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Portagens nas antigas SCUT mais baratas a partir de hoje

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. Nuno says:

    Passei o fim de semana em Salamanca, fiquei parvo com o número de pórticos na A25, de Viseu a Vilar formoso, perdi a conta a tanto pórtico e dinheiro a cair na mão do estado e do concessionário. Nós 110 km que fiz na autoestrada espanhola até Salamanca, nem uma portagem…

    • Aves says:

      É verdade. As autoestradas espanholas foram construídas de borla. Nem o estado as pagou/paga, nem os utilizadores.
      Só em Portugal é que foi/é preciso pagá-las.

    • Castro says:

      :S como é que tu querias que funcionasse numa autoestrada com portagem?

    • Maria Albertina says:

      Nada é de borla e muito menos pagar a manutenção. Se foste a Espanha então conta a história toda!

      Porque não contas que nas estradas de Espanha na estremadura de Espanha, é grátis andar mas parecem co campos de minas?! E que na parte portuguesa o posso é muito bom e suave?

      Pois… é o mesmo que dizer que uns gastam 1000€/ano na manutenção da casa mas está perfeita e os outros nada…mas estão cheios de frinchas e goteiras. Há que comparar igual e nos em Portugal temos excelentes autoestradas e vias rápidas.

      Outras coisas:
      – numa autoestrada em Espanha, 100 km, podem passar diariamente 5x mais carros e camiões que pagam com os seus impostos e portagens

      – em Portugal as portagens têm que ser mais caras porque pagam menos carros e há menos habitantes para pagar esses mesmos custos.

      Além disso Portugal tem no interior e norte muito monte e sai caro construir, no caso de Espanha 2/3 do país são muito planos e fáceis de construir. Logo mais barato. Óbvio que deviam haver valores diferentes para quem usa a AE para ir trabalhar ou estudar…

    • Pedro António says:

      Vou de Vilar Formoso até Bilbau, cerca de 700km, sem pagar qualquer portagem e em autoestradas ótimas! No entanto, em Portugal, até chegar a Vilar Formoso, passo pela A23 e A25, então, não são só as portagens, como o carro não tem sensor, passado um mês, ainda estou a receber, via CTT, emails para pagar portagens, que eu já não a que pórticos ou concessionária correspondem. É assim, em Portugal é pagar e calar e sempre feliz!

      • Aves says:

        – Em Espanha pagam os contribuintes em geral.
        – Em Portugal pagam os utilizadores e, em parte, os contribuintes em geral.
        – Em Portugal, nas ex-SCUTS seguia-se o modelo de Espanha, até se perceber que os valores anuais a pagar aos consórcios que as construíram e financiaram estavam a atingir valores astronómicos. E aí foram introduzidas portagens.
        – Em Espanha, em 2024, em auto-estradas que são gratuitas, a Comissão Europeia exigia a introdução de portagens. O governo de Espanha negociou e conseguiu um adiamento para 2024. Mas, o mais certo é que venham ser introduzidas mais tarde.
        Introduzindo as portagens, para segmentar o preço de acordo com o percurso utilizado tem que introduzir pórticos, não há outra maneira.
        Isto não vai lá com discursos de que só em Portugal é que se paga. Nos ouros lados também se paga, se não for de uma maneira é de outra, porque a construção e manutenção é cara.

  2. Paulo says:

    Maria Albertina, claramente vê-se que está a falar de algo sem saber realmente do que está a falar!

    https://www.viamichelin.co.uk/
    1: e faça Vilar Formoso até Irun. Tem para perto de 600Km sem pagar autoestrada (Atenção que tem de escolher a opção 2 que são mais 10Km, mas é também por autoestrada (e sei bem do que falo)).

    2: e faça Vilar Formoso até Madrid. Tem par perto de 330Km e tem 9.90€ de portagens, e se quiser, também tem 2 opções sem portagem.
    As 2 opções sem portagem, tem de sair da autoestrada, mas depois volta a entrar. Pessoalmente, não compensa o desvio. Mais vale pagar os 9.90€

    Nas simulações 1: e 2:, as autoestradas passam por montanhas. Espanha não é só linha recta em plano.

    A partir de 2024, grande parte das autoestradas em Espanha vão ser a pagar:
    https://expresso.pt/economia/2021-05-14-Autoestradas-espanholas-vao-ser-pagas-5b6b6b11

    https://observador.pt/2021/11/09/todas-as-autoestradas-espanholas-vao-comecar-a-ter-portagens-governo-de-sanchez-pondera-cobrar-um-centimo-por-quilometro/

    Quanto ao piso, na opção 1: entre Miranda de Ebro e Vitoria-Gasteiz, há uma parte da autoestrada que está miserável, (ou estava) mas as restantes centenas de Km, tomara muitas autoestradas em Portugal estar nas mesmas condições.

    Em Portugal, tem áreas de serviço a cada 20Km no máximo. Em Espanha não. Apesar de haver locais par se abastecer, a nível de segurança, prefiro as áreas de serviço em Portugal.

    Podíamos estar aqui a enumerar os prós e os contras de um lado e do outro, mas ambos temos outras coisas mais importante para fazer.

    PS: Se continuar na autoestrada em França, então prepare-se para abrir os cordões à bolsa, pois apesar de as autoestradas serem excelentes e com áreas de serviço muito boas, as autoestradas são muito, muito caras 🙁 .

    Bom ano e bem haja,

  3. Yamahia says:

    “A partir de 2024, grande parte das autoestradas em Espanha vão ser a pagar:
    https ://expresso.pt/economia/2021-05-14-Autoestradas-espanholas-vao-ser-pagas-5b6b6b11
    https ://observador.pt/2021/11/09/todas-as-autoestradas-espanholas-vao-comecar-a-ter-portagens-governo-de-sanchez-pondera-cobrar-um-centimo-por-quilometro/”
    @Paulo, essa situação encontra-se ultrapassada, as autovias em Espanha vão continuar gratuitas em 2024. Em setembro de 2023, o governo espanhol chegou a acordo com a Comissão Europeia para retirar a cobrança das portagens nas autoestradas do país, até à data gratuitas, a partir de 2024. A medida estava prevista mas foi alvo de forte contestação da população e das empresas. Esse facto já foi discutido aqui no Pplware.

    Em alternativa fala-se numa taxa para veículos pesados para ajudar na conservação das vias. Espero que vá avante e que incluam os veículos eléctricos que pesam muito mais que um carro tradicional e portanto estragam mais as autovias.

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