Primeiros testes de estrada do novo camião híbrido Scania alimentado por painéis solares
Num passo importante no desenvolvimento dos transportes sustentáveis, investigadores equiparam um camião Scania híbrido com um reboque coberto com painéis solares fotovoltaicos, e fizeram testes reais nas estradas públicas. Será que é este o futuro próximo dos pesados?
Uma equipa de investigadores que combina engenheiros da Scania e da Universidade de Uppsala, Suécia, elevou o desenvolvimento de soluções sustentáveis para veículos pesados de mercadorias a um novo patamar.
Esta iniciativa de investigação leva já quase 3 anos, como demos a conhecer aqui. A equipa procura explorar a forma como a energia solar pode reduzir os custos de funcionamento e as emissões locais, constituindo um marco na procura de um sistema de transportes mais limpo e mais eficiente.
Painéis solares eficientes e leves
A Scania, líder no sector dos transportes, está empenhada em liderar a transição para um sistema de transportes sustentável. Nesta colaboração, está a ser testada a produção de energia utilizando painéis solares incorporados no grupo motopropulsor de um camião.
Stas Krupenia, chefe do Gabinete de Investigação da Scania, sublinha a importância desta fonte de energia natural para reduzir significativamente as emissões no setor dos transportes.
Este projeto de investigação centra-se não só no aspeto ambiental, mas também na eficiência tecnológica. Os investigadores desenvolveram novos painéis solares, eficientes e leves, concebidos especificamente para camiões. Além disso, estudam a forma como estes veículos podem interagir com a rede elétrica e como vários camiões semelhantes poderão ser ligados a ela no futuro.
Este projeto empolgante demonstra como o meio académico e a indústria podem unir-se para reduzir o impacto climático do transporte rodoviário de mercadorias.
Referiu Erik Johansson, Gestor do Projeto e Professor de Físico-Química na Universidade de Uppsala.
Quilómetros movidos pelo sol: desempenho sem precedentes
O camião híbrido em questão possui um reboque de 18 metros quase totalmente coberto por painéis solares, equivalente a uma casa equipada com painéis de potência semelhante.
Esta inovação permite que o camião atinja uma autonomia superior a 5.000 km por ano na Suécia, graças à energia solar.
Em locais como Portugal, com mais horas de sol, o veículo poderia duplicar a quantidade de energia solar gerada, aumentando assim a sua autonomia em comparação com as condições suecas.
Um elemento-chave deste projeto é a investigação de novas células solares flexíveis, leves e eficientes. Estas células, baseadas numa combinação de tecnologias Midsummer e de novas células solares de perovskite, têm o potencial de duplicar a produção de energia solar em comparação com as soluções atuais.
Isto poderá revolucionar a forma como a energia solar é produzida e utilizada no transporte de mercadorias.
Projetos empenhados na mudança
Erik Olsson, Diretor de Desenvolvimento Empresarial da Midsummer, sublinha a importância da colaboração neste projeto inovador. Os painéis solares da Midsummer são especificamente concebidos para tornar os veículos comerciais mais sustentáveis, o que poderá ter um impacto significativo na redução das emissões dos veículos pesados.
Daniel Sandh, Diretor Executivo da Eksjö Maskin & Truck, salienta igualmente a necessidade de reduzir os custos operacionais das empresas de transportes. A redução dos custos de combustível poderá ter um efeito positivo na sociedade a longo prazo.
O projeto não é apenas uma questão de inovação tecnológica, mas também de enfrentar os desafios regulamentares e jurídicos. A possibilidade de carregar a rede com a energia excedente gerada pelo camião levanta questões jurídicas que ainda têm de ser resolvidas.
Testes no mundo real
A Ernsts Express AB, uma empresa de transportes, vai testar o camião híbrido solar em estradas públicas. O Diretor Executivo da Ernsts Express, Lars Evertsson, destaca a forma como a eletrificação a partir de fontes renováveis está a moldar o futuro dos transportes.
O camião solar foi desenvolvido no âmbito de um projeto de investigação financiado pela Vinnova, uma agência governamental de inovação, com o objetivo de desenvolver camiões de baixo impacto climático utilizando energia solar.
O camião é um híbrido plug-in com 560 cavalos de potência. No reboque de 18 metros, uma superfície de 100 metros quadrados é coberta por painéis solares finos, leves e flexíveis, com uma eficiência máxima de 13,2 kWp (quilowatt-pico).
Estima-se que forneçam 8.000 quilowatts-hora (kWh) por ano quando estão a funcionar na Suécia. As baterias têm uma capacidade total de 300 kWh, 100 kWh no camião e 200 kWh no reboque.
Este artigo tem mais de um ano
Muito maiores economias e a custos muitíssimo inferiores conseguem-se transferindo para a ferrovia a carga destes paquidermes.
Isto não aprova… Tem que ser tipo Tesla Semi, isto sim aprova…potência torque facilidades de operação e poupança absoluta de sumo de dinossauro e peças dos camiões de Legos, que se desfazem com os km 🙁
A Pepsi Co já encaixou mais de 200 mil USD em meia dúzia de meses desde que adquiriram os primeiros Tesla Semi ….200 mil por unidade, isto sim vale a pena. Numa frota de 15 camiões em 3 anos ficam pagos .