Por que razão não existem carros movidos a energia solar?
Há projetos que tentaram, aprenderam e ficaram para a história. Outros continuam a debater-se com as mais diversas dificuldades, como Lightyear, e dão a entender que não há sucesso nos carros movidos a energia solar. Porquê?
Bom, temos de separar duas categorias: os carros convencionais que recebem estas células e os carros dedicados exclusivamente a pôr à prova o conceito que a energia solar permite alimentar um veículo.
Dito isto, temos de afirmar então que os carros solares existem. O melhor sítio para os ver é o World Solar Challenge, uma corrida realizada a cada dois anos na Austrália. Os concorrentes têm de percorrer cerca de 3000 quilómetros, desde Darwin, na costa norte do país, até Adelaide, na costa sul, utilizando apenas a energia do Sol.
Muitos dos carros que competem nesta corrida parecem-se mais com veículos de parques de diversões ou de ficção científica do que com os carros vistos na estrada. Num artigo muito interessante da The Convertion, percebemos de forma mais clara a razão pela qual os carros solares não são uma opção para as viagens quotidianas, pelo menos por enquanto.
Recolher luz solar suficiente
Há alguns cálculos que referem que em média a Terra recebe cerca de 1361 watts de energia solar por metro quadrado na camada superior da atmosfera, um valor conhecido como constante solar. Portanto, o nosso planeta recebe muita luz solar na Terra durante o dia. Contudo, a luz dispersa-se à medida que atravessa a atmosfera, pelo que a quantidade que atinge uma determinada superfície é bastante reduzida.
Como tal e calculada a média ao longo de um ano inteiro (para eliminar os efeitos das diferentes estações) o nosso planeta recebe cerca de 342 watts por metro quadrado. É aproximadamente a potência suficiente para fazer funcionar um frigorífico normal.
No entanto, um carro normal não tem uma superfície suficiente para recolher muita energia solar. Os tamanhos destes carros variam muito, mas um carro de tamanho normal nos EUA tem cerca de 5 metros de comprimento por 2 de largura, pelo que tem cerca de 9 a 10 metros quadrados de superfície horizontal.
Os grandes parques solares que enviam eletricidade para as cidades e vilas compensam o facto de a luz solar se espalhar por uma área tão grande, colocando milhões de painéis solares em milhares de hectares. Alguns, principalmente em zonas desérticas, utilizam campos de espelhos para concentrar a energia do Sol. Mas um carro normal não tem uma superfície suficiente para recolher muita energia solar.
Transformar a luz do Sol em energia
Outro problema é que os painéis solares atuais não são muito eficientes na conversão da luz solar em eletricidade. Normalmente, a sua eficiência é de cerca de 20%, o que significa que convertem em corrente elétrica cerca de um quinto da energia solar que chega até eles.
Isto significa que 3420 watts de energia solar a incidir sobre um carro médio coberto de painéis solares produziriam apenas 684 watts que o carro poderia utilizar. Em comparação, são necessários cerca de 20.000 watts para um veículo elétrico circular a 100 quilómetros por hora.
Os veículos que competem no World Solar Challenge tendem a ser grandes e a ter designs que maximizam a sua área de superfície horizontal. Isto ajuda-os a recolher o máximo de luz solar possível. Como veículo concetual, isso é bom, mas a maioria dos modelos não tem muitas janelas, nem espaço para nada, exceto para o condutor.
Quando o sol não brilha
Outro desafio é que a localização geográfica, as horas de luz do dia e as condições climatéricas afetam a quantidade de energia solar que pode ser produzida.
A Terra está inclinada sobre o seu eixo, pelo que nem todas as áreas recebem quantidades iguais de luz solar num determinado momento. Quando o Hemisfério Norte se inclina na direção do Sol, a parte superior do globo recebe mais exposição solar e observa a primavera e o verão, enquanto o Hemisfério Sul é mais frio e escuro. Quando a metade sul do planeta se inclina na direção do Sol, as áreas da metade sul da Terra recebem mais Sol e a metade superior recebe menos.
As zonas próximas do equador recebem luz solar constante durante todo o ano, pelo que as zonas mais próximas do equador - como o Sul da Califórnia ou o deserto do Saara - têm uma energia solar mais intensa do que os locais mais próximos dos polos da Terra, como o Alasca.
Os carros solares também teriam dificuldade em recolher luz solar suficiente em dias nublados ou chuvosos. Mesmo as grandes empresas de serviços públicos com enormes parques solares têm de planear os períodos em que o Sol não brilha.
No entanto, os condutores precisam dos carros operacionais dia e noite. Portanto, para um carro solar funcionar após escurecer, teria de utilizar a energia extra que recolheu durante o dia e armazenou numa bateria. Os painéis solares e as baterias aumentam o peso do carro, e os carros mais pesados precisam de mais energia para funcionar.
Os investigadores estão a trabalhar no sentido de conceber carros solares que sejam mais adequados à utilização quotidiana. Para que isso aconteça, os projetistas terão de tornar os painéis solares mais eficientes na conversão da luz solar em energia e conceber painéis solares mais adequados aos automóveis. Também será fundamental tornar os sistemas solares para automóveis mais baratos, para que os compradores médios os possam comprar.
Por enquanto, a opção mais próxima de um carro solar é um veículo elétrico que é carregado em casa ou numa estação de carregamento. Dependendo da forma como a eletricidade é produzida, parte da energia que alimenta estes automóveis provém provavelmente de painéis solares, turbinas eólicas, barragens hidroelétricas ou outras fontes renováveis. E essa percentagem irá aumentar à medida que os Estados se esforçam por mudar para energias limpas nas próximas décadas. Se estiver a conduzir ou a andar num carro elétrico, poderá estar a viajar com energia solar neste momento.
A unidade está errada: “20.000 watts” mas sim 20.000 watts hora.
Não, está certa: Let’s think about this before even getting into the details. It takes ~16-20kW to move an electric vehicle on the highway at 100kph. If you could have 30% increase in range with a better transmission, that would mean that at least 23% of the energy spent would have to be lost in the drivetrain due to gearing, right? Via: https://bit.ly/4b3irvG
Ok, estão a falar em potência para deslocar o veiculo a 100 kmh, então está correto, passou-me ao lado que era 100 kms por hora e não a distância de 100 kms.
Ou seja 20.000W por 100 Kmh. Ou seja 200w por Km, o seja o carro carregaria perto de 3 a 6 km por dia ao sol abrasador mais para o sul do país..
Neste caso só se fala de potência e não de distância.
Estás errado.
Se estiver uma hora a andar a 100km/h vai gastar esses 20kW, o consumo instantâneo é de 20kw, não quer dizer que vai gastar 20kw no instante, está a gastar à forma que anda. Num carro normal o consumo instantâneo também é medido a 100km, ou seja, tu olhas para o quadrante e diz que o consumo no momento são 5L aos 100km, se manteres a velocidade ao fim de uma hora, percorreste 100km e o carro consumiu 5L, num elétrico é exatamente o mesmo só que em vez de ser 5L são 20kW
Sim, bem explicado, a minha confusão foi apenas os kms em vez dos 100 kmh.
A unidade só está errada por vir no plural, as unidades não se escrevem no plural :p
E os PVs convertem energia solar em energia elétrica, não se diz em corrente…
Mas acho que seria sempre vantajoso cobrir o carro com PV, isto quando estão parados, quer estacionados ou no trânsito, pois sempre carregam algo! Agora não acredito que haja um aumento significativo na massa do carro, pensando que numa aplicação destas seria sempre uma tecnologia do tipo thin film ou assim! Acho que é o novo Prius que tem a opção de PV!
Sim, tem razão.
Já foi feito, só não entendo porque raio tinham um custo de implementação tão caro.
Agora até já andam com essa aplicação em drones, não voam só com os painéis, parados carregam a bateria, aliás, o maior teste até foi num planeta onde a radiação solar é muito menor.
O meu por acaso anda a energia solar.
No entanto não ando com os painéis a reboque.
… estão no telhado da casa ligados a baterias.
Também eu.
Se pensarmos que grande parte dos automóveis ficam estacionados perto dos locais de trabalho horas a fio, uma solução do tipo “mala de tecto” com uns painéis que se desdobravam e carregavam as baterias e davam sombra para o habitáculo poderia ter utilidade aqui no sol de Portugal.
O que é uma excelente forma de poupar.
Bom dia
Quantos paneis tens em casa para conseguir carregar o carro?
Estou mesmo nos acabamentos finais da minha moradia e ando a ver qual o sistema que vou colocar na minha casa, a ideia é ter um VE de futuro.
Tenho orçamentos para 6 paneis solares por 2768€ e 8 paneis com bateria por 6715€.
Sendo certo que o sistema com bateria pelo que me foi explicado pelo vendedor, a bateria em caso de falta de luz por parte da EDP, não funciona, ou seja não fornece eletricidade à casa.
@JL, acho que és das pessoas mais esclarecidas nesta matéria de VE e energias renováveis se poderes partilhar recomendações, empresas, experiência pessoal muito agradeço.
PS Se há alguém que vai começar ou está a passar pela construção de casa neste momento só vos digo é necessário muita mas mesmo muita paciência, não sei como é nos outros países mas em Portugal é mesmo muito complicado, longe vão os tempos em que palavra dada era palavra honrada.
Relativamente á “honra da palavra”, infelizmente hoje em dia isso apenas existe e com sucesso, quando o trabalho é facturado com uma promessa de entrega da obra no prazo de x dias.
Em que por cada semana de atraso, existe uma penalidade. Claramente não é a forma mais económica de construir, mas é a forma de garantir a entrega no prazo indicado
É cada vez mais difícil conseguir um empreiteiro que assine um contrato com essas cláusulas… Como há mais procura do que oferta, o empreiteiro prefere trabalhos em que não corra riscos de penalizações…
Verdade. E o facto de tantas obras serem feitas sem factura sequer, não ajuda ..
Olá Barão, os meus painéis, estrutura e inversor foram comprados na solarshop e na leirivolt além de terem bons preços dão boa assistência. A bateria já deve saber que fui eu que adaptei.
Sobre a experiência é o que tenho dito, comecei por instalar 3160 wp, 8 painéis de 395 e neste momento já estou com 7500, isto porque além de ter amortizado o investimento, o agregado familiar aumentou e no inverno tinha de ir à rede, neste momento tenho energia a mais no verão mas no inverno já não preciso da rede, só numa situação em que estejam bastantes dias nublado, até com nuvens produzo sempre superior a 2 kW que é suficiente para as necessidades, tendo uma bateria.
De bateria tenho cerca de 40 kWh e vou aumentar entretanto para cerca do dobro, isto como baterias de ve que consegui arranjar aqui e ali.
Atenção que só dá com baterias quando se usa inversores híbridos, portanto se não estás a pensar em meter baterias não vale a pena investir em híbridos, já que os não híbridos custam menos de metade.
Em termos de investimento devo ter uns 8 mil euros gastos em tudo, sem contar com o meu trabalho nas baterias.
Qualquer dúvida dispõe.
@JL, muito obrigado pela tua ajuda e claro que vou te chatear mais algumas vezes à medida que vou pesquisando vão surgindo as duvidas, mais uma vez muito obrigado a todos pela vossa ajuda
“…foi explicado pelo vendedor, a bateria em caso de falta de luz por parte da EDP, não funciona, ou seja não fornece eletricidade à casa.”
Fantástico se faltar a luz não podes usar a energia solar…
E depois podes mudar se de fornecedor?
E isso tem seguro incluído contra a queda de granizo?
Isso não é um sistema híbrido, é quase, os sistemas híbridos têm função de backup, tal como o meu tem, aliás esse foi o maior motivo que me levou a investir nele, já que falha muitas vezes a luz, no meu nem dou por isso, na minha localidade só a minha casa fica iluminada. Lol
Baterias para carregar carros a baterias?
Fujam disso a 7 pés, eu carrego o meu no trabalho todo o parque de estacionamento tem painéis fotovoltaicos e é grátis durante as horas de produção e em casa carrego pelos painéis ao fim de semana.
As baterias não compensam, talvez quando a tecnologia de baterias de íons de sódio (sal) – (Na+) derem o salto para produção em massa e forem 4x mais baratas aí talvez compense.
Podias era partilhar a localização e acesso a esse parque solar “gratuito” 😉
@Rodrigo, obrigado pela tua opinião, o valor da bateria é realmente caro, a minha ideia de ter bateria, como tenho garagem na cave, em dias de muita chuva se faltar a luz, pensava eu que com a bateria estava descansado em relação as bombas.
Mas há algum sistema solar assim, em que em caso de falta de energia a bateria alimente a casa?
Pesquisa na Mauser.
Costumam ter um apoio ao cliente via chat muito competente.
https://mauser.pt/catalog/product_info.php?cPath=1381_2881_3481&products_id=095-3124
Peso.