Portugal: GALP vai ser a primeira a ter posto de hidrogénio
A Galp – maior produtor e utilizador de hidrogénio em Portugal – aderiu ao Hydrogen Council. Esta associação de grandes empresas e instituições mundiais que visa promover o desenvolvimento do hidrogénio enquanto solução mais competitiva para a descarbonização de inúmeros setores
Através de um comunicado, a empresa revelou que, até final do ano, terá posto de hidrogénio no nosso país.
A Galp produz anualmente cerca de 120 mil toneladas de hidrogénio que é utilizado no processo produtivo do seu sistema refinador. Encontra-se igualmente envolvida no lançamento do primeiro posto de abastecimento de hidrogénio em Portugal, que deverá abrir ainda este ano para abastecer uma frota de autocarros.
Posto da abastecimento de hidrogénio em Portugal até final do ano...
Recentemente a empresa aderiu ao Hydrogen Council em simultâneo outros 22 membros. Atualmente esta associação tem 81 associados, onde se incluem grandes empresas de energia, transportes e indústria. Mais recentemente, também do setor financeiro, que partilham uma visão comum sobre o papel do hidrogénio na transição energética.
A Galp revelou ainda está "envolvida no lançamento do primeiro posto de abastecimento de hidrogénio em Portugal, que deverá abrir ainda este ano para abastecer uma frota de autocarros".
A mais longo prazo, a Galp está a avaliar outros projetos de larga escala. Sabe-se que a empresa pretende estabelecer parcerias relacionadas com a produção de hidrogénio verde a partir de energias renováveis e a sua associação à descarbonização de processos industriais e à mobilidade, ou para injeção em redes de gás natural.
Estes projetos encontram-se abrangidos pelo objetivo estratégico assumido pela Galp. O objetivo é alocar cerca de 40% do seu investimento anual líquido a oportunidades relacionadas com a transição energética e em projetos que contribuam para a redução global de emissões de CO2.
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Este artigo tem mais de um ano
Afinal havia outra. ah ah. Pópós a pilhas já eram
+ 1
Claro k a Galp esta interessada, pois o negócio do hidrogênio é igual ao negócio da gasolina e gasóleo, so muda o carburante. É manter os negócios actuais, o das petroliferas e do da taxacao pelo estado.
Nao obrigado.
lol mais um que fala sem saber.
lol mais outro que fala sem saber.
Quem anda a comprar os carrinhos da moda daqui as poucos anos querem trocá-los e ninguém lhes pega. E entretanto vai-se danificar completamente uma serra e prejudicar povoações para retirar lítio…
e olha outro que fala sem saber. Este mundo esta cheio desta gente :/
Já começa por cá e na alemanha ainda está mais avançado
https ://observador.pt/2018/09/26/electricos-sem-limitacoes-hidrogenio-finalmente-em-portugal/
A começar por ti que não fazes a mínima ideia do que se está a falar.
Ilucida-me na tua imensa sabedoria e conhecimento
Pelos vistos tu também não sabes.
Tens um carro movido a electricidade entre outros que já existem que não precisa de ficar horas a carregar.
https://www.youtube.com/watch?v=Y2pCsd3pRUE
Quem quer andar com uma bomba na mala?
Estás a falar do GPL?
Se os carros não fossem devidamente testados achas que eram produzidos?
Sera que isto ja esta suficientemente seguro? A Toyota queixou-se ali nuns testes…
Sempre disse e continuo a dizer: O hidrogénio é o futuro.
Carros a pilhas é coisa de momento.
Talvez não seja o futuro, mas tem mais futuro do que os “eléctricos”.
Vamos ver as condições de segurança… até há pouco tempo o hidrogénio era muito instável…. pois a Toyota já está a trabalhar nesta tecnologia há vários anos….pode ser que a Toyota e outras empresas do sector tenham arranjado forma de ultrapassar essas limitações de segurança
A quem anda a dizer que os carros a pilhas já eram, têm a noção que a “combustão” (note-se as aspas!) do hidrogénio gera energia elétrica que é armazenada em baterias que depois alimentam motores elétricos que criam o movimento das rodas e por conseguinte o veículo?
O elétrico continua a existir, o que muda é a forma de gerar a energia.
Certo Alvaro. Vamos ter presente que a ecologia é muito bonita quando está ao par de questões econômicas. É muito alto, do ponto de vista ambiental a obtenção de carros eléctricos/baterias , comparativamente com a situação do hidrogénio. Os eléctricos mais do que moda são a solução “a mão” para poderemos cumprir com determinados critérios, vais ver a quantidade de carros eléctricos que durante 2020/22 vão surgir.
Jefe, os eletricos vão aparecer durante 20/22 tal como diz, mas não é por exigencia de mercado. Aí o assunto é outro….
Os carros eléctricos a bateria são uma emergência global que ainda não tem paralelo em alternativa.
Por esse facto é considerada uma tecnologia de transição até que surjam opções a hidrogênio.
A poder escolher, no que diz respeito a potenciais lobbys existentes, prefiro que existam esses do que os dos combustíveis fósseis em que destes últimos vão perder valorização muito rapidamente.
Um eléctrico será a alternativa viável.
Um a hidrogênio será o futuro.
Existem até propostas bastante promissoras e realistas que podem colocar nos prédios ou em casas particulares usinas de hidrogênio para reabastecer as viaturas.
Então mas o hidrogénio produzido pela GALP, tem origem do gás natural… por sua vez o gás natural é um combustível fóssil, que apesar de poluir menos que o petróleo, também polui.
Por outro lado, existe muita forma de produzir electricidade sem poluir…
Podem dizer que o lítio, ou a sua extracção é prejudicial para o ambiente. O que até pode ser verdade. Mas o problema aqui não os carros serem eléctricos, é a forma como é armazenada a energia. Esse é que devia ser o grande investimento a fazer, estudar formas de armazenar energia cada vez menos prejudicial para o ambiente.
O futuro será encontrar formas de armazenar energia, que não sejam demasiado agressivas para o ambiente.
Porque o hidrogénio, continua a estar muito ligado a exploração fóssil. E é uma empresa petrolífera tem muito mais interesse em carros a hidrogénio, que eléctricos.
Não queria ir tão longe. Mas a questão é mesmo essa, onde armazenar a energia e enquanto não se ultrapassar essa questão é escolher a que tem menos custo para o ambiente …. ou seja …
há “dois” hidrogénios, o azul e o cinzento. O Azul é obtido pela electrolise da agua, enquanto o cinzento é obtido através do gás natural.
Obviamente que as petrolíferas são lutar pelo cinzento.