Portugal: queda de 20,2% na produção de veículos automóveis
Os números são claros! Em março de 2024 foram produzidos em Portugal 31.732 veículos automóveis, o que representou uma queda de 20,2 por cento face ao mês homólogo de 2023.
Segundo revela a ACAP, a informação estatística relativa aos três primeiros meses do ano de 2024 confirma a importância que as exportações representam para o sector automóvel já que 98,4 por cento dos veículos fabricados em Portugal têm como destino o mercado externo, o que contribui de forma significativa para a balança comercial portuguesa.
Como se pode ver na imagem seguinte, em março de 2024 foram produzidos em Portugal 26 193 unidades de ligeiros (-17,5% face a 2023). No que diz respeito a veículo ligeiros de mercadorias, foram produzidos 5117 (-31,2% face a 2023). Relativamente a veículos pesados, foram produzidas 422 unidades (-23,8% face a 2023).
No que diz respeito ao período janeiro a março de 2024, apenas a produção de ligeiros de mercadorias teve uma quebra (-13,2% face a 2023).
A Europa continua a ser o mercado líder nas exportações de viaturas fabricadas em território nacional – com 79,8 por cento – com a Alemanha (22,3%), Itália (12,7%), Espanha (9,5%) e França (9,3%) no topo do ranking.
Montagem de veículos automóveis pesados
Relativamente à montagem de veículos automóveis em Portugal, em março de 2024 foram montados 35 veículos pesados, tendo representado um aumento de 250,0 por cento face a igual mês do ano de 2023.
Em termos acumulados, no primeiro trimestre de 2024, a montagem de veículos pesados apresentou um crescimento de 69,6 por cento face igual período do ano anterior, representando 78 veículos montados em 2024.
De janeiro a março de 2024 foram exportados 55,1 por cento dos veículos montados em Portugal, representando 43 unidades. O Reino Unido (67,4%) e a Alemanha (32,6%) são os únicos destinos destas exportações.
As coisas andam tremidas, será que estamos perante uma nova crise?
Se estamos perante uma nova crise? Então tu que apoias gajos como o Putin(o novo Hitler) e a guerra sangrenta que está a fazer à Ucrânia achas que não estamos numa crise que afeta tudo e todos? Mais noção…
Lol eu apoio a paz, pelos vistos noção tens que ter tu.
Pax putinica! Tudo debaixo da pata do fuhrer putin e assim haverá paz!
É cómico alguém vir falar de paz….. defendida pela rússia que subjuga quem está à sua volta e ainda têem a lata de falar de paz!? Moldova, Ucrãnia, Geórgia, Chechénia….. todos cilindrados pela rússia e ainda vemos pessoas sem coluna vertebral defenderem uma atrocidade destas!!!!!
A Europa que não se ponha fina ou a rússia engole um país de cada vez, porque com a rússia com armas nucleares ninguém se mete, em nome da paz!!!!!
Patético!
As pessoas ainda não perceberam que temos que comprar o que é produzido da EU preferencialmente por companhias europeias.
Comprem marcas estrangeiras que quando a autoeuropa fechar as portas vão ver como choram! Só a autoeuropa é responsável por 1.5% do PIB português, fora todas as empresas que existem na zona de Setúbal que fecham também as portas! É imaginar os despedimentos e quantidade de famílias afectadas porque as pessoas não percebem que não podemos estar a comprar marcas não europeias (chinesas)
“marcas não europeias (chinesas)” Como a Tesla também pois a Tesla é norte-americana e não é europeia. Esse sentimento anti-chinês que você tem é que é mau.
Ao contrário, os políticos não podem afirmar categoricamente, mas nós podemos. Em primeiro lugar estamos nós tugas, depois a União Europeia, o resto que se lixe! Sempre que estamos a comprar produtos chineses, estamos a pregar um prego numa empresa nacional/UE!
Mais, falamos tanto do ambiente e a China e o resto da Ásia está a borrifar-se para o ambiente ou para as condições de trabalho dos seus RH!!!!
Como diz, quando as empresas europeias fecharem, vão depois pedir emprego aos chineses e indianos!!!!! Devem pagar melhor, não?
Eu compro mais barato . Estou-me nas tintas se é Chinês . Deves ser conspiracionista da grande substituição automóvel.
A questão é que os carros do grupo VAG não são para todas as carteiras! O VW T-Roc, bandeira da Autoeuropa, começa quase nos 29K! Não estou a dizer que não valha o valor que pedem, mas o português do SMN ou pouco mais não tem como aceder sem pôr a corda ao pescoço!
Procura pelos resultados do grupo VW para ver se eles andam a perder dinheiro… a receita aumentou cerca de 15% face a 2022. Tiveram um 2023 bem positivo, mesmo tendo em conta que foi um ano de dificuldades e de inflação alta. Não me parecem uns coitadinhos.
Posto isto, é verdade que as empresas têm que ter lucro para crescerem e para empregarem mais gente. Mas a “minha empresa” também tem que ter lucro para poder distribuir esse lucro em bens de consumo de empresas como o grupo VW. Mas a minha parte da equação não cresceu. Assim como a de muitos Tugas. Como é que empresas como a VW crescem se a malta não tem dinheiro para comprar!?
E o estranho é que em 2023 as vendas de automóveis novos em PT subiram 26%!!! (menos que os 15% da VW)
Contas difíceis.
“Em março de 2024 foram produzidos em Portugal 31.732 veículos automóveis, o que representou uma queda de 20,2 por cento face ao mês homólogo de 2023.” Que queda. Não é brincadeira nenhuma. 😐
O Aves Jr. cá do sitio……..
Na medida em que nos outros setores existem metas, o setor automóvel não será exceção. No entanto, acho que se cobra muito a quem tem pouco para pagar. Para mim, um carro deve conter elementos de segurança e isso é inegável. Crise neste setor servirá para nivelar o sistema, só os fortes ficam. Carro para mim é o básico e essencial, nada de jogos, centrais de multimédia a custar milhares de euros. Um Dacia simples sem muito equipamento seria a melhor opção. Pagar 40000€ por um carro é um crime. Espero que o mercado dos usados não pare. Há uns tempos um amigo disse: vais comprar um 1300 cc com 1400 kgs de peso, é muito carro para pouco motor, agora tem-se 1000cc para 1400kgs, será melhor???!!!!
Estamos num dilema, os eléctricos são super caros, mesmo com fortes subsídios do Estado (não pagam imposto automóvel, pode-se deduzir IVA e o Estado ainda dão uns milhares de euros de subsídio)! Esta é a realidade de quem vê o mercado automóvel desapaixonadamente!
O mercado dos eléctricos ainda está muito verdinho e muito carito, fora dos bolsos da maioria da população. Pagar 40k por um Clio verde ou 45k por um Megane que no interior do país faz em segurança 200 a 250km…….. quando por esse dinheiro compramos um Mercedes ou BMW com 200cv!!!!! Ou então por metade do preço compramos o Clio ou Megane a combustão!!!!!!!
E eu ainda tenho muitas dúvidas que os eléctricos sejam o futuro!!!! Racionalmente o híbrido pode fazer sentido, mas também tem os defeitos dos 2 mundos!!!!!
Quanto ao que diz, eu próprio confirmei, costumo andar com carros de aluguer, por motivos profissionais e…… o último, um Focus com 900ccm e 130cv!!!! Sabem o que é andar no interior com um carro desses e acelerador no fundo nas subidas!!!!! É raro chegar ao destino e não sentir o cheiro de plástico “aquecido” 🙂
São carros feitos apenas para cidade ou sul do país, quem tiver de conduzir um em montanha, não acredito que o motor aguente muito tempo!!!!!
Apesar de ser um dado a ter em atenção, pode ter muitas razões.
Basta por exemplo um grande produtor parar parte da produção para a preparar para um novo modelo. A notícia sem mais dados ou mais informações é apenas uma estatística sem contexto.
Andamos a produzir latas a combustão desatualizadas como o T-Escroc…