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Por que razão não existem carros movidos a energia solar?

                                    
                                

Autor: Vítor M.


  1. JL says:

    A unidade está errada: “20.000 watts” mas sim 20.000 watts hora.

    • Vítor M. says:

      Não, está certa: Let’s think about this before even getting into the details. It takes ~16-20kW to move an electric vehicle on the highway at 100kph. If you could have 30% increase in range with a better transmission, that would mean that at least 23% of the energy spent would have to be lost in the drivetrain due to gearing, right? Via: https://bit.ly/4b3irvG

      • JL says:

        Ok, estão a falar em potência para deslocar o veiculo a 100 kmh, então está correto, passou-me ao lado que era 100 kms por hora e não a distância de 100 kms.

        • ZOrd_Z says:

          Ou seja 20.000W por 100 Kmh. Ou seja 200w por Km, o seja o carro carregaria perto de 3 a 6 km por dia ao sol abrasador mais para o sul do país..

        • TdSR says:

          Estás errado.

        • PeterJust says:

          Se estiver uma hora a andar a 100km/h vai gastar esses 20kW, o consumo instantâneo é de 20kw, não quer dizer que vai gastar 20kw no instante, está a gastar à forma que anda. Num carro normal o consumo instantâneo também é medido a 100km, ou seja, tu olhas para o quadrante e diz que o consumo no momento são 5L aos 100km, se manteres a velocidade ao fim de uma hora, percorreste 100km e o carro consumiu 5L, num elétrico é exatamente o mesmo só que em vez de ser 5L são 20kW

    • nunov says:

      A unidade só está errada por vir no plural, as unidades não se escrevem no plural :p
      E os PVs convertem energia solar em energia elétrica, não se diz em corrente…
      Mas acho que seria sempre vantajoso cobrir o carro com PV, isto quando estão parados, quer estacionados ou no trânsito, pois sempre carregam algo! Agora não acredito que haja um aumento significativo na massa do carro, pensando que numa aplicação destas seria sempre uma tecnologia do tipo thin film ou assim! Acho que é o novo Prius que tem a opção de PV!

      • JL says:

        Sim, tem razão.

        Já foi feito, só não entendo porque raio tinham um custo de implementação tão caro.

        Agora até já andam com essa aplicação em drones, não voam só com os painéis, parados carregam a bateria, aliás, o maior teste até foi num planeta onde a radiação solar é muito menor.

  2. Medina says:

    O meu por acaso anda a energia solar.
    No entanto não ando com os painéis a reboque.
    … estão no telhado da casa ligados a baterias.

    • palex says:

      Se pensarmos que grande parte dos automóveis ficam estacionados perto dos locais de trabalho horas a fio, uma solução do tipo “mala de tecto” com uns painéis que se desdobravam e carregavam as baterias e davam sombra para o habitáculo poderia ter utilidade aqui no sol de Portugal.

    • Vítor M. says:

      O que é uma excelente forma de poupar.

    • B@rão Vermelho says:

      Bom dia
      Quantos paneis tens em casa para conseguir carregar o carro?
      Estou mesmo nos acabamentos finais da minha moradia e ando a ver qual o sistema que vou colocar na minha casa, a ideia é ter um VE de futuro.
      Tenho orçamentos para 6 paneis solares por 2768€ e 8 paneis com bateria por 6715€.
      Sendo certo que o sistema com bateria pelo que me foi explicado pelo vendedor, a bateria em caso de falta de luz por parte da EDP, não funciona, ou seja não fornece eletricidade à casa.
      @JL, acho que és das pessoas mais esclarecidas nesta matéria de VE e energias renováveis se poderes partilhar recomendações, empresas, experiência pessoal muito agradeço.
      PS Se há alguém que vai começar ou está a passar pela construção de casa neste momento só vos digo é necessário muita mas mesmo muita paciência, não sei como é nos outros países mas em Portugal é mesmo muito complicado, longe vão os tempos em que palavra dada era palavra honrada.

      • André says:

        Relativamente á “honra da palavra”, infelizmente hoje em dia isso apenas existe e com sucesso, quando o trabalho é facturado com uma promessa de entrega da obra no prazo de x dias.
        Em que por cada semana de atraso, existe uma penalidade. Claramente não é a forma mais económica de construir, mas é a forma de garantir a entrega no prazo indicado

        • palex says:

          É cada vez mais difícil conseguir um empreiteiro que assine um contrato com essas cláusulas… Como há mais procura do que oferta, o empreiteiro prefere trabalhos em que não corra riscos de penalizações…

      • JL says:

        Olá Barão, os meus painéis, estrutura e inversor foram comprados na solarshop e na leirivolt além de terem bons preços dão boa assistência. A bateria já deve saber que fui eu que adaptei.

        Sobre a experiência é o que tenho dito, comecei por instalar 3160 wp, 8 painéis de 395 e neste momento já estou com 7500, isto porque além de ter amortizado o investimento, o agregado familiar aumentou e no inverno tinha de ir à rede, neste momento tenho energia a mais no verão mas no inverno já não preciso da rede, só numa situação em que estejam bastantes dias nublado, até com nuvens produzo sempre superior a 2 kW que é suficiente para as necessidades, tendo uma bateria.

        De bateria tenho cerca de 40 kWh e vou aumentar entretanto para cerca do dobro, isto como baterias de ve que consegui arranjar aqui e ali.

        Atenção que só dá com baterias quando se usa inversores híbridos, portanto se não estás a pensar em meter baterias não vale a pena investir em híbridos, já que os não híbridos custam menos de metade.

        Em termos de investimento devo ter uns 8 mil euros gastos em tudo, sem contar com o meu trabalho nas baterias.

        Qualquer dúvida dispõe.

        • B@rão Vermelho says:

          @JL, muito obrigado pela tua ajuda e claro que vou te chatear mais algumas vezes à medida que vou pesquisando vão surgindo as duvidas, mais uma vez muito obrigado a todos pela vossa ajuda

      • Yamahia says:

        “…foi explicado pelo vendedor, a bateria em caso de falta de luz por parte da EDP, não funciona, ou seja não fornece eletricidade à casa.”
        Fantástico se faltar a luz não podes usar a energia solar…
        E depois podes mudar se de fornecedor?
        E isso tem seguro incluído contra a queda de granizo?

        • JL says:

          Isso não é um sistema híbrido, é quase, os sistemas híbridos têm função de backup, tal como o meu tem, aliás esse foi o maior motivo que me levou a investir nele, já que falha muitas vezes a luz, no meu nem dou por isso, na minha localidade só a minha casa fica iluminada. Lol

    • Rodrigo says:

      Baterias para carregar carros a baterias?
      Fujam disso a 7 pés, eu carrego o meu no trabalho todo o parque de estacionamento tem painéis fotovoltaicos e é grátis durante as horas de produção e em casa carrego pelos painéis ao fim de semana.

      As baterias não compensam, talvez quando a tecnologia de baterias de íons de sódio (sal) – (Na+) derem o salto para produção em massa e forem 4x mais baratas aí talvez compense.

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