PplWare Mobile

Próximos carros da Peugeot terão um volante quadrado e direção “by-wire”

                                    
                                

Autor: Ana Sofia Neto


  1. Silkart says:

    Mais uns com ideias idiotas.
    Deixem lá estar o volante redondo. Se serve para rodar, deve ser redondo.

    • Hugo says:

      Com Steer-by-wire deixa de ser necessário rodar muito o volante com meia volta podes rodar a direção toda portanto diria que faz mais sentido quadrado

      • João-Sousa says:

        Redondo ou quadrado, deixem o volante ligado às rodas.
        Os aviões há muito que usam comandos fly-by-wire, mas têm sistemas redundantes, regras (obrigatórias) de manutenção que nunca mais acabam e uma série de requisitos definidos por entidades reguladoras.
        E os carros?

        • freakonaleash says:

          Tanto quanto sei na UE os carros com fly-by-wire serão obrigados a ter redundância do sistema.

        • Hugo says:

          Não queiras comparar uma avião a um carro são coisas completamente diferentes, os carros atualmente têm algum sistema redundante? quantas e quantas colunas de direção partem e não há nenhum sistema redundante, no caso de Steer-by-wire a redundância é muito mais fácil basta que em vez de 1 motor para mexer as rodas tenham 2 não faz sentido continuar a ter a coluna de direção porque isso tiraria todas as vantagens do Steer-by-wire tanto em termos de espaço como rotação de volante dinâmica

    • Realista says:

      Por acaso gosto dos volantes da Peugeot em que a parte de baixo não é redonda.

      Faz todo o sentido.

    • Grunho says:

      Ai é? E depois como é que os parolos vão dizer ao vizinho “o meu carro é especial, tem volante quadradi e tudo”?

  2. Mestre Interespacial says:

    Volante quadrado ?? Mas quem se ajeita e habitua com isso ?? É cada uma, sinceramente. Andam a copiar muitas coisas de filmes de ficção.

    • FM says:

      Arre, estas no site errado isto é um site de tecnologias e inovação, criticar inovação com o argumento “Mas quem se ajeita e habitua com isso” é só ridículo é mesmo de alguém que não tem nada para fazer e disser. ….. eras um poeta.

      • No name says:

        Para mim o prazer de dirigir esta entre ter poder ter escolha de allternar entre o modo automatico e o modo 100% manual sem qualquer tipo de assisstencia ao condutor. As vezes é interessante usar o automatico, mas mais importante ainda que isso é poder usar o modo 100% manual/esportivo pois assim teremos nossa unica e coisa que nos resta como humanos, a liberdade ou a liberdade de dirigir

        • FM says:

          Concordo, justificas com argumentos validos.

          • No name says:

            Pelo visto estamos indo em direcao a filmes distopicos como o O Demolidor de sylvester stallone, aonde o Stalloni ficou revoltadissimo com esses carros autonomos e automaticos. Eu me importo com a liberdade em geral, de ter o prazer de dirigir de forma 100% manual sem intervencao. Carros a combustao nao pode ficar no passado, nao pode ser proibidos de vender como quiseram atualmente para 2035. Tem alguma coisa de errado nisso. Daqui a pouco iremos proibir a conducao manual igual no filme por ser perigosa demais para si e para os outros. Enfim, futuro esta cabuloso

          • JL says:

            Ninguém vai proibir carros a combustão.

            O que me parece é que você só vê o seu umbigo, se este não lhe serve, compre um que não tenha este dispositivo, agora não queira impor os seus gostos aos outros.

          • No Name says:

            Serio mesmo JL? Para um bom entendendor, poucas palavras bastam. Estou criticando o futuro. Pelo visto voce nao entendeu o contexto do que quero dizer. Tu chama isso de assitencia de direcao ativada de seguranca e direcao como ser “Experiente em Pilotagem”? Tudo é piloto RAIZ ou nao? Ja se foi o tempo que verdadeiros pilotos profissionais nao tinham assisstencia de direcao e cheio de frescuras no carro, como Ayrton Senna e outros de sua epoca… Nutelas vcs sao, geracao Nutelas

          • JL says:

            Para um bom entendedor já entendemos que é contra aquilo que você não quer, e depois inventa leis que não existem, portanto não respeita a opção dos outros.

            Está criticando o futuro mas devia estar era a criticar o seu conhecimento, já que algumas dos argumentos não se verificam, ninguém vai proibir o motor a combustão em 2035, por exemplo.

            Mas compra um carro para levar a família em segurança ou para ir pilotar para a pista ? É que são 2 coisas bem diferentes.

            Somos nutelas ? Secalhar barramos os guiadores para ficarem mais bonitos ?

            E não, no nosso tempo não compramos carros sem assistência de direção para ir para a pista com o Ayrton Senna.

          • No Name says:

            Tive um delirio psicotico aqui desinformatico, estou tomando meus remedios. Desconsidere tudo isso que eu disse, pois as IAs exploram toda a fraqueza humana de querer expor desnecessariamente qualquer nossa e alheia, talvez exentricamente ipara impor a propria opiniao. Como “brigas de EGO” de ambos. Enfim, o embate publico de qualquer assunto é totalmente desnecessario, e quem se beneficiara disso tudo serao os robos e as IAs que usara contra nós ainda algum dia

          • JL says:

            Ia’s?

            Não viu que quem está a querer impor é você, todas a novas tecnologias são bem vindas, se não servirem os propósitos ou as pessoas não gostarem e não aprovarem, o mercado trata de desaparecer com elas, é como o Nutella, é tão bom que ninguém se precisa preocupar com ele (eu entendi a referência a ele, só que acho o seu significado preconceituoso e até ofensivo).

            Deixe lá, a malta que não gosta de novas tecnologias sempre foram os últimos a aderir, tanto que até à internet vêem.

      • João-Sousa says:

        Estão todos a olhar para o obvio em vez de olhar para o mais importante.
        A grande questão é que querem desligar o volante das rodas e isto não é inovação, mas sim “PERIGO”.

    • No name says:

      Eu nao testei, entao nao posso criticar ainda. Mas nao fico surpreso se estamos regredindo em vez de melhorar. Obviamente sou do tipo que o prazer de dirigir sempre sera o modo manual ou melhor modo esportivo, desativando todo e qualquet tipo de assistencia de conducao automatica. Sentiremos falta do modo manual no futuro, da liberdade de dirigir sem nenhuma IA atrapalhando. Enfim tenho medo dessas “evolucoes”

    • Rui says:

      Com Steer-by-wire faz mais sentido

      • No name says:

        Parece coisa de crianca “pilotar com joysticks” igual o submergivel da OceanGate que implodiu kkk. Entendo perfeitamente que aumenta a seguranca e a flexibilidade nas personalizacoes de modo de dirigir, como suave, normal e esportivo no volante por exemplo. Mas eu ainda nunca testei para saber se é melhor que o modo manual e provavelmente nao irei gostar. De qualquer forma, para um bom piloto que aprecie o modo manual e “velho de rastelo” antigo de dirigir… eu prefiro desativar todo o tipo de automacao/assistencia/de direcao e IAs e seguranca quando for ligar no modo esportivo. Sinceramente nao sei se isso sera uma “evolucao” no prazer de dirigir 100% manual

        • JL says:

          Mas a condução tira-lhe prazer só porque saber que não tem uma coloca de ferro ligada às rodas ?

          Em que carro é que tem a desativação da assistência na direção do carro ? e onde dá ou tira prazer de condução ?

          • No Name says:

            Voce nao entende absolutamente nada. As marcas que eu vi ate agora BYD e GWM da para tirar desativar a assistencia na direcao parcialmente. Obvio que o excesso de automacao tira o prazer de dirigir. Justamente isso, todos os carros ja deveriam ter opcao de desativar completamente essas inferencias e intervencao na conducao e seguranca na direcao. Mas algumas brands nao deixam essa opcao. So falta isso virar lei e proibir completamente qualquer tipo de desativacao. E voce ira ficar feliz sendo um Nutella que “acha” que sabe dirigir de forma Raiz como foi o Ayrton Senna e afins de sua mesma epoca

          • JL says:

            Mas em qual testou e tirou prazer de conduzir ? Dá prazer de conduzir ter uma direção pesada ?

            O que é um Nutella ? É alguém que se borra com esse produto para se bronzear ?

            O Airton Senna apesar de ter sido um Iglo para muita gente, morreu dentro de um carro que não fez a curva, será que foi porque não ter assistência na direção ?

          • No Name says:

            Nao ha como ter embate com voce. Agua e oleo nao se mistura. Alguem tem que desistir. Prefiro desistir e pouco importa isso para mim. E que voce fique com a razao

          • JL says:

            Pode ter debate, desde que não use preconceito, como chamar coisa de crianças e outros argumentos, além disso estamos a falar de automóveis para uso pessoal e não de desportos.

          • Realista says:

            O óleo não se dilui na água, mas o problema é grave quando a água e o óleo se misturam…

            lol

  3. Partido Chega says:

    Peugeot? Não, obrigado.

  4. João says:

    Pensei mais que a Peugeot andasse preocupada em resolver os problemas dos seus motores que atualmente são mais sucata que outra coisa.

  5. Rui Tobias says:

    Bom para chamar a atenção nas notícias mas péssimo na prática.

  6. Molécula says:

    Vai fazer reset à “memória muscular” e provocar acidentes, especialmente em cenários que precisam duma reação rápida e precisa.

  7. Helio says:

    Engraçado é entrar num “charuto com asas” e à mais de 20 anos já serem Fly-By-Wire

  8. Hugo says:

    Steer-by-wire vai entrar em acção independentemente da forma do volante mas com Steer-by-wire deixa de fazer sentido o volante ser redondo porque com meia volta podemos roda a direção toda

  9. PTO says:

    Bem podem ficar com o carro.
    Volante quadrado é uma imbecilidade.

  10. JL says:

    Ah e tal um tablet no meio do carro, pois…. Ah e tal um volante estranho, pois é Toyota e Peugeot e outras… Loooool

  11. Johnny says:

    Mto iluminado contra a inovaçao/diferenciaçao … mas de certeza que mtos ja usaram IA. À frente numas coisas, retrogrados noutras … go figures.

  12. olho' says:

    Eu sou pelo joystick, ando ha’ anos a dizer isto, o volante tornou-se arcaico.

  13. Filos says:

    Quadrado?! Bem eu vejo ali um retângulo, sei lá!

  14. FM says:

    Para os que falam em perigo, já iram os volantes da F1?

  15. says:

    Enquanto não tiverem um volante como o do KITT, não estou interessado.

  16. Grunho says:

    Volante quadrado já existe desde 1973: Austin Allegro. Por alguma razão ninguém mais copiou essa piroseira.

  17. Helder Monteiro says:

    O primeiro carro a ser comercializado com um sistema “Steer-by-Wire” foi o Infiniti Q50 de 2013.

  18. joao says:

    tenho um carro “evoluido” com todos os sistemas de segurança ativa, passiva, caixa automatica. Mas de vez vez em quando peço a minha Maria o fiat 500. vamos trocar de carro que hoje apetece-me conduzir.

  19. João says:

    Ridículo. Ideia idiota. Falta do que fazer. Querem reinventar a roda.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.