Waze: Polícia do Reino Unido acusada de criar relatórios falsos para garantir condução segura
O Waze é hoje uma das ferramentas mais usadas para quem conduz. A somar a todas as indicações de trânsito, dá aos utilizadores a possibilidade de terem alertas sobre a presença de problemas na estrada e até de polícia.
Esta última é uma das funcionalidades mais usadas, para assim evitar problemas com as autoridades, muitas vezes em estradas problemáticas. O que muitos não esperavam é que fosse a própria polícia a usar relatórios falsos para incentivar condução segura.
Apesar de ter uma utilização global, o Waze depende dos utilizadores para ter a informação que partilha. Para além da que é recolhida com a utilização, é possível enviar relatórios a indicar problemas ou a presença da polícia.
O que foi agora revelado, pela própria autoridade, é que estão a ser criados relatórios falsos, para assim dar aos utilizadores a necessidade de uma atenção especial. O que é esperado é que com estes alertas da presença de polícia, os condutores tenham mais cuidado.
We definitely don’t drop Police markers on Waze at random points on our patrol, nope - never
— Roads Policing - Surrey Police - UK (@SurreyRoadCops) August 29, 2022
An easy way to get drivers to slow down on our roads - thanks @waze. pic.twitter.com/rrv9I9LJJ6
Este cenário está a colocar aos agentes da autoridade do condado de Surrey no Reino Unido no centro de uma controvérsia. Foi descoberto pelas partilhas de suas contas oficiais no Twitter que policias usam o Waze para incentivar os motoristas a reduzir a velocidade.
Numa série de tweets publicados, a unidade da polícia dedicada ao trânsito revelou que usa esta app de navegação por crowdsourcing para partilhar informações falsas. Não o admitindo de forma clara no início, deixou um simples emoji que revela a verdade.
Technically not false though. We are there at that very specific point in time.
— Roads Policing - Surrey Police - UK (@SurreyRoadCops) August 29, 2022
Claro que isso não caiu bem na comunidade local e muitos alegaram que ao fazer isso estão a violar a lei britânica. São muitas a pessoas que acusam a polícia de Surrey de operar unidades fantasmas e violar as leis, ao fazer uso indevido de computador.
Há ainda quem tenha uma posição menos extrema, mas que ainda assim seja contra esta forma de agir. Alegam que o Waze tem regras claras e que a publicação de relatórios falsos representa uma utilização ilegal deste serviço e de todas as suas funcionalidades.
Double crewed car = two phones
— Roads Policing - Surrey Police - UK (@SurreyRoadCops) August 29, 2022
Quanto à forma como estes relatórios eram aceites, também foi rapidamente respondido. Os utilizadores do Waze revelaram que eram necessários mais do que uma publicação, algo que foi respondido com a possibilidade de utilização dos smartphones dos vários agentes, o que reforçava a sua suposta verdade.
A polícia de Surrey reagiu depois, de forma oficial, revelando que embora tenham usado o Waze para impedir a condução perigosa, esta não é uma tática ou política comum. Quanto às unidades fantasma, apontaram o dedo aos cortes orçamentais e à falta de agentes para patrulhar as estradas.
Este artigo tem mais de um ano
Muito bem! Conseguem fazer prevenção sem usar radares. Cá, usam radares, sem fazerem prevenção.
ehehehe… Lá há muito mais radares por km de estrada do que em Portugal!
Radares a mais não dão jeito porque assim as pessoas nunca transgridem e isso não rende multas.
De longe muitos mais radares que em Portugal.
Prefere radares ou que a policia minta? É que eu prefiro radares e uma policia honesta para que eu possa confiar nela. Quem mente uma vez, mente mais.
Portanto manterem-se nos arbustos escondidos é honesto… hahahahaha
Por um lado, concordo que se faz objetivamente caça à multa. Mas, ninguém é multado por cumprir a velocidade estipulada na estrada. Uma vez levei uma daquelas no lombo. Mas obviamente a culpa foi minha.
O problema é que existem velocidades dispares em AE. Tanto podes estar a circular com um limite de 120km/h como podes passar para zonas de 70km/h na mesma autoestrada. E muitas vezes nem é preciso uma AE basta uma via rápida, como por exemplo na N14 onde têm zonas de 90km/h e depois zonas com 70km/h onde colocam esses limites em descidas e já apanhei radares ocultos precisamente no vale dessas descidas…
@realista,
Precisamente descidas devem de ter limites de velocidade inferiores, penso que por razões mais que obvias
@Zé se tens um pequeno vale podes usar a velocidade de descida para economizares combustível na subida.
Reduzir a velocidade numa descida não é bom para o condutor, para o veículo nem para o ambiente…
Eu prefiro que a polícia faça prevenção do que punição. E, como já foi dito, o método do radar escondido não tem nada de honesto.
Como é que fazes prevencao para que as pessoas nao pensem que estao a filmar o Fast and furious?
A unica forma para que as pessoas reduzirem a velocidade é através de radares e punicao quem nao cumpre de forma exemplar.
Como é que fazes?! Este artigo é precisamente sobre o quê???
Em Portugal isto nunca resultaria…
A questao é que se baixa o numero de transgressoes porque as pessoas recebem os alertas, acaba por funcionar um pouco como é prática no UK, colocam placas a dizer que poderá haver controlo de velocidade por radar, muitas vezes nao há, mas as pessoas tendem a abrandar.
Aplausos para a criatividade da policia do UK 🙂
cá usam radares para aumentarem as receitas do orçamento de estado, nada mais. se fosse para aumentar a prevenção os radares estariam todos claramente visíveis
Ninguém sai prejudicado… Acho bem, muito melhor que a caça à multa.
Mas assim não garagem os milhares previstos logo à partida no Orçamento de Estado 😉
Fazem bem pior e cá para mim o objetivo é outro. No reino unido, a polícia pode acionar protocolos de congestão de tráfego em certas estradas. O que quer dizer isso? Quer dizer que a certa hora de certo dia, dá-lhes na cabeça e dizem que na estrada x está muito trânsito e que baixam a velocidade para 60 milhas por hora (exemplo). E mais vezes que outras, os automobilistas nem sequer sabem, mas os radares começam a disparar à velocidade “nova”. Multas em cima de multas e as pessoas nem sabem.
Da mesma maneira que a Policia deixa as localizações por onde passou, a seguir qualquer um pode informar que a informação está desatualizada e não existe nenhuma Policia naquele local. Será assim que o Waze funciona ou não??
Correto.
Isto é muito simples:
– queres prevenção rodoviária metes um radar(escondido ou não) com uma placa a informar da presença do mesmo. Quem mesmo assim é apanhado, pois azar.
– queres tapar um buraco no orçamento de estado ou arranjar uns trocos pa dar aos amigos, metes um radar escondido, não dás cavaco a ninguém, o pessoal paga e continua tudo na mesma, tens é de dizer que o radar tá lá pa prevenção. A unica coisa que previne é que eles não fiquem sem dinheiro pa pagar a alguém…