanto tempo e tão onerosa que é mais fácil desistir. Enfim, temos de sustentar a máquina do estado!
E essa não é económica.
E essa não é económica.
noticia desnecessária para Portugal pois não é possivel legalizar o veiculo.
documentos a entregar em caso de alteração do motor.
Com alteração das características técnicas
Formulário Modelo 9 IMT (a entregar no Serviço Regional do IMT da área de residência do requerente);
Documento comprovativo da origem e propriedade do motor;
Termo de Responsabilidade pela montagem do motor;
Termo de Compatibilidade passado pelo representante da marca, onde constem as características técnicas do motor e sua compatibilidade com o veículo);
Documento alfandegário (DAV) comprovativo da regularização do imposto devido (só aplicável nos automóveis ligeiros quando se verifique um aumento de cilindrada, das emissões de CO2, bem como das emissões de partículas);
Documento de identificação do veículo (Livrete+Título de Registo de Propriedade ou Certificado de Matrícula);
Documento de identificação do requerente.
http://www.imt-ip.pt/sites/IMTT/Portugues/Veiculos/Aprovacoes/Transformacoes/Substituicaomotor/Paginas/SubstituicaodoMotor.aspx
Sim, atualmente em Portugal, embora não sendo impossível, mas para legalizar um veículo alterado é um cabo das tormentas, tens razão. Contudo, tendo em conta a evolução do segmento dos elétricos, a alteração dos térmicos para elétricos vai ser um grande negócio… e para breve 😉
Cump.
pode-se alterar cá e a legislação já permite
https://www.evolutionsbc.pt/conversao/
E homologação? Cá não passa na inspeção!
Se o conceito pegar, esse problema deve ser uma questão de tempo.
Também há fazem isso em Portugal há algum tempo: https://www.evolutionsbc.pt/
Não sei como vos escapou isso…
12000€ + iva com autonomia de 80 a 100. Isso é de loucos, nem num classico, compensa. Quando os preços forem mais simpáticos não vão falar boas ideias de transformação. Haja dinheiro.
Aguardemos para ver um carro 100% convertido e 100% legalizado por eles. A https://tamai.pt falou com eles, deslocou-se pessoalmente a pedir ajuda para o seu capri elétrico e foi posta ” a andar “, disseram na recepção que faziam conversão e não transformação 🙂 . Isto passou-se depois de ver a publicidade deles a dizer que já faziam. Desejo que consigam e que tenham sucesso.
Com pouco mais de 20.000€, compra-se um eléctrico novo (Smart de 5 lugares), com mais autonomia!!!! Mas ainda não há grandes alternativas para a viatura principal, excepto para quem tiver mais de 50.000€!!!!
Transformar o carro cá…… mais vale fazerem lá fora, num carro velho e legalizar cá.
Ainda me parece que o Leaf sera o melhor custo beneficio. Por 35k parece-me.
Quero isto para o meu Jimny!
Esta noticia ja’ tem cabelos, que falta de imaginacao. Nem nos interessa poeque nao e’ ca’.
Em Portugal já a alguns anos que existe uma empresa que faz isso é que está inclusive a desenvolver franchising pelo país fora para criar uma rede de conversão e manutenção de viaturas eléctricas. https://www.evolutionsbc.pt/
Pertence ao grupo Zeev, bastante conhecido pela loja na Expo e por ser uma das primeiras empresas em Portugal com Rent a Car de eléctricos e ter uma variedade muito elevada de opções.
5000 euros, fora a bateria.
Julgo que a legalização em Portugal ainda não é fácil, mas não tenho informação suficiente para o afirmar.
No entanto, acho que o país que recebe a websumit e se afirma preocupado com a redução das emissões de gases com efeito de estufa, não tardará agilizar esse processo.
E não faltam soluções simples e interessantes para converter viaturas a combustíveis fosseis em elétricos.
https://youtu.be/7zOeBYIeAkg?t=434
https://www.youtube.com/watch?v=q4CPBHj0UQk
https://www.youtube.com/watch?v=mOx5uCufB2Q
Concordo. Podemos ainda ter legislação rígida, mas o mercado obriga os legisladores e a Assembleia da República a dar à perna.
Bons vídeo, obrigado.
Na actualidade de Portugal, este assunto constitui um verdadeiro MITO!
Longe da realidade do nosso país. Infelizmente…
Contras:
– Legislação nacional;
– Preços exorbitantes;
– Pouca autonomia.
Da de qualquer país, só um louco ia gastar 20 mil euros para converter e legalizar o seu carro, só faz sentido para gente rica, colecionadora de carros, que ache graça ter um bombaço de 1950 com um motor eléctrico.
Trasformar o prorio carro pote ser interessante na de pois não esta disponível uma rede de distribuição da energia
Acho que ninguém foi ver a página do fabricante e ver quanto custa esta macacada Sem Baterias, para lá de 10 mil Libras só o motor e o powertrain, 6400 Só o Motor, e as baterias onde as vão por ???? e quanto custa, a sério peguem numa folha excel comecem a somar os custos e quando acabarem, dizem … onde é o Stand da Tesla mesmo ?
E tão fácil fazer um carro elétrico e autosuficiente carregando sozinho usem a cabeça que e bem fácil