Portagens nas antigas SCUT mais baratas a partir de hoje
Com o novo ano de 2024 são várias as subidas, mas também há descidas. Uma das mais impactantes para quem vive no interior é o facto das portagens ficarem mais baixas. É verdade que o desconto poderia ser maior, mas já é um começo.
Portagens: redução é de cerca de 30% face aos preços em vigor no final de 2023
Foi no final de setembro de 2023 que Ana Abrunhosa, ministra da Coesão Territorial, anunciou, após o Conselho de Ministros, a redução nas portagens dos territórios do Interior e também na Via do Infante, no Algarve. A portaria que reduz as portagens nas antigas SCUT foi publicada em dezembro.
O Ministério da Coesão Territorial (MCT) informou que a redução é de cerca de 30% face aos preços em vigor no final de 2023 para veículos ligeiros e de 22,6% para transportes de mercadorias e de passageiros no período diurno.
Segundo o documento...
- a) O regime de redução aplicável ao valor das taxas de portagem, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 97/2023, de 17 de outubro, nos lanços e sublanços das autoestradas da A 22, A 23, A 24 e A 25, que integram o objeto das concessões do Algarve, da Beira Interior, da Infraestruturas de Portugal, S. A., do Interior Norte e da Beira Litoral/Beira Alta, sujeitos ao regime de cobrança de taxas de portagem aos utilizadores pelo Decreto-Lei n.º 111/2011, de 28 de novembro, e identificados no anexo i à presente portaria, da qual faz parte integrante;
- b) Os regimes aplicáveis noutros lanços e sublanços abrangidos pela Portaria n.º 138-D/2021, de 30 de junho, e identificados no anexo ii à presente portaria, da qual faz parte integrante.
- 2 - A presente portaria aprova igualmente o regime de modulação do valor das taxas de portagem aplicáveis aos veículos das classes 2, 3 e 4 afetos ao transporte rodoviário de mercadorias por conta de outrem ou público, com extensão aos veículos das referidas classes afetos ao transporte rodoviário de passageiros por conta de outrem ou público, nos termos legalmente admitidos, nos lanços e sublanços de autoestrada referidos no n.º 1.
A redução de preços será sentida de forma mais profunda no Túnel do Marão e no Pinhal interior, vias que “não beneficiaram da redução de 50% feita em 2011 e terão agora as mesmas condições das vias abrangidas por esta medida”, referiu Ana Abrunhosa.
De relembrar que estas autoestradas foram consideradas estradas sem custos para o utilizador (SCUT) até 2011, altura em que começaram a ser pagas pelos automobilistas.
Passei o fim de semana em Salamanca, fiquei parvo com o número de pórticos na A25, de Viseu a Vilar formoso, perdi a conta a tanto pórtico e dinheiro a cair na mão do estado e do concessionário. Nós 110 km que fiz na autoestrada espanhola até Salamanca, nem uma portagem…
É verdade. As autoestradas espanholas foram construídas de borla. Nem o estado as pagou/paga, nem os utilizadores.
Só em Portugal é que foi/é preciso pagá-las.
:S como é que tu querias que funcionasse numa autoestrada com portagem?
Nada é de borla e muito menos pagar a manutenção. Se foste a Espanha então conta a história toda!
Porque não contas que nas estradas de Espanha na estremadura de Espanha, é grátis andar mas parecem co campos de minas?! E que na parte portuguesa o posso é muito bom e suave?
Pois… é o mesmo que dizer que uns gastam 1000€/ano na manutenção da casa mas está perfeita e os outros nada…mas estão cheios de frinchas e goteiras. Há que comparar igual e nos em Portugal temos excelentes autoestradas e vias rápidas.
Outras coisas:
– numa autoestrada em Espanha, 100 km, podem passar diariamente 5x mais carros e camiões que pagam com os seus impostos e portagens
– em Portugal as portagens têm que ser mais caras porque pagam menos carros e há menos habitantes para pagar esses mesmos custos.
Além disso Portugal tem no interior e norte muito monte e sai caro construir, no caso de Espanha 2/3 do país são muito planos e fáceis de construir. Logo mais barato. Óbvio que deviam haver valores diferentes para quem usa a AE para ir trabalhar ou estudar…
Maria Albertina, conhece as autoestradas espanholas em zonas montanhosas da Galiza, Astúrias, Leão e País Basco?
A @Maria está a delirar.
Mas a delirar mesmo muito. Tem que meter mais tabaco, porque existem de facto autopistas e autovias, sendo que umas sao pagas e outras nao. Mesmo as que nao sao pagas, sao bem melhores que algumas scuts em Portugal
Já rodei muito pela Extremadura e só em boas estradas.
Vou de Vilar Formoso até Bilbau, cerca de 700km, sem pagar qualquer portagem e em autoestradas ótimas! No entanto, em Portugal, até chegar a Vilar Formoso, passo pela A23 e A25, então, não são só as portagens, como o carro não tem sensor, passado um mês, ainda estou a receber, via CTT, emails para pagar portagens, que eu já não a que pórticos ou concessionária correspondem. É assim, em Portugal é pagar e calar e sempre feliz!
– Em Espanha pagam os contribuintes em geral.
– Em Portugal pagam os utilizadores e, em parte, os contribuintes em geral.
– Em Portugal, nas ex-SCUTS seguia-se o modelo de Espanha, até se perceber que os valores anuais a pagar aos consórcios que as construíram e financiaram estavam a atingir valores astronómicos. E aí foram introduzidas portagens.
– Em Espanha, em 2024, em auto-estradas que são gratuitas, a Comissão Europeia exigia a introdução de portagens. O governo de Espanha negociou e conseguiu um adiamento para 2024. Mas, o mais certo é que venham ser introduzidas mais tarde.
Introduzindo as portagens, para segmentar o preço de acordo com o percurso utilizado tem que introduzir pórticos, não há outra maneira.
Isto não vai lá com discursos de que só em Portugal é que se paga. Nos ouros lados também se paga, se não for de uma maneira é de outra, porque a construção e manutenção é cara.
Maria Albertina, claramente vê-se que está a falar de algo sem saber realmente do que está a falar!
https://www.viamichelin.co.uk/
1: e faça Vilar Formoso até Irun. Tem para perto de 600Km sem pagar autoestrada (Atenção que tem de escolher a opção 2 que são mais 10Km, mas é também por autoestrada (e sei bem do que falo)).
2: e faça Vilar Formoso até Madrid. Tem par perto de 330Km e tem 9.90€ de portagens, e se quiser, também tem 2 opções sem portagem.
As 2 opções sem portagem, tem de sair da autoestrada, mas depois volta a entrar. Pessoalmente, não compensa o desvio. Mais vale pagar os 9.90€
Nas simulações 1: e 2:, as autoestradas passam por montanhas. Espanha não é só linha recta em plano.
A partir de 2024, grande parte das autoestradas em Espanha vão ser a pagar:
https://expresso.pt/economia/2021-05-14-Autoestradas-espanholas-vao-ser-pagas-5b6b6b11
https://observador.pt/2021/11/09/todas-as-autoestradas-espanholas-vao-comecar-a-ter-portagens-governo-de-sanchez-pondera-cobrar-um-centimo-por-quilometro/
Quanto ao piso, na opção 1: entre Miranda de Ebro e Vitoria-Gasteiz, há uma parte da autoestrada que está miserável, (ou estava) mas as restantes centenas de Km, tomara muitas autoestradas em Portugal estar nas mesmas condições.
Em Portugal, tem áreas de serviço a cada 20Km no máximo. Em Espanha não. Apesar de haver locais par se abastecer, a nível de segurança, prefiro as áreas de serviço em Portugal.
Podíamos estar aqui a enumerar os prós e os contras de um lado e do outro, mas ambos temos outras coisas mais importante para fazer.
PS: Se continuar na autoestrada em França, então prepare-se para abrir os cordões à bolsa, pois apesar de as autoestradas serem excelentes e com áreas de serviço muito boas, as autoestradas são muito, muito caras 🙁 .
Bom ano e bem haja,
“A partir de 2024, grande parte das autoestradas em Espanha vão ser a pagar:
https ://expresso.pt/economia/2021-05-14-Autoestradas-espanholas-vao-ser-pagas-5b6b6b11
https ://observador.pt/2021/11/09/todas-as-autoestradas-espanholas-vao-comecar-a-ter-portagens-governo-de-sanchez-pondera-cobrar-um-centimo-por-quilometro/”
@Paulo, essa situação encontra-se ultrapassada, as autovias em Espanha vão continuar gratuitas em 2024. Em setembro de 2023, o governo espanhol chegou a acordo com a Comissão Europeia para retirar a cobrança das portagens nas autoestradas do país, até à data gratuitas, a partir de 2024. A medida estava prevista mas foi alvo de forte contestação da população e das empresas. Esse facto já foi discutido aqui no Pplware.
Em alternativa fala-se numa taxa para veículos pesados para ajudar na conservação das vias. Espero que vá avante e que incluam os veículos eléctricos que pesam muito mais que um carro tradicional e portanto estragam mais as autovias.