Quanto custa carregar um carro elétrico na Europa? Saiba em que países é mais caro
As vendas de carros elétricos estão a abrandar em vários países da Europa. Alguns mercados estão a cair 15 e 10 por cento, até abril, enquanto outros conseguiram contrariar a tendência. As causas são várias e uma foi agora avaliada: custos dos carregamentos nas residências.
O custo dos carregamentos na Europa
Um fator que afasta os consumidores europeus é o custo do carregamento dos carros elétricos em casa, com os preços a diferirem significativamente entre países, dependendo do modelo do carro, do local de carregamento e do método de carregamento.
De acordo com uma investigação da Switcher Car Insurance, a Alemanha é o país mais caro para carregar carros elétricos em casa, custando 23,57 euros para um carregamento completo em casa. Por 7,06 euros conseguem obter a energia necessária para percorrer 100 km.
Carregar carros elétricos é caro?
Em 2023, mais de 10.000 novos elétricos foram registados na Irlanda, mas as vendas são mais lentas este ano. Subsídios para compra, incentivos fiscais e subvenções incentivam a adoção de carros elétricos no país. A Irlanda é o segundo país mais caro para carregar um carro elétrico, custando 22,25 euros para uma carga completa em casa e 6,66 euros por 100 km.
Ao contrário dos seus pares europeus, o aumento das vendas de viaturas elétricas na Bélgica continua em 2024, com um aumento de 48%, para mais de 40.400 até abril. No entanto, a Bélgica continua a ser o terceiro país europeu mais caro para carregar os carros elétricos, com um carregamento doméstico completo a custar 22,15 euros e 6,63 euros por 100 km.
Portugal também está presente nesta lista
Portugal também consta desta lista e tem uma posição muito próxima do meio da tabela. No caso do nosso país temos um custo de 13,48 euros para um carregamento completo e 4,04 euros para fazer um percurso de 100 km. O custo de kWh é de 0,230 euros.
No outro extremo da escala, a Turquia é o país europeu mais barato para carregar carros elétricos. Ali custa apenas 3,30 euros para um carregamento doméstico e 0,99 euros para 100 km. O segundo mais barato é o Kosovo, com 4,39 euros para uma carga completa em casa e 1,31 euros para 100 km.
Interessante era o preço de carregamento fora de casa.
Mais caro que diesel.
Onde é que o diesel custa tão pouco ?
Diz lá então quanto custa carregar um tesla fora de casa, nos carregadores normais ou rápidos?
0.21 * 18 + IVA = 4.64 / 100 KMS
4.64 / 1.63 = 2.84
Agora gostava de saber qual o diesel que consome 2.84 litros aos 100.
Isto considerando que apenas 5% das cargas são feitas em casa.
Aliás, que apenas 5% das cargas são feitas fora de casa.
Mostra lá os preços dos carregadores públicos, rápidos e normais. (Links)
E nem vou dizer que o tempo é dinheiro.
Não há links diretos para isso, depende vários factores.
Nem vale a pena, porque se o tempo é dinheiro, quando fica a mais o litro de gasolina ?
@Anung Tesla não vale a pena. Não pagam as taxas, são uns caloteiros. Por isso têm a maioria dos carregadores a apodrecer pq não têm a licença das autoridades para ligar.
Aquilo é tipo o gajo da Cova da Moura que ligava o cabo ao poste.
Pagam pois, além de IVA pagam as taxas na energia.
Ou não vale porque vai contra os vossos argumentos ?
Ok, portanto a partir de agora o combustível é a 2.10 euros o litro.
Pagam…pagam, por isso é que a maior parte deles está a apodrecer!
Eu a gasóleo ando a 6€ aos 100, sem descontos…Mais barato q na Alemanha, Irlanda ou Bélgica.
Pois anda, se ficar na garagem e fizer os KMS de bicicleta.
Nesse caso seria 0€ aos 100. Já conto uns milhares. Não me ensina nada nessa área 😛
Não porque até para estar parado tem um custo.
E como é que ando se estiver parado? 😛
€6/100km ao preço de €1.459/L do gasóleo que é o preço mais barato em Portugal dá um consumo de 4.11L/100km. Se formos para o preço médio de €1.58/L terias um consumo de 3.78L/100km
Para quem se gaba que deixa sempre os Tesla todos para trás na AE porque eles não andam a mais de 120km/h tens uns consumos do caneco ou a outra hipótese é que estas a mentir nos consumos ou na velocidade que andas…
Para mim estas a mentir tanto nos consumos como na velocidade que costumas andar porque eu nos últimos 20 anos tive carros a combustão consigo detetar a léguas quando alguém mente.
Os teus consumos reais devem andar à volta dos 5L/100km em vez dos 3.5L/100km como queres fazer querer ao dizeres que pagares €6/100km.
Aliás mesmo comprando gasóleo em Espanha a €1.25/L significa que os consumos já eram mais normais e de 4.8L/100km e aí sim já me acreditava.
Mas mesmo a comprares em Espanha, significa que gastas 3 vezes mais por km que eu, já que gasto €0.02/km enquanto tu gastas €0.06/km.
LoL
Não é você que diz que tem o carro parado e anda de bicicleta ? Então aí tem.
Tb não disse que esses consumos eram em AE. Assim como os apresentados por eles também não o são. Isso te garanto.
Esta foi nacional. Loures-Pedras d’el Rey-Loures ~610 kms
https://1drv.ms/v/s!AvwLJVpLF7bcq_Q-dMfipN_I_sCByw?e=Nwzavf
Fazes melhor?
Mas isso é andar a 80 – 90, tal como eu costumo dizer que os a combustão andam a estorvar na estrada.
Qualquer electrico nesse percurso e a essa velocidade faz 13-14 kwh.
Estou á espera que vc apareça cá com essa média nesse percurso, conforme prometido.
Já lá foi?
Depois, mesmo que tenha destrza oara isso, q duvido, não faz pq num elektro, qq elektro que seja, vai ter que recarregar a meio.loooloool
Ainda não, tenha calma.
Vai ter de carregar a meio ? Hein ? Nem pela Ae preciso de carregar a meio, quanto mais pela nacional. Loool
Não carrega? Então isso agora já 610kms no stop? Cada vez melhor este @JL looolooolool
Até faz mais, depende da velocidade.
Só preciso que faça 300, e chega lá com muito ainda.
Vc não está a perceber é chegar,descarregar malas beijinhos à família e vir embora são 610 km não são 300 km.
Mas porque havia de chegar ao algarve e vir para cima ? nesse caso metia a malta no comboio e poupava muito dinheiro, isso que você fez foi uma tremenda perda de tempo.
Mesmo que o fizesse não perdia o tempo que você perdeu, porque teve de ir a pisar ovos para o fazer, eu com 30 minutos de carga fazia isso em menos tempo.
Vc é dos que despacha a família num comboio ao fim do dia? Para locais a 300 kms de distância?
Nos tempos que correm aconselho a rever o conceito.
https://www.jn.pt/2118029811/detido-apos-tentar-roubar-menor-e-ameacar-populares-com-faca/
Então para Sul onde eles já são mais que as mães.
-Depois estive a ver o factor económico que vc alega e não se aplica.
3 pessoas para viajar com o mínimo conforto só ida Lisboa-Tavira são aprox 100€ (fiz a festa com aprox.40 ir e vir)
https://www.cp.pt/sites/passageiros/pt/consultar-horarios/horarios-resultado
Cada pessoa tem direito a 3 vols com dimensões máximas de de 55 cm x 40 cm x 20 cm. Havia malas bem maiores e eram mais de 9 vols. Não consegui perceber qual seria o custo com o excesso de bagagem.
Depois ainda teriam que gastar mais algum com um Taxi desde a estação até ao aldeamento. Tb desconheço o custo e se há assim táxis a pontapé que possam levar a bagagem que leva uma Avant até ao tecto (com a cortina recolhida.) Duvido muito
-Depois o factor tempo. À hora de ponta, para os meter na estação do Oriente 30 minutos mínimo, + seca à espera que o comboio saia + tempo de viagem do comboio 4:31H+seca até encontrar um táxi adequado no destino. Umas 7 horas não sei se seriam suficientes.
-Depois o factor Praticidade. Seria difícil andar para trás e para a frente com toda aquela bagagem. E dependendo das distância a percorrer a pé nem sei se seria possível, mesmo com carrinhos tipo aqueles dos aeroportos que nem sei se as estações disponibilizam.
-Finalmente o factor família. Nada paga mais umas horas junto da família, mesmo que sejam passadas dentro de um carro.
Aconselho a rever esses conceitos que tem para com a vida.
Também posso deixar aqui casos de carjacking, afinal também é perigoso. LOOLL
Facto económico então para mim era zero indo pela nacional e a essa velocidade 10 minutos de carga para cima chegava.,
Ena, um petrolhead a arranjar uma vantagem de um ve, mais tempo com a família. LOOOL
Exato, eu também aconselho a ver esses conceitos de ir meter a familia a 300 kms e ir trabalhar, não tem nada de mal, mas eu não o fazia.
Se faz vá fazer, continuo à espera dessa média de consumo
Tenha calma, as férias ainda não chegaram.
Se comparares com GPL já não compensa o elétrico.
E locais para abastecer só é problemático para os elétricos?
O problema é que este estudo não faz sentido. Os valores estão mal.
Por acaso estão no meu caso gasto menos do que o mencionado
onde?
Está aqui a resposta… Dos mais baratos em casa… quase certo dos mais caros fora de casa
https://www.uve.pt/page/wp-content/uploads/2024/06/05-2024_Quanto-Custa-100km.pdf
Isso é falso, carregar na rede pública fica a 4,64 euros por cada 100km.
Fonte: O JL, paladino dos VE.
Até fica a mais e até a menos, depende de quem vende, é como nos combustíveis.
Anung: o paladino anti-ve.
Idem
Fizeram um teste em Inglaterra com quatro carros, 2 elétricos e 2 a combustão, da mesma marca e segmento, utilizados exatamente nas mesmas circunstâncias, nas mesmas velocidades e no mesmo percurso, e em ambos os casos o abastecimento dos carros a combustão (gasolina) ficou MAIS BARATO que o carregamento dos carros elétricos.
Quem não poder carregar um EV em casa fica mais bem servido com um carro a combustão económico.
E vive no UK ?
Posso ver esse teste ?
E é preciso viver no UK para estar informado do que por lá se faz?
Quem fez o report foi a “What Car?” E o Diesel apesar de ser caro para cacete no UK, foi o carro mais económico em compita com semelhantes a gasosa e a electricidade.
Então e porque não fizeram com gasóleo que até é mais caro que gasolina ?
Melhor, porque não faz as contas com o preço do kwh cá com o preço da gasolina nos EUA, assim vai ganhar muito dinheiro.
Loooookool
Depois ainda têm a lata de dizer que os testemunhos daqueles que os usam não são reais.
Eu vou vender o carro, porque nos EUA a gasolina custa 1 euro o litro. Looooolllll
Por acaso já “descobri o vídeo o teste com os 4carros (2 gasosas e 2 elektros)
É de facto os elektros ficam a perder por muito. Até com um V6 a gasolina. looolooolool
O teste que eu me estava a referir é mais recente e levaram um Diesel que ainda sai mais barato que os gasosas apesar de no UK o gasóleo ser mais caro que a gasolina. Eheheh
Em ambos os casos, os testadores foram os homens da “What Car?”
Então mostre lá o video.
Porque não usa o preço do combustível nos EUA ?
Ficava ainda melhor.
Não sai mais barato, lá o gasoleo é mais caro que a gasolina.
Eu também vejo testes com resultados diferentes, mas continuo a dizer, façam o teste aqui em Portugal ou num pais com energia elétrica mais cara, com um a combustão e com o preço do combustível nos EUA, aliás, MELHOR IDEIA, com o preço do combustível na Venezuela.
Isso sim, é que realmente interessa. LOLOOOOOOOOOL
@Porr* não encontra? YT do “What Car?”…
Mas onde disse que não havia ? nem estou a duvida disso.
A pergunta continua a ser a mesma, porque não faz contas ao que consumiu para ir ao Algarve com o preço que custa na Venezuela ?
O preço para Portugal está completamente errado. É muito mais barato.
Considerando um consumo de 25KW/100Km (que é generoso), e uma carga à noite a 0.09 c/ KW temos 2.90€ por 100 KM com IVA incluido.
Estes artigos e estudos só levam aa pessoas a ter receio. Quase parecem estudos feitos por encomenda…
Depende. A média não é. Grande parte das pessoas em casa não têm o melhor tarifário. Não podes seguir pelo preço mais barato de mercado, mas sim pelo qual as pessoas contratam. E a grande maioria das pessoas seguramente não carregam a 0.09 cêntimos. Bem pelo contrário.
Esse teu cálculo, que muita gente deveria fazer, ir ao mercado fazer prospeção, conta para uma minoria, não para a maioria de quem tem um elétrico (basta ver as empresas de energia mais preponderantes em Portugal e os tarifários que praticam). Nem vamos falar dos preços de carregamento na rede privada.
Os receios são mais noutro sentido, que é disponibilidade de carregamento fora de casa, visto que ainda estamos longe de resolver o problemas nas grandes cidades, foco onde existem a maioria dos elétricos em Portugal (não contando com a maioria dos elétricos que são de empresas).
Se são estudos encomendados… mas por quem? Pelo lobby dos elétricos ou o lobby do petróleo? 😉 Hoje o lobby dos elétricos é fortíssimo, basta ver o parque dos concessionários. 😉
Vitor, concordo contigo na primeira parte do comentário. Muita gente paga muito, porque parece ter receio de mudar ou por se confundirem nos tarifários.
Acerca da segunda parte. Devo dizer que Portugal tem uma excelente cobertura; pela Europa (experiencia pessoal), Espanha parece-me que não está tão bem e cobram bastante nos postos publicos. França é um oasis, excelentes preços no carregamento publico. Holanda e Bélgica… caro. Fazer uma viagem em Portugal ou na Europanão é um problema em termos de carregamentos.
Quem apenas depende de carregamentos publicos em Portugal, não fica mal servido nas cidades e até fora, neste momento. Mas o ideal, será carregar em casa, sem dúvida, e existe muita gente que não consegue claro.
Uma solução pratica poderia ser transformar cada poste eletrico ou de iluminação publica num ponto de acesso com duas tomadas em vários bairros nas cidades, pelo menos a 16 amps. Se nesses postos, houvesse um cuidado de ter bons preços, penso que ajudava bastante; as camaras municipais podiam ter um papel importante nisso.
Essa tua ideia (boa sem dúvida), que já vi em Londres, por exemplo, poderia ser uma solução, mas, questionados aqui uns amigos “autarcas”… não é de todo (pelo menos nos grandes centros urbanos). Segundo eles, a rede elétrica nas nossas cidades não teria como suportar mais carga. E não está preparada para esse tipo de fornecimento. Pelo menos é o que tenho ouvido.
Sobre a nossa rede de carregamentos para elétricos… bom, ela não está mal, mas para a nossa realidade. Relembro que grande parte dos elétricos existentes em Portugal são de empresas e carregam nas empresas. Porque ao nível da infraestrutura pública nas cidades, a verdade é que estamos muito aquém. E se houvesse um crescimento maior na adesão dos elétricos, possivelmente seria caótico ou então caro, porque, como sabes, carregar nos carregadores privados… é caro (caro, face aos preços que se podem praticar em casa ou nas empresas).
As câmaras fazem… se houver apoio comunitário ou do Estado. Se não… esquece. Os orçamentos não são para isso.
Vitor, é verdade que há muitas frotas de empresas com eletricos, mas isso não quer dizer que estão a carregar nas empresas, porque muitas destas não tem parques próprios, estamos a falar de pequenas empresas, muitas de serviços, etc.. que estacionam na rua, junto ao escritório. Não encontro evidências sobre o que afirma, nem posso mostrar evidências do que eu estou a afirmar, apenas o que vejo, das pessoas que conheço que têm empresas.
A nossa rede eletrica não suporta, dizem os autoarcas? Acho que isso estranho, porque os carros existem, e têm de ser carregados. Sendo tipicamente uma carga feita à noite no estacionamento, penso que o consumo noturno é menor do que durante o dia, logo existe mais disponibilidade de potência.
No portal da REN data hub, é possivel ver o consumo hora a hora, e a partir da 1 da manhã até às 6 da manhã existe uma quebra de consumo considerável. Portanto, dizer que não tem capacidade, eu acho estranho.
Eu tenho dúvidas sobre o carregar em casa. Até porque, por exemplo, dos 36.390 elétricos novos vendidos em Portugal no ano passado, 9329 são da marca Tesla (apenas 1 foi vendido a um cliente particular). Eu, apesar de não ter dados que o confirmem, nem que o desmintam, tenho a plena convicção que 85% destes carros são comprados para os administradores das empresas que carregam os carros sobretudo nas empresas. Depois vem a BMW, Peugeot, Mercedes, Volkswagen, Renault, Dácia e afins… não serão de particulares a grande parte destes carros. Portanto, não será a energia de casa deles que pagará estas cargas.
A rede elétrica pública não suporta carregadores. Aliás, veja quantos existem nas grandes cidades que não sejam dos hipermercados, da Galp, das empresas privadas… conte os que são da Câmara, por exemplo. E ter esse consumo anexado às infraestruturas que existem atualmente, acredito que de facto não seja uma tarefa viável sem um custo alto demais.
Sobre a capacidade da rede nacional… não podemos esquecer-nos que em Portugal, a percentagem de carros movidos a eletricidade é ainda mais baixa que na média europeia, da ordem dos 0,9% do total. Portanto, se com menos de 1% existem dificuldades… imagine-se com 2 ou 3 %.
No UK todas as tarifas para VE custam abaixo dos 0.10 c/ KW á noite (podendo chegar a metade disso), e essa é a altura quando a maioria das pessoas carregam. Mesmo durante o dia os valores sao inferiores a essa “média”.
Estes valores só podem fazer sentido se as pessoas não possuirem um carregador em casa e tiverem a utilizar uma extensão durante o dia.
Para o UK, neste caso devem estar a mostrar qual o valor mais elevado do mercado, não a média
Pois, mas não estamos no UK e cá as coisas na energia são muito complexas, estranhas e…
Com tanta energia hídrica, eólica e solar… que o país produz, termos o preço que temos é… pornográfico.
Muito Isto
Mas continuo com o meu hdi 1.4 de 2002, que gasta 4 litros aos 100 nas minhas mãos. Os elétricos são muito caros ainda. Não ponho de parte que serão o futuro, e também para mim. Antes disso a casa vai ficar com painéis solares, metidos por mim, senão o preço dispara.
Boa medida. Painéis solares são uma boa medida. Um bom inversor, um bom painel, contas bem-feitas e, em caso de haver excedente, vende-o. Há empresas que compram isso. Não é ao preço mais justo (digo eu), mas não estás a injetar na rede de borla.
Depois no caso dos carros elétricos, como já referi, não são uma boa solução para todos.
Sim. Painéis solares.
Tenho um veiculo elétrico e durante 9 meses por ano carrego a 100% com energia solar e ainda vendo energia á rede.
Lá está, isso quando bem feito é só inteligente.
Medina, trabalhas à noite, ou não sais de casa nos dias de sol à espera q o carro carregue?
Que dizes?
Será que tem baterias @Vitor M.?
Atualmente, e é necessário fazer bem as contas, as baterias ainda não são um bom investimento, dado o preço, a qualidade e o tempo de vida para este efeito. Mas, como referi,m pode haver cenários onde faça a diferença. Aliás, com o V2G poderá até vir a compensar dentro em breve. Os elétricos são uma mais valia para a sociedade e vamos ver isso dentro de alguns anos, poucos. Mas, como referi, não é para todos e há que fazer bem as contas (importante haver um estudo prévio com quem domine o assunto).
Trabalho de dia.
Tenho 17 Kw/h em baterias e 6.9 kW em painéis solares.
17 Kw/h @Medina? Isso ainda foi um investimento considerável. Dava para 250.000 kms a gasóleo.
Só andas à volta de casa ou tb carregas fora?
Não sei onde foram buscar estes valores mas em certos paises estes valores estão bastante inflacionados.
Estive a ler o artigo original (site na Irlanda) e eles afirmam que as fontes são o Eurostat. Fui ao Eurostat e de facto Portugal está com um preço por KW mais elevado do que observo a nivel pessoal. Nas estatisticas, não vejo uma separação de bi-horário por horário normal e parecem ser médias entre os consumidores.
Porque não é o que todos têm. Eles foram buscar números médios a cada país. Tens a forma de pensar correta, mas não é o que a grande maioria das pessoas em cada têm.
No UK quando se instala um carregador de VE a tarifa e contracto é separado do resta da habitacão. Mesmo o preco de carregamento durante o dia consegue ser inferior ás medias apresentadas. certamente estao fazer contas ás tarifas normais para habitacao.
Esses preços são altíssimos, para fazer 100km gastar 7.50€, acho que gasto menos em diesel.
Ainda ontem nas fila de espera do hospital estava a ler um artigo que em média 30% de proprietário de VE estavam arrependidos ou não vão voltar a comprar VE, há países em que a taxa de insatisfação é de quase 50%, Portugal não entra no estudo.
Acho que o fator principal é a “demora” nos carregamentos e a “pouca” autonomia dos VE, a talvez também a continua evolução dos novos modelos deixando os anteriores modelos “desatualizados” no que toca a autonomia fazendo com que certas pessoas se sintam frustradas por isso.
O que quer dizer que 70% arrependeu-se e confirma, de estar farto de carros a combustão, onde me incluo.
Os preços não são altíssimos, os preços estão completamente errados e longe da realidade. Carregando em casa fica abaixo dos 3€ para fazer 100km.
A pouca autonomia só é problema para aqueles que fazem mais de 200km diariamente.
Contas à merceeiro, como sempre @JL
Merceneiro ? ou inconvenientes para a vossa narrativa ?
Vá, agora juntem aí os carros a pilhas.
Que valores estranhos.
Carrego o meu a noite e pago 0.083€/Kwh
Ruben, se não for indescrição, qual o operador?
Galp mobilidade elétrica
E quanto pagas a mais para ter o frigorífico ligado durante o dia?
Frigorífico fica ligado 24h por dia senão as febras estragam
Sabes que os frigoríficos não trabalham 24h/24h certo?
Eles estão ligados à corrente para quando a temperatura desce do limiar definido ele liga-se e desliga-se quanto atinge a temperatura desejada.
Mas já agora, posso-te dizer o meu frigorifico gastou 31.81kwh em Maio. Mesmo assumindo que essa energia toda tinha sido consumida em Cheias ao preço de €0.30 dava-me um custo de €9,56 o que LARGAMENTE compensava o ganho a carregar o carro ao invés de pagar por combustível…
LOLOL
sim, estou a ver, o plano que tem um wallbox.
Ok, Obrigado
Mas a jogada sempre foi essa, aliciar com preços baixos no carregamento (ao inicio era de borla) e depois com o mercado eletrificado, vai aplicar preços mais altos, que daqui a mais uns tempos vai ficar mais caro que os combustíveis fósseis e a seguir vão-se acabar a isenção de IUC, ISV… Porque o Estado não vai querer perder o que recebia do ISP (a galinha dos ovos de ouro), então vai de carregar no IUC e ISV…
Exato, portanto não comprem eléctricos.
Isso era tudo 100% verdade não fosse a electricidade um bem muito mais fácil de gerar, qualquer gajo pode meter meia dúzia de painéis solares e fazer electricidade já o petróleo é impossível tens sempre de depender de um monopólio gigante para vir do outro lado do mundo ser refinado e depois levar para todas as bombas de combustíveis são dois produtos que nem podem ser comparados. Se eles aumentarem a electricidade ao preço do petróleo o pessoal começa a investir não vai demorar muito até aparecerem aí parques com uns painéis solares para o pessoal deixar lá o carro a carregar eu já investi em painéis cá para casa e estou muito satisfeito
Metes se tiveres condições para isso. Se não tiveres mais vale estares quieto.
95% das pessoas não têm por esta ou por aquela razão.
Então mostre lá essa estatística ?
No UK não sei, mas cá no burgo 20 das casas não têm lugar de garagem e desses 20% que têm, a maioria não tem como conectar os painéis para alimentar a garagem.
Errado, por cá a grande maioria tem garagem, mais de 56% e até o Acp chegou à conclusão que era 70%.
Como já disse para os que não têm vão começar a aparecer parqueamento com painéis para o pessoal deixar lá o carro a carregar é só investir no terreno e nos painéis não é preciso mais nada, só tens o investimento inicial a manutenção é pouquíssima
Isto está errado, em Portugal depende da tarifa que o utilizador tem em vigor, eu gasto cerca de 7,5€ para carregar 64kw que é a carga total da viatura que tenho, sendo que nunca gasto esse valor pois nunca tenho a bateria a zero e possuo painéis solares… Estes estudos são feitos por iluminados com certeza.
Estás a por em causa sem dares qualquer alternativa. Isso é fácil 😉 difícil é pegares nas tarifas que as empresas praticam em Portugal, recolher o número de clientes privados por tarifam, fazes a médias e calculares os que t~em elétricos, quando os carregam e a que preço. Agora estares a mandar ali umas bitaitadas 😉 não ajuda.
O génio…..
Eu carrego o meu totalmente por 0 euros.
No caso da Belgica o preco praticado é certa de 1/4 do valor mencionado …
Estas enganando. Até é superior.
A mim dá-me 8€ aos 100.
Eles devem estar a ser bonzinhos e considerar q o elektro apenas gasta 15 kWh aos 100.
https://www.globalpetrolprices.com/electricity_prices/
Em muitos países o preço da eletricidade para habitação e para carregamento de VE são diferentes.
Possuí contador, contrato e tarifas completamente diferentes.
Portanto tendencialmente mais caro para carregar o carro elektro!
É o futuro que vos aguarda já em preparação!
Errado, mais barata.
Para si aguarda um futuro ainda melhor, aqueles combustíveis produzidos por electricidade que tanto defende. Looooool
Errado tarifas nos EV são bastante mais baratas que as tarifas de habitação.
Mas se estou errado basta postar aí as tarifas de habitação VS VE.
Como ? Onde é que o carro gasta 3.8 litros ?
Até gasta menos, qualquer Tesla faz 13kwh, tal como esse faz 3.8.
“Se pretendermos carregar o nosso Niro EV em casa, o preço que vamos pagar por 100 km de autonomia será de 3,40€: 0,21€/kWh x 16,2 kWH = 3,40€
Já se fizermos o mesmo carregamento numa estação de carregamento público à potência normal, o preço a pagar será de 6,99€: 0,43€/kWh x 16,2 kWh = 6,99€
No caso de querer realizar um carregamento rápido numa estação de carregamento público, o valor a pagar será de 12,79€: 0,79€/kWh x 16,2 kWh = 12,79€.”
Cuidado com os mentirosos.
Depende do ceme que usam, há preços para todos os gostos, é como no combustível.
0,43€ que o @Anung considerou , Tirando os fora da lei da Tesla, já é dos mais baratos que se pode encontrar.
Então podemos considerar também combustíveis a 2.10 euros, já que é o mais caro, vamos a isso ?
Agora quer comparar o Kwh mais barato com o combústivel mais caro. Lol, esta personagem tem qualquer coisa ainda por ser diagnosticada.
A aldrabice já sabemos que foi diagnostiada ainda em fase inicial, mas falta algo mais 🙂
Então não está a fazer o contrário ? Comparar o kWh mais caro com o combustível mais barato já pode ser ?
A aldrabice começou no seu post, porque em lado nenhum um carregamento rápido custa 0.79 o kwh.
A app da Miio é como o algodão, é só consultar. E de vez em quando engana-se sempre a favor do operador.
@JL, a aldrabice não te larga. O Yamahia menciona os 0,43, tu respondes com o combústivel mais caro e depois vem falar do 0,79 que não foram mencionados pelo Yamahia.
Depende, se a souber configurar e tiver os ceme mais em conta, senão o combustível é a 2.10 euros o litro.
Então se usam o carregamento mais caro, porque não posso usar o combustivel mais caro ?
Os 0.79 não existem, são de uma rede que é para ser usada por carros que pertencem a essa rede, é um mau exemplo.
Só para outros como?
Quer ver um Tesla a pagar la a .90 o kWh?
A rede ionity é batata para as marcas aderentes.
A Tesla tem a sua própria rede que além de ainda mais barata, é bem maior.
Errado, um Tesla pode pagar 0.37 por kWh, depende do plano que tenha.
Pois até arrepia, este com Tesla chegou lá para dar um cheirinho e pisgou-se logo. Preferiu ir a pisar ovos até ao destino
https://1drv.ms/v/s!AvwLJVpLF7bcra8SvWNAd5wr227aLg
Loooloool
Só confirma o que eu já tinha dito.
Mas ok, a gasolina continua a 2.10 euros o litro.
79 centimos… hum, já fiz 100K movido a eletricidade e nunca vi esse preço…
Olhe, já que estamos em extremos… numa conhecida cadeia de supoermercados portugueses pode carregar a 24 centimos por minuto a 50KWh, o que dá uns 28 centimos por KW.
O preço que diz. 79 centimos, já vi relatovamente próximos, mas não tanto assim, em carregadores muito especificos, que existem nas autoestradas e que conseguem ir a potências de 350 KWh, que nem temos carros que aceitam isso.
Portanto era porreiro que as suas contas fossem mais perto da realidade, porque a ultima aformação é enganadora, para não dizer que está mesmo mal.
.70 já era, agora é mais de .90 e é se queres.
Dados muito errados, na Alemanha, nas estacoes paga-se 40 50 cen por kw, em casa, o KW custa 28-35 cent max. Nao sei de onde levaram os valores de 0,402….
Lê como fizeram o estudo.
“About New AutoMotive
New AutoMotive is an independent data-driven transport research organisation,
with a mission to accelerate and support the switch to electric vehicles in the UK.
Our approach connects marketing, technology and policy to ensure
consumer-focused chang”
Portanto são uma organização com a missão de acelerar e apoiar a mudança para veículos elétricos no Reino Unido. Por outras palavras, levar ao engano o maior nr. possível de consumidores. Tudo dito. Não são um caso isolado LOOL
Mas adiante:
“We assume that 90% of charging is done at home, and 10% at public charge
points, for occasional longer journeys.”
Líricos!
“and their home charging is done on an EV or overnight tariff”
E depois o consumidor paga tudo o que tem em casa resto pelo triplo para carregar o pópó mais barato.
Novamente: Líricos!
“The BMW X1 and the Hyundai Kona took approximately
10 and 12 years to pay back respectively”
Ah assim já estamos a falar melhor. Entretanto ao fim desse tempo tem que preparar 20000,00€ para trocar a bateria. E não esquecer de carregar sempre em casa…e contratar tarifa bi-horária para carregar sempre à noite. Para não gastar muito durante o dia, desliga o frigorífico e almoça fora!
Se forem mentirosos apoiam como ?
Então quer dizer que não podemos acreditar em si e em tudo o que diz, porque a sua missão é descredibilizar os ve, portanto as suas palavras também não valem nada.
Mas porque haviam de trocar a bateria ? Não estou a entender ? Quer dizer que ao fim desse tempo têm se preparar 25 mil euros para comprar um motor se tivessem um a combustão ?
Ele agora é especialista da mobilidade eléctrica no Reino Unido. Deve ter vivido lá muitos anos e conhecer bem a realidade.
Eu não estou a ver é como é que eles compram o e-208, um dos porta estandarte que suportam as conclusões do “estudo”, mais barato que o 208 a gasolina:
Gasolina 18 950,00€
Elektro 33 960,00 €
Diferença =15 010,00 € ou ~+79,47%
https://1drv.ms/i/s!AvwLJVpLF7bcra5reAGL8krXeWSOsQ?e=sEXykx
Deve ser alguma campanha inventada por eles tendo em vista o sonho molhado da paridade looolooolooolool
Não sabia que no reino unido existem euros.
E…? Se converter em libras dá desconto no elektro e penaliza o gasosas?
Mas os preços não são iguais, e lá existem incentivos, além de que os a combustão pagam verdadeiros impostos, não é a vergonha que é cá.
Deixe de dizer disparates
Em Portugal, o ISV é baseado na cilindrada e nas emissões de CO2. No Reino Unido, o imposto equivalente VED e é baseado apenas nas emissões de CO2
O Peugeot 208 gasosas é mais barato no reino unido do que em Portugal esses gajos são uns intrujas e você ainda quer ser pior que eles. Va-se tratar
https://www.autoexpress.co.uk/peugeot/208/prices-specs
Com a poupança e incentivos, em 4 anos fica no mesmo custo.
Pois são mais baratos, mas lá pagam bem mais “iuc” e a gasolina também é mais barata que o diesel, e depois ainda tem as zonas zero que chegam a pagar 12 libras por dia, para lá andarem…
“We assume that 90% of charging is done at home, and 10% at public charge
points, for occasional longer journeys.” mas é o que acontece no UK. Nem percebo onde está a dúvida.
“e contratar tarifa bi-horária para carregar sempre à noite. Para não gastar muito durante o dia, desliga o frigorífico e almoça fora!”
Quando não se sabe do que se fala saem estas pérolas
Eles carregam por 9 cents à noite. De dia já vai para os +20. Um pouco à imagem de PT. Qual é a dúvida?
O meu Model Y tem me custado cerca de 20-23€ dos 20-85% , com os quais faço cerca de 300km, pelo menos de autonomia.,isto carragando fora de casa claro.
Dá me 8.3€ pro cada 100km para 25€, o normal é custar 22€ dá cerca de 7.3€ pro cada 100km.
A minha carrinha B320 D faz 7 aos 100 em cidade custa me cerca de 80€o deposito faço cerca de 600km, dá 13€ pro cada 100km. Portanto mesmo carregando na rua para mim é mto mais barato o eletrico.
O meu Tesla Model 3 (aprox 300 cv) e comparando com o diesel de 6 cilindros de um amigo de quase a mesma potência:
Eu gasto menos 1.80€/100km (em viagem óbvio que o valor sobe para uns 6-8€/100km). Eles para os mesmos 300cv no diesel gastam à vontade 11 a 12€/100km. Mas não é só o valor do “combustível”, é que as revisões são muitíssimo diferentes.
Mas ao final o conforto, performance, silêncio e zero emissões locais dum elétrico são do melhor, e sem embraiagem, sem caixa… uma maravilha!!! E o binário é imediato. Melhor não há!
Os 300cv do teu carro são muito limitados perto dos quase 300 cv desse V6 a Diesel. Ainda não reparaste?
“em viagem óbvio que o valor sobe para uns 6-8€/100km”
Se fores a menos de 100 acredito que sim. Ou então carregas nos fora da lei (em PT) da Tesla.
Já agora estamos a falar de que V6 a Diesel?
Nem todos andam como você a 80 a 90 kmh.
Já fez melhor? Quando fizer avise, tá? loooloool
Melhor faço sempre, nem que você ande a 40 kmh e eu a 160. O seu nunca vai consumir menos, nem nos sonhos.
Já te expliquei que a geração e transporte de eletricidade desperdiça mais do que a energia gerada por um motor a combustão. Já para não falar na eletricidade que se perde por dissipação e resistência no acto do carregamento dos elektros.
Não, isso é mentira, o transporte de eletricidade tem perdas máximas de 7%, um motor as combustão, isto só até à saída de força, são 70%, só 10 x mais.
Se quiser também pode falar da eletricidade e combustível que se desperdiça até chegar ao carro.
Anda tudo enganado e você é que está certo. LOOOOL
Ó seu totó e não se perde nada na Central a gerar a electricidade?
50% mínimo numa de ciclo combinado e 70% mínimo numa de ciclo simples. As de ciclo simples representam a maioria a nível global.
Dependendo do estado da rede podem perder-se 22% (cabo verde é exemplo).
A carregar o carro podem perder-se +30 % (o ZOE e exemplo)
Como é que vc quer fazer crer que o sistema elektro é mais eficiente? Ganhe tino!!!
Perde, mas é bem mais eficiente que um motor a combustão, só tem o dobro da eficiência.
Errado, são 50 a 60% no combinado e no simples já nem se faz conta, porque já nem existe, e ainda tem o aproveitamento de calor para as povoações vizinhas, no seu carro não aproveita nada, é tudo desperdiçado, nem a travagem aproveita.
Podem, mas não perdem, senão também podemos ir buscar os menos eficientes ? quer fazer contas com motores com 15% de eficiência ? já que usa os piores exemplos, também podemos fazer o mesmo com os a combustão.
Sim, o eléctrico tem 5x mais eficiência, ou as entidades que estudam isso estão todas enganadas ? só falta dizer que a IEA também está errada.
Enfim, a dor de cotovelo e os interesses instalados são mesmo muitos.
Quem lhe disse a si q eu travo? Cd vez q tenho q meter pés ao travão é derrota.
E claro q aproveita. Enquanto vc tem que gastar mais 30%para aquecer a cabine, eu faço isso de borla.
Claro que não trava, quem anda a pisar ovos não precisa de travar, isto em carros que não têm regenerativa.
Não preciso de gastar 30%, nem 5%.
De borla não, paga bem na bomba para o fazer.
Quem anda devagar é q anda sp com o pé no travão seu totó looolooolool
Ah, então por isso é que os carros fraquitos têm travões cerâmicos e todos pipis, e os carros desportivos têm travões da treta.
Entendi…
@bruno o Y é o LR ou o SR?
Sim, em cidade é o campo onde os elektros se sentem como peixe na água e os diesel fora do elemento, principalmente com algum trânsito.
Portanto os diesel não valem em lado nenhum, já que nem a andar devagar conseguem ser económicos, quanto mais a alta velocidade que gastam 5 x mais que um electrico. (alta velocidade não é a 80-90).
Vc já não joga com o baralho todo, lool
Quer ver o aoregoado supereficiente Highland a fazer 22 a 115 kmh? 😛
Tadinhos.
16 faz ele a 120 kmh. 22 ? Está a falar de qual Highland ? O X não é Highland.
Tem a certeza?
Mais de 20 a 110 e quase 22 a 115:
https://1drv.ms/v/s!AvwLJVpLF7bcra51r5fSQIlyhv8nsg
Eu gosto é dos apanhar qd ainda não apanhar ainda tenrinhos looolooolool
Esse não é um Highland.
Pois gostava de apanhar, mas não é a 80…
Vc agora deu em ser vesgo ?
Ok, esse é.
https://www.youtube.com/watch?v=xfcrkacj7yY
Tem aqui este do seu amigo favorito, média de 133 kmh a 20.3 kwh, ou este já não serve ?
De todos os comentários é o mais sensato carregar o carro dos 20 aos 80-85% para não diminuir a autonomia.
Tenho uma carrinha diesel e faço consumos em cidade 5-5.8l/100km
Proxima compra garantidamente vai ser VE. Mas na realidade necessitamos de VE com mais autonomia para poder carregar 1x de duas em duas semanas, porque pouca gente fala disto carragar a bateria a 100% e descer dos 20% faz com que a autonomia comecee a ficar mais baixa ao longo do tempo, por isso andar dentro dos 20%-80% de autonimia significa que temos bateria para percorrer metade dos km anunciados pelas marcas. No caso preciso de uma veiculo que faça dos 20%-80% pelo menos 400km os que existem são poucos e são extremamente carros, pode ser que dentro de 2 anos esse aumento de capacidade de bateria aumente e os preços baixem.
Depende do tipo de bateria e depende do tempo em que fica nesse estado, mas baterias lfp isso nem se aplica.
É muita guita. Numa bici eléctrica são 20 cêntimos aos 100. E na Banggood ou Geekbuying por 600 euros já encomendas uma. Para cidade serve maravilhosamente. Em viagem, se levares eléctrico a carga rápida sai ao mesmo preço que gasolina.
Onde guardas a bicicleta sem que ta gamem @Grunho?
Isso é o mais fácil. Dobras e metes debaixo da cadeira.
É uma ideia…
O ideal é um plug-in a GPL…
E quando a bateria se for ?
O novo astra…. Por exemplo
Fala-se de carregamentos e lá vai a poupança toda.
Vamos ver se a censura deixa publicar algumas verdades! O mercado é soberano e o elétrico não é o futuro!
https ://executivedigest.sapo.pt/noticias/arrependido-de-ter-comprado-um-carro-eletrico-estudo-aponta-que-30-dos-proprietarios-de-um-ev-querem-voltar-ao-motor-de-combustao/
Querem impor a toda a força eletrodomésticos. O desespero é grande e vale tudo.
Querem ? Então qual é o seu electrodoméstico ?
Sim, o desespero é tão grande que até inventam nomes como você fez.
Então 30% se arrependeu ? E não é futuro ? Que eu saiba 70 % é maior que 30%.
Se fosse bom ninguém voltava atrás. 30% de arrependimento é uma taxa muito alta num mercado jáde si pequeno e que quer estar nos 100% daqui a 10 anos.
Se os a combustão fossem bons, ninguém comprava eléctricos.
Sendo pequeno ou grande é indiferente, mas sim, 70% é um numero alto, o numero baixo de 30 % nem tem a ver com os carros em si.
Sou a prova viva disso. Através de empresa tive um Tesla Model 3. Desespero total e gestão da vida sempre dependente da carga da bateria e do tempo a dispender para carregar. Além disso tive de pagar do meu bolso mais um jogo de pneus, porque o ALD tinha apenas 2 pares e o Tesla gasta pneus como tudo. De 15.000 em 15.000 KMS, conte com pneus novos ( e a minha condução é bastante Linear). Agora na renovação do contrato, fui buscar o Audi A5. Mais bonito que o americano e verdadeiro luxo. Elétricos nunca mais!!!
Não diga isso, cuidado com ele. Esconda-se rapido.
É preciso dizer alguma coisa, só um doido acredita na história dele.
Caro, não costumo comentar os seus miseráveis posts, mas sim, o que descrevi atrás é a pura verdade (ao contrário daquilo que você escreve). Venha provar que aquilo que escrevi não é verdade. Diga aqui a verdade só re os pneus nos Telas, seja verdadeiro pelo menos uma vez na sua vida. Não sejas um cobarde atrás de um teclado!
Claro que e verdade, qualquer pessoa que ler a sua história e que tenha um Tesla vê logo que é verdade(NOT).
Então que média fazia no Tesla ?
Eu sou verdadeiro, o gasto dos pneus depende de como anda , agora dizer que gasta pneus em 15 mil kms e diz que anda linear, entendo que não seja a fazer arranques, é pura mentira.
Quem está a ser cobarde é você, e sabe bem disso.
O descrito pelo Hugo, sobre os pneus é real. Há vários proprietários de Teslas a indicarem isso. Basta pesquisar. Aqui quem não é sério é o JL, mas isso já não é novidade…
Ah sim, então voltou a clonar outro para dizer isso.
Então mostre lá utilizadores a dizerem que só duraram 15 mil kms ?
E já agora, não sabe quanto gastou em kwh ?
Aqui quem não é sério é aquele que precisa de trocar de nome para “vir ajudar” o outro que é mesmo e só trocou de nome.
Enfim…
Fogo!!! Largar 7009,60 euros (minimo 2 carregamentos completos) por ano se viveres em Lisboa e trabalhares no Porto ou vice-versa. Em 5 anos gastas o preço do carro só em carregamentos.
No geral ponderando preços dos carros + preço de manutenção + preço de combustível não me parece haver grandes vantagens entre Gasóleo / Gasolina / Elétrico:
– Os carros a gasóleo gastam pouco de facto mas se têm uma avaria vai-se o couro e o cabelo, nomeadamente se forem injetores
– Os elétricos são caríssimos e se se tiver de trocar a bateria nos 100% elétricos mais vale fazer um crédito para pagar sendo que julgo que há marcas que já procuram ganhar dinheiro mesmo com as baterias alugando as mesmas e não incluindo no valor do carro
– Os carros a gasolina serão à partida os mais baratos na compra e médios em termos de manutenção mas gastam os combustível mais caro
Não há um carro ótimo para solução nenhuma. No meu caso estando maioritariamente em TT o carro quase que nem é necessário tendo nos últimos 4 anos feito cerca de 2000km por ano num carro a diesel e a 2000km num a gasolina ou mesmo menos do que isso. No meu caso o TT, infelizmente apenas 3 dias por semana, permitiu-me melhorar exponencialmente a qualidade de vida, poupar imenso em combustível, reduzir os km feitos nos carros e por inerência prolongar a sua vida útil (e de que forma). Saliento ainda que no meu caso faço eu as revisões aos carros poupando centenas de Eur comparando com as marcas (que obviamente cobram preços obscenos). É um perfeito contrassenso procurarmos soluções para resolução de problemas ambientais (onde a poupança, procura por soluções ótimas e otimizadas devia ser a primazia) com base em soluções comerciais porque uma percentagem significativa do valor pago por um automóvel serve para alimentar os lucros chorudos das construtoras. Confesso que se assim nao fosse não investiriam em inovação mas todos concordaremos que ganham de mais. Tal como o estado ganha em demasia com os impostos que cobra na venda de carros. O problema ambiental infelimente não é o problema central em toda esta teia, é apenas uma peça no meio de muitos lobbies, sejam privados sejam públicos.
Na minha perspetiva o que terá de acontecer é mesmo mudarmos o estilo de vida, procurar transportes públicos que deveriam ser muito melhores (e sim elétricos), procurarmos deslocações a pé (distâncias até 3 – 4 km numa cidade são na minha perspetiva aceitáveis), apostar no teletrabalho e minimizar deslocações perfeitamente dispensáveis que só aumentam a poluição e o stress nas grandes cidades.
Nunca será possível haver matérias primas para construir baterias para carros que substituam totalmente os carros a combustão, temos mesmo de MUDAR O ESTILO DE VIDA E AS NECESSIDADES OBSCENAS DE CONSUMISMO. Não vale a pena sermos utópicos.
Assim por muitas contas que se faça, muitos tarifários que se contratem, vai haver sempre uma pegada ecológica significativa se não for em CO2 será na exploração de metais raros para a parte elétrica dos carros.
Assumimos que o estilo de vida que todos temos é um dado adquirido mas infelizmente, e contra mim falo, diria que dentro de alguns anos tal vai ter de começar a ser repensado.
Onde é que já se provou que não há matérias primas para os carros ?
Nesse caso comece por si, ter um carro parado para fazer 2000 kms por ano, isso sim é uma perda recursos que podia estar a ser mais bem usada.
E andava os 2000kms a pé e a carregar as compras às costas só para cumprir os seus ideais. Ganhe tino!
O carro q @A Lopes já não polui nada, a sua pegada ambiental está mais q paga. Só qd anda é q polii e qt menos andar menos polui. Se ele comprasse um elektro é q estragava tudo em termos ambientais. Mesmo q não andasse.
Os meus não, os deles, não foi ele que disse que se deve usar os carros ?
Polui, todos os anos têm de levar peças e fluidos, isso aparece de onde ? do céu ? for a água que vão contaminar.
Mas que paga ? como ? é electrico ? pelo que percebi é um diesel, nunca paga pegada nenhuma:
É antes o contrário, você anda com a k7 toda invertida.
E os seus é igual, tão ambientalistas e depois têm os carros parados a poluir, eu tinha vergonha.
Contaminar contaminam os produtos tóxicos das baterias do elektros. Vc não sabe o que diz:
“The chemicals used to make electric car batteries are toxic, so when released into the environment they can have negative effects on living organisms, including humans. For example, cadmium causes kidney damage and anemia, cobalt disrupts thyroid function, while lithium is deposited in the lungs, leading to swelling. It is the dangers of irresponsible disposal of car batteries”
Já não bastava a história dos pneus.
A única coisa que o carro com pouca kms é o óleo e pode ser de 2 em 2 anos. Todo ele 100% reciclado.
Mas as baterias são fechadas, já as do seu carro, que também usam quimicos perigosos não, além disso o oleo que eles deitam para o chão também contamina. Portanto mais um argumento fraco e sensacionalista.
Cobalto ? aquele mineral que também é usado para refinar combustíveis ? e depois é largado para o ar como se nada fosse ? curioso…
É moda ter Teslas, assim como calças novas compradas já rotas.!
Na margem sul e também Lisboa e toda a zona de cintura como Amadora e outras, quantos centros tecnicos existem, será que sabem..
Depois também as outras marcas de eletricos todos consomem Kw à rede publica instalada que não foi projetada para este consumo extra, não previsto diria..
São recorrentes na rede publica o carregador estar off por não existitem as condições de energia (Kw), na rede publica para que o referido carregador possa operar cá e na europa no seu todo..
À também os vários especialistas q por terem carro eléctrico poupam 30 ou 40 euros na viagem que efetuada por um carro de motor a combustão sairia mais cara nos valores sugeridos, porem um Tesla S custa de 80 mil euros para cima e um carro a combustão da mesma gama menos 15 ou 20 mil euros o mesmo se aplica para o modelo Tesla 3, a matemática não se engana as pessoas é que se querem enganar..
Se por uma questão de sustentabilidade se opta por um carro elétricos a verdade é que esse aspeto não se reflete no nosso país onde a resiclagem atinge valores medíocres e todos os anos, e à vários anos os governos tem de importar plástico e dou apenas este exemplo para que a UE não aplique coimas a Portugal.
Significa de fato, a grande maioria dos proprietários de carros elétricos não os adquire por nenhuma razão de sustentabilidade ambiental como algumas correntes fazem transparecer.
Termino, num bloco de apartamentos com garagens para os seus condóminos existir um número de carros eletricos superior a um determinado numero para o qual a instalação elétrica não está dimensionada vão acontecer falhas de energia com frequência..
A segurança é pois um assunto muito sério para se andar a negligênciar, fica o repto.
Então é moda comprar o que não presta ?
Estranho.
Na margem Sul há pelo menos 2 técnicos, conheço 2 que moram nessa zona, de qualquer modo eles deslocam-se a casa das pessoas.
Tanto que foi projetada que em edifícios novos é obrigatório, isto a partir de 2010, nos anteriores a lei permite alteração sem problemas.
Não, não existem situações de carregadores off por falta de energia, pelo menos no nosso pais.
Também podem fazer a conta a um carro a combustão de 80 mil euros, nesse caso a conta é mais justa.
Qual é o carro electrico que custa 80 mil euros e que tem um a gasolina da mesma gama a 15 ou 20 mil ?
Um model 3 custa 80 mil ? onde ?
Há baterias para reciclagem em Portugal ? onde ? até pago para me dizer, ando há procura delas para o meu sistema solar.
Se não compram podiam poupar dinheiro e comprar um a gasolina, já que diz que se poupa mais, portanto está a dizer que você é o inteligente e outros não ?
Se não está dimensionada, dimensiona-se, ou quando surgiu a civilização humana, já havia cidades com prédios para as pessoas morarem ?
Que testemunho esquisito, parece que surgiu agora do passado numa máquina do tempo, de que ano veio ? já agora ?
“Não, não existem situações de carregadores off por falta de energia, pelo menos no nosso pais.”
https://1drv.ms/v/s!AvwLJVpLF7bcraw1W6xuRCdijn4lCQ
A partir do minuto. 3:34
Ó @JL, francamente já lhe tinha mostrado.
Só é mentiroso pq quer, deve ser vício!
Sim, o mentiroso é você, ou pelo menos tenta, não sabe que os carregadores têm um botão de emergência? Algum engraçadinho carregou nele. Se não tivesse energia não tinha nada no ecrã.
Boa tentativa de sensacionalismo, se calhar o edifício estava alimentado com baterias. Loooooool
Carregou em todos ahah
Vá-se curar.
Não não falha, falha lá agora. Só o @JL é que diz que não falha:
“Falhas persistentes” de energia causaram constrangimentos nas comunicações em Portugal” e para elektros tb, óbvio:
https ://eco.sapo.pt/2023/06/06/utilizadores-estao-a-reportar-falhas-nas-comunicacoes-em-portugal/
:Garantimos a qualidade do fornecimento de energia elétrica através de interrupções programadas, previamente agendadas e comunicadas aos nossos clientes.”
Cortamos mas só se o @JL autorizar.
“Se a nossa rede de carregadores é assim tão boa, por que razão a nossa classe política, que está habituada a andar de carro elétrico em Lisboa, quando tem de fazer deslocações maiores em autoestrada circula em carros a combustão?”, ironiza um utilizador de carro elétrico em declarações ao i.”
Por acaso este é cá dos meus. Eu próprio já tinha observado várias x’s essa evidência. looolooolool
https: //ionline.sapo.pt/2023/08/24/carregamentos-ainda-dao-dores-de-cabeca-a-muitos-utilizadores-em-portugal/
“carregadores fora de serviço, e é comum:
https ://sol.sapo.pt/2023/08/24/carregamentos-ainda-dao-dores-de-cabeca-a-muitos-utilizadores-em-portugal/
Etc , looolooolool
Então mas o que os telemoveis têm a ver com o assunto.
Onde diz que houve falhas de energia para os carros ?
Fora de serviço por falta de energia ? onde ?
Já cá anda o louco dos elétricos! Este não tem mesmo nada para fazer. Além disso é com cada argumento sem fundamento e se fosse ao polígrafo, já à muito que tinha sido expulso.
Pior que esses são os loucos anti-eletricos que perdem tempo com aquilo que não querem, não gostam, não conhecem, não apoiam, e ainda perdem tempo a falar dos outros.
O polígrafo expulsa pessoas ?
Enfim, há cada maluco que mete dó.
Tenho uma patente chama-se J. C. Energia Cinética é amigo do ambiente planeta terra! Não está dependente dos combustíveis fóssil, fotovoltaicos, eólica, hídrica e entre outros…
Alguém que acredite no meu patente a investir só na EU.
Obrigado cumprimentos Roberto Carlos