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Quer queira quer não, os carros elétricos dominarão a Europa até 2035

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Rui Neto


  1. Lopes says:

    Claro que sim, pelo andar da carruagem, ao chegar a 2035, continuamos na mesma carros eletricos muito longe daquilo que os lobis pensavam quando marcaram a data para o fim dos veículos a combustão, e os Europeus com carros ainda mais velhos a manter os mesmos com enorme negocio de usados…

    O futuro será veiculos a hidrogénio não será elétricos, estamos cá para ver se não vai ser assim…

    • TiGaSPT says:

      Para mim é ou a hidrogénio ou combustível sintético, nunca fui à baila dos eléctricos

      • JL says:

        Qualquer um dos que referiu são eléctricos.

        • TiGaSPT says:

          Desde quando é que o combustível sintético é eléctrico? Ou és tão defensor dos eléctricos que até consideras os carros a combustão como eléctricos na mesma só porque têm baterias também?

      • Grunho says:

        Haja gente com pasta… Hidrogénio sai caríssimo de produzir, muito caro de abastecer e nem sequer dá para guardar em lugar fechado. Combustível sintético, a 10 euros o litro, é para abrir ainda mais os cordões à bolsa. Eléctrico a baterias não é barato, mas ao lado dessas extravagâncias até parece.

      • Rúben says:

        Quando se massificar o uso de baterias estado sólido nos elétricos a situação muda completamente. São mais pequenas, mais seguras, rápidas de carregar e com o dobro das autonomias. O lítio é tecnologia “antiga”.

    • JL says:

      Que são eléctricos na mesma.

      Se é futuro porque no presente estão a vender cada vez menos.

      No máximo podiam competir com os a combustão, mas nem isso devido ao seu custo e mais importante que isso: o custo do combustível, que é atualmente 2.5 a 3x superior para fazer os mesmos 100 kms.

      • David says:

        @JL
        Não sendo um velho do Restelo nem querendo ser o apressado a seguir a moda dos eléctricos… há muitas questões para resolver antes de que essa massificação seja feita!
        Seguradoras que mandam veicukos para a sucata e obviamente que o valor venal não é o valor do veículo novo… há veículos com menos de um ano na sucata quase intactos apenas com avarias devido a acidente, avultadas!
        Marcas que não assumem as garantias das baterias… devido a descargas eléctricas, ou curtos circuitos, ou outras N situações em que as baterias ou módulos de baterias se danificam… deles com “meia dúzia de Km”
        Carro fica quase Paso pq o custo do eléctrico vs combustível vs km fica mais barato mas isso é hoje… países nórdicos, salvo erro Noruega, já aumentou o preço da electricidade… não ficará eternamente barata para o abastecimento de carros!
        As ajudas dos estados perante os impostos de circulação… tb irá acontecer para os carros eléctricos… ou seja o que hoje é mais económico para tentar ajudar a população a desembolsar para que a economia rode… irá deixar de existir pq la está, os estados precisam de verba…
        Mas lá está, a bateria hoje ainda é o mais viável dado o custo e perigo do H, mas a extração de lithium tb danifica tudo a sua volta… e as reservas maiores estão debaixo do mar…
        E-Fuel poderia ser a solução mas está muito caro ainda! Estados poderão exigir ou usar eléctrico ou usar o sintético…

        De todas as formas 2035 não estou a ver as coisas preparadas nessas datas… pouco mais de 10 anos é muito pouco tempo para uma mudança abrupta e os salários não estão adequados para essa grande mudança… prevejo um “caos financeiro” ou a EU repensar a coisa!

        • JL says:

          Sobre as seguradoras pensava que isso já estava esclarecido que envolve apenas uma marca e alguns modelos, basta alterar a lei sobre os dados que as marcas têm de fornecer é assim o resolvido.

          Sobre os minerais, o mesmo se coloca com outras tecnologias, até porque usam recursos ainda mais escassos como a platina e iridio, de certo deve saber que eles não aparecem do céu, fora a parte de consumirem muito mais energia para fazer o mesmo.

          Sobre as pressas, não existe pressa nenhuma, já se anda nisto há 30 anos, a malta é que não se apercebeu ou andou a dormir, a Noruega por exemplo já incentiva veículos livres de emissões desde 1990, neste grupo entram, como sempre entraram até agora, os a hidrogénio.

          Sobre o hidrogenio. Ele é problema devido ao preço da energia, se baixar parar outros, baixa também para ele, por isso ter atingido preços record no ano passado.

          Efuels fazem sentido para transporte pesado e eficiente, que vale gastar energia renovável em soluções não eficientes ? Quando até dizem que os eléctricos até a carvão andam.

          Nao faz sentido uma análise nesse contexto.

        • JL says:

          Sobre os casos de curto circuito e perdas de garantia por situações diversas pode deixar exemplos sobre isso.

          A Noruega já tirou parte dos incentivos que mantém há 30 anos, até têm um para peso, onde os veiculos com mais de 1700 kilos pagam cerca de 1.5 euros por cada kilo a mais, ainda assim, este mais de 80 % dos veículos novos vendidos são 100% eléctricos( consultar acea)

    • SMGor says:

      Continuas a insistir no hidrogénio mesmo que os fabricantes digam que não é viável 🙁

    • Naodouonome says:

      Hidrogénio não é viável devido ao perigo e é menos eficiente que a gasolina, células de hidrogénio é diferente mas é eléctrico na mesma, seja como for é uma tecnologia mais cara mais complicada.

  2. Verdade says:

    O eFuel ainda vai dar cartas. Eles bem tentam enfiar os elétricos, mas há muito por resolver. Basta pensar na questão do carregamento efetuado nas cidades, onde a maioria nem sequer tem uma garagem. Isto e o Metaverso são dois grandes flops, não dão a escolha do mercado, mas sim de quem quer produzir e ganhar dinheiro a todo o custo…

    • JL says:

      Então e onde estão as fabricas de efuel ?

      Boa sorte com combustíveis a 10 euros o litro.

    • Joao says:

      A questão dos motores a combustão não é somente CO2. Tem toda uma outra gama de poluentes que afeta a saúde de todos. Por mim, que acabem logo esses motoros que só dão dor de cabeça, manutenção e problemas. Se seguir o manual, todo mes tem que estar em um oficina para trocar ou verificar alguma coisa.

      • David says:

        Certo! Concordo contigo mas será a alternativa assim tão diferente em que pensamos que será ecologicamente melhor ou menos prejudicial?
        Desde a produção de baterias até a entrega do carro ao cliente?

        Não basta dizer… vamos mudar… estará à população preparada? Os países preparados? Economicamente os estados estão preparados para essa mudança?
        Postos de carregamento? E o respeito para que não sejam vandalizados e que estejam sempre operacionais?
        Tudo o que é eléctrico tem tempo útil de vida… picos de tensão danificam sistemas… acontece o mesmo nos de hoje em que muitos carros, módulos eléctricos se danificam facilmente… apenas acho que nada dura, tudo parece ter um tempo útil de vida!

        Os telemóveis de hoje não se muda baterias… pq? A desculpa de os fazerem estanques? Mas quando um problema de bateria ou lixo ou reparas e perdes a estanquicidade… e reparar custa caro pq se danificam partes dos telemóveis para os reparar… etc…
        É triste mas é a realidade…

        • JL says:

          Por não estar preparada é que é um plano ao longo do tempo para se criar soluções, tem de se definir metas.

          Tudo o que é mecânico a mesma coisa, e até tem de mudar peças antes do termo de vida. Afinal não é diferente.

          Módulos que se danificam facilmente ? Consegue me dar exemplos ?

  3. Repara says:

    O processo legislativo da UE tem, habitualmente, três etapas: Parlamento Europeu, Conselho Europeu (onde estão representados os Estados) e Comissão Europeia.
    Em Fevereiro deste ano, foi aprovada uma legislação no Parlamento Europeu que proíbe a venda de carros novos ligeiros de passageiros e de mercadorias a gasolina ou a gasóleo na União Europeia a partir de 2035. A lei recebeu 340 votos a favor, 279 contra e 21 abstenções.
    Na fase da aprovação pelos os Estados, a Alemanha quis introduzir uma exceção para os veículos movidos a combustíveis sintéticos. Acaba de ser anunciado que essa exceção foi aceite pela UE. Sobre a exceção pretendida pela Itália, para o bio-fuel. não foi dito nada.
    Que acontece em 2035? Provavelmente uma prorrogação para nova data.

  4. Rui says:

    Eu que ando no meio do trânsito todos os dias e o vejo a aumentar bastante, pergunto-me quanto tempo mais para que as pessoas se deem conta de que os carros “limpos” também ocupam espaço nas mesmas ruas e que fazem aumentar o desconforto de andar na cidade.

    • JL says:

      Grande verdade, por essas e por outras não ando de carro dentro da cidade.

    • Grunho says:

      Os carros a combustão são 1000X mais nefastos e sujos que os EVs, que sim, também ocupam espaço nas ruas das cidades e ficam bloqueados nos congestionamentos que provocam. Portanto, para andar na cidade os EVs não justificam o preço louco que custam, e uma e bike faz muito melhor serviço for a little fraction of the cost.

      • David says:

        Mudar mentalidades leva tempo!
        Há pessoas que se pudesse passeavam nos centros comerciais de carro…(figura de expressão para dizer que nem para ir ao pão de manhã que fica ao virar de esquina se vão a pe)!

        Aqui, a solução é educar os filhos e netos e tentar aos poucos ver se essa mudança acontece …

    • Antonio Vasco says:

      Mas muito mais desconforto é sentir todos os gases de escape dos automóveis, e muito mais ainda dos gases dos diesel dos camiões e autocarros parados mas filas, isto para todos aqueles que andam a pé nos passeios, não concorda?

      • David says:

        Concordamos todos!
        Mas soluções? Mudança de mentalidades? Mudança de paradigmas e de como a sociedade se mexe… etc…
        E mudança de toda uma rede de transportes públicos para colmatar esses gases ou odores…

        Tudo custa milhões que não temos pq preferimos fugir aos impostos, pq os que estão no estado preferem falcatruas, pq é a mentalidade nossa… reclamar e pedir! Mas ser pró-activo são contados!

      • Rui says:

        Os carros a gás (gpl) não fazem essa poluição toda. Mas de repente nem o gpl é considerado pois é combustível fóssil. Vamos do 8 ao 80 muito rápido.

  5. Mike says:

    Esta é a ideia que o lobby do lítio quer impor para ir “mungindo a vaca” mas é uma tecnologia sem futuro, seja pelas limitações que coloca seja pelo problema ambiental que as baterias criam. Aliás é fantástico o argumento hipócrita de ajudar o ambiente utilizando carros elécticos, quando na realidade apenas se está a substituir uma forma de poluição por outra.

    • JL says:

      Sem futuro porque você não quer ?

      Provavelmente quem defende essa ideia deve saber mais que você sobre o assunto e não cai em noticias sensacionalistas.

      • David says:

        @JL
        Nos bastidores se passam muita coisa… por isso se fala muito no Greenwashing… eu não discordo dos eléctricos mas não damos eléctricos a população e depois vemos como tratamos…
        Não se constrói uma casa começando de cima!

        Todos sabemos o que precisamos então… porque não começamos com uma boa base?
        Lembrar que o meu céu é o céu de um mundo… e ser verde no carro… nos bastidores será que são realmente verdes? A retração de lithium em Portugal está a causar problemas nas regiões periferias e serão problemas que nunca serão resolvidos… desde contaminações a solos completamente destruídos etc…
        Problemas aqui juntinho a nós!

        Quando às cidades… se Portugal tivesse uma rede de transportes públicos podia o estado ajudar a mudar mentalidades… favorecendo quem os usa e facilitando a vida de quem depende dos mesmos…
        E reduzir forçosamente o uso de veículos de quem tem de entrar nas cidades… muitas formas de o fazer!
        E educar o povo a respeitar o tempo/horas

        • JL says:

          Então pense o que pode acontecer com soluções que também usam esses recursos e usam muito mais energia, como aquelas que falou.

          A melhor solução não é aquela que permite reutilização de recursos e que gasta menos energia ?

          Não é por acaso que a maioria dos especialistas escolhe esta.

  6. Júlio Costa says:

    Em 2015, já se referia que agora em 2023 iria ser tudo elétrico, contudo é o que se vê. Não sou defensor dos combustíveis fósseis, mas andamos a investir numa única tecnologia que já fracassou no passado, em vez de sermos inteligentes e investimos realmente no que fará com que os transportes, principalmente o carro de cada indivíduo seja limpo que é hidrogênio, combustíveis sintéticos e híbridos e enquadrar nesta solução a solução que o Brasil também tem álcool-híbrido. Sim os combustíveis sintéticos são caros, mas agora que nem cadeias de fornecimento temos, acredito que irão dar as suas cartas sem matar o que tanto amo.
    Os elétricos quando começaram eram vendidos a preços exorbitantes, passados alguns anos ainda são, tem pouca manutenção mas quando chega a hora até dá uma dor no coração para que não seja bateria, pois é o preço de um carro. Gostam de enfiar que é amigo do ambiente e dizer que o lítio está a baixar, quando daqui a uns anos não haverá lítio nenhum e irá ser super caro, pois haverá falta de material assim como o cobalto, e assim como a China se ri de nós,porque tem praticamente o monopólio de fabricação das baterias sendo um país quase todo abastecido por centrais a carvão mas lá está o que os olhos não vêm o coração não sente.
    Isto dos elétricos, é muito bonito para a sociedade, as pessoas são tapadas e não imaginam que nesta questão de poluição existem muitos assuntos inerentes, até inclusive podemos mudar certos hábitos do nosso dia a dia.Ou hoje em dia como a mídia sensacionalista nos passa qualquer evento natural que se passa é poluição e ligam logo isso ao motor de combustão sem pensarem que se calhar neste momento as fábricas fogem para países subdesenvolvidos para poluíram mais, ou que a fabricação de uma calças ou t-shirt é um desperdício com a água que se gasta, mas não é tudo pela novela dos últimos tempos elétricos irão salvar isto, só que lá está as vendas não descolam, sendo que, apenas 2% têm o carrinho elétrico “limpo” em Portugal.
    Para finalizar Christian Von Koenigsegg CEO da Koenigsegg já confirmou que não será possível produzir tantas baterias para implementação á escala global, aprendam e Horácio Pagani também já referiu que não irá produzir carros elétricos pesquisem o porquê e não comam tudo que a mídia vos transmite

    • JL says:

      Quando falam sim ao hidrogénio e não aos eléctricos é porque não fazem a minima ideia do que estão a dizer.

      Se o electrico não é amigo do ambiente, hidrogénio muito menos, e quem o diz não sou eu, são estes:

      E confia na palavra de quem nunca produziu uma única bateria nem num único carro electrico, ou um único carro a hidrogénio ?

      Então e como produz hidrogénio que requer 5x mais electricidade que aquilo que é necessário para a mesma quantidade de carros a serem eléctricos, sem recorrer a carvão ? é um pouco contraditório o seu discurso.

      Já agora, carros a hidrogénio são eléctricos na mesma, só muda o modo como é transportada a energia. E já pode comprar, não tem é onde abastecer, mas também pode comprar o modo de abastecer, duvido é que esteja disposto a gastar meio milhão de euros para o fazer.

      Veja as diferentes de quais poluem mais, e sim, está tudo nas contas:

      https://theicct.org/sites/default/files/publications/Global-LCA-passenger-cars-jul2021_0.pdf

      https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1364032122000867?fbclid=IwAR1AaiYxxM9vWGEHYXrj4A608TXvodxVwsM3gSbAITxokfZYF3QFuSMjoYQ

    • JL says:

      Esqueci-me de algo:

      Sim, andam a investir e não é pouco, desde os anos 60 que se investe em carros a hidrogénio, comece por pesquisar sobre GM Electrovan, Mercedes NECAR, GM HydroGen4, entre outras dezenas de modelos e marcas que investiram neles, atualmente só a Toyota tem para venda, a Hyundai já suspendeu, a Honda também, a bmw está a investir num X5, entre outros projectos que na verdade são apenas para cativar investimento.

      • Júlio Costa says:

        Claro o meu discurso é confuso para quem não percebe português básico. Carros a hidrogênio são elétricos se forem a pilha de hidrogênio jovem, mas como você disse que se investe para cativar investimento a Toyota já referiu que o hidrogênio é o caminho a seguir testando a queima do mesmo num motor 1.6 turbo ou seja se for a pilha como a BMW testa é elétrico, contudo pode também fazer num motor com queima claro sendo objetivo eu neste discurso sem as questões inerentes como o transporte e o mais difícil como o armazenamento.
        Não se tem onde abastecer, porque anda tudo a brincar a dizer a célebre hipocrisia que carro elétrico é amigo do ambiente, lá está foi o que eu referi o futuro para mim é o mercado ser eficiente,ou seja, apresentar diversas alternativas e não só uma, porque se tivemos problemas até aqui com a queima de combustível fóssil, iremos ter problemas no futuro com carros 100% elétricos a toda a população como querem fazer, só que lá está pensam que isto é a Noruega ou Suécia, e esquecem se que nem cuidados de saúde temos hoje em dia aqui em Portugal, sem referir quem nem a maior parte da Europa e muito menos Portugal tem condições energéticas para suportar isto de veículos 100% elétricos, mais um problema, se calhar ainda irão criar apagões para suportar digo eu. Agora para finalizar sim confio na palavra de dois grandes CEO de duas marcas de super carros que provavelmente sabem o que fazem, o que falam que são creditados se você conhece as marcas em questão. Como eu disse está questão de transição ecológica tem muito que se lhe diga, vai muito além do carro particular de cada um como querem fazer passar.

        • JL says:

          Por acaso a toyota já disse que o caminho a seguir é electrico, penso que está um pouco desatualizado sobre isso.

          E a toyota não manda nas outras marcas.

          Sabe que autonomia e quanto consome a solução que a toyota mostrou ? é que assim ficamos a saber se tem noção do que está a dizer.

          Não se tem onde abastecer porque os postos são carrissimos, e são menos amigos do ambiente que os outros, tanto é que é isso que aparece nos relatórios que lhe enviei.

          Não parece saber o que fazem, afinal não fizeram nenhum.

          Pois tem muita complexidade, mas quando não se sabe do que é produzido algo, nem sequer se chega ao calcanhar do problema.

    • Grunho says:

      Carro a hidrogénio, além de caríssimo de produzir, não pode sequer ser guardado em local fechado. E fuel a 10 euros por litro está reservado aos menos de 1% de cima. Quem pertencer a essa classe social pode pensar num depósito a 600 ou 700 euros para fazer roncar o seu superdesportivo. Quanto ao resto… esqueçam.

      • Júlio Costa says:

        Jovem está tudo no início essas tecnologias, irá se desenvolver tudo até as marcas começaram a abrir os olhos e a apostar no que realmente faz bem e que o povo poderá comprar.
        Após uns largos anos ainda se fala dos elétricos e dos preços exorbitantes sem falar nas baterias que aí é uma chapada que dói.
        Boa sorte para o elétrico ser realmente viável já no passado fracassou e continuará. Não sei em que mundo onde tens de furar para encontrar lítio e ainda dizem que é viável. Acordar pessoal

        • JL says:

          GM electrovan !! Diz-lhe alguma coisa ?

          A hidrogénio são eléctricos.

          Então e onde vão arranjar lítio para carros a hidrogénio ? E platina ? E cobalto ?

          Tem a certeza que sabe o que é um carro a hidrogénio ? Consegue indentificar um ?

        • Antonio Vasco says:

          Sr. Júlio Costa, só não há mais eléctricos porque:
          1-Não há para entrega, tente comprar um , que não seja 1 Tesla, e tem que dar um sinal e esperar 12 a 18 meses. Esperar esse tempo todo e correr o risco de receber um carro já ultrapassado, com a rapidez com que a tecnologia está a evoluir?
          2- são caros, inicialmente, só dá para quem faça 100/dia , em média, mas quem os fizer, ao fim dos 8 anos de garantia, o carro está quase pago, o que não acontece nunca com carros a combustível, desvalorizam imenso em 8 anos e 240.000km

          • JL says:

            No proximo mês quando saírem os totais de vendas da tesla, alguns até se vão sentir mal, a tesla em Portugal deixou de ter espaço nos 2 locais oficiais para entrega de veículos, montou umas tendas nos parques das transportadoras que lhes fazem o transporte, e toda a entregar carros, literalmente tipo feira, a notícia até já roda lá fora.

            https://insideevs.com/news/658489/tesla-huge-delivery-push-hits-europe/amp/

          • Yamahia says:

            Não há BEV’s para entrega?
            Quantos quer? Se precisar cedo-lhe a minha vaga. Entrega imediata loolool
            https://1drv.ms/i/s!AvwLJVpLF7bcq9UunckgwpITj9QgwA?e=0IfjUW

          • Yamahia says:

            @JL, vai na volta e são os Teslas que estavam estacionados nos parques e terrenos baldios de Hannover, Regensburg e Bremen em finais do ano passado e que não conseguiram vender.
            Não pagaram a renda e agora impingiram-nos para os parque dos camionistas tugas lololololol.

          • JL says:

            Não não conseguiram vender.

            Você inventa com cada uma.

            Os teslas só são fabricados depois de encomendados, se o cliente cancelar, o carro vai na mesma para o país em que ocorreu a encomenda e aparece na página de inventário, vá lá à página deles.

            Volto a repetir: o mundo é como é, não como você é os seus macaquinhos gostavam que fosse

    • Bernardo duro says:

      Amigo troca de profissão….

  7. Rui says:

    Carros elétricos ou outros do género só farão aumentar o número de carros próprios pois com o baixo custo em carregamento e cada vez maior autonomia faz com que muitos pensem “viver” dentro dos carros, ou seja, criam mais oportunidades de uso destes e consequentemente aumento do número de carros na cidade. É a minha impressão.

    • JL says:

      Mas afinal eles não são mais caros ?

      • Rui says:

        Quando compramos um é carro. Mas depois não nos vendem o baixo preço no carregamento? E se a autonomia for aumentando e podendo fazer muitos quilómetros com um carregamento, não fará com que haja mais propensão ao uso constante e continuado destes veículos? Para mim, servem somente para limpar a consciência de muita gente.

        • JL says:

          O uso constante do carro acontece de um modo ou de outro, para a gasolina e eletricidade não pode faltar, talvez falte é comida na mesa.

          • Yamahia says:

            Faltar comida na mesa é para quem compra eléctricos a prestações.

          • JL says:

            Também vai fazer sensacionalismo com isso ?

            Então quantos fizeram créditos para ve e não ve ?

            Pensava que diziam que era para ricos, esses não precisam de créditos.

  8. Felix says:

    Eléctrico, é um preenchimento de espaço que medeia os combustíveis fósseis e o hidrogênio. Nenhuma cidade se adapta em 10 anos em relação à logistica necessária ao carregamento de eléctricos. Isto, como é óbvio, descurando as incertezas e adversidades que a guerra na Ucrânia vai alimentando

  9. jorge santos says:

    Oxalá que todos aqueles que comprarem carros eléctricos não nos causem quebras no abastecimento de energia eléctrica, por excesso de consumo.
    Quanto a mim prefiro esperar por carros a hidrogénio… quando os de combustão interna desaparecerem de vez (mesmo os importados de fora da UE).

    • JL says:

      Outro, então carros eléctricos que consomem 1/5 da energia dos a hidrogénio provocam quebras de fornecimento, o que acontece com os que consomem mais ?

      Importados fora da UE ?

      • Yamahia says:

        Qual foi a parte do H2 armazenar as intermitências na rede q não percebeu.

        • JL says:

          Qual foi a parte das intermitências da rede que você não entendeu que pode meter logo nos ve’s, sem perdas de 80 %.

          Mas gostava de ver projectos não financiados a 100% para capturar essas intermitências com hidrogénio.

          Deve ser algo de gastar 1000 para ao fim de 10 anos se recuperar 200. Nessa altura já trocaram os electrolizadores e as fuel cells 3 vezes.

    • Realista says:

      Um carro elétrico a carregar em casa consome tanto ou menos que um forno…

      Um forno eletrifico consegue consumir 2200kW (10A). Um carro elétrico liga por defeito numa tomada precisamente a 10A.

      Se a rede elétrica não está preparada para ligar um forno, é por isso que a luz vem abaixo na hora do jantar.

      • Antonio Vasco says:

        Não sejamos tendenciosos, a carregar a 10A demora de 20 a 40 h a carregar o carro, depende da bateria que possua. Ninguém quer isso, pelo que é melhor apontar para 20 a 30 A para carregar, que dará uma carga durante 1 noite

        • JL says:

          Faz 300 a 400 kms por dia ?

          Senão mal vale a pena falar dessas correntes.

          • Antonio Vasco says:

            Claro que não, faço uma média de 150km, mas naqueles dias que faz 300km , no dia seguinte fica em casa á espera que carregue? Claro que não, e carregar 55 kw a 10A demora 26h a passar. Acredite na minha experiência, 25A no mínimo, em monofásico, o ideal 3x15A

          • JL says:

            Naqueles dias que faz mais dá uma carga no exterior.

            Mas como entende, esse não é o normal do cidadão, e qualquer casa hoje já tem preparação para mais.

  10. Cavlis says:

    Nos moldes actuais, não serão os carros elétricos o futuro, mas sim a hidrogénio!!

    • JL says:

      Como, se nos moldes atuais, os a hidrogénio perdem em todas as vertentes ?

      • windows says:

        Amigo, deixe de pensar pequeno, e não se foque no agora foque-se no futuro, pois as coisas levam tempo a ser desenvolvidas não é da noite para o dia, os elétricos nunca serão o futuro da mobilidade mundial…

      • JP says:

        Experimenta perceber que a electricidade que se produz, senão for consumida desaparece. Dissipa-se. Então, se utilizares electricidade que não é usada, principalmente a noite que se consome poucoou até usar exclusivamente às renováveis para produzir hidrogênio, temos um produto que “armazena” durante muito mais tempo a energia. Daí, podemos consumir o hidrogênio para o que bem entendermos. Está é a ideia de futuro do hidrogênio e também para Sines. O conceito criado, e bem, para o hidrogênio é fazer dele um buffet de energia, uma espécie de bidão de petróleo mas para hidrogênio. Aí, não importa se é menos eficiente ou não. Se vier de fontes limpas, problema resolvido.
        Para complementar, a electricidade vem cada vez menos de renováveis e mais de carvão e gás natural. A corroborar isso tens os dados da Eurostat a constatar que em Portugal, produção de electricidade e indústria contribuem 51x mais para emissão de gases de estufa.
        Logo, mais carros eléctricos, mais electricidade de carvão e gás natural, mais poluição. Se for mais carros a Hidrogênio, depende.

        • JL says:

          Ah sim, então os carros eléctricos não podem usar 100 % dessa electricidade excedente porquê?

          O melhor é desperdiçar 30% dela a produzir hidrogénio, depois mais 5 a 7% para o comprimir, mais 4 a 6% para o arrefecer, mais 8% para o comprimir dentro do carro, depois perde mais 40% de perdas de eficiência das pilhas de combustível, e no fim mete essa energia numa bateria que vai alimentar o motor electrico.

          Realmente isto faz todo o sentido, muito mais sentido que meter essa energia directamente na bateria do carro que aciona um motor eléctrico.

          Ainda não reparou que o hidrogenio é o modo dos cartéis continuarem a ser cartéis ? O continuar da via sacra até à bomba para abastacer, pensava que as pessoas estavam fartas disso.

          Pode dizer que com a eléctricidade é igual, mas não é, já que essa você pode produzir.

      • Yamahia says:

        Excepto no desperdício !

  11. Bernardo duro says:

    Vai haver muito mecânico com corda ao pescoço….

    • windows says:

      mecânico “old scholl “, eletromecânicos já estão desatualizados para trabalhar nos modelos mais recente, hoje é Mecatrônicos automóvel, eletrônica e mecânica que é a conjuntura atual dos veículos.

    • Yamahia says:

      Vai haver carros o combustão em maioria ate 2060 ou mais. A nova geração q se actualize para o q aí vem. mas q nao aposte todas as fichas no BEV.

  12. windows says:

    Pelo que vejo nestes comentários, há pessoal continua a acreditar vivamente que o elétrico é o futuro e não alternativas como o hidrogênio, combustíveis sintéticos, e bio combustíveis.

    Acho que tem de se atualizar um pouco sobre as coisas, pois o carro elétrico nunca vai ser alguma vez viável, tornou-se uma moda em nome do ambiente na EU para dar dinheiro a lobis mais nada.

    Esperem e verão que vai-se chegar a 2035 e nada mudou em relação ao que se está hoje, mais depressa irão surgir as alternativas a preços mais competitivos quando começarem a surgir em larga escala….

    • Júlio Costa says:

      Aleluia alguém com alguma noção da realidade obrigado amigo! O pior é que dizem o elétrico e amigo do ambiente e pessoas caem nessa lenga lenga. Onde é que furar a terra para o encontrar lítio é sustentável

    • JL says:

      Qual é o seu carro a hidrogénio ?

      Acho que não entendeu ou não leu:

      “ de acordo com o principal fornecedor de dados e análises da indústria energética Enverus, os automóveis elétricos e os comerciais ligeiros representarão 65% das novas vendas mundiais até 2030, e ocuparão 85% do mercado até 2035.”

      Eu se fosse a si e tivesse essa opinião, ia já a correr comprar todos os que consegui-se para que se tornem naquilo que você acredita, porque as empresas não lucram com os seus sonhos…..

      • windows says:

        amigo não acredite em tudo o que lê, acaba por dar entender que não percebe rigorosamente nada do assunto, apenas acredita vivamente no que lê por ai, se percebesse do assunto iria perceber que isso é tudo tretas….

        • JL says:

          Então vou acreditar nos seus sonhos também ?

          Mas afinal qual é o seu carro a hidrogénio que é assim tão bom ?

          • David says:

            @JL
            Ja todos compreendemos que os carros a baterias são mais eficientes! Ok?
            Já percebemos que o Hidrogénio é tb ele poluente até um certo modo, muito menos eficiente neste momento, e caro!

            O que todos estão a ver e que eu acho que tu não queres ver… o futuro!
            Petróleo é uma fonte esgotável!
            Lithium é tb ela esgotável e em maior escala que o Petróleo!
            Hidrogénio tb é esgotável se secarmos o planeta!

            Dos três, o que existe em maior abundância n’implantes é H2O ou seja água! Tendo a água duas moléculas de hidrogénio (acho que é assim que se lê)
            Seguindo isto sim, o eléctrico é somente uma passagem entre petróleo e o hidrogénio!

            Todos usam materiais escassos na natureza… a ideia é inovar e conseguir melhorar a tecnologia!
            Poluição, não são os carros os maiores responsáveis…
            Depois foi vendido… o diesel é bue poluente… cheira mal, etc… Diesel é menos refinado que a gasolina…em média faz mais km por tanque…
            Falam que polui e tal mas depois tiram os catalisadores dos carros para andarem mais, para ouvirem melhor o funcionamento do carro e pq é caro substituir… etc…

            Bastava mudarmos hábitos em muitos países e melhorar as vias públicas nas grandes cidades e privilegiar outros meios de transporte e obrigar o cidadão a ser menos independente do carro … mas. mas muito difícil… e continuamos dependentes vda indústria petrolífera que a vc Europa que deixar de ser avv vc todo o custo…

          • JL says:

            Por ver o futuro é que penso nisso tudo.

            Esta-me a parecer que ainda não sabe como é produzido o hidrogénio e acredita em tantas do género, “o hidrogénio é o elemento mais abundante do universo”, apesar disto ser verdade, não podemos ir buscar ao universo, e na terra o h2 como precisamos dele, literalmente nao existe.

            A forma de o obter é converter de gás metano, com vapor a mais de 300 graus, que é feito em refinarias, libertando enormes quantidades de co2 para a atmosfera, lembro que este é o método usado para produzir 98% do hidrogénio usado no mundo, e olhe que é um dos gases mais produzidos para uso industrial, para fertilizantes, metalúrgia, alimentar, entre outras.

            Outra via, é com recurso a electrólise, onde se gasta grandes quantidades de energia, isto foi ensinado no ciclo, a professora foi muito clara, esta reação separa as moléculas e liberta calor.

            São cerca de 50 kWh de electricidade por cada kilo de hidrogénio, fora os processos de refrigeração e compressão, com 1 kilo faz 100 kms fora da ae num toyota mirai.

            Ora se temos de pensar em futuro temos de meter tudo na balança e não falar apenas em lítio que é um mineral como outro metal qualquer em termos de mineração, que existe no planeta para cerca de 6x mais veículos que aqueles que existem atualmente de todas as tecnologias, é que o mesmo já tem possibilidade de reutilização.

            No hidrogénio além de usar litio, usa platina, mas raramente vejo alguém de preocupar com ele, onde apenas existem 70 mil toneladas no mundo é onde parte dele se perde ao longo do tempo, tanto nos electrolizadores como nas fuel cells.

            Tanto uma tecnologia como outra vai evoluir, a grande diferença vai ser sempre a eficiência entre uma e outra e o custo de cada uma.

            Repare que nos diesel e gasolina, só à diferença do preço do combustível, fez com que os veículos a diesel reinassem nas vendas durante anos, no entanto são mais caros na compra, bastou os preços dos combustíveis ficarem com menor diferença entre eles para a situação se inverter, agora imagine isso entre eléctricos e hidrogénio, onde acontece o contrário, os carros a hidrogénio são mais caros, tanto de comprar como manter, e a energia que usam tem uma diferença maior de 10x no custo por kms, maior para o hidrogénio, onde a eficiência de um em relação ao outro é de quase 5x superior para o eléctrico com baterias.

            As contas e as conclusões são fáceis de obter, obviamente que já lugar para algumas aplicações com hidrogénio, mas na minha opinião o transporte ligeiro não faz qualquer sentido a hidrogénio, muito menos com efuels, que se trata usar uma energia renovável para depois usar em aplicações onde é deperdiçada 70% da energia.

            Não faz sentido instalar painéis solares em casa e depois continuar a usar lâmpadas incandescentes e todo o tipo de equipamentos de classe F.

          • Antonio Vasco says:

            David, há 30 anos diziam que em 2030 não haveria m mais petróleo para refinar, entretanto novos depósitos foram descobertos e agora ninguém fala disso. Os depósitos de litio ainda agora estão a ser procurados, todos os meses vemos notícias de novas descobertas, portanto ainda é muito cedo para fizemos que é finito brevemente.
            Mas além disso, novas tecnologias de baterias então em desenvolvimento, com pouco ou nenhum uso do litio.
            A última moda é o uso do sodio, que em si mesmo não é novidade, já haviam antes baterias de sódio, só que eram muito pesadas, mas agora estão a conseguir melhorar muito a capacidade energética, aproximando se das de lítio, com as seguintes vantagens:
            1- estima se que haja mil vezes mais sodio do que lítio no planeta, logo será muito mais barato o seu uso, cerca de metade
            2-são muito menos sujeitas às temperaturas extremas, assim como à perfuração (não ardem), portanto são mais seguras.
            O futuro é eléctrico, não tenho dúvidas, é de longe a tecnologia mais eficiente, e alem disso, pode muito bem ser uma mais valia nacional, o que nunca poderá ser nem o hidrogênio, nem os combustíveis fósseis ou não fosseis

          • Yamahia says:

            Ó meu amigo @JL, os diesel reinaram e reinam pq tinham e continuam a ter maior alcance. Ponto final.
            Mantenho o meu gasosas mas para Gondizalves ou Almeria vai sempre o diesel que é o q me permite mais tempo livre. Simples.

          • JL says:

            Reinaram, agora já não reinam.

            A sério que mantém 2 carros para isso ?

            Loooooooooooll

            Afinal diz que os donos de elecricos têm de ter 2, parece que quem usa a combustão não é diferente.

            Tem a certeza que viu a tabela da acea ?

            “ On the other hand, the diesel car market in the EU continued to decline (-8.4%), despite increases in some Central European markets like Poland (+18.9%) and the Czech Republic (+12.4%), as well as in Italy (+2.2%). This resulted in a market share of 15.0%, down 3.2 percentage points from February 2022.”

  13. O moço coxo says:

    1) “Vai haver muito mecânico com corda ao pescoço”- Não porque ainda vão existir carros de combustão por muitos anos e até lá os mecânicos tradicionais reformam-se. Os outros têm que se actualizar

    2) os carros de combustão vão sempre ter demasiadas peças e manutenção, daí nunca irem ter muito futuro.

    • Júlio Costa says:

      O primeiro ponto concordo consigo totalmente as pessoas pensam que isto de em 2035 os carros a combustão irão desaparecer só que não acontecerá, porque passou um mês um mês e pouco e já países contestam essa medida, contudo ainda teremos esse carros por muito tempo os outros irão se atualizar e o mercado de elétricos as pessoas pensam que não, mas é um mercado cheio de oportunidades para quem se formar nessa área que hoje muitos cursos de mecatrónica por exemplo já ensinam penso que as bases. O segundo ponto discordo jovem e é uma das piores coisas que li este ano basta veres o tempo que tens o motor ou carro a combustão e na história não tens nada que ganha a essa forma de mobilidade mesmo com as peças todas e manutenção, estão agora a tentar enfiar o elétrico que já fracassou no passado.

  14. Antonio Vasco says:

    Ondes estão esses dados do Eurostat?
    Produção de electricidade em Portugal 2021 – 59% foi produção renovável, sabe o que é isso?
    Eolica – 26%, hidro- 23%, biomassa – 7%, foto voltaica- 3,5%.
    And growing…

  15. Verdade says:

    O elétrico não vai vingar e quem o quiser vender em segunda mão, só a enganar é que o vai vender… Boa sorte. O futuro é o eFuel e os alemães já provaram isso na segunda grande guerra. De resto são só donos de elétricos que foram na conversa, mas que não admitem e um dia vão ter uma surpresa desagradável para tentar despachar.

  16. Antonio Vasco says:

    Mas o motor eléctrico fracassou no passado quando, exactamente? Mas quer motor mais duradouro que um motor eléctrico, que simplisticamente só tem 2 peças para desgaste, os rolamentos? Já se esqueceu dos milhares de motores eléctricos que trabalham anos a fio sem assistência, como sejam motores de tirar água, todo o tipo de motores da indústria, até os motores de centrais eléctricas?
    Não compare isso com um motor a combustão, que tem várias dezenas de peças de desgaste em movimento. A manutenção de um e de outro não tem nada a ver.

  17. PJA says:

    Estou com alguma curiosidade a ver o que isto vai dar. A Alemanha faz o quer, pois tem poder, outros países começam a reivindicar exceções. A rede de carregamentos de BEV uma anedota. Os BEV continuam caros apesar das promessas de redução.
    Ou seja o BEV continua a ser razoável para quem carrega em casa, mais nada.

  18. Yamahia says:

    Lamento desiludir os mais entusiastas da ME mas a realidade é que, apesar dos incentivos, no TOP 25 de vendas no passado mês de Janeiro na Europa dos 27, não há nenhum carro eléctrico.
    O Carro eléctrico mais vendido (Model Y) ficou a 1500 unidades do último dos combustão (VW Taigo- nc tinha ouvido falar eheh-).
    Olhando para Fevereiro, verifica-se que em comparação com o mesmo mês do ano anterior, num ano inteiro os BEV aumentaram a sua participação 2,4%, seguidos de muito perto pelos HEV com 2,2% no entanto os HEV venderam mais do dobro em comparação com os BEV.
    Gasolina manteve-se estável 37% mas devido ao boom no mercado em 11,5%, acabou por resultar num crescimento 11,1% de carros a gasolina em comparação com os 2 1ºs meses de 2022
    Paradoxalmente, o diesel teve subidas fortes na Polónia (+18,9%)e na República Checa (+12,4%), bem como uma subida embora que ligeira em Itália (+2,2%). Incrível!!
    Vendas de carros a Gás tb subiram para 3.4% de participação (+0,2%)
    Os grandes perdedores foram os PHEV que diminuíram 1,4% de participação, ficando-se pelos 7,2%. No entanto se pensarmos que o mercado cresceu 11,5% as perdas não terão sido assim tão grandes como inicialmente se chegou a temer por causa do fim dos subsídios, perdendo apenas 0,6% das vendas.

    Em resumo. em pleno 2023 a combustão reina com 88% das vendas, apesar dos fortes incentivos aos BEV’s. Sugiro passem a oferecer os BEV e assim pode ser que peguem neles!

    • JL says:

      Ena, tanta certezas.

      Lol

      Espere pelo início do mês e a tesla rebentar a escala, até já entrega carros no parque do transportador. Lol

      • Júlio Costa says:

        Você fala a Tesla?? Como mudaram a produção praticamente toda para a China aqueles Tesla que ardem sozinhos ou aquele todo geometricamente todo errado ou aquele que passado uma semana lhe saiu o volante. De facto a Tesla apressou a mobilidade elétrica mas nós últimos tempos vale tanto um novo Tesla como um usado ou seja nada. Marcas como a Toyota dão um baile á Tesla, mas lá está de facto a mesma novela.

        • JL says:

          Você anda muito mal informado, já ouviu falar da fábrica de Berlim ? Que está atualmente a produzir 5000 veículos por semana ?

          Sim, tem uma na China, que server para abastecer o mercado de lá, já poucos veículos veem para cá.

          Sobre os volantes: 2 casos é muito ? Parece que isso é assim tão grave, comece a procurar por outras marcas como a bmw onde a direção assistida ganha vida própria e tiveram de fazer recall a centenas de milhares de veículos.

          Se vale, mostre lá um tesla desse valor, estou comprador.

        • Antonio Vasco says:

          A Tesla tem o mérito de ter mostrado que os carros eléctricos eram viáveis, mas receio muito que os chineses vão ganhar a guerra comercial dos eléctricos, estão avançados uns 4 anos em relação aos europeus, pelo menos. Estimo que daqui a 2 anos o mercado vai ser inundado por carros citadinos chineses, com 250km de autonomia pelo menos, bem construídos, com carregamentos de 15min, aí por cerca de 15.000-18.000€, equipados com baterias de sódio

          • Júlio Costa says:

            Você neste momento tem um projeto piloto de baterias de ions de sódio de uma empresa chinesa de facto.
            Carregamentos de 15min?? Claro eu também gosto de acreditar no pai Natal, de facto consegue-se comprar telemóveis que façam isso.
            Carregamentos a 15 min destruindo a bateria toda e concordo consigo a China irá ganhar infelizmente, pois a Europa e Tesla andaram a brincar a mudar a produção para lá, afinal a exploração de pessoas em fábricas compensa pelo que parece.

          • JL says:

            Destruindo porquê? Sabe qual é a condição para carregar depressa e não degradar ?

            É muito simples.

    • JL says:

      Olhe os diesel sempre a cair, venda o seu enquanto vale alguma coisa. Ehehehe

      https://www.razaoautomovel.com/noticias/mercado-europa-fevereiro-2023/

      • Yamahia says:

        @JL Não. Não vou vender o meu carro diesel antes de 2035 e depois sempre quero ver se a UE conseguiu os seus intentos. Aposto que qd comprar um carro novo vai ser a combustão e há-de ser lá para 2037 nalgum ponto hoje designado por espaço UE.

        Vc tem uma forma de ver as coisas, eu tenho outra.
        Para mim é incrível como os puro-diesel continuam a vender mais que os BEV na Europa, único continente que se propôs acabar com os combustão. Significa que a maioria destes 15% ainda vão estar em muito boas condições em 2050, enquanto que os 12% de BEV’s agora vendidos estão condenados à extinção antes de 2035 pois estes avariam-se naturalmente ao fim de ~10 anos ou precocemente em resultado de algum pequeno toque no transito. Lastimável!! Já para não falar que as deslocações ficam altamente condicionadas ao perímetro da residência se quiser recuperar algum do investimento inicial. E condicionam o tempo de lazer do próprio e respectivos acompanhantes caso se aventurem em viagens de medio/longo curso, para alem de agravar substancialmente o investimento inicial.
        Duvido que haja gente minimamente esclarecida que arrisque a comprar um aborto destes.

        Por outro lado não se esqueça que além dos diesel puros tem uma fatia enorme de diesel HEV e diesel PHEV de entre os quais se destacam algumas grandes máquinas capazes de levar os seus proprietários a tempo e horas a qq sítio: HEV Audi A4 Avant 40 TDI S tronic (MHEV), Audi Q7 50 TDI quattro tiptronic (MHEV), BMW X3 xDrive30d (MHEV), BMW 520d Touring (MHEV), Mercedes-Benz C 300 d Estate (MHEV), Mercedes-Benz E 300 d Estate (MHEV), Volkswagen Passat Estate 2.0 TDI SCR DSG, Peugeot 3008 Hybrid4, Peugeot 508 SW Hybrid, Citroen C5 Aircross Hybrid, DS 7 Crossback E-Tense 4×4, Renault Captur E-Tech Hybrid, Renault Clio E-Tech Hybrid, Citroen C4 Picasso BlueHDi 120 S&S EAT8; Toyota Corolla Touring Sports 2.0 D-4D Hybrid, Toyota C-HR 1.8 D-4D Hybrid, Kia Niro 1.6 CRDi HEV, Kia Ceed Sportswagon 1.6 CRDi HEV, Hyundai Ioniq Hybrid 1.6 GDI, Hyundai Kona Hybrid 1.6 GDI, Ford Mondeo Hybrid 2.0 EcoBlue, Lexus UX 250h, Lexus NX 300h.
        Ou os PHEV Volvo XC40 Recharge T5 Plug-in Hybrid, Volvo XC60 Recharge T6 Plug-in Hybrid, BMW X5 xDrive45e, Mercedes-Benz GLC 300 e 4MATIC, Land Rover Range Rover Sport P400e, Land Rover Discovery Sport P300e, Ford Kuga Plug-in Hybrid, Audi A3 Sportback TDI e, Audi Q5 TDI e quattro, Audi Q7 TDI e quattro, Audi A6 Avant TDI e quattro, Audi A8 TDI e quattro, Mercedes-Benz C-Class C 300 de Estate, Mercedes-Benz E-Class E 300 de Estate, Mercedes-Benz S-Class S 350 d L, Mercedes-Benz GLC 300 de 4MATIC, Mercedes-Benz GLE 350 de 4MATIC, Mitsubishi Outlander PHEV, Peugeot 3008 Hybrid4, Peugeot 508 SW Hybrid, Citroen C5 Aircross Hybrid.
        Tudo carros bem mais capazes que qq BEV

        Diria sem fazer favor nenhum que a cota do diesel ainda anda nos 32%. Vai ser um parto muito difícil para o Timmermans

        • JL says:

          Ainda não viu que as vendas têm vindo a cair por aí abaixo? Ou nao quer ver a realidade ?

          A renault já só 2 modelos a diesel, o resto é híbrido, gasolina e eléctricos.

          Quanto ao resto, ok, opiniões e decisões pessoais não entro.

          Curioso, que a minha carrinha com 25 anos está ali para a vida, nao sei onde inventou que avariam facilmente. Sobre os seguros, não viu que isso está a acontecer no mercado americano ? Devido a uma marca ? Mas ainda assim espero que a forcem a ceder.

          Sobre o Timmers, realmente deve estar ocupado a tentar que não se dê novamente o diesel gate, seria o dieselgate 2. Loool

        • JL says:

          Então mas…… nos hibridos as baterias sao arranjadas nos acidentes ? Olhe que uma bateria de uma Mercedes custa 19 mil euros.

          Enfim, sempre o mesmo sensacionalismo sem sentido.

        • Antonio Vasco says:

          Yamahia, tenho um BMW 320e e um Tesla Y, portanto eu falo com conhecimento de causa, sabe qual uso mais, o Tesla, se vou a Lisboa ou ao Algarve levo o Tesla, porque:
          -É muito mais barato
          -É mais seguro, maior, torna-se mais confortável numa longa viagem.
          A meia hora que perco a carregar não conta, eu posso sempre na AE para café ou comer

    • JL says:

      Fiquei triste por não dedicar umas palavras à Noruega, este país devia ser muito querido para si, já que defende algo que eles tanto produzem.

      Em fevereiro e onde consultou esses dados viu que 83.2% das novas vendas são veículos 100% eléctricas, onde os diesel despencaram de um ano para o outro em -41.7% e os a gasolina -71.9%.

      E sim, temos de falar porque estão 10 anos à nossa frente em termos de incentivos, 20 em temos efetivos, já que os incentivam desde o inicio da década de 90, mas sem produto não há como vender, portanto estão à frente em incentivos mas em vendas começaram na mesma altura, não vamos considerar apenas alguns centos de carros que existiam antes de 2011, como o think city entre poucos outros.

      No início deste ano retiraram o apoio do iva para carros acima de 47 mil euros, e imposto de peso, que já existia para todos os outros, para veículos acima de 1700 kilos, ou seja, acima deste peso pagam cerca de 1.5 euros por cada kilo a mais. Estou totalmente de acordo porque isto incentiva tanto o uso como fabrico de veículos mais leves, mais pequenos e eficientes. Lembre-me que a minha luta é a eficiência, e não se é a arroz ou massa.

  19. Ricardo says:

    O futuro em Portugal é andar de carroça…

  20. Alberto says:

    Nos anos 90 o que estava a dar era plantar árvores. Travar o abate, reflorestar, diminuir o buraco do Ozono. Hoje já ninguém quer saber disso para nada, passou de moda! Agora o que vai salvar o planeta são os carros elétricos! Enquanto houver papalvos a acreditar nestas coisas, os lobies agradecem. A industria automóvel por exemplo, tem hectares de carros que foram produzidos a mais e que ninguém quer. Agora vão começar do zero. Enfim isto são tudo tretas, são modas que contribuem zero para o ambiente, mas que envolvem muito dinheiro, desde logo para os governos

  21. R says:

    Li atentamente estas conversas giras que nos enriquece nas duas vertentes. Mas não vi ninguém reparar que a ideia é nem todos terem direito a carro..

  22. David says:

    https ://jornaldocarro.estadao.com.br/carros/fiat-500-eletrico-tem-bateria-danificada-que-custa-quase-o-preco-do-carro/

  23. Antonio Vasco says:

    Obrigado pelo envio deste link, eu apoio totalmente esta petição, para mim Mercedes não existe, também me trataram miseravelmente com um Modelo C novo, 43.000€, teve 11avarias em 3 anos e 70.000km, e avarias extremamente caras, se as tivesse que pagar. De modo que tive que vender o carro de qualquer jeito, quando a garantia acabou, recusaram se a aumentar a garantia. Só me deram veiculo de substituição 1vez. E eu já tinha comprado antes 6 Mercedes, imaginem.

    • David says:

      Sem comentários!
      Mas aparentemente tem havido muitos casos contra a Mercedes nos últimos anos… será apenas da Mercedes Portugal? Casa mãe estará ocorrente de situações desse tipo?

  24. pdsermqq says:

    Os elétricos não são o futuro!

    Afinal em 2035 já não vão banir os carros a combustão. A farsa do carro elétrico vai acabar mais cedo do que muitos imaginam.

    • JL says:

      “Os cães ladram, a caravana avança.”

    • Antonio Vasco says:

      Porquê uma farsa? Uma revolução tecnológica, com enormes vantagens para o público pagador, e para a saúde de todos, é uma farsa? Parece argumento de Trump, Bolsonaro e companhia

      • JL says:

        Não ligue, é só mais um hater incomodado, ou então alguém que tem muito a perder com tudo isto.

      • Yamahia says:

        Uma revolução tecnológica? Tenho dúvidas! Com enormes vantagens para o público pagador? , Por x’s parece, mas é só ás x’s. Com enormes vantagens para a saúde de todos para a saúde de todos? Treta é isso e o “zero emissões”

        • JL says:

          A treta é aquela que você tenta apregoar, mas como sempre, falha.

          • yamahia says:

            Onde? Conhece alguma energia completamente limpa? Isso é mensagens do sistema para quem come gelados com a testa.

          • JL says:

            Eu não mas você conhece, todas aquelas que pouco ou nada eficientes e são produzidas no além. Loool

            Eu não, você nos últimos tempos tem comido algumas, e depois com contas de quem as sabe fazer, come e cala.

          • Yamahia says:

            Quem é que sabe fazer contas ? a T&E? Esses nem conseguem perceber que o E85 está mais barato que gasolina. E vc como confia cegamente neles estava a ir no engodo se não tivesse sido alertado para isso aqui neste humilde espaço!

          • JL says:

            Está mais barato apenas em França que é subsidiado, senão nem o conseguiam vender, você ia abastecer se fosse ao mesmo preço da gasolina ? Não, por isso têm de o meter mais barato.

            Você fez pior, agarra-se ao único pais onde é mais barato para fazer valer o seu argumento, quando isso não se passa em mais lugar nenhum, como já viu.

            Deixe lá, quando o pão começar a aumentar de preço devido ao combustível, como já aconteceu antes de 2011 devido ao biodiesel, depois lembra-se da mim e do que eu lhe disse. LOOL

            Foi por isso que a UE nessa altura proibiu o uso de cultivo para produção de combustíveis, e foi por isso que começaram a fiscalizar os carros, em 2009 a 2012, até havia corrida nos supermercados para comprar óleo para meter nos carros, que fez disparar o preço do óleo.

        • David says:

          Zero emissões é andar a pé!
          A partir do momento que usa meio de transporte, duma forma ou de outra poluímos… se não é na produção do veículo, é no andamento…
          Todos falam no green etc… mas o que fazem às toneladas de pneus gastos?

          • JL says:

            E aos óleos usados ?

          • yamahia says:

            @David E pastilhas dos travões!
            @JL são reutilizados como está careca de saber.
            De QQ forma o funcionamento dos BEV tb precisa de óleo.

          • JL says:

            Precisa muito pouco, a maioria nem manda trocar. Durante a vida nem 2 % de óleo, ou valvolina sintetica vão usar.

            A questão não era essa, é o que fazem e não faziam com ele.

          • David says:

            Independentemente de tudo, não há um veículo que seja zero emissões!
            Tudo traz poluição, é um facto!

            Usar pouco ou muito óleo… usa. O que fazemos com ele?
            Pneus, calços travões, plásticos nos veículos acidentados, o metal fundido para fazer novas peças… seja de veículos acidentados seja de extração…
            O lithium ou qualquer que seja a outra componente para produzir novas baterias… etc…etc!

            Estamos hoje a querer reduzir o que tanto destruímos num passado! Quando se anda na rua e não temos atenção ao lixo, vemos apegada que o Humano deixa por onde passa!
            Porque nos preocupamos em em produzir e não em reutilizar…
            Embora a reciclagem tb tenha uma enorme pegada…

            Mas o que andamos a fazer até então… os que vierem depois que façam melhor… e deixa-nos andar…

          • Yamahia says:

            Realmente pode até nem mandar trocar num carro elétrico se este resistir apenas um pouco mais do que 30 ou 50 mil kms não precisa de se preocupar com o óleo das engrenagens nem com o pequeno filtro de óleo, localizado próximo ao motor elétrico, para remover impurezas que podem entrar no óleo durante o funcionamento do veículo.
            Tb já vi malta que se marimba para isso nos carros a combustão!

          • JL says:

            Só existem 2 carro que tem filtro, é o tesla model 3 e y, e nos novos o filtro já não é substituível.

            Já foi substituir o óleo da caixa de velocidades do seu ?

          • JL says:

            @David, a ideia é essa, reutilizar, por isso mesmo o conceito seja fabricar, usar, reciclar e produzir novo, apenas se consegue com esta tecnologia.

          • David says:

            @JL
            Já substitui o óleo da caixa de dois carros meus…
            Dói um pouco… valores a rondar os 1000eur.

            Sim mas é preciso obrigar toda a cadeia! Porque enquanto for mais barato produzir novo que reparar e ter usado a malta vai preferir novo e as fábricas continuam a produzir e a não reciclar a totalidade

          • JL says:

            E não são reutilizados também ? Ou são diferentes.

            E durante quantas décadas não foram ?

          • JL says:

            E já agora, não são reutilizados a 100%.

  25. Antonio Vasco says:

    O melhor é acabar com a raça humana, segundo o Yamaha, porque em tudo o que tocamos fica logo poluído.
    Podia começar por ele, já que deve dar o exemplo, sempre é uma poluição a menos, eheh

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